Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Arquitectura, Urbanismo, Projectos, Transportes, Infraestruturas e Outras Coisas do Género

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 4 horas:

Esta tenho de partilhar.

Para quem não conhece, Vila Real é atravessada por um rio. Dentro da cidade, grosso modo, há 3 pontos rodoviários onde se pode atravessar o rio. Um deles foi mudado há uns anos, no local desta linha vermelha:

jHvGfkJ.png

Sempre foi uma zona com 2 sentidos, mas passou a ser possível apenas circular um sentido, sendo que isso é feito alternadamente, havendo semáforos no cruzamento em cima e na ponte, em baixo. A obra era meio necessária para aumentar passeios e afins, mas causou um constrangimento ao trânsito que era absolutamente óbvio, e com a cidade a crescer, mais óbvio se torna.

Aquelas casas/edifícios são antigos na sua maioria, e grande parte estão vazios. Portanto não seria, digo eu, uma loucura pensar em expropriar isto para voltar a ter 2 sentidos naquele local. Mas não. A Câmara vai criar um viaduto para servir de variante, assim:

Vu5V6K4.png

JAuYQF2.png

Imagino que o viaduto tenha apenas um sentido, e a tal rua fique permanentemente com o outro sentido. O viaduto vai ser pedonal e ciclável também.

É uma má solução? Até não. Só acho curioso como não se pensou que a solução actual ia ser um verdadeiro bottleneck de trânsito e, por exemplo, não se avançou para isto logo na altura.

E isto para não falar de dinheiro, porque provavelmente as expropriações ficavam mais baratas. É que, como podem ver no modelo 3D, vai ser construído sobre umas escarpas meio inclinadas.

Então ainda não há preço para essa obra? Aposto que, de facto, vai ficar mesmo cara.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 28 minutos:

Então ainda não há preço para essa obra? Aposto que, de facto, vai ficar mesmo cara.

Não sei se há. Hoje foi lançado o concurso para um estudo prévio, tipo da geologia do local e afins. 

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda no sabádo lá fui, às vezes sinto q é pior andar lá do que no Porto. Vá lá que ainda me arranjo a estacionar, portanto safei-me na rua Direita.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 2 horas:

Se acham esse viaduto lunático, imaginem um túnel a atravessar o funchal de uma ponta à outra.

Por acaso, agora que estive aí, achei a infraestrutura rodoviária (nas estradas principais, túneis e afins) bastante impressionante, tendo em conta a geografia.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

Por acaso, agora que estive aí, achei a infraestrutura rodoviária (nas estradas principais, túneis e afins) bastante impressionante, tendo em conta a geografia.

E é. Mas já estamos há largos anos em puro disparate.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , Agora:

E é. Mas já estamos há largos anos em puro disparate.

Certo, não fiquei com grande noção da necessidade ou falta dela. Imagino que haja imensos negócios obscuros por aí.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 minutos:

A STCP mentiu? Não mentiu.

Na Av. da Boavista as paragens do metrobus são cais únicos, entre as duas linhas. Tipo isto:

300px-Joao_de_Deus_20120816.jpg

Ou seja, os autocarros têm que ter portas do lado do motorista para que as pessoas possam entrar e sair dos autocarros para o tal cais. A STCP não tem autocarros desses...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 2 minutos:

Só se lembrarem disto com a obra feita é espectacular.

Não. A metro do Porto comprou autocarros, mas ainda não os tem.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas parece-me um problema de fácil resolução, é só meter os actuais autocarros a andar no sentido oposto. Sendo via dedicada, tem algum impacto?

Compartilhar este post

Link para o post

O banana do Moreira também veio criticar os cais do Metrobus. Mas ele como presidente da câmara não teve uma palavra a dizer na altura do planeamento?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Mas parece-me um problema de fácil resolução, é só meter os actuais autocarros a andar no sentido oposto. Sendo via dedicada, tem algum impacto?

Sim, resolve, mas a probabilidade de acidentes e atropelamentos aumenta significativamente 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 44 minutos:

até o ver com os meus próprios olhos não acredito

Eu sei que vais discordar frontalmente comigo, mas esta decisão é péssima. É um erro colossal, ao nível das políticas de habitação dos últimos anos. O problema dos nossos comboios não é o preço, é mesmo a falta de linhas e de comboios, de estações, de recursos, etc. Ainda na semana passada poupei 7,5 euros. Entrei com a família num apeadeiro da linha do norte, onde não existe ponto de venda e como o pica não apareceu não paguei. O dito apeadeiro não tem casa de banho, não tem bilheteira, o abrigo é mínimo, não tem parque de estacionamento, nada. Btw, quer ida, quer na volta, o comboio ia cheio até ao tecto.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 34 minutos:

Eu sei que vais discordar frontalmente comigo, mas esta decisão é péssima. É um erro colossal, ao nível das políticas de habitação dos últimos anos. O problema dos nossos comboios não é o preço, é mesmo a falta de linhas e de comboios, de estações, de recursos, etc. Ainda na semana passada poupei 7,5 euros. Entrei com a família num apeadeiro da linha do norte, onde não existe ponto de venda e como o pica não apareceu não paguei. O dito apeadeiro não tem casa de banho, não tem bilheteira, o abrigo é mínimo, não tem parque de estacionamento, nada. Btw, quer ida, quer na volta, o comboio ia cheio até ao tecto.

até fiquei mouco dos olhos. Vou só deixar um react de riso e voltar a afirmar que todos os transportes públicos estatais deviam operar no vermelho e ser completamente gratuitos 100% das vezes

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 58 minutos:

Foste a Gaia 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 32 minutos:

até fiquei mouco dos olhos. Vou só deixar um react de riso e voltar a afirmar que todos os transportes públicos estatais deviam operar no vermelho e ser completamente gratuitos 100% das vezes

Dude, mas não é a sua gratuitidade que está em discussão. É a falta dos mesmos. Pá, se quisermos pessoal a viajar pendurado nas portas do comboio, à moda de África, estamos no bom caminho. Se quisermos uma rede de TP abrangente, frequente, que cosa o território, estamos a dar passos atrás. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 36 minutos:

Dude, mas não é a sua gratuitidade que está em discussão. É a falta dos mesmos. Pá, se quisermos pessoal a viajar pendurado nas portas do comboio, à moda de África, estamos no bom caminho. Se quisermos uma rede de TP abrangente, frequente, que cosa o território, estamos a dar passos atrás. 

estás a pensar nos urbanos do Porto e a ignorar tudo o resto. Vai para a zona centro e vê se encontras algum regional sequer a 70% em hora de ponta

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 4 horas:

estás a pensar nos urbanos do Porto e a ignorar tudo o resto. Vai para a zona centro e vê se encontras algum regional sequer a 70% em hora de ponta

Porque o serviço é uma m*rda. Linhas por eletrificar, poucas frequências, linhas estragadas, obras intermináveis, comboios a 10 à hora como o Vouguinha, estações cuja plataforma é insuficiente para a dimensão dos comboios que lá passam, etc. Eu até gostava de ver estatísticas sobre a adesão ao passe aprovado há um ano, mas não encontro. 

A história mostra-nos que se houver comboio, as pessoas usam-no. Tem é que haver comboio e ser fiável. E não há. Este é o principal problema. Comboios de borla ou mais baratos (e os nossos nem são caros), não vai resolver o problema. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...