Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Estudantes do Superior prometem "agitação" no dia 29

Publicações recomendadas

E aqui está um exemplo das ideias pré-concebidas no que toca a praxe. A ideia de que o caloiro é para queimar como se não houvesse amanhã é errada.Digo aqui que os meus melhores anos de praxe foi caloiro e semi-puto. É que depois as responsabilidades começam e um gajo começa a endrominar...

Já essa da conversa séria, acho que isso tem mais a ver com as tuas companhias :mrgreen:

Sabes.

Nunca fui humilhado, nunca humilhei nenhum caloiro, quando eu estava presente nunca nenhum caloiro foi humilhado, alem disso todos os caloiros com quem estive e que foram praxados por mim sempre foram respeitados.

Eu encarei a praxe como uma forma de conhecer todos os meus colegas na altura eramos 125/ano em Eng Informatica. Fui bem tratado, por todos, conhecia toda a gente e todos me conheciam. Fiz muitos e bons amigos, alguns deles ainda hoje são meus amigos, isto 13 anos depois das praxes. Foi porreiro!

Sabes.

antifa, nesse ponto não concordo contigo. O problema está em quem coordena as praxes e que permite certas leviandades. A Praxe, na essência que eu aprendi, é um ritual de passagem e uma forma de acolher os novos alunos num novo meio. As atrocidades que muitas vezes ocorrem são devaneios de pessoas que não sabem o que é uma praxe e que não têm noções dos limites aceitáveis da conduta humana. Tanto que para mim nem se usava a palavra praxe, mas sim acolhimento ao novo aluno.

Sabes.

Quanto ao assunto da praxe só vou deixar aqui uma humilde opinião.

Não sabes. Vida boémia que é levada em Coimbra = LOL. Estamos na presença de santos agora, que fora de Coimbra ninguém comete excessos. A verdade é que estas práticas começaram em Coimbra mas aqui ninguém diz que em Coimbra não existem "ilegalidades". No meu curso não existem de certeza e quando existem são reportadas, se há curso controlador daquilo que se pratica na praxe é o meu. Ninguém faz mal a ninguém. Ninguém viola os direitos básicos de ninguém, ninguém obriga ninguém a fazer nada. Ninguém enche, ninguém se suja, ninguém se magoa. Ninguém faz lavagens cerebrais, só se sente lavado quem não tem a cabecinha no lugar.

Fui à praxe na minha faculdade, durante bem pouco tempo, e sinto-me tão ou mais integrado que a maioria que lá está. Não me fez falta nenhuma, e têm a "sorte" de haver muita gente a pensar que aquilo faz de facto falta para uma vida académica bem sucedida e de integração, quando no fundo isso depende dos valores e da personalidade intrínseca a cada um e não de um conjunto de hábitos e de acções programadas para satisfazer, por norma, a vontade de vingança e de libertação de frustrações que muitos acumularam desde o ano em que foram, eles também, praxados.

Excelente texto esse que recolheste, antifa.

Não sabes. Mais uma ideia generalizada e errada.

Mas porque é que as vossas más experiências é que mostram o que é a praxe?

Sabes.

Compartilhar este post

Link para o post

Não há "Praxe". Há praxes, cada qual à sua maneira, cada qual com os seus pontos positivos e negativos...pelo que vejo, não vale a pena generalizar. Aqui na FEUP são muito poucos os que não gostaram de ser caloiros e de ser gozados

Não é verdade. Vocês (Electro) perdem muita gente por causa disso.

Mas parte-me todo mesmo é os 77 :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Não é verdade. Vocês (Electro) perdem muita gente por causa disso.

Mas parte-me todo mesmo é os 77 :lol:

Perdemos? Os que perdemos são os que nunca apareceram lá. Há sempre casos pontuais de gente que fica ofendida, mas nada de significante

Compartilhar este post

Link para o post

Tanta coisa com a praxe.

Eu, quando fui praxado nos meus 18 anos, adorei aquilo!

Foram 3 dias de brincadeira, de palhaçada e sobretudo, de muito boa disposição!

Se fosse hoje teria paciência? Creio que não! Mas não me arrependo nada de o ter feito aos 18 anos

Compartilhar este post

Link para o post

Não gosta da praxe.

2º ano: Caloira, de quatro.

Eu sou sempre a que mais defende a existência de um grupo de pessoas que está com os caloiros e no fim sou sempre a que mais se está a cagar para isso mas irrita-me solenemente ver as generalizações parvas que se fazem. Nem todas as faculdades do país são agrárias.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas se os de 2º ano fazem essa m*rda toda a culpa é de quem tem mais matriculas e permite isso

Compartilhar este post

Link para o post

Mas se os de 2º ano fazem essa m*rda toda a culpa é de quem tem mais matriculas e permite isso

Lá está, no meu curso, quem no primeiro ano não passou pela praxe simplesmente não praxa. Este ano uma gaja que não esteve na praxe o ano passado, chegou à beira das caloiras e começou armada esperta, foi logo corrida por toda a gente. E como ela, sei que mais gente foi. Normalmente são esses a fazer m*rda, mas nós lá não deixamos que essas pessoas lá andem para evitar que haja confusão. O pessoal do 2º ano também só pode praxar um caloiro de cada vez, mas normalmente isso não acontece, o objectivo é tê-los todos juntos e se não houver pessoal mais velho simplesmente não há praxe nesse dia.

Semis a praxar é crime icon_mrgreen.gif

Mas eu sou candeeiro, já podia infernizar a vida às miuditas todas de uma vez. :mrgreen: Estou a brincar, sou a pessoa mais fofa com elas, estou sempre a perguntar se já estudaram, se querem apontamentos ou cenas assim. E a pagar bebidas, mas nunca aceitam. :(

Compartilhar este post

Link para o post

Lá está, no meu curso, quem no primeiro ano não passou pela praxe simplesmente não praxa. Este ano uma gaja que não esteve na praxe o ano passado, chegou à beira das caloiras e começou armada esperta, foi logo corrida por toda a gente. E como ela, sei que mais gente foi. Normalmente são esses a fazer m*rda, mas nós lá não deixamos que essas pessoas lá andem para evitar que haja confusão. O pessoal do 2º ano também só pode praxar um caloiro de cada vez, mas normalmente isso não acontece, o objectivo é tê-los todos juntos e se não houver pessoal mais velho simplesmente não há praxe nesse dia.

Mas eu sou candeeiro, já podia infernizar a vida às miuditas todas de uma vez. :mrgreen: Estou a brincar, sou a pessoa mais fofa com elas, estou sempre a perguntar se já estudaram, se querem apontamentos ou cenas assim. E a pagar bebidas, mas nunca aceitam. :(

É como euconfuso.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Não saber aproveitar bebidas de borla, que tristeza de caloiras :lol:

Em relação à praxe, há sempre os que a defendem e os que a atacam, é dos assuntos mais polares que existem. Eu não andei na minha praxe por decisão própria. Fui cerca de 1 semana, até gostei, mas não era algo que me atraísse especialmente

Compartilhar este post

Link para o post

Weird shit, para nós não havia excepções e só mesmo a partir do 3o ano . Isso é que é sorte :mrgreen:

Editado por RuiBK

Compartilhar este post

Link para o post

Em Lisboa também era assim, em Coimbra é diferente.

Pois, lembro-me de ver diferenças nos códigos de praxe, mas nunca comparei o vosso com o do Porto nesse aspecto.

Compartilhar este post

Link para o post

A verdade no fundo é que a ideia inicial é de integração e união dos caloiros só que eles fazem isto à custa da violação de alguns direitos básicos, daí até já me terem dito que a praxe é ilegal e que apenas não se pode fazer nada contra ela pois as pessoas ao serem submetidos à praxe e deixarem, estão a dar a autorização para ser praxados, logo estão de própria vontade. (Disseram-me isto, não sei se isto é bem assim)

A praxe, em si, não é ilegal. Não encontras nenhuma norma, no nosso ordenamento, que puna algo tão genérico como a "praxe". O que é ilegal, por violar direitos fundamentais, inerentes a cada um, são as actuações que, violem a honra, a integridade física e moral, a liberdade, etc, dos caloiros. Estas actuações, embora infelizmente sejam cada vez mais comuns, não são "praxe", são crimes. E, numa ultima precisão, o consentimento da vítima (neste caso, do caloiro) não faz com que esses comportamentos deixem de ser crimes, pelo que, nesses casos, há sempre hipótese de se fazer queixa às autoridades.

Compartilhar este post

Link para o post

A m*rda aqui na FMH é que nem codigo de praxes existe :lol: ou melhor ele está feito há 2 anos, mas os incompetentes da AE não conseguem sequer marcar uma p*ta duma assembleia geral pra aprovar isso...

Compartilhar este post

Link para o post

A m*rda aqui na FMH é que nem codigo de praxes existe :lol: ou melhor ele está feito há 2 anos, mas os incompetentes da AE não conseguem sequer marcar uma p*ta duma assembleia geral pra aprovar isso...

AE= associação de estudantes?

A vossa AE trata de coisas de praxe? Essa para mim é interessante.No no caso era o nosso Dux Facultis e conselho de veteranos da faculdade.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem de pelo menos regulamentar... Porque comissão de praxes também é uma cena q não assiste naquela faculdade

AE= associação de estudantes?

A vossa AE trata de coisas de praxe? Essa para mim é interessante.No no caso era o nosso Dux Facultis e conselho de veteranos da faculdade.

Sim. Ali não há nada disso. Só AE e mais nada. E mal eu sei, mas aquilo é muito ao deus dará por isso é q agora tão na m*rda...

Compartilhar este post

Link para o post

Tem de pelo menos regulamentar... Porque comissão de praxes também é uma cena q não assiste naquela faculdade

Sim. Ali não há nada disso. Só AE e mais nada. E mal eu sei, mas aquilo é muito ao deus dará por isso é q agora tão na m*rda...

true :cool:

Compartilhar este post

Link para o post
Este ano uma gaja que não esteve na praxe o ano passado, chegou à beira das caloiras e começou armada esperta, foi logo corrida por toda a gente. E como ela, sei que mais gente foi. Normalmente são esses a fazer m*rda, mas nós lá não deixamos que essas pessoas lá andem para evitar que haja confusão.

Que serious business : O

Compartilhar este post

Link para o post

O Conselho de Veteranos é que tem de tratar disso, a AE não tem nada a ver.

Ali não há nada disso. Comissões disto ou daquilo. Do que quer que seja. Ponto. Somos uma faculdade pequena e malta de desporto gosta de deixar tudo ao deus dará e andar sempre em festas de m*rda. Por isso é q agora aquilo está super desorganizado...

Compartilhar este post

Link para o post

Que serious business : O

Não é serious business, é para evitar que haja situações como aquelas que o telejornal gosta de passar como sendo a prática normal da praxe. Quem está na praxe um ano inteiro aprende o que lá se faz e o que se deve fazer, quem não está não pode praxar os nossos caloiros com aquilo que sabe das faculdades dos amigos, por aquilo que lê na internet ou por aquilo que vê na televisão.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...