Shabby Publicado 28 Setembro 2013 (editado) http://www.publico.pt/desporto/noticia/fc-porto-foi-fundado-em-1906-e-nao-1893-e-nao-ha-indicios-de-cosme-damiao-ter-sido-fundador-do-sport-lisboa-1594003#/0 Terá um mais credibilidade que o outro? No seu livro sobre História do Futebol Português, contesta a data de fundação do FC Porto, considerando que a data real de fundação do clube é 1906 e não 1893. Em que se baseia? A ideia de 1893 não resulta de um trabalho historiográfico, resulta de um trabalho de uma série de pessoas que são adeptos do FC Porto e que na minha opinião carece de validade. Existiu de facto um Futebol Clube do Porto em 1893, fundado aparentemente em Setembro. Existem referências nos jornais a esse clube, fundado por António Nicolau de Almeida, e que disputou a Taça do Rei de 1894, contra o Lisbonense. Este FC Porto durou cerca de um ano. Os adeptos e autores benfiquistas apontam duas questões para a não validade deste FC Porto, dizendo que não existem referências em jornais e que, mesmo tendo existido, não teve actividade. Nenhuma delas é verdade, porque o FC Porto fez pelo menos um jogo “oficial”. Então por que diz que o FC Porto não deve assumir 1983 como data de fundação? Em 1906, o FC Porto é fundado por José Monteiro da Costa, que tinha ido a Inglaterra e veio entusiasmado com o futebol. No livro da história do FC Porto de 1933, há um fundador, que é o António Martins, que diz: “O desconhecimento completo por parte dos sócios de tal jogo e a falta de dinheiro foram entraves. Como se sabe, o futebol no Porto era quase desconhecido.” Ou seja, na fundação do FC Porto de 1906 não há nenhuma referência a um clube anterior. Estamos a falar de dois clubes diferentes com o mesmo nome, embora eu admita estar errado se surgirem provas em contrário. Não encontrei nenhuma e fiz um trabalho profundo sobre esta questão. Nos próprios estatutos dos FC Porto, desde os primeiros estatutos até bem recentemente, assumia-se que o clube tinha sido fundado em 1906. Dizer que foi fundado em 1893 é uma revisão histórica forçada e sem fundamento científico. Não vale a pena. E as datas presentes na campa também são muitos difíceis de perceber o que são, nem devem ser a respectiva data do nascimento e da morte do homem nem nada. Mas o que é que isso tem a ver com o clube? Agora perdi-me. Obs: Por favor, não se abstenham de comentar a inauguração do Museu. Julgo que nem comentaram as afirmações do vosso presidente, que falou em lágrimas perante 1893 portistas. Editado 28 Setembro 2013 por Zacker Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 29 Setembro 2013 (editado) Até o teu ex-jogador, João Moutinho, nos deu os parabéns, até os sportinguistas o fazem, penso que não custa perceber facilmente a nossa história. 8) EDIT: Aquela é a nova namoradinha do Baia? :heart: Editado 29 Setembro 2013 por Mesut Ozil Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 29 Setembro 2013 Portanto, tiveram mais que um "match". Epá, já vi que, pela maneira exaltada de como escreveste, não vale a pena insistir. Não estou a dizer que não houve jogos antes de 1906. Estou a dizer que são instituições diferentes. Houve uma refundação. Se foi refundado, não devia de ter nova data, bolas? Olha o Salgueiros 08 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Sport_Clube_Salgueiros_08 Nem percebi ao certo o que quiseste dizer com essas datas do Nicolau de Almeida. 1873-1948? Enfim, o museu parece estar impressionante, digno de um grande português. É inegavelmente património de Portugal, uma obra. Mas quem é que falou em datas? Lê o que está escrito na foto, lê. E se tu próprio reconheces que em 1906 foi refundado, porque é que haverá de se usar essa data e não a da fundação original, porra? Porque não te convém? Compartilhar este post Link para o post
Bernas Publicado 29 Setembro 2013 http://www.publico.pt/desporto/noticia/fc-porto-foi-fundado-em-1906-e-nao-1893-e-nao-ha-indicios-de-cosme-damiao-ter-sido-fundador-do-sport-lisboa-1594003#/0 Terá um mais credibilidade que o outro? Mas o que é que isso tem a ver com o clube? Agora perdi-me. Obs: Por favor, não se abstenham de comentar a inauguração do Museu. Julgo que nem comentaram as afirmações do vosso presidente, que falou em lágrimas perante 1893 portistas. O que o Tio Hans pretendia demonstrar com aquela foto é que nela constava a designação de fundador do FC Porto para o António Nicolau de Almeida. Eu sinceramente não sei se estás apenas a fingir que não vês ou se és mesmo burro. E agradeço a preocupação, mas isso está a ser comentado noutro tópico para além deste. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 29 Setembro 2013 http://www.publico.pt/desporto/noticia/fc-porto-foi-fundado-em-1906-e-nao-1893-e-nao-ha-indicios-de-cosme-damiao-ter-sido-fundador-do-sport-lisboa-1594003#/0 Terá um mais credibilidade que o outro? Mas o que é que isso tem a ver com o clube? Agora perdi-me. Obs: Por favor, não se abstenham de comentar a inauguração do Museu. Julgo que nem comentaram as afirmações do vosso presidente, que falou em lágrimas perante 1893 portistas. Tu estás a gozar com a nossa cara, não estás? Porra, no link que tu insistes em ignorar, está um trabalho de recolha de informação, através de trabalhos de variadíssimos historiadores. Não é um, são vários. Mas vários são menos credíveis que um. Pá, já dei demais para este peditório. Se te faz feliz acreditar em fraudes e o apre gaitinha, força, diverte-te. É engraçado que a idade do meu clube te incomode mais a ti do que a mim... Compartilhar este post Link para o post
Shabby Publicado 29 Setembro 2013 (editado) Mas quem é que falou em datas? Lê o que está escrito na foto, lê. E se tu próprio reconheces que em 1906 foi refundado, porque é que haverá de se usar essa data e não a da fundação original, porra? Porque não te convém? LOL, já percebi :lol: Queres chegar à conclusão de que ele, em 1948, foi dado como fundador do FCP. Mas então porque é que até 1987 (acho) se manteve? A meu ver, foi porque tal não era senso comum, mesmo na estrutura do FCP. Não sei se leste aquelas citações da entrevista a um historiador que ali pus, onde ele basicamente diz que foram 2 clubes fundados de forma independente, sem real ligação entre si. Acho que é este o grosso da questão. Quem fundou o FCP em 1906 tinha conhecimento do FCP de 1893? É que já li que sim, e que não. Mas sendo uma refundação... não faço ideia das regras das datas de fundação, mas porque é que o Salgueiros mudou para 2008, e não manteve a sua original data de 1911? O Sporting Clube de Nisa foi este ano refundado. Foi originalmente fundado em 1938, mas desapareceu menos de 12 anos depois. Agora foi obviamente refundado, mas com certeza que o ano de fundação é este, 2013. São casos diferentes. Grandiosidades completamente distintas. Mas não há nenhum tipo de regras? Tu estás a gozar com a nossa cara, não estás? Porra, no link que tu insistes em ignorar, está um trabalho de recolha de informação, através de trabalhos de variadíssimos historiadores. Não é um, são vários. Mas vários são menos credíveis que um. Pá, já dei demais para este peditório. Se te faz feliz acreditar em fraudes e o apre gaitinha, força, diverte-te. É engraçado que a idade do meu clube te incomode mais a ti do que a mim... Mas que raio de modos são esses? Não te incomoda? Imagino se incomodasse! :lol: Estamos apenas a conversar. Não há qualquer necessidade de responderes dessa forma. Portanto, um historiador imparcial não tem voto na matéria, porque o que apresentaste é um trabalho feito por mais que um historiador. Enfim, isto não vai dar em nada. Acho que já se percebeu que foram clubes independentes, com datas de fundação diferentes. Foi levado a AG essa proposta da alteração da data de fundação, foi aceite, e pronto. É o que ficará. Talvez no futuro alguém pegue nisto mais a sério. Mas mete-me muita pena essa incapacidade em debater decentemente. Editado 29 Setembro 2013 por Zacker Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 29 Setembro 2013 O Sport Clube Salgueiros 08 é um clube de futebol português, com sede na freguesia de Paranhos, distrito do Porto. Foi fundado no ano de 2008, devido ao Sport Comércio e Salgueiros não poder registar jogadores em 2004. O Salgueiros regressa com um novo nome para poder ter futebol sénior e tem no comando técnico Filipe Gouveia . Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 29 Setembro 2013 Conversar? Uns conversam, tu desconversas. As pessoas explicam-te, tu armas-te em casmurro e depois reclamas dos modos? Daqui nada sabes melhor a história do nosso clube do que do teu, melhor para nós, sentimo-nos importantes. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 29 Setembro 2013 António Nicolau d'Almeida e Monteiro da Costa, eram amigos. Está documentado no link. Há vários atletas que jogaram pelo clube, quer em 1893, quer em 1906. Mais uma vez, está documentado no link. Só alguém de muito má-fé é que acredita que em 1906, não se sabia de 1893. Quanto a Salgueiros, pá, não sei se sabes, mas actualmente os dois Salgueiros existem em simultâneo. O Sport Comércio e Salgueiros não fechou. Quanto ao Sporting Clube de Nisa, não faço ideia. Mas lá está, estás a comparar o século XIX com o XXI. Em 1915, ou coisa que o valha, houve atletas do Benfica a jogar "emprestados" pelo Sporting, ou vice-versa. Hoje seria impossível. Mas, por mais diferentes que as opiniões possam ser, creio que podemos concluir que, falar de fraude, é, no mínimo, triste. Mas que raio de modos são esses? Não te incomoda? Imagino se incomodasse! :lol: Estamos apenas a conversar. Não há qualquer necessidade de responderes dessa forma. Portanto, um historiador imparcial não tem voto na matéria, porque o que apresentaste é um trabalho feito por mais que um historiador. Enfim, isto não vai dar em nada. Acho que já se percebeu que foram clubes independentes, com datas de fundação diferentes. Foi levado a AG essa proposta da alteração da data de fundação, foi aceite, e pronto. É o que ficará. Talvez no futuro alguém pegue nisto mais a sério. Mas mete-me muita pena essa incapacidade em debater decentemente. O que me incomoda é gente que sem saber a ponta do que se está a falar, vem mandar bitaites e falar em fraudes, de forma leviana, sem apresentar argumentos condignos para tal. E claro que um historiador tem credibilidade. E vários, não têm? Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 29 Setembro 2013 Este é mais um daqueles que nos momentos nostálgicos vem dizer que gosta do fórum, que já aprendeu muito no fórum por via das discussões que cá se tem e que o fizeram mudar a sua visão sofre diversos temas. Haja paciência. E vergonha na cara, se não for pedir muito. Compartilhar este post Link para o post
Shabby Publicado 29 Setembro 2013 António Nicolau d'Almeida e Monteiro da Costa, eram amigos. Está documentado no link. Há vários atletas que jogaram pelo clube, quer em 1893, quer em 1906. Mais uma vez, está documentado no link. Só alguém de muito má-fé é que acredita que em 1906, não se sabia de 1893. Quanto a Salgueiros, pá, não sei se sabes, mas actualmente os dois Salgueiros existem em simultâneo. O Sport Comércio e Salgueiros não fechou. Quanto ao Sporting Clube de Nisa, não faço ideia. Mas lá está, estás a comparar o século XIX com o XXI. Em 1915, ou coisa que o valha, houve atletas do Benfica a jogar "emprestados" pelo Sporting, ou vice-versa. Hoje seria impossível. Mas, por mais diferentes que as opiniões possam ser, creio que podemos concluir que, falar de fraude, é, no mínimo, triste. Então, de facto, não se percebe porque é que só se mudou a data de fundação em 1987. Se era tão sabido que tinham começado em 1893, não se percebe. Se os dois fundadores eram amigos, então porque é na altura da refundação se insistiu na nova data de 1906? Se até jogadores jogaram nos dois clubes? Porque é que só há 26 anos é que se achou relevante mudar-se isso, se sempre se soube a "verdadeira" data de fundação? O que me incomoda é gente que sem saber a ponta do que se está a falar, vem mandar bitaites e falar em fraudes, de forma leviana, sem apresentar argumentos condignos para tal. E claro que um historiador tem credibilidade. E vários, não têm? Eu disse isso porque, naquele link em que coloquei, referiu-se isto: A ideia de 1893 não resulta de um trabalho historiográfico, resulta de um trabalho de uma série de pessoas que são adeptos do FC Porto e que na minha opinião carece de validade. Existiu de facto um Futebol Clube do Porto em 1893, fundado aparentemente em Setembro. Existem referências nos jornais a esse clube, fundado por António Nicolau de Almeida, e que disputou a Taça do Rei de 1894, contra o Lisbonense. Este FC Porto durou cerca de um ano. Os adeptos e autores benfiquistas apontam duas questões para a não validade deste FC Porto, dizendo que não existem referências em jornais e que, mesmo tendo existido, não teve actividade. Nenhuma delas é verdade, porque o FC Porto fez pelo menos um jogo “oficial”. É apenas uma questão de credibilidade. Mas vocês puxam logo para o "sabes mais que nós!?". Mas não dá mesmo para conversar. Conversar? Uns conversam, tu desconversas. As pessoas explicam-te, tu armas-te em casmurro e depois reclamas dos modos? Daqui nada sabes melhor a história do nosso clube do que do teu, melhor para nós, sentimo-nos importantes. Não me armei em casmurro, apenas insisti no assunto de forma a perceber melhor o que vocês defendem. Sabes, debater. O facto de uma pessoa não te dar logo razão, não quer dizer que esteja a ser arrogante, não quer dizer que te desrespeite. E não, não vos dá o direito de falar com 7 pedras na mão. Este é mais um daqueles que nos momentos nostálgicos vem dizer que gosta do fórum, que já aprendeu muito no fórum por via das discussões que cá se tem e que o fizeram mudar a sua visão sofre diversos temas. Haja paciência. E vergonha na cara, se não for pedir muito. A sério, Mesquita? Wow. Obrigado. Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 29 Setembro 2013 A ideia de 1893 não resulta de um trabalho historiográfico, resulta de um trabalho de uma série de pessoas que são adeptos do FC Porto e que na minha opinião carece de validade. Existiu de facto um Futebol Clube do Porto em 1893, fundado aparentemente em Setembro. Existem referências nos jornais a esse clube, fundado por António Nicolau de Almeida, e que disputou a Taça do Rei de 1894, contra o Lisbonense. Este FC Porto durou cerca de um ano. Os adeptos e autores benfiquistas apontam duas questões para a não validade deste FC Porto, dizendo que não existem referências em jornais e que, mesmo tendo existido, não teve actividade. Nenhuma delas é verdade, porque o FC Porto fez pelo menos um jogo “oficial”. É apenas uma questão de credibilidade. A sério, Zacker? wow Passar bem Compartilhar este post Link para o post
Shabby Publicado 29 Setembro 2013 A sério, Zacker? wow Passar bem lol, "passar bem", mesmo como que "vai po crl". E eu nem destaquei essa frase, que, aliás, é completamente desmentida na frase seguinte. Isso nem é a opinião do historiador, é simplesmente um ponto de vista alheio que ele faz questão de referir. Mas agora sou eu a pedir: já chega. Confesso que não tenho qualquer gosto em discutir nestes termos, e não acho que essa vossa abordagem se justifique. Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 29 Setembro 2013 inserir imagem do spiderman Compartilhar este post Link para o post
RicardoBarbosa Publicado 29 Setembro 2013 Fds que cristos. :lol: Compartilhar este post Link para o post
playah Publicado 29 Setembro 2013 (editado) Acho que se carregarem no botão B do gameboy assim muito rápido a pokebola consegue fechar. Era assim, não era? 8-[ Editado 29 Setembro 2013 por playah Compartilhar este post Link para o post
Mr. White Publicado 29 Setembro 2013 Gabo-vos a paciência, a sério. E aposto que continua sem ler o tal texto, mas enfim, adiante. O museu ficou fantástico, espero ter a oportunidade de um dia o visitar! Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 29 Setembro 2013 Então, de facto, não se percebe porque é que só se mudou a data de fundação em 1987. Se era tão sabido que tinham começado em 1893, não se percebe. Se os dois fundadores eram amigos, então porque é na altura da refundação se insistiu na nova data de 1906? Se até jogadores jogaram nos dois clubes? Porque é que só há 26 anos é que se achou relevante mudar-se isso, se sempre se soube a "verdadeira" data de fundação? Eu disse isso porque, naquele link em que coloquei, referiu-se isto: É apenas uma questão de credibilidade. Mas vocês puxam logo para o "sabes mais que nós!?". Mas não dá mesmo para conversar. Não me armei em casmurro, apenas insisti no assunto de forma a perceber melhor o que vocês defendem. Sabes, debater. O facto de uma pessoa não te dar logo razão, não quer dizer que esteja a ser arrogante, não quer dizer que te desrespeite. E não, não vos dá o direito de falar com 7 pedras na mão. A sério, Mesquita? Wow. Obrigado. Quanto à primeira pergunta, lê o que consta do link que te enviei e informa-te um pouco sobre a história de Portugal. E quanto à credibilidade, porque é que autores benfiquistas haverão de ser mais credíveis que autores portistas? Gabo-vos a paciência, a sério. E aposto que continua sem ler o tal texto, mas enfim, adiante. O museu ficou fantástico, espero ter a oportunidade de um dia o visitar! Claro que continua. Está farto de fazer perguntas cuja resposta vem lá chapada. Compartilhar este post Link para o post
M. Porter Publicado 29 Setembro 2013 O museu estará aberto ao público a partir de que data? Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 30 Setembro 2013 Na entrada do museu vai existir um restaurante explorado por uma empresa externa , e uma nova loja Azul. Penso que a antiga loja Azul deixará de existir , mas não sei se existe outros planos para esse sitio. já agora , uma entrada do museu andará entre os 12 e os 15 euros. 1616 já agora, download da inauguração do Museu: http://fcportovideos.blogspot.pt/2013/09/museu-fc-porto-28092013-porto-canal.html#more Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 30 Setembro 2013 Vi ontem ou ante-ontem que o do Benfica custa 15€ para idades normais (é mais barato para crianças e idosos), serve-nos como termo de comparação. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 3 Outubro 2013 http://www.hublot.com/en_US/news/detail/4006/hublot-at-the-porto-football-club Compartilhar este post Link para o post
LionKing Publicado 3 Outubro 2013 Os preços tão dentro do valor, em Alvalade Paga-se 10€ (Estádio+Museu), só pelo museu são 7€ e só pelo estádio 8€, isto para não sócios. No Bernabeu, pague 16.50€, Estádio+Museu, SEM GUIA. Estádio+Museu COM GUIA, ia para os 20€ e pouco. Compartilhar este post Link para o post