Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Estudantes do Superior prometem "agitação" no dia 29

Publicações recomendadas

Porque dizes isso Vaart?

Porque a praxe não é um chamariz assim tão grande.

Compartilhar este post

Link para o post

As veteranas do IST todas frustradas a berrar com os caloiros é priceless :lol:

Uma praxe fixe que vi, foi em Biomédica o ano passado vestirem os caloiros todos com base no Star Wars, e este ano terem andado lá um super mario e um luigi pelo IST inteiro :lol:

As roupas o ano passado eram uma m*rda. :lol:

Este ano foi engraçado de facto.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Porque a praxe não é um chamariz assim tão grande.

Olha que na minha é.. Se entram 60 alunos no meu curso, diria que 30/40 vão para a praxe.. e o meu curso é dos que tem menos vagas acho eu

Compartilhar este post

Link para o post

Curiosamente da malta da praxe com que convivi, não consigo ter com nenhum deles uma conversa séria. E é com quem ainda falo, que são pouquíssimos. Integrei-me muito melhor de outras formas sem precisar de ser humilhado e sem me chamarem nomes.

True...

Fui a dois dias, e no 3º acordei sem grande vontade e abri os olhos que a matéria começava a voar..

Mas o pessoal que conheci em aula, é com quem estou regularmente, o pessoal das praxes (fora uma rapariga) mal me fala, apesar de frustradas tentativas minhas de quando passo por eles cumprimentar sempre

Olha que na minha é.. Se entram 60 alunos no meu curso, diria que 30/40 vão para a praxe.. e o meu curso é dos que tem menos vagas acho eu

Este ano éramos para ai uns 15 de CC

Editado por OntheRadio

Compartilhar este post

Link para o post

Sabem o que significa chamariz, não sabem?

Duvido muito que os caloiros tenham assim tanto interesse em ir às praxes. É coisa forçada para engolir em seco e seguir em frente.

Compartilhar este post

Link para o post

De que tenha conhecimento, na UNL-Campolide é costume as praxes serem tranquilas

Compartilhar este post

Link para o post

As roupas o ano passado eram uma m*rda. :lol:

Este ano foi engraçado de facto.

Este ano havia lá um curso em que imprimiram t shirts com o fuck yeah para distribuir pelos caloiros. Mas não percebo muito bem porque fizeram isso se só andam ali pelo IST...

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer pessoa que já frequentou o Ensino Superior sabe que a praxe e coisas que gravitam à sua volta são o movimento mais mobilizador na Universidade.

Sobre questões politicas nem vale a pena falar, basta comparar quantidade de pessoas presentes em RGA's ou em eventos da praxe.

Lá por ser o que mais mobiliza, não quer dizer que misture-se com a faceta mais politica das faculdades. Nunca nos pediram votar em pessoa X, nem nunca se meteram na politica da faculdade. Se já me pediram para tomar partidos e estar atento a movimentações em termos de politica de praxe( eleiçoes de duxs facultis e afins) aí sim, mas nunca vi nada fora de politica de praxe. E quem faz isso não é praxe, é caciquismo e devia entregar o traje já que só deixa mal os outros que usam.

Curiosamente da malta da praxe com que convivi, não consigo ter com nenhum deles uma conversa séria. E é com quem ainda falo, que são pouquíssimos. Integrei-me muito melhor de outras formas sem precisar de ser humilhado e sem me chamarem nomes.

E aqui está um exemplo das ideias pré-concebidas no que toca a praxe. A ideia de que o caloiro é para queimar como se não houvesse amanhã é errada.Digo aqui que os meus melhores anos de praxe foi caloiro e semi-puto. É que depois as responsabilidades começam e um gajo começa a endrominar...

Já essa da conversa séria, acho que isso tem mais a ver com as tuas companhias :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Este ano havia lá um curso em que imprimiram t shirts com o fuck yeah para distribuir pelos caloiros. Mas não percebo muito bem porque fizeram isso se só andam ali pelo IST...

LEIC! Sou de segundo ano e confere, foram as bestas de informática. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha um medo do caraças das praxes mas fiz as minhas e foi muito tranquilo e gostei.

Eu amei.

Passei cada momento espectacular. Inesquecível, por acaso. <3

Compartilhar este post

Link para o post

Yap, foi LEIC. Têm sempre praxes sem ponta de imaginação.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que não estão a interpretar bem o que disse.

o que chama universitários para um evento? praxes e álcool. Get it now?

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveito para lançar esta questão : As AE das faculdades onde vocês andam costumam ser, digamos, politicamente activas?

Mais do que politicamente activa!!! Ali só entra gente com cartão laranja ou rosa!

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

True...

Fui a dois dias, e no 3º acordei sem grande vontade e abri os olhos que a matéria começava a voar..

Mas o pessoal que conheci em aula, é com quem estou regularmente, o pessoal das praxes (fora uma rapariga) mal me fala, apesar de frustradas tentativas minhas de quando passo por eles cumprimentar sempre

Este ano éramos para ai uns 15 de CC

Fizeste bem. Vais ver que no núcleo onde estás vais encontrar gente com quem te vais dar melhor. Pelo menos comigo tem sido assim.

Wow, não sabia que isso este ano tinha sido tão pouco, tem vindo a diminuir então. Ainda bem

E aqui está um exemplo das ideias pré-concebidas no que toca a praxe. A ideia de que o caloiro é para queimar como se não houvesse amanhã é errada.Digo aqui que os meus melhores anos de praxe foi caloiro e semi-puto. É que depois as responsabilidades começam e um gajo começa a endrominar...

Já essa da conversa séria, acho que isso tem mais a ver com as tuas companhias :mrgreen:

Eu até admito que haja praxes. Desde que sejam construtivas e mesmo assim só com algumas condicionantes. A única que vi e que me agradou (em parte) foi terem posto alguns caloiros a recolher alimentos num supermercado para o Banco Alimentar. Pá, ao menos foi algo útil. A cena que me faz ser contra é o que está escondido atrás disto... Não é uma ideia pré-concebida, já para não me mandarem esse argumento à cara eu experimentei e vivenciei as praxes da minha faculdade activamente, estava envolvido naquelas coisas. Claro que sei que não é igual em todo o lado, mas...

Quanto à última frase, denoto aí uma conotação política :mrgreen: Se estou certo, tu estás errado ao afirmar isso (mindfuck), os únicos que não suporto lá são os laranjinhas da jsd, que só vão para as RGA's desestabilizar.

________

A AE anterior à que está lá agora era da JSD, a que está lá agora não tem conotações políticas que eu saiba. Há malta que a constitui que está ligada a partidos, mas não é uma lista de um partido ou juventude específica.

Editado por Vladimir Ilitch

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gostei da praxe na minha faculdade, ajudou bastante a integrar-me e nunca precisei de faltar a nenhuma aula. Mas eu ando numa faculdade que nesse aspecto parece ser caso único. :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Btw, há uns dias o BE anunciou que queria propor no parlamento uma lei que proibisse a praxe.

ah e num dos comentários online à notícia li qualquer coisa do tipo "Espero que não! ainda bem que há praxe, os veteranos são uns fixes e dão-nos apontamentos e testes que nos são muito úteis!"

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gostei da praxe na minha faculdade, ajudou bastante a integrar-me e nunca precisei de faltar a nenhuma aula. Mas eu ando numa faculdade que nesse aspecto parece ser caso único. :handclap:

Não precisaste, porque vocês não tiveram aulas nessa semana. :mrgreen:

Eu tive que faltar às aulas para aparecer nas praxes.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Essa praxe da recolha de alimentos é de salutar. Pelo menos se trata uma lufada de ar fresco, tendo em conta às coisas que me têm contado sobre a praxes. Para mim, não passa de um conjunto de supostas tradições que não fazem lá muito sentido na minha cabeça. Se o objectivo (ou um dos vários objectivos) da "Praxe" é integrar o caloiro no mundo académico, há formas mais inteligentes de se o fazer.

O facto é que desconheço exactamente o que se faz em cada faculdade deste país, de modo a que a que seja capaz de me pronunciar com alguma objectividade sobre este assunto. Nem sequer tive direito a praxe, quanto mais. Se calhar há sítios onde a praxe é feita de forma respeitosa, cómica e sem que exista absurdos idióticos.

Essa praxe não foi na UL, atenção. Se não me engano foi em Viana do Castelo.

Não tiveste direito a praxe porquê? na flul o único curso sem comissão de praxe é filosofia

Compartilhar este post

Link para o post

Essa praxe não foi na UL, atenção. Se não me engano foi em Viana do Castelo.

Não tiveste direito a praxe porquê? na flul o único curso sem comissão de praxe é filosofia

Existem praxes nos Estudos Asiáticos? Nem sonhava :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Não precisaste, porque vocês não tiveram aulas nessa semana. :mrgreen:

Eu tive que faltar às aulas para aparecer nas praxes.

Errado, errado e errado.

As praxes foram na 5ª e 6ª Feira daquelas cenas de boas vindas no CGD. Continuaram na semana seguinte já com aulas, a semana toda. Simplesmente a comissão de praxes em sintonia com a AE e a Direcção planeou as actividades para a parte do almoço e tarde. Como as aulas dos caloiros são todas de manhã ninguém precisou de faltar.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Existem praxes nos Estudos Asiáticos? Nem sonhava :lol:

Olha, esse curso nem sei. Sei que há uma comissão de praxe que integra os ditos "novos cursos", não sei se o teu está nesse grupo...

Filosofia é que é mesmo um curso marcadamente anti-praxe. E são um dos cursos mais unidos por lá, têm um núcleo próprio, fazem as suas festas e as suas actividades na faculdade, fazem recepção ao aluno de 1o ano, estão envolvidos nos outros núcleos (rádio, cinema, literatura, etc).

ah não fazia ideia :o Pensei que estivesse incluído nos tais "novos cursos".

Editado por Vladimir Ilitch

Compartilhar este post

Link para o post

Porque dizes isso Vaart?

Nunca fui humilhado, nunca humilhei nenhum caloiro, quando eu estava presente nunca nenhum caloiro foi humilhado, alem disso todos os caloiros com quem estive e que foram praxados por mim sempre foram respeitados.

Eu encarei a praxe como uma forma de conhecer todos os meus colegas na altura eramos 125/ano em Eng Informatica. Fui bem tratado, por todos, conhecia toda a gente e todos me conheciam. Fiz muitos e bons amigos, alguns deles ainda hoje são meus amigos, isto 13 anos depois das praxes. Foi porreiro!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...