Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Josep

FC Porto - História

Publicações recomendadas

Tudo aconteceu em Dezembro. Num domingo de futebol, com milhares de ouvidos colados à telefonia, a tentar imaginar, no atropelo das palavras, as deambulações da bola, das pernas, dos corpos. Naquele momento, as descrições eram outras. Talvez sem sentido. Inexplicáveis, pelo menos.

Naquele domingo de Dezembro, Pavão conquista a bola a meio campo. Espera um pouco, para que Oliveira se desmarque. A seguir sai o passe perfeito, rasteiro, com uma precisão milimétrica. Um passo adiante, Pavão, sem nenhum adversário próximo, cai e não se mexe. Um dos primeiros contactos é estabelecido pelo médico do clube, José Santana. Encontra o jogador já em estado de coma. O jogo continua. Vieira Nunes entra para substituir Pavão, de imediato conduzido ao Hospital de S.João. No ar ficaram dúvidas interrogações acerca do estado do jogador, mas a partida continuou. Ao intervalo o 0-0 e através da instalação sonora, talvez para acalmar um ambiente que se percebia cada vez mais tenso, é assegurado que Pavão está bem.

Não estava. Naquele momento já Pavão estava muito para lá da vida e isso percebeu-se no estádio. Os jogadores estavam perturbados. Os adeptos viviam aqueles momentos debaixo de uma tremenda tensão, até pelas incidências da partida. Os maqueiros da Cruz Vermelha tiveram ali um dos dias mais trabalhosos de sempre. A cada instante havia um novo espectador com necessidade de ser transportado para os hospitais. No final foram contabilizados quase três dezenas.

O jogo já não foi mais o mesmo. O F.C.Porto estava a cinco pontos do primeiro classificado e precisava de vencer. Bela Gutmann incentivava os seus atletas. Do outro lado, a comandar o Setúbal, estava José Maria Pedroto. A equipa vivia um dos seus grandes momentos. Ocupava o primeiro lugar e acabara de eliminar o Leeds United para a Taça UEFA.

O F.C.Porto não desarmava e arranca uma segunda parte fabulosa, com dois golos da responsabilidade de Abel e Marco Aurélio. Já nada disso importava. De repente, um sussurro esmagador começa a percorrer o estádio. As más notícias correm depressa. Pavão morreu. Ninguém queria acreditar. Mas o grito impunha-se, demolidor. Pavão morreu.

A notícia definitiva e incontornável, surge na "Tarde Desportiva" da então Emissora Nacional. A voz do comentador de serviço confirma o rumor. São momentos difíceis para os quais não há tom de voz adequado. A notícia sai e é sentida como se fora um terramoto. A confirmação chega quando ainda jogadores e público estão no estádio. Das emoções sentidas por todos, colegas de equipa, árbitro, e adversários, há registo de desesperos, indisposições, choros convulsivos.

Pavão morreu aos 26 anos. Teve uma carreira curta, mas foi um dos grandes praticantes de futebol que já pisaram os relvados portugueses. Lançado por Flávio Costa na equipa principal do F.C.Porto aos 18 anos, num jogo contra o Benfica, nas Antas, Pavão representou por 12 vezes a Selecção Nacional.

Foi num domingo de Dezembro. Quando ainda tudo havia a esperar do homem e do jogador, Pavão morreu. Chamava-se Fernando Pascoal Neves. Pavão, porque a correr abria muito os braços. Parecia fazê-los esvoaçar. Parecia um pavão, terá alguém dito. Parecia predestinado a uma longa carreira. Desapareceu em Dezembro, num domingo de 1973..

:( faz hoje anos

Compartilhar este post

Link para o post

Dar tudo pelo clube, mesmo nos piores momentos. Tenhamos esperança e lutemos para resgatá-lo do lamaçal em que está envolvido.

Parabéns, Futebol Clube do Porto!

Compartilhar este post

Link para o post

FC Porto :heart:

Venham mais anos de conquista e glória. Já chega de seca de títulos!

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns a $ad, faz 123 anos.

Quem conhece a história sabe bem que não é esta a data.

Compartilhar este post

Link para o post

? A SAD é de 1997.

Relativamente à idade do clube, faz-me confusão as dúvidas que existem...

Até ao ano de 1988 era oficial a data de fundação do FC Porto como tendo sido a 2 de agosto de 1906, por iniciativa de José Monteiro da Costa. A 26 de fevereiro de 1988, realizou-se mais uma Assembleia Geral Ordinária, que tinha como principal ponto agendado a apreciação e votação do Relatório e Contas da Direção e Parecer do Conselho Fiscal referente à anuidade de 1987. Após várias intervenções de apoio ao presidente em funções, Jorge Nuno Pinto da Costa, o sócio Custódio Castro, encarregado da comissão nomeada para apreciar a problemática da fundação do clube, dissecou a questão, tendo decidido que "o FC Porto foi fundado em 1906 embora a semente tenha sido lançada em 1893". Foi, no entanto, a apresentação de Rui Guedes, autor da "Fotobiografia do FC Porto" quem haveria de dominar a noite, apresentando dois recortes de jornais da década de 90 do séc. XIX que, a seu entender, corroboraram a sua teoria de fundação do clube. Tendo sido apresentada e votada por ampla maioria a sua proposta de alteração dos estatutos, a redação do artigo primeiro passou a referir que o FC Porto, pessoa coletiva e de utilidade pública, foi fundado em 28 de setembro de 1893, tendo iniciado imediatamente a sua atividade.

Até à década de oitenta do século XX, a data oficial da fundação do FC Porto era de 1906 por José Monteiro da Costa, um estudante português que trouxe de Inglaterra a paixão pelo futebol. Em fevereiro de 1988, o FC Porto mudou a sua data de fundação para 28 de setembro de 1893, apoiado na premissa de que muitos dos jogadores que representaram o FC Porto no final do século XIX, nomeadamente Mackechnie, Rumsey, Wright e Ernesto Sá, viriam a integrar mais tarde o clube refundado por José Monteiro da Costa em 1906, e que teria sido o próprio António Nicolau d'Almeida a incentivar o jovem Monteiro da Costa a dar continuidade à sua paixão pelo emblema portista.

diario+ilustrado.jpeg

Compartilhar este post

Link para o post

Pois não, a SAD foi criada nos anos 90. Quem conhece o clube e a sua história sabe que a data da fundação é 28-09-1893, por António Nicolau d'Almeida.

Compartilhar este post

Link para o post

:funny:

Nem me vou dedicar a explicar a da $ad, com dois dedos de testa chegam lá

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente, mas que portista é este rapaz? Elucidem-me por favor, porque talvez por seja apenas minha interpretação mas expliquem-me qual a diferença entre este discurso e aquele que Bruno de Carvalho tem servido para atacar o Porto, por exemplo? Qual a diferença entre este discurso e aquele que a mouraria usou durante anos ruídos de inveja do nosso sucesso? Como é que uma pessoa que fala assim se considera portista? Desculpem mas são estas coisas que me fazem uma confusão enorme. Isto é cair no ridículo. É disparar para todo lado sem ter noção nenhuma daquilo que se está a dizer. Antes de mudanças de SADs, de presidentes, de treinadores, etc, é isto que tem que ser mudado, é a mentalidade destes pseudo-portistas, há 3 anos quando limpávamos tudo ninguém falava assim. Têm vergonha do clube? Mudem por favor, eu tenho vergonha de vos ter como adeptos do mesmo clube que me fez ser a pessoa que sou hoje!

E agora comentado mais especificamente e dando-te a atenção que talvez não merecesses, relativamente à primeira frase, não é a SAD que faz anos é o meu clube e aquele que tu dizes também ser o teu, algo que me custa muito a acreditar sinceramente.

Relativamente à segunda afirmação. Aconselho-te uma visita ao museu do Futebol Clube do Porto, lá perceberás o porquê de ser essa a nossa data de fundação.

Editado por La 12

Compartilhar este post

Link para o post

Eu partilho aqui sempre textos deste gajo, mas f*da-se, se merece! Ele escreve como poucos. Aqui fica (relativo ao aniversário):

Fui atrás dele, em Londres. Pele muito escura. Alto. Calças de uma cor que nunca tinha ouvido falar. Talvez azul -safira. Talvez verde-tropa. No tronco, azul e branco. Sou cego de cores. Mas sim. Era azul. E branco. Nas costas, um nome. Ou uma palavra que nos vem buscar sal aos olhos. Dizia Deco. Só. Mais nada.

Fui atrás dele. Corri com os cavalos todos que tinha nas pernas. Ele entrou no autocarro. Eu entrei metade. A porta fechou-se na coxa que estava de fora. Mas abriu logo. O motorista, com as trevas todas que tinha na voz, perguntou-me se estava out of my mind.

Sentei-me ao lado do homem. Abri a carteira. Mostrei-lhe o cartão. O homem, de pele muito escura e de palma da mão muito branca, ficou igual a mim. Se fosse ao contrário era ele que ligava as sirenes para vir atrás de mim.

Era de Lagos, na Nigéria. Falou-me da cabeça do Jardel. Do calcanhar do Madjer. Das mãos do Baía. Do Mourinho. Do 'Juau Pintow'. E da mesma forma que o meu pai me falava da folha seca do Cubillas. Como se tivesse nascido na Cordoaria.

Ficámos amigos para sempre. Nunca mais o vi. Só o vi ali. Nas margens do Tamisa. E chegou. Para ficarmos amigos. Para sempre.

Quando saiu, ficou a ver o autocarro ir embora. Com a palma da mão muito branca, como um pêndulo, ficou a dizer-me adeus. E a rir-se, fazia o gesto do calcanhar do Madjer.

Nunca lhe soube o nome. Nao houve tempo. Mas ficámos amigos. Para sempre.

O Porto faz 123 anos, hoje. E o meu amigo também esta de parabéns.

João Nogueira

Compartilhar este post

Link para o post

Faz hoje 10 anos. O jogo teve pouco interesse porque já éramos campeões mas olhem só a qualidade deste 11:

Nuno; Fucile, João Paulo, Stepanov, Lino; Bolatti, Kazmierczak, Lucho; Quaresma, Mariano e Lisandro.

Saudades dos craques e destes cepos todos. :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

ganhamos :lol:

Editado por Samuel

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

:doubt:

Compartilhar este post

Link para o post

Equipazona. Época perfeita mesmo. Saudades :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Saudadesicon_syda.gificon_syda.gif

FC_Porto_v_Braga_UEFA_Europa_League_Final_QQX4h0-khb_Zl.jpg

Enrabava a nossa equipa atual

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...