Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Arquitectura, Urbanismo, Projectos, Transportes, Infraestruturas e Outras Coisas do Género

Publicações recomendadas

Citação de Ion Timofte, há 31 minutos:

Este fds fiz Múrcia - Porto e é incrível a quantidade de autoestrada que fiz em Espanha sem pagar portagens.

Todas exceto no país basco se não estou em erro

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ion Timofte, há 40 minutos:

Este fds fiz Múrcia - Porto e é incrível a quantidade de autoestrada que fiz em Espanha sem pagar portagens.

Eu não concordo nada com isso, se houver uma alternativa.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 25 minutos:

Galiza também.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 minuto:

Galiza também.

Depende da autoestrada. Aquela que é o prolongamento da A24 na fronteira de Chaves não se paga. Está é num estado lastimável, mas isso é outra conversa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 25 minutos:

Depende da autoestrada. Aquela que é o prolongamento da A24 na fronteira de Chaves não se paga. Está é num estado lastimável, mas isso é outra conversa.

Quando fiz Vigo, corunha, gijon lembro-me de ter passado em algumas.

Para madrid e toda a andaluzia não passei em nenhuma.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 37 minutos:

Concordo contigo em certa parte. Durante anos andei a fazer Porto - Estarreja diariamente. Se tivesse pressa ia pelo pórtico de Miramar e pelo pórtico de Ovar. Se tivesse tempo ia pela prio de Miramar e saía em Maceda. 

O problema é quando não há alternativa. Eu quando estava a voltar a casa ou apanhava trânsito pelo Campo Alegre ou apanhava trânsito no nó de Francos.

Esse trânsito é essencialmente provocado por gente que não tem carteira para fazer a A42 todos os dias ou por motoristas com horário no tacógrafo e são obrigados a ir por ali.

Resumindo, tens opções, mas não tens alternativas.

Citação de kareca, há 20 minutos:

Galiza também.

A Galiza até nisso é igual a Portugal. É portagens em todo o lado!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 6 horas:

Ontem fui a Bragança de manhã e vim embora depois do almoço.

fds que seca, faço algumas vezes a viagem mas ir e vir no mesmo dia é durinho

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 16 minutos:

fds que seca, faço algumas vezes a viagem mas ir e vir no mesmo dia é durinho

Foi a 1ª vez que fui lá por acaso. Há ali um trajeto na IC5 que é muito bonito, lindas paisagens

O problema foi mesmo a parte da manhã, estava com uma ressaca jeitosa, mas a vinhaça ao almoço ajudou a curá-la :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 18 horas:

Quando fiz Vigo, corunha, gijon lembro-me de ter passado em algumas.

Para madrid e toda a andaluzia não passei em nenhuma.

Supostamente o troço da A6 no túnel de Guadarrama é/era pago. E não havia alternativa, a não ser uma nacional que ia pela serra, que no Inverno estava quase sempre cortada.

Na galiza / corunha há umas quantas, sem alternativa como a AP9 depois de vigo. No levante, a AP7 era paga, já nao me lembro se para chegar a Múrcia se podia evitá-la. Não sei se deixou de o ser no ano passado.

Supostamente havia um projeto a partir de 2024 que pretendia fazer eliminar estas portagens nas autopistas, e introduzir portagens mais simbólicas para todas as autopistas e autovias.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ion Timofte, há 18 horas:

Concordo contigo em certa parte. Durante anos andei a fazer Porto - Estarreja diariamente. Se tivesse pressa ia pelo pórtico de Miramar e pelo pórtico de Ovar. Se tivesse tempo ia pela prio de Miramar e saía em Maceda. 

O problema é quando não há alternativa. Eu quando estava a voltar a casa ou apanhava trânsito pelo Campo Alegre ou apanhava trânsito no nó de Francos.

Esse trânsito é essencialmente provocado por gente que não tem carteira para fazer a A42 todos os dias ou por motoristas com horário no tacógrafo e são obrigados a ir por ali.

Resumindo, tens opções, mas não tens alternativas.

A Galiza até nisso é igual a Portugal. É portagens em todo o lado!

Isso é um problema de falta de transportes públicos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 21 horas:

Citação de kareca, há 20 horas:

Galiza também.

Na Catalunha também, pelo menos na que fazia de Barcelona a Girona, uma AP-7 ou algo do género 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 22 horas:

Em Portugal pagas sem haver alternativa, portanto prefiro o modelo espanhol.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 29 minutos:

Em Portugal pagas sem haver alternativa, portanto prefiro o modelo espanhol.

Tu pagas sempre. Seja pelo princípio utilizador-pagador, seja via impostos. A mim faz-me imensa confusão que um cidadão de Mértola ou da Sertã, que já vive em regiões deprimidas do país, sem acesso a múltiplas infraestruturas ande a pagar impostos para eu andar de cú tremido de borla no Porto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Tu pagas sempre. Seja pelo princípio utilizador-pagador, seja via impostos. A mim faz-me imensa confusão que um cidadão de Mértola ou da Sertã, que já vive em regiões deprimidas do país, sem acesso a múltiplas infraestruturas ande a pagar impostos para eu andar de cú tremido de borla no Porto.

Não me parece um excelente princípio, senão por que raio haverei eu de estar a pagar os tratamentos do cancro de alguém que nunca vi na vida?

Dito isto, eu concordo com portagens, não ao nível das que nós pagamos. E muito menos a ter de pagar sem haver alternativas dignas desse nome, como seja a A4 entre Amarante e Porto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 43 minutos:

Não me parece um excelente princípio, senão por que raio haverei eu de estar a pagar os tratamentos do cancro de alguém que nunca vi na vida?

Dito isto, eu concordo com portagens, não ao nível das que nós pagamos. E muito menos a ter de pagar sem haver alternativas dignas desse nome, como seja a A4 entre Amarante e Porto.

1 - comparar um AE com o tratamento do cancro não cabe na cabeça de ninguém 

2 - eu sou a favor de AE gratuitas quando não há alternativas. Não sou a favir de AE gratuitas porque sim

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, Em 30/09/2024 at 14:16:

Tens em Madrid, Catalunha, Galiza... Perto de Alicante também tem uma

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 38 minutos:

1 - comparar um AE com o tratamento do cancro não cabe na cabeça de ninguém 

2 - eu sou a favor de AE gratuitas quando não há alternativas. Não sou a favir de AE gratuitas porque sim

O único senão que vejo aqui é mesmo a perda de oportunidade de cobrar mais um impostozinho, né?

Compartilhar este post

Link para o post

por mim metia um sistema de pagamento dentro do carro de cada vez que se queira conduzir. 5€ para o estado de cada vez que se liga o motor

Compartilhar este post

Link para o post

(Expresso) O estranho ciberataque aos passes do Navegante que manteve a TML em silêncio

Aparentemente houve um ataque informático aos sistemas da TML que impossibilitou os carregamentos via App Navegante e Multibanco nos últimos dias. Sendo final do mês e, em especial, mês de regresso às aulas/renovação da gratuitidade para os estudantes os pontos de atendimento da Carris ontem estiveram ao rubro e com muitos utilizadores a terem de comprar passes temporários para poder usar os transportes...

Não percebo esta falta de comunicação nem de ação, tinham de ter assumido logo a suspensão das tarifas. Não faz sentido obrigar as pessoas a pagar por um serviço gratuito que não foram capazes de assegurar.

Enquanto isso para quem se deslocava de carro...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de O Pastel, há 4 minutos:

Não percebo esta falta de comunicação nem de ação, tinham de ter assumido logo a suspensão das tarifas. Não faz sentido obrigar as pessoas a pagar por um serviço gratuito que não foram capazes de assegurar.

Obviamente. Nem merece discussão. 

Também houve problemas com o andante no Porto. Não sei se estão relacionados.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 21 horas:

Essa conversa de uma pessoa de uma região estar a pagar, injustamente, os investimentos de outra região não faz sentido nenhum. Num país tão desequilibrado e desfuncional como Portugal, tanto o interior como as áreas metropolitanas têm de ter investimentos do Estado Central. E, por isso, sim, um cidadão do Porto tem de pagar uma infraestrutura do interior, tal como um cidadão de Bragança tem de pagar a alta velocidade no litoral. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 10 minutos:

Essa conversa de uma pessoa de uma região estar a pagar, injustamente, os investimentos de outra região não faz sentido nenhum. Num país tão desequilibrado e desfuncional como Portugal, tanto o interior como as áreas metropolitanas têm de ter investimentos do Estado Central. E, por isso, sim, um cidadão do Porto tem de pagar uma infraestrutura do interior, tal como um cidadão de Bragança tem de pagar a alta velocidade no litoral. 

Aliás, o investimento no litoral devia era de acabar. Investir no interior, mas investir a sério, não é só dar incentivos para ir viver para o crl mais velho.

Infraestruturas de todos os níveis para "obrigar" o pessoal a povoar essas regiões. O litoral iria ficar mais descongestionado e os serviços fluiriam melhor

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 47 minutos:

Acho que não percebeste onde quis chegar. Não faz qualquer sentido que um cidadão de Bragança ande a pagar para um cidadão do Porto ter mais uma AE gratuita quando aqui já há várias, já há alternativas com perfil de via rápida/autoestrada. Se são uma m*rda, se estão mal feitas, se forma mal planeadas é outra conversa.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Passei aqui para dizer que andaram a fazer a Avenida da Boavista de novo devido ao metrobus e na 4ª fiquei com os pés encharcados devido à incapacidade do sistema de escoamento de águas pluviais. Uma obra brilhante.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...