Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Estudantes do Superior prometem "agitação" no dia 29

Publicações recomendadas

Se nao quis ser praxada nao pode andar a praxar outros. Parece-me simples.

Exacto. Eu não fui praxado, não vou andar a praxar.

Compartilhar este post

Link para o post

Que serious business : O

Uma vez disse que praxe era a mesma coisa que um part-time, e aqui o principio aplica-se. Não trabalhas não és pago. Se não te sujeitas a isso, tens o direito de sujeitar outros? E no minha antiga faculdade, era só ao fim de dois anos(caloiro e semi-puto).

Não é serious business, é para evitar que haja situações como aquelas que o telejornal gosta de passar como sendo a prática normal da praxe. Quem está na praxe um ano inteiro aprende o que lá se faz e o que se deve fazer, quem não está não pode praxar os nossos caloiros com aquilo que sabe das faculdades dos amigos, por aquilo que lê na internet ou por aquilo que vê na televisão.

Fds, é isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sabes. Vida boémia que é levada em Coimbra = LOL. Estamos na presença de santos agora, que fora de Coimbra ninguém comete excessos.

Não foi isso que disse.

O que eu disse foi que muitos defendem a praxe com os supostos "valores" que vem de Coimbra, mas no fundo nem sequer sabem o que se passa lá, e muitos até se recusam a ouvir isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Btw, há uns dias o BE anunciou que queria propor no parlamento uma lei que proibisse a praxe.

LOL?

Tanto disparate que já li aqui sobre a praxe, jasuz...

O texto que o Antifa colocou é excelente na medida em que desmistifica a argumentação bacoca que é utilizada para defender intransigentemente as praxes. A tradição está para as praxes como a está para a tourada e eu estou em crer que daqui por uns tempos também essa cairá. No meu caso fui lá assistir um dia, ainda não estava colocado, mas estava a rir-me à distância com o suposto respeito que devemos aos académicos. Depois lá se acercou um ao pé de mim, eu disse que não sabia se era de x curso porque ainda não estava colocado, ele respondeu "então e a besta não dizia nada?" eu disse que a "besta era ele" e foi assim. Houve um amigo meu que esteve para desistir mas que depois acabou por curtir mas no fundo nem consegue dizer porquê. Acabei por não ser praxado porque entrei na segunda fase, podendo para o ano decidir se quero ou não ser. Mas foi exatamente essa a ideia com que fiquei das praxes: desorganizadas, ninguém nos incutiu valores de praxe nem limites de qualquer espécie, nem direitos nem deveres... apenas somos obrigados a decorar nomes de caras feias - gajas que eu nunca me interessaria a conhecer fds :lol: - e prestar-lhes uma vassalagem que só à minha mãe e mesmo assim nem todos os dias. Não sou totalmente contra (no entanto já sou contra o que é a praxe no meu curso) mas se me vierem f*der o juízo sou bem capaz de me declarar anti-praxe e ainda escrever um testamento sobre o que acho das tradições dos senhores.

Ah, ris com o "suposto respeito" aos académicos, mas o respeito para com as outras pessoas já não o tens. Só coerência para esses lados. Se calhar a culpa ainda é das praxes.

Depois de todos aqueles com quem eu já falei sobre este assunto todos se defendem com as tradições de Coimbra e que tudo lá é "certinho", mais uma vez isto é mentira, basta ver a quantidade de "incidentes" que lá acontecem por ano e ter em conta a vida boémia que é levada lá.

É? Eu sou de cá e tenho a ideia oposta, vê lá tu. Mas haver boémios é culpa da praxe? :lol:

Subscrevo o comentário do Antifa. Se bem que em teoria, o acto de trajar não me faz muita confusão . Eu pessoalmente preferia que as academias adoptassem o uso togas romanas do que trajes à "batman" ;-) ... Mas isto sou eu

Oh valha-me... :facepalm:

Mas porque é que as vossas más experiências é que mostram o que é a praxe?

Porque são as que interessam para provar o ponto de vista deles. Como diz o outro numa série, verdades há muitas, é escolher a que te for mais útil.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, pelo menos o IPB (Bragança) vai perder 1,7 milhões do seu orçamento mas não vai mexer nas propinas (que por acaso são as mais baixas do país). Duvido que seja uma das universidades que esteja a gastar dinheiro à toa...

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto disparate que já li aqui sobre a praxe, jasuz...

Porque são as que interessam para provar o ponto de vista deles. Como diz o outro numa série, verdades há muitas, é escolher a que te for mais útil.

True.

Eu sou pró-praxe, mas há que haver bom senso. Um bom praxante é aquele que consegue fazer com que os caloiros daqui a uns tempos olhem para trás e pensem "valeu totalmente a pena", seja a mamar jolas ou aos gritos com eles.

Já fiz coisas pela praxe que se antes de entrar na faculdade me dissessem que iam querer que o fizesse eu mandava-os dar uma volta. Coisas que muitas pessoas de fora considerariam ser uma estupidez pegada, mas com as quais me diverti bastante. Houve gritos, houve enchimento, mas soube-se traçar um limite do razoável e houve respeito de parte-a-parte. Não adianta em nada andar para aí "a tua forma de praxar é parva, a minha é que é boa!", pois mais importante que a forma de praxar são os praxantes, e a sua capacidade de improviso e de bom-senso.

Acho que todas as pessoas deviam passar pela experiência da praxe (sem pressões exteriores antes sequer de meterem um pé lá, muitas vezes feitas por pessoas mal informadas, que dizem que as praxes só vão fazer com que se baldem e chumbem a cadeiras) pelo menos uma vez na vida. Se gostarem, fiquem e sigam a tradição. Se não gostarem, saiam, ninguém vos obriga a lá estar, muito menos contrariados.

Compartilhar este post

Link para o post

O segredo de uma boa praxe está na tua primeira frase do quote. Também sou a favor, e ajuda imenso a integrar um caloiro na comunidade universitária.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, pelo menos o IPB (Bragança) vai perder 1,7 milhões do seu orçamento mas não vai mexer nas propinas (que por acaso são as mais baixas do país). Duvido que seja uma das universidades que esteja a gastar dinheiro à toa...

Qual é a propina, já agora?

Compartilhar este post

Link para o post

E só à 2 anos é que passou os 650€, antigamente era sempre 1,3x o salário mínimo nacional...

Compartilhar este post

Link para o post

Faz sentido, o pior de estabelecimento de ensino ter as propinas mais baixas. Não fazem mais que o dever, com as taxas de desemprego e com os alunos que querem ir para lá. :lolada:

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação ao tema da praxe, eu quando entrei na ESTG do Ipleiria, eu recusei-me a algumas praxes que lá faziam, e aceitei outras, por exemplo, eu e mais uns quantos aceitámos como praxe limpar a sala da AE e respectiva reprografia, e no final do dia fomos jantar e saíamos com os alunos que nos praxaram.

Já em Peniche, só aceitei fazer o desfile do caloiro e o batismo, e porque em Leiria não cheguei a ser batizado, pois nesse dia estava doente. Depois nunca praxei e nem sequer comprei o traje, pois nunca foi algo do meu interesse e gastar mais de 200 euros numa coisa que eventualmente só iria utilizar na queima da fitas, não me pareceu um comportamento lógico.

Em relação às propinas, situavam-se nos 750 euros no ano em que acabei o curso, sendo que os alunos bolseiros só pagavam 0,75 ou 0,80 e podia ser em prestações...

Compartilhar este post

Link para o post

Faz sentido, o pior de estabelecimento de ensino ter as propinas mais baixas. Não fazem mais que o dever, com as taxas de desemprego e com os alunos que querem ir para lá. :lolada:

Não merecia sequer que quotasse.

Compartilhar este post

Link para o post

Fui praxado na UTAD e o ano de caloiro foi o melhor ano. é que nem dá hipoteses aos outros anos. e já li por aqui que estão bem mais integradas que outras pessoas que foram praxadas. Ainda bem. Mas agora não digam que não ajuda a integrar. Gostaria mesmo muito voltar a esse tempo :')

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

A minha está nos 999€, é uma diferença bem considerável.

como a minha

E sobre a manifestação, não há nenhuma novidade interessante ?

Amanhã devo ter novidades. Mais que não seja já devo saber dizer que faculdades/universidades é que vêm cá a Lisboa

Compartilhar este post

Link para o post

Não merecia sequer que quotasse.

I 'll make him an offer, that he can't refuse. :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, ris com o "suposto respeito" aos académicos, mas o respeito para com as outras pessoas já não o tens. Só coerência para esses lados. Se calhar a culpa ainda é das praxes.

Mas quem disse isso? Se calhar tanta praxe afetou-te a capacidade de interpretação. Foste tão rebaixado que agora já ages por instinto, não pensas nas coisas antes de as fazer. E viva a integração! Eu conheço toda a gente do curso na mesma, é claro que algumas não acho nada de especial, estive para jogar na equipa de futsal e tudo (estou na de 11) - não quis foi pagar 7,5 euros - e aqueles que levantaram a voz hoje nem tossem. Digo e volto a dizer: frustrações libertadas!!!!!

E de facto aqueles que são anti-praxe devem é pegar nos casos em que corre bem. Sim, esses demonstram mesmo bem o nosso ponto. Opá não me f*das :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas quem disse isso? Se calhar tanta praxe afetou-te a capacidade de interpretação. Foste tão rebaixado que agora já ages por instinto, não pensas nas coisas antes de as fazer. E viva a integração! Eu conheço toda a gente do curso na mesma, é claro que algumas não acho nada de especial, estive para jogar na equipa de futsal e tudo (estou na de 11) - não quis foi pagar 7,5 euros - e aqueles que levantaram a voz hoje nem tossem. Digo e volto a dizer: frustrações libertadas!!!!!

E de facto aqueles que são anti-praxe devem é pegar nos casos em que corre bem. Sim, esses demonstram mesmo bem o nosso ponto. Opá não me f*das :lol:

Para quem acusa as praxes de serem um atentado ao respeito e à sã convivência, esse bold é uma autêntica pérola. Deve ser culpa das praxes :lol:

Eu fui integrado, nunca fui rebaixado (nem eu o admitiria), fui praxado porque quis e nunca me obrigaram, praxei e nunca obriguei ninguém a ser praxado ou a fazer o que não queria numa praxe. Conheci malta impecável tanto a praxar como a ser praxado. Só maus exemplos, é melhor acabar com a praxe que permite coisas destas.

Compartilhar este post

Link para o post

Um tópico sobre indignação dos estudantes consegue sempre ir parar aos mesmos sítios, praxes e público vs. privado. Enfim.

Compartilhar este post

Link para o post

Diz-me lá em que é que eu, por exemplo, fui rebaixado. Quero-me rir um bocado.

Compartilhar este post

Link para o post

As minhas praxes foram engraçadas e não é por isso que deixo de achar que são um veículo demasiado tentador para uma fatia demasiado grande de frustrados que habitam nas universidades para ser tratado da forma inocente como é tratado.

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade! Fomos todos humilhados! Nem saio de casa por causa desse trauma

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...