Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Josep

FC Porto - História

Publicações recomendadas

Enrabava a nossa equipa atual

Acho que muita equipa por essa Europa fora eram enrabados por essa equipa...

Adorava ter visto essa equipa a jogar Champions no ano seguinte

:carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Tinham pelo menos, com o AVB, chegado aos quartos, também dependendo do sorteio.

Uma das nossas melhores equipas desde que me lembro, aquelas com o Jesualdo em que tinhamos Helton, Fucile num bom dia, Bruno Alves, Raul Meireles, Lucho, Quaresma e Lisandro.

Espero não me ter esquecido de ninguém importante. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

19 anos do Penta icon_syda.gif tinha eu 8 dias de vida

Pena de não ter vivido esse momento

Compartilhar este post

Link para o post

A equipa do Jesualdo que foi aos quartos com o Manchester era muito boa. Underrated pelos adeptos.

Compartilhar este post

Link para o post

De realçar que essa era pra ser a última época do Jesualdo, mas como fez a dobradinha, e chegou aos quartos da Champions sendo "apenas" eliminado pelo golo do ano, acabou por ficar mais uma época.

Compartilhar este post

Link para o post

E teria vindo o Jesus, o que significaria que provavelmente o Villas-Boas teria ido para o Sporting. Foi um verdadeiro efeito borboleta.

É uma pergunta um bocado parva, mas preferiam um eventual hexacampeonato sacrificando a conquista da Liga Europa? Eu acho que preferia... Para além de que se o Jesus não tem entrado no Benfica naquele momento não sei quando é que se reergueriam...

Compartilhar este post

Link para o post

E teria vindo o Jesus, o que significaria que provavelmente o Villas-Boas teria ido para o Sporting. Foi um verdadeiro efeito borboleta.

É uma pergunta um bocado parva, mas preferiam um eventual hexacampeonato sacrificando a conquista da Liga Europa? Eu acho que preferia... Para além de que se o Jesus não tem entrado no Benfica naquele momento não sei quando é que se reergueriam...

De longe ter ganho a Liga Europa...

Para mim uma competição europeia é sempre algo especial e único, não tem comparação com as conquistas nacionais

Editado por Quintero

Compartilhar este post

Link para o post

Dá sempre um gostinho especial ganhar uma competição europeia

Compartilhar este post

Link para o post

Compreendo a vossa opinião, mas um hexa também era histórico... E indiretamente poderia significar que não teríamos passado esta travessia no deserto.

Compartilhar este post

Link para o post

Se bem que uma Liga dos Campeões é complicado, é mais acessível a Liga Europa e que nos daria acesso a uma Supertaça Europeia.

Compartilhar este post

Link para o post

Andava aqui a fazer uma arrumação numas caixas do sótão cá de casa e encontrei por aqui uma pen que tem uns bons aninhos. Ainda trabalha e lá dentro encontrei uma série de tesourinhos dos tempos em que postava no Espelho Meu, Espelho Meu cá no fórum - um desses ficheiros era um Excel sobre o Porto nas competições Europeias que devo na altura ter feito para comparar a evolução dos jogadores num qualquer save de FM (parece-me FM 2010, porque o Falcao ainda aparece a zeros mas depois na outra folha do meu save ele já começa a somar) com os registos históricos do Porto.

Ora já que tinha o trabalho todo feito exceto a última década, a bem dizer, perdi duas horinhas da minha vida e completei os dados, atualizados até ao dia de hoje (já incluída portanto a eliminatória com a Juventus). Ficam aqui os dados, só para vocês darem comigo numa de nostalgia, das coisas que mais me chamaram a atenção. (O @Diogo_CFB e o @Descartes vêm já cá dizer qual destes moços das décadas de 60 e 70 era melhor a jogar à macaca no recreio).

DADOS HISTÓRICOS FUTEBOL CLUBE DO PORTO NAS COMPETIÇÕES EUROPEIAS (INDIVIDUAIS)

(Inclui Taça dos Campeões Europeus, Taça das Taças, Taça das Cidades com Feira, Taça UEFA, Liga dos Campeões, Liga Europa e Supertaça Europeia)

Curiosidades da Época Atual (2020/21):

• Esta temporada estrearam-se, até agora, doze jogadores com a camisola do FC Porto nas competições europeias (Malang Sarr, Zaidu, Fábio Vieira, Nanú, Taremi, Evanílson, Marko Grujic, João Mário, Felipe Anderson, Toni Martínez, Diogo Costa e Francisco Conceição). Não posso jurar, porque isso ia implicar ir confirmar as épocas todas outra vez, mas tenho quase a certeza que é a época com mais estreias (exceção feita à primeira participação do clube na Europa e/ou épocas que se seguiram a interregnos de mais de um ano, que não foram muitas, felizmente);
  • Na segunda passagem pelo Porto, eu já tinha ideia que o Pepe, sendo um símbolo do clube, não era necessariamente o jogador com mais presenças europeias pelo FC Porto. Eu sabia que o Corona já tem alguns anos de casa e presenças regulares na Europa. O que eu não esperava era que não fosse pelo menos o segundo! E mais estupefacto fiquei quando vi o nome de quem está só ligeiramente à frente dele: Jesús Corona (46 jogos); Ivan Marcano (39 jogos); Pepe (35 jogos). É esperar que o Porto vá à Final com o Pepe a titular e o Marcano sem jogar, para corrigir isto e o Pepe ficar a ganhar 40 contra 39;
  • Dos avançados de referência do FC Porto nas últimas largas décadas, o Marega é de longe o menos matador, com um golo a surgir a cada 3,67 jogos. A excepção é o Domingos Paciência com apenas um golo a cada 5 jogos (mas grande parte deles a entrar como suplente na fase final da carreira, em minutos deve andar ela por ela). Do plantel atual o Luis Díaz tem melhor média, ao marcar um golo a cada 2,87 jogos e até o Tiquinho Soares marcava um golo a cada 3,40 jogos europeus.Maregol?...
  • Na longa história dos jogadores que representaram o FC Porto nas competições europeias existem inúmeros europeus (274, dos quais 220 portugueses), muitíssimos sul-americanos (com o Brasil a dominar, obviamente, sendo responsável por 82 dos 111 sul-americanos), mais africanos do que eu estava à espera (principalmente quando apenas 7 dos 23 são de ex-colónias portuguesas - Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau, zero moçambicanos, algo inesperado), o mítico Latapy a ser o único não mexicano dos seis jogadores da América Central e do Norte e zero moços da Oceânia. Esqueci-me de alguém? Não, pois não? Ah? A Ásia... Bolas, deixa cá ver. Só três asiáticos atuaram pelo clube. Curiosamente dois deles fazem parte do atual plantel - Taremi e Nakajima (um e meio, vá). O outro era o Suk, lol;
  • Com o cartão vermelho visto no último jogo, o Taremi apenas precisa de mais uma expulsão para fazer história e tornar-se no líder de mais expulsões em jogos europeus na história do clube, com 2 vermelhos, em igualdade com o Rolando e o Fucile;

Análise Individual dos Jogadores do Plantel Atual:

Guarda Redes

• Agustín Marchesin - 17 jogos: 6º argentino com mais jogos europeus pelo clube (a um jogo de igualar o Mariano González);
  • Diogo Costa - 1 jogo: Divide com o Diogo Dalot o último lugar do pódio nos Diogos com mais jogos europeus pelo Porto! O que é tecnicamente também o último lugar;

Defesas

• Chancel Mbemba - 13 jogos: o Mbemba consegue, ao mesmo tempo, ser e não ser o único congolês na história do Porto. É que houve outro, Kalombo N'Kongolo, que jogou pelo Porto em 88/89, altura em que o Congo não era conhecido por Congo mais sim Zaire, tendo feito quatro jogos de azul e branco na Europa. Viria a morrer pouco tempo depois, com apenas 31 anos, quando representava o Atlético CP;
  • Diogo Leite - 5 jogos: Muitíssimo melhor classificado que o seu colega guarda-redes no ranking dos Diogos, não sendo, ainda assim, o Diogo com mais jogos pelo Porto - esse é o agora Liverpool Diogo Jota, curiosamente também o único a conseguir marcar (só para confirmar, o Diego não conta pois não?);
  • Ivan Marcano - 39 jogos, 1 golo: é mesmo o 2º com mais jogos do atual plantel, 1º entre espanhóis (com mais oito jogos que Casillas). O que me faz ficar ainda pior disposto é saber que há apenas três centrais em toda a história do Porto com mais jogos que ele nas competições europeias (mais o Rolando que também tem 39 jogos);
  • Malang Sarr - 6 jogos; longe de ser indiscutível e mesmo tendo-se estreado apenas este ano, foi o suficiente para ser o segundo francês de sempre com mais jogos pelo Porto (eles também não são muitos, apenas seis, but still). Mangala é o líder com 21 jogos;
  • Nanú - 3 jogos: 60 anos depois da Guerra Colonial, as relações estão sanadas e temos finalmente um guineense a jogar pelo Porto!
  • Pepe - 35 jogos, 2 golos: 3º jogador do plantel com mais jogos, como já referi, 36º na história do clube em igualdade com o Fucile e Raul Meireles. Se jogar os dois jogos dos quartos de final passará, para além destes dois, Frasco e Alex Telles (dois grandíssimos laterais esquerdos) e igualará Alenitchev, Bruno Alves e Maicon, o outro central careca;
  • Wilson Manafá - 12 jogos: o Manafá tem mais um jogo pelo Porto na Europa enquanto jogador que o Sérgio Conceição, os mesmos que o Juary, um dos heróis da Champions de Vienna e que o "Feijão" Carlos Alberto, marcador do primeiro golo da Champions em Genselkirchen. Yap.
  • Zaidú - 8 jogos: Com um nome começado por Z era de esperar que o moço fosse o último por ordem alfabética, certo? Errado! Existem quatro nomes depois do dele e, para piorar a humilhação, nenhum deles tem menos jogos na Europa pelo FC Porto. Ok, se ele fizer mais algum jogo este ano deixa o Zé Luís sozinho em último, mas para já a afirmação é factual!

Médios

• Mamadou Loum - 4 jogos: Que raio vou dizer eu do Loum? Ok, é o sengalês com mais jogos pelo Porto na Europa. A concorrência era o Abdoulaye;
  • Marko Grujic - 6 jogos, 1 cartão vermelho: Pela negativa é Top 5 na história europeia do Porto em rácio de expulsões por jogo. Pela positiva, o Taremi tem um vermelho também, mas fez apenas 5 jogos;
  • Matheus Uribe - 15 jogos, 1 golo: Mais um jogo realizado, mas menos um golo marcado que o Paulo Futre. É hora de pensar em apostar numa carreira como comentador desportivo;
  • Otávio - 33 jogos, 4 golos: É o quarto jogador com mais presenças pelo Porto na Europa, em igualdade com o Marega. Entre os brasileiros, de longe o país com mais representantes na lista, com exceção para Portugal, obviamente, Otávio ocupa um honroso sétimo lugar com mais um jogo que o segundo melhor marcador europeu da história do Porto, Mário Jardel;
  • Romário Baró - 5 jogos: Ah... Com cinco jogos realizados tem mais aparições pelo FC Porto que 165 outros jogadores. I've got nothing else;
  • Sérgio Oliveira - 23 jogos, 7 golos: Tendo-se estreado há uma dúzia de anos e mantendo-se ainda ligado ao clube, embora com algumas interrupções pelo meio, o facto do Sérgio ter apenas 23 jogos na Europa pelo Porto tem que obviamente parecer curto (com 12 anos de casa estar em 85º lugar na lista dos jogadores com mais jogos é pouquinho). Ainda assim, o Sérgio não sendo uma super-estrela, pode tornar-se ainda num dos jogadores que é lembrado pelos adeptos como um daqueles que deixou alguma marca, como o são jogadores com números de presenças iguais aos seus - António Oliveira (23j, 6g), Jaime Pacheco (23j, 1g), ou o herói da primeira conquista internacional do clube Rabah Majer (23j, 13g);

Avançados

• Jesús Corona - 46 jogos, 5 golos - O mexicano está a apenas dois jogos de igualar Herrera como mexicano com mais presenças internacionais pelo Porto. Corona, o jogador com mais aparições pelo FC Porto na Europa do plantel atual ocupa a 18ª posição na tabela geral, com o mesmo número de jogos de Lucho González;
  • Luís Díaz - 17 jogos, 6 golos: como já foi dito Luís Díaz é o jogador do plantel atual que menos jogos precisa para marcar na Europa (um golo a  cada 2,83 jogos), um número estupidamente parecido ao de Hulk (2,87). Díaz é mais um da legião de colombianos que começou a chegar ao porto após o virar do século e que têm deixado marca no clube, talvez com a exceção de Quintero, o único colombiano a não atingir os 15 jogos europeus pelo Porto (sendo que os outros dois com menos de vinte são Díaz e Uribe, que podem perfeitamente lá chegar);
  • Mehdi Taremi - 5 jogos, 1 golo, 1 cartão vermelho: o iraniano tem preenchido a folha estatística, em apenas 5 jogos no clube, tendo já marcado mas também sido expulso. Está, ainda assim, muito aquém de um outro avançado, que foi também expulso, tendo feito apenas cinco jogos europeus pelo Porto, mas tendo, nessa mão cheia de jogos, conseguido fazer 4 golos: o francês Stéphane Paille em 90/91, única época em que representou o FC Porto;
  • Moussa Marega - 33 jogos, 9 golos: Já falei bastante no Marega anteriormente, não vou estar a adiantar muito mais. É o único maliano da história europeia do FC Porto e 9 golos apenas chegam para ser o jogador do plantel com mais golos europeus pela equipa. É também o terceiro melhor marcador africano da história do Porto em igualdade com Brahimi;

Outras Coisas que me Chamaram a Atenção:

• Dos vinte jogadores com mais jogos pelo Porto, 13 são portugueses, mas se formos à tabela dos goleadores, a tendência é bastante oposta, com apenas 6 portugueses no top 20 e desses, apenas Fernando Gomes, o bibota no top 10 (terceiro lugar, com 18 golos);
  • Os anos de Falcao são uma coisa incrível: 24 jogos, 22 golos. Dá um golo a cada 1,09 jogos. Tirando um jogador que marcou duas vezes nos dois jogos que fez e outro par de jogadores que têm um golo e uma presença, Falcao não dá qualquer hipótese à concorrência. Cubillas, o lendário peruano é o único que chega minimamente perto, com 7 golos em 10 jogos para uma média de um golo a cada 1,43 jogos. Para terem uma ideia, o valor de Jardel é 1,68; Madjer tem 1,77; Derlei e Jackson Martínez 1,93; e Lisandro López aparece já com um golo a cada 2 jogos;
  • Pensem nos nomes mais marcantes e influentes da história do Porto. Vítor Baía, Jorge Costa, João Pinto, Aloísio, Deco... Estes são fáceis. Pensando um bocadinho mais vão buscar o Helton, o Drulovic, o Capucho ou o Domingos. Provavelmente não vão buscar o Silvestre Varela, pois não? Pois, mas a verdade é que o Varela faz parte do lote de apenas 15 jogadores com meia centena de jogos pelo FC Porto na Europa;
  • Dos 417 jogadores que já vestiram as cores do Porto na Europa, 58 (14%) só o fez por uma vez apenas; 164 (39%) não chegou aos 5 jogos; apenas menos de metade, 177 (42,5%), atingiu a dezena de partidas; 76 (18%) jogou 25 ou mais jogos na Europa de Dragão ao peito e apenas 66 dos 417 jogadores (16%) são responsáveis por metade das 5450 aparições individuais na Europa;
  • Custódio Pinto foi de longe a grande figura do FC Porto nas suas primeiras caminhadas europeias. Na totalidade da década de 60 e no primeiro par de anos da década de 70, numa altura em que o Porto nem sempre ia à Europa ou, quando ia, fazia menos de uma mão cheia de jogos, o médio fez 24 jogos, marcando 10 golos, suficiente para, 60 anos depois, figurar ainda no top 20 dos melhores marcadores europeus da história do Porto;
  • Outras figuras míticas que, numa conjuntura ligeiramente diferente, teriam feito números bastante superiores: José Alberto Costa (27j, 1g); António Lima Pereira (25j); Fernando Couto (24j, 2g); Bandeirinha (24j); Zé Carlos (21g, 7j); Pavão (19j, 3g); Zlatko Zahovic (18j, 8g); Rui Filipe (15j, 1g); João Atraca 13j); Juary (12j, 5g); Abel Migglietti (11, 7g); Teófilo Cubillas (10j, 7g); Ion Timofte (10j, 4g);
  • São 44 as nações representadas nesta história mas, curiosamente, não há nenhum italiano, inglês, suíço ou alemão;

Como é que este meco fez tantos jogos europeus pelo Porto?:

• 8 - Licá, Atsu, Kléber, Djalma e Bruno Moraes;
  • 9 - Hernâni, Emílio Peixe, Farías, Ghilas;
  • 10 - Bino, Hugo Almeida;
  • 11 - Hilário, Souza, Tarik Sektioui;
  • 12 - Manafá, Diego Reyes, Marek Cech, Tomás Costa, Ibarra, Fredrik Södeström, Adrian López;
  • 13 - Cândido Costa, Evandro;
  • 15 - André André;
  • 16 - Rubens Júnior;
  • 18 - Bruno Martins Indi, Mariano González;
  • 19 - Ovchinikov, Mário Silva;
  • 24 - Steven Defour, Clayton;
  • 25 - Maxi Pereira, Pena;
  • 26 - Chaínho;
  • 33 - Moussa Marega;
  • 37 - Maicon.

Nomes de quem é predestinado para jogar à bola e que devem considerar para dar a um filho (nomes relativamente obscuros para as vossas patroas não saberem que é em honra de um jogador do FC Porto que jogou nas competições europeias):

• Acúrsio;
  • Alberto Festa;
  • Alessandro Cambalhota;
  • André André;
  • Areias;
  • Armando Manhiça;
  • Bandeirinha;
  • Barriga;
  • Bernardo da Velha;
  • Carlos Secretário;
  • Casagrande;
  • Chaínho;
  • Chico Gordo;
  • Cláudio Pitbull;
  • Elói;
  • Ezequias;
  • Frasco;
  • Hélder Ernesto;
  • Jaburú;
  • João Atraca;
  • Juary;
  • Kalombo N'Kongolo;
  • Kiki;
  • Latapy;
  • Laureta;
  • Leopoldo;
  • Licá;
  • Malagueta;
  • Nanú;
  • Niromar;
  • Osvaldo Cambalacho;
  • Paquito;
  • Paulinho McLaren;
  • Pena;
  • Penteado;
  • Quinito;
  • Seninho;
  • Sucena;
  • Taí;
  • Tibi;
  • Toninho Metralha;
  • Vermelhinho;
  • Zaidu.

E, finalmente, as listas dos jogadores com mais jogos e mais golos pelo clube:

Mais Jogos Europeus pelo FC Porto:

• 1º Vítor Baía 98;
  •  2º Jorge Costa 91;
  • 3º João Pinto 78;
  • 4º Aloísio 75;
  • 5º Helton 73;
  • 6º Deco 61;
  • 7º Paulinho Santos 59;
  • 8º Ljubinko Drulovic 58;
  • 9º Nuno Capucho 57;
  • 10º Fernando Reges 56;
  • 11º Jaime Magalhães 54;
  • 12º Carlos Secretário 51;
  • 13º António André, Domingos Paciência, Silvestre Varela 50;
  • 16º Héctor Herrera 48;
  • 17º Ricardo Quaresma 47;
  • 18º Jesús Corona, Lucho González 46;
  • 20º Fernando Gomes 44;
  • (...)
  • 26º Ivan Marcano 39;
  • 36º Pepe 35;
  • 43º Moussa Marega, Otávio 33;
  • 85º Sérgio Oliveira 23.

Mais Golos nas Competições Europeias pelo FC Porto:

• 1º Radamel Falcao 22 (24j);
  •  2º Mário Jardel 19 (32j);
  • 3º Fernando Gomes 18 (44j);
  • 4º Jackson Martínez 15 (29j);
  • 5º Hulk 15 (43j);
  • 6º Derlei 14 (27j);
  • 7º Lisandro López 14 (28j);
  • 8º Vincent Aboubakar 13 (21j);
  • 9º Rabah Madjer 13 (23j);
  • 10º Lucho González 13 (46j);
  • (...)
  • 19º Moussa Marega 9 (33j);
  • 27º Sérgio Oliveira 7 (23j);
  • 31º Luíz Díaz 6 (17j);
  • 42º Jesús Corona 5 (46j);
  • 50º Otávio 4 (33j).
Editado por Carson Wentz
  • Like 21

Compartilhar este post

Link para o post

Tá muito bom.

Só borraste a pintura quando disseste que o Frasco era defesa esquerdo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 20 minutos:

Tá muito bom.

Só borraste a pintura quando disseste que o Frasco era defesa esquerdo.

Era trinco/medio-centro ne?

Agora ja nem bigode tem =(

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carson Wentz, há 3 horas:

13 jogos: o Mbemba consegue, ao mesmo tempo, ser e não ser o único congolês na história do Porto. É que houve outro, Kalombo N'Kongolo, que jogou pelo Porto em 88/89,

O N' Tsunda também era congolês. Um verdadeiro flop que nem se deve ter estreado oficialmente, mas andou por outras paragens. Veio na altura com outro grande flop: o sul-africano Mandla Zwane,  este rumou logo de seguida a Barcelos. 

Malang Sarr - 6 jogos; longe de ser indiscutível e mesmo tendo-se estreado apenas este ano, foi o suficiente para ser o segundo francês de sempre com mais jogos pelo Porto (eles também não são muitos, apenas seis, but still). Mangala é o líder com 21 jogos;

O Stéphane Paille ainda fez alguns jogos pelo Porto. Acredito que não tenha o registo europeu do Sarr.

Vi que falaste nele depois no "tópico" Taremi. 

). Díaz é mais um da legião de colombianos que começou a chegar ao porto após o virar do século e que têm deixado marca no clube, talvez com a exceção de Quintero, o único colombiano a não atingir os 15 jogos europeus pelo Porto

E não esquecer o Renteria. Aquele falhanço na luz ditou logo o seu destino de dragão ao peito. 

Foram apenas umas curiosidades, o teu trabalho e registo está espectacular.  Muitos parabéns pelo mesmo.

Tal como o Descartes e o Hawkeye te disseram, só esse reparo. O Frasco não era defesa - esquerdo, era médio. E que grande jogador que foi. 

Laterais esquerdos na altura do Frasco eram, por exemplo, o ex - belenense Alfredo Murça e um pouco mais tarde o Inácio.  

Compartilhar este post

Link para o post

Incrível. Parabéns, meu. Já te tinhas enfrascado quando meteste o Frasco a lateral esquerdo?

Compartilhar este post

Link para o post

O @Diogo_CFB, como é muito mais velho que eu, pode-me corrigir, mas o frasco às vezes não descia para lateral esquerdo quando se fazia uma substituição ofensiva?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RAG, há 3 minutos:

O @Diogo_CFB, como é muito mais velho que eu, pode-me corrigir, mas o frasco às vezes não descia para lateral esquerdo quando se fazia uma substituição ofensiva?

Talvez pontualmente. 

A malta daqui não sabe, mas tu só tens menos um ano do que eu 😎

E velhote é o Descartes hihihi

Compartilhar este post

Link para o post

Quando o Frasco deixou de jogar eu ainda não era nascido, tenho um bocado de desculpa. Por acaso pensava mesmo que o homem era lateral esquerdo, não sei porquê. Sempre aprendi mais alguma coisa!

@Diogo_CFB, tanto esse congolês quanto o sul-africano não chegaram a jogar competições europeias, daí não entrarem nestas contas. O mesmo para o Renteria, a não manchar o nome dos colombianos. É que tirando o Quintero e os dois do plantel atual dos quais falei no post, tudo o resto é só craques: Falaco, Jackson, Guarín e James.

Já agora, fica aqui, por países, aquele que assim de repente considero o jogador com carreira europeia mais marcante de cada um deles:

• África do Sul (1 jogador) - Benni McCarthy: 25 jogos, 8 golos;
  • Angola (3 jogadores) - Malagueta: 5 jogos;
  • Argélia (3 jogadores) - Rabah Madjer: 23 jogos, 13 golos (menção honrosa para o Brahimi, com 39 jogos e 9 golos);
  • Argentina (14 jogadores) - Lucho González: 46 jogos, 13 golos (menção honrosa para o Lisandro, com 28 jogos e 14 golos);
  • Áustria (1 jogador) - Arnold Wetl: 1 jogo;
  • Bélgica (3 jogadores) - Steven Defour: 24 jogos;
  • Brasil (82 jogadores) - Aloísio: 75 jogos (menção honrosa para o Helton, com 73 jogos);
  • Bulgária (2 jogadores) - Emil Kostadinov: 24 jogos, 10 golos;
  • Cabo Verde (3 jogadores) - Kiki: 9 jogos;
  • Camarões (1 jogador) - Vincent Aboubakar: 21 jogos, 13 golos;
  • Colômbia (7 jogadores) - Radamel Falcao: 24 jogos, 22 golos (menção honrosa para o Jackson Martínez com 29 jogos e 15 golos);
  • Coreia do Sul (1 jogador) - Hyun-jun Suk: 2 jogos;
  • Croácia (3 jogadores) - Silvio Maric: 4 jogos;
  • Eslováquia (1 jogador) - Marek Cech: 12 jogos;
  • Eslovénia (2 jogadores) - Zlatko Zahovic: 18 jogos, 8 golos;
  • Espanha (9 jogadores) - Ivan Marcano: 39 jogos, 1 golo (menção honrosa para o Casillas com 31 jogos);
  • França (6 jogadores) - Eliaquim Mangala: 21 jogos, 3 golos;
  • Gana (2 jogadores) - Christian Atsu: 8 jogos;
  • Grécia (1 jogador) - Giourkas Seitaridis: 8 jogos;
  • Guiné-Bissau (1 jogador) - Nanú: 3 jogos;
  • Holanda (2 jogadores) - Bruno Martins Indi: 18 jogos;
  • Hungria (3 jogadores) - Miki Fehér: 3 jogos;
  • Irão (1 jogador) - Mehdi Taremi: 5 jogos, 1 golo;
  • Irlanda (1 jogador) - Mickey Walsh: 17 jogos, 5 golos;
  • Japão (1 jogador) - Shoya Nakajima: 9 jogos;
  • Lituânia (1 jogador) - Edgaras Jankauskas: 21 jogos, 4 golos;
  • Mali (1 jogador) - Moussa Marega: 33 jogos, 9 golos;
  • Marrocos (2 jogadores) - Tarik Sektioui: 11 jogos, 1 golo;
  • México (5 jogadores) - Héctor Herrera: 48 jogos, 7 golos (menção honrosa para o Corona com 46 jogos e 5 golos);
  • Nigéria (2 jogadores) - Zaidú: 8 jogos, 1 golo;
  • Paraguai (2 jogadores) - Carlos Paredes: 25 jogos, 1 golo;
  • Perú (2 jogadores) - Teófilo Cubillas: 10 jogos, 7 golos;
  • Polónia (4 jogadores) - Josef Mlynarczyk: 11 jogos;
  • Portugal (220 jogadores) - Vítor Baía: 97 jogos (menção honrosa para o Jorge Costa com 91 jogos e 4 golos);
  • RD Congo (2 jogadores) - Chancel Mbemba: 13 jogos;
  • Roménia (3 jogadores) - Cristian Sapunaru: 27 jogos;
  • Rússia (4 jogadores) - Dmitri Alenitchev: 37 jogos, 6 golos;
  • Senegal (2 jogadores) - Mamadou Loum: 3 jogos;
  • Sérvia (5 jogadores) - Ljubinko Drulovic: 58 jogos, 11 golos;
  • Suécia (1 jogador) - Fredrik Södeström: 12 jogos, 1 golo;
  • Trinidad & Tobago (1 jogador) - Russell Latapy: 5 jogos;
  • Turquia (1 jogador) - Fatih Sonkaya: 1 jogo;
  • Uruguai (4 jogadores) - Jorge Fucile: 35 jogos (menção honrosa para o Cristián Rodriguéz com 31 jogos e 2 golos)
  • Like 8

Compartilhar este post

Link para o post

Eu percebi,, craque Daí ter falado em "curiosidades".

Espectacular tudo o que fizeste.

Grande. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hawkeye, há 16 horas:

Era trinco/medio-centro ne?

Agora ja nem bigode tem =(

Trinco não. Esses eram o Rodolfo Reis, o Jaime Pacheco e, depois, o André.

O Frasco era um típico 8. Médio de transição, com um drible curto como havia poucos. Claro que também era raçudo mas no Porto quem é que não era (é)?

Citação de Diogo_CFB, há 13 horas:

Tal como o Descartes e o Hawkeye te disseram, só esse reparo. O Frasco não era defesa - esquerdo, era médio. E que grande jogador que foi. 

Laterais esquerdos na altura do Frasco eram, por exemplo, o ex - belenense Alfredo Murça e um pouco mais tarde o Inácio.  

E o Adelino Teixeira como reserva do Murça e o Eduardo Luís mais tarde. Este tanto jogava na lateral como a central quando o Eurico ou o Lima Pereira estavam impedidos, sendo a principal alternativa ao Inácio.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Muitas vezes depois de o Porto sofrer um golo, lá se sai o meu avô: “Agora não adianta chorar, Tibi!“, uma frase que lhe ficou na memória dos tempos desse guarda-redes. 🙂

Compartilhar este post

Link para o post

As minhas primeiras memórias do Porto são comparativamente bem mais frescas. Lembro-me de ser miúdo e adorar o Drulovic e o Timofte. Só de pensar que há malta que é adulta e nem da Champions de 03/04 se lembra dá-me um nó no cérebro.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 9 horas:

Trinco não. Esses eram o Rodolfo Reis, o Jaime Pacheco e, depois, o André.

O Frasco era um típico 8. Médio de transição, com um drible curto como havia poucos. Claro que também era raçudo mas no Porto quem é que não era (é)?

E o Adelino Teixeira como reserva do Murça e o Eduardo Luís mais tarde. Este tanto jogava na lateral como a central quando o Eurico ou o Lima Pereira estavam impedidos, sendo a principal alternativa ao Inácio.

Exactamente, companheiro.

E muitas vezes o Porto, numa defesa a quatro, actuava com três centrais (Com o Eduardo Luis, que passou pelo Benfica em jovem antes de se fixar n Maritimo, a defesa esquerdo)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...