Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Josep

FC Porto - História

Publicações recomendadas

A do costume. O Porto foi fundado em 1893, esteve com a actividade parada durante uma série de anos e quando um conjunto de indivíduos quis criar um novo clube, lembraram-se que o Porto "já existia" e ressuscitaram-no.

Pronto. Eu sempre ouvi que apenas tinham feito um jogo oficial, e que esse Football Club Porto foi independente do que se fundou, tal como o Sporting, em 1906.

Faz confusão que se insista com esta história dos 120 anos. Não só pelas provas em contrário, mas parece que ganham mais assim. É uma instituição centenária como os seus rivais... tenho curiosidade em saber como será documentada a vossa história nesses primeiros anos. Pessoalmente acho daquelas coisas em que "uma mentira contada muitas vezes, acaba por se tornar verdade".

Haja dinheiro para o museu. :mrgreen:

1379279_10201272789074848_1246405065_n.jpg

NnDG0.jpg

KCX5f.jpg

wgjsd.jpg

pVlqR.jpg

0o0Se.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
A 28 de setembro de 1893, no dia do aniversário do rei D. Carlos e da rainha D. Amélia, o Foot-Ball Club do Porto é fundado, por obra e graça do jovem de 20 anos António Nicolau d'Almeida, um comerciante do vinho do Porto que descobriu o futebol nas suas viagens a Inglaterra. A fundação do clube é noticiada no jornal lisboeta Diário Ilustrado. O FC Porto inicia então os seus primeiros treinos no Campo do Prado, em Matosinhos, e no dia 8 de outubro disputa o primeiro jogo da história do clube, contra o Clube de Aveiro.

A 25 de outubro de 1893, Nicolau d'Almeida convida o Club Lisbonense para uma partida de futebol, que decorreria no dia 2 de novembro. O Diário Ilustrado é novamente quem noticia o convite, e até a resposta do Club Lisbonense. Porém, Guilherme Pinto Basto, o então presidente do Club Lisbonense, aceitou o convite mas não no dia previsto. A data escolhida é o dia 2 de março do ano seguinte e para além disso, Pinto Basto consegue convencer D. Carlos a patrocinar o jogo, no qual ofereceu também uma taça. O nome escolhido foi Taça D. Carlos I, ou ainda Cup d'El Rey. Jogado no Campo Alegre, no Porto, também chamado Campo dos Ingleses, casa do Oporto Cricket and Lawn-Tennis Club, o jogo acaba com uma derrota do FC Porto, por 1–0.

Em 1896, António Nicolau d'Almeida casa-se com Hilda Rumsey, e esta pede-lhe para se afastar do futebol, que considerava uma modalidade demasiado violenta. António aceita o seu pedido e afasta-se do clube que entrou num período de letargia. Doze anos depois, em 1906, José Monteiro da Costa regressou de Inglaterra, fascinado pelo mesmo desporto que encantara o seu amigo há mais de uma década e resolveu criar uma equipa de futebol, sob o nome "Grupo do Destino".

Entretanto, José conversou com Nicolau d'Almeida sobre o projeto que iniciara em 1893. José não hesita e extingue o Destino, refundando assim o FC Porto e instalando a primeira sede do clube nas instalações do recém-extinto Destino. A nova fundação ocorre no dia 2 de agosto de 1906, assumindo desde logo uma faceta de clube eclético, no qual se começaram a praticar também diversas outras modalidades. José decidiu o azul e branco como as cores do clube e manteve o nome do mesmo. Para além disso, foi desenhado o primeiro emblema do clube, que consistia numa bola de metal azul com as iniciais "FCP". Entretanto, é alugado à Companhia Hortícola Portuense o primeiro campo do clube, o Campo da Rainha, que fora simultaneamente o primeiro relvado de Portugal.

Espero que estejas esclarecido. Provavelmente estes dados não eram conhecidos na altura dessas publicações que aí representaste. E agrada-me ver a tua preocupação sobre este assunto, é bom para ti conheceres a história de um clube grandioso como o FC Porto. :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Pronto. Eu sempre ouvi que apenas tinham feito um jogo oficial, e que esse Football Club Porto foi independente do que se fundou, tal como o Sporting, em 1906.

Faz confusão que se insista com esta história dos 120 anos. Não só pelas provas em contrário, mas parece que ganham mais assim. É uma instituição centenária como os seus rivais... tenho curiosidade em saber como será documentada a vossa história nesses primeiros anos. Pessoalmente acho daquelas coisas em que "uma mentira contada muitas vezes, acaba por se tornar verdade".

Haja dinheiro para o museu. :mrgreen:

1379279_10201272789074848_1246405065_n.jpg

NnDG0.jpg

KCX5f.jpg

wgjsd.jpg

pVlqR.jpg

0o0Se.jpg

E ler o link que está aí em cima?

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que estejas esclarecido. Provavelmente estes dados não eram conhecidos na altura dessas publicações que aí representaste. E agrada-me ver a tua preocupação sobre este assunto, é bom para ti conheceres a história de um clube grandioso como o FC Porto. :wink:

Ena, todo assanhado.

Não quero incendiar, apenas estou a apresentar as provas de quem defende que isso de serem fundados em 1893 não é muito justo. Como aí está, 1 jogo oficial, e só 12 anos depois é que foi "refundado", e assim se ganham 12 anos.

Acho muito mais sensato que se diga que o FCP foi fundado em 1906, e não em 1893. Acho isso uma demagogia, quando nem há necessidade de tal. Como disse, todos os grandes têm mais de 100 anos, e o resto é medir pilinhas. É "annoying" que se faça isto das datas do FCP.

De qualquer forma, "a vencer desde 1893" acaba por ser completamente falso, visto que nesses 12 anos o único jogo resultou em derrota 8)

Vão partilhando fotos do museu, se as tiverem. Deve estar jeitoso, pelo destaque que o PdC lhe quis dar.

Editado por Zacker

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

nem com uns posts acima em que se explica tudo tintim por tintim, f*da-se... :lol: já no tópico dos 119 anos foi a mesma coisa. que irritantes

Compartilhar este post

Link para o post

Ena, todo assanhado.

Não quero incendiar, apenas estou a apresentar as provas de quem defende que isso de serem fundados em 1893 não é muito justo. Como aí está, 1 jogo oficial, e só 12 anos depois é que foi "refundado", e assim se ganham 12 anos.

Acho muito mais sensato que se diga que o FCP foi fundado em 1906, e não em 1893. Acho isso uma demagogia, quando nem há necessidade de tal. Como disse, todos os grandes têm mais de 100 anos, e o resto é medir pilinhas. É "annoying" que se faça isto das datas do FCP.

De qualquer forma, "a vencer desde 1893" acaba por ser completamente falso, visto que nesses 12 anos o único jogo resultou em derrota 8)

Vão partilhando fotos do museu, se as tiverem. Deve estar jeitoso, pelo destaque que o PdC lhe quis dar.

Eu estou completamente calmo, só te queria apresentar os dados que refutam a tua teoria. Se é isso que entendes por estar assanhado tudo bem. E se quiseres um conhecimento mais profundo sugiro-te a ler o link que foi publicado neste mesmo tópico. E essa questão que levantas não faz muito sentido, se o clube foi de facto fundado em 1893 porque raio é que se devia apresentar outra data? E não é questão de medir pilinhas, é uma questão de saber a história do clube que acho que é do interesse de todos os adeptos do clube. E acho que ficamos por aqui, porque esta discussão já é repetida.

Editado por Bernas

Compartilhar este post

Link para o post

Custa tanto ler o 1º post quando há dúvidas? Fico feliz por se preocuparem connosco, por quererem saber como é a rica história deste clube. Obrigado a todos vocês. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas que link? Estás a falar desse quote que aí colocaste há pouco?

Eu comentei precisamente isso. Fizeram um jogo e 12 anos depois é que foram "refundados" e a coisa começou a sério.

edit: Certo, vou ler o 1º post. :fixe:

Editado por Zacker

Compartilhar este post

Link para o post

Este Zacker é dos difíceis, ainda não conseguiu ler o que se lhe está a a dizer, provavelmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Quer dizer a FIFA até nos dá os parabéns pelos 120 anos (se houvesse dúvidas de certeza que já tinham dito algo) e só os benfiquistas não querem ver a verdade.

PARABÉNS PELOS 120 ANOS DE HISTÓRIA. QUE CONTINUE POR MUITOS MAIS E COMIGO A FESTEJAR E A AMAR-TE COMO DA PRIMEIRA VEZ QUE TI VI, FC PORTO <3

Compartilhar este post

Link para o post

Quer dizer a FIFA até nos dá os parabéns pelos 120 anos (se houvesse dúvidas de certeza que já tinham dito algo) e só os benfiquistas não querem ver a verdade.

PARABÉNS PELOS 120 ANOS DE HISTÓRIA. QUE CONTINUE POR MUITOS MAIS E COMIGO A FESTEJAR E A AMAR-TE COMO DA PRIMEIRA VEZ QUE TI VI, FC PORTO <3

Isto devia dar BO!

Só para dizer que li aquele primeiro post e... é suposto ser naqueles 3 parágrafos muito românticos que está alguma explicação? Eu argumentei com factos, com provas de registos que apontam para a fundação em 1906. Esse clube de 1893 teve apenas um jogo oficial (Hans, se tens dados do contrário, be my guest), que curiosamente perdeu. Tudo aponta para fraude. O clube é de 1906 e não de 1893. É pregar uma mentira ao pessoal porque é bonito serem mais antigos... quer admitam, quer não.

E mudei de abordagem porque a vossa também é má. "Irritantes"? Fds, tudo aponta para que isso seja verdade, e um gajo é irritante por não querer engolir esta treta dos 120 anos?

Parece que são menos clube por terem 107 anos...

Este Zacker é dos difíceis, ainda não conseguiu ler o que se lhe está a a dizer, provavelmente.

Sou dos difíceis porquê, porque questiono a veracidade desses "factos"? :lol:

O que vale é que os outros é que têm palas.

Edit: Já agora, se for assim tão fácil provar o que todos contestam, metam lá aí provas inegáveis. Citações. Gostava de ver isso.

Editado por Zacker

Compartilhar este post

Link para o post

Estou desejoso de ir conhecer o nosso (grande) novo espaço azul e branco.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto devia dar BO!

Só para dizer que li aquele primeiro post e... é suposto ser naqueles 3 parágrafos muito românticos que está alguma explicação? Eu argumentei com factos, com provas de registos que apontam para a fundação em 1906. Esse clube de 1893 teve apenas um jogo oficial (Hans, se tens dados do contrário, be my guest), que curiosamente perdeu. Tudo aponta para fraude. O clube é de 1906 e não de 1893. É pregar uma mentira ao pessoal porque é bonito serem mais antigos... quer admitam, quer não.

E mudei de abordagem porque a vossa também é má. "Irritantes"? Fds, tudo aponta para que isso seja verdade, e um gajo é irritante por não querer engolir esta treta dos 120 anos?

Parece que são menos clube por terem 107 anos...

Edit: Já agora, se for assim tão fácil provar o que todos contestam, metam lá aí provas inegáveis. Citações. Gostava de ver isso.

Fdx, mas como é que tu queres jogos oficiais quando nem competições existiam, crl? Houve vários jogos. Jogos contra o Oporto Lawn & Cricket Club, que ainda hoje existe, e é conhecido como Clube dos Ingleses. Tens artigos de jornal no link que eu postei. O problema é que naquela altura havia 2 ou 3 clubes em Portugal. Estamos a falar do século XIX, fdx. É assim tão difícil entender? Não havia profissionalismo. Não havia clubes.

Já viste a p*ta da coincidência dos, segundo tu, dois clubes, terem o mesmo nome, as mesmas cores e os fundadores serem amigos?

Fraudes só na tua cabeça e de outros como tu. Apre gaitinha, crl.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas pronto, vamos lá. Bastam imagens do link que eu postei.

diario+ilustrado.jpeg

Estás a ver Zacker? O jornal fala em 2º match. O 2º vem a seguir a 1º.

E olha o que diz na campa onde está enterrado António Nicolau d'Almeida:

Nicolau+de+Almeida+(1).jpg

Para a próxima faz uma selecção de imagens menos "selectiva".

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto, tiveram mais que um "match". Epá, já vi que, pela maneira exaltada de como escreveste, não vale a pena insistir.

Não estou a dizer que não houve jogos antes de 1906. Estou a dizer que são instituições diferentes. Houve uma refundação. Se foi refundado, não devia de ter nova data, bolas?

Olha o Salgueiros 08 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Sport_Clube_Salgueiros_08

Nem percebi ao certo o que quiseste dizer com essas datas do Nicolau de Almeida. 1873-1948?

Enfim, o museu parece estar impressionante, digno de um grande português. É inegavelmente património de Portugal, uma obra.

Compartilhar este post

Link para o post

Gabo-te a paciência, Tio.

Btw, a Gala foi emocionante.

Editado por Diogo Peixoto

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não disse? Não sei se te estás a fazer de desentendido mas já é a terceira ou quarta vez que te mandam ler isto:

http://portistasanonimos.blogspot.pt/2013/09/a-polemica-fundacao-do-futebol-clube-do.html

... e tu ainda não foste capaz de o fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Pede a alguém ao teu lado para ler o que está escrito. Antes de responderes, pede para ler outra vez.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vale a pena. E as datas presentes na campa também são muitos difíceis de perceber o que são, nem devem ser a respectiva data do nascimento e da morte do homem nem nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...