Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Estudantes do Superior prometem "agitação" no dia 29

Publicações recomendadas

Guest Vladimir Ilitch
Várias associações de estudantes do Ensino Superior público decidiram realizar uma campanha nacional "de agitação", que engloba uma petição e uma manifestação no dia 29 de Novembro, do Marquês de Pombal até à Assembleia da República.

Em conferência de imprensa realizada esta terça-feira na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, João Fonseca, da Associação de Estudantes desta faculdade, afirmou que "o futuro do Ensino Superior é negro" e criticou a "desresponsabilização do Estado" relativamente ao Ensino Superior Público.

Os estudantes exigem mais financiamento, maior autonomia para as instituições de ensino superior e o reforço dos mecanismos de acção social, quer pelo aumento do investimento, quer pela melhor aplicação das verbas já disponíveis.

Segundo João Fonseca, os sucessivos cortes no financiamento, "300 milhões nos últimos anos e mais de 100 milhões previstos no próximo Orçamento do Estado, têm trazido cada vez mais problemas às instituições".

"No ano passado, 11 mil estudantes ficaram sem acesso à bolsa de estudo e 12 mil viram a bolsa reduzida", realçou, defendendo que "é imperioso reforçar o apoio aos estudantes mais carenciados, precisamente devido à situação financeira das famílias portuguesas".

Da campanha nacional faz ainda parte uma petição a solicitar a intervenção da Assembleia da República com vista "à resolução da situação precária e intolerável do Ensino Superior em Portugal".

A campanha nacional decorrerá no mês de Novembro, coincidindo com a discussão do Orçamento do Estado para 2012, explicou João Fonseca.

Os estudantes queixam-se de, por todo o país, as propinas terem sido aumentadas para o tecto máximo e de terem sido criadas novas taxas e emolumentos.

Jornal de Notícias

Compartilhar este post

Link para o post

Estou completamente de acordo, Educação era um dos sectores onde não devia de haver cortes.

Vais Dpitz?

Sou capaz de ir com o pessoal da minha turma

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Estou completamente de acordo, Educação era um dos sectores onde não devia de haver cortes.

Vais Dpitz?

Sou capaz de ir com o pessoal da minha turma

Claro, não falho uma destas!

Se alguém vir um maluco agarrado ao megafone aos berros devo ser eu.

Lá estarei. Na minha fac aquilo anda lastimoso.

Que se passa por lá?

Onde nao devia haver cortes? Tem que haver cortes. Tambem acho que nao deviam ser grandes cortes, mas tenho ideia que a educação é o sector onde menos se tem cortado...mas posso estar enganado.

Lê a notícia. Foram "só" 300M € aos quais se juntarão, provavelmente, mais 100M€ no próximo ano.

Isto na minha faculdade foi suficiente para que a primeira prestação das propinas tivesse de ser paga no acto da inscrição (bem como propinas em atraso). Houve malta que não se pode inscrever neste ano por causa disso. Como se não bastasse quem se encontrou nessa situação, se não regularizou os pagamentos, viu os seus registos serem eliminados, é como se nunca lá estivesse estado.

Compartilhar este post

Link para o post

Que se passa por lá?

- Muitos estudantes da Faculdade continuam sem aulas práticas;

- Algumas subturmas são compostas por mais de 80 estudantes;

- A avaliação contínua está a ser negada a colegas, por excesso de estudantes por subturma;

- A Faculdade tem capacidade de responder aos problemas mencionados, pela melhor distribuição de turmas ou pela colocação de docentes dispensados de leccionar e de regentes a assegurar aulas práticas;

- Muitos dos docentes destacados leccionam fora da sua área de especialização.

- As aulas práticas ainda não existem na totalidade das subturmas, e algumas só começaram a ter passado quase 2 meses do início das aulas

Compartilhar este post

Link para o post

Claro, não falho uma destas!

Se alguém vir um maluco agarrado ao megafone aos berros devo ser eu.

Que se passa por lá?

Lê a notícia. Foram "só" 300M € aos quais se juntarão, provavelmente, mais 100M€ no próximo ano.

Isto na minha faculdade foi suficiente para que a primeira prestação das propinas tivesse de ser paga no acto da inscrição (bem como propinas em atraso). Houve malta que não se pode inscrever neste ano por causa disso. Como se não bastasse quem se encontrou nessa situação, se não regularizou os pagamentos, viu os seus registos serem eliminados, é como se nunca lá estivesse estado.

Paga quando?

Só se foi contigo. A mim pediram-me para pagar ainda antes da inscrição :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

- A avaliação contínua está a ser negada a colegas, por excesso de estudantes por subturma;

- A Faculdade tem capacidade de responder aos problemas mencionados, pela melhor distribuição de turmas ou pela colocação de docentes dispensados de leccionar e de regentes a assegurar aulas práticas;

- As aulas práticas ainda não existem na totalidade das subturmas, e algumas só começaram a ter passado quase 2 meses do início das aulas

Na flul também sofremos do que está a bold. Temos profs de linguística a dar aulas de informática, temos profs de literatura a dar aulas de cultura, etc. É uma m*rda e os próprios profs dizem que pouco ou nada percebem das coisas, metem-nos lá e pronto. é uma ganda m*rda, e nós é q sofremos com isso.

Aulas práticas não temos, é tudo teórico-prático.

Sim é isso rinka. é ridículo. O que me lixou ainda mais foi o reitor a dizer que estava com os estudantes nesta luta, mas que teve de tomar estas medidas pq havia gente que se formava sem pagar qualquer propina. Tipo, se tem o diploma e não pagou as propinas é mau funcionamento deles, não é culpa dos estudantes em geral.

Editado por Vladimir Ilitch

Compartilhar este post

Link para o post

Sim é isso rinka. é ridículo. O que me lixou ainda mais foi o reitor a dizer que estava com os estudantes nesta luta, mas que teve de tomar estas medidas pq havia gente que se formava sem pagar qualquer propina. Tipo, se tem o diploma e não pagou as propinas é mau funcionamento deles, não é culpa dos estudantes em geral.

Então ataquem esses gajos e não prejudiquem os outros que são honestos e que tudo fazem para pagar a tempo e horas

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente!

Temos que nos convencer de que nem todos podem ser doutores e engenheiros!

Infelizmente vivemos num pais em que anda muito pessoal a tirar cursos de encher chouriços e com caminho directo ao desemprego ou ao emprego percario em areas completamente distintas daquilo que cursaram!

Para isso mais vale estar quieto!

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente!

Infelizmente vivemos num pais em que anda muito pessoal a tirar cursos de encher chouriços e com caminho directo ao desemprego ou ao emprego percario em areas completamente distintas daquilo que cursaram!

Não entendi a relação...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Sinceramente!

Só assim a título de curiosidade: não és tu que és licenciado em medicina?

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi a relação...

Se acabarem com cursos de m*rda que não interessam sequer ao menino jesus, libertam verbas e equipamentos que podem ser utilizados em outros cursos que realmente têm saidas profissionais!

Só assim a título de curiosidade: não és tu que és licenciado em medicina?

Sou licenciado sim, não em medicina, mas em analises clinicas!

O meu curso é um exemplo disso, não existe saida absolutamente nenhuma há já mais de 4 anos, e no entanto todos os anos são lançados no mercado de trabalho mais de 400 novos profissionais! Qual é o futuro que estes individuos vão ter? Desemprego ou emprego noutra area que não aquela em que durante 4 anos andaram a estudar! Para isso mais valia ter tirado um curso profissional qualquer em vez de andar a perder 4 anos a queimar pestanas e a gastar o dinheiro dos pais em propinas, alojamento, "fotocopias", etc...

Quem diz tecnicos de analises clinicas, diz enfermeiros, professores de algumas areas, etc...

Formar pessoal altamente qualificado, para depois não lhes conseguir aproveitar as potencialidades criadas, então não vale apena desperdiçar recursos a formar desempregados (ou mão de obra altamente qualificada para outros paises aproveitarem), e passar a aplicar esses recursos na formação de grupos profissionais que realmente são necessários!

Compartilhar este post

Link para o post

Na flul também sofremos do que está a bold. Temos profs de linguística a dar aulas de informática, temos profs de literatura a dar aulas de cultura, etc. É uma m*rda e os próprios profs dizem que pouco ou nada percebem das coisas, metem-nos lá e pronto. é uma ganda m*rda, e nós é q sofremos com isso.

Pobre Bernard, ele tenta mas ele percebe muito pouco mesmo daquilo :|

Compartilhar este post

Link para o post

O ensino profissional deveria estar muito mais divulgado e qualificado. Ao mesmo tempo, deveria ser acompanhado de um ajuste do número de cursos e vagas no ensino superior.

Compartilhar este post

Link para o post

esse parece o panorama da fdl. andas lá?

Compartilhar este post

Link para o post

esse parece o panorama da fdl. andas lá?

Oui, também andas por lá?

Compartilhar este post

Link para o post

Oui, também andas por lá?

Tou. Mas já acabei a licenciatura no ano passado. Tou a fazer o mestrado. E não temos sentido na pele muito desses problemas, porque turmas enormes e ausência de avaliação contínua é a definição do mestrado. Agora para a licenciatura é que não faz sentido. Eu estou sempre a dizer que sorte tive em acabar no ano passado, porque quem está lá este ano tem a vida muito dificultada: sem aulas e com turmas gigantes, não dá para ter nem conhecimentos nem avaliação e eles vão ser exigentes à mesma nos exames...

Compartilhar este post

Link para o post

Tou. Mas já acabei a licenciatura no ano passado. Tou a fazer o mestrado. E não temos sentido na pele muito desses problemas, porque turmas enormes e ausência de avaliação contínua é a definição do mestrado. Agora para a licenciatura é que não faz sentido. Eu estou sempre a dizer que sorte tive em acabar no ano passado, porque quem está lá este ano tem a vida muito dificultada: sem aulas e com turmas gigantes, não dá para ter nem conhecimentos nem avaliação e eles vão ser exigentes à mesma nos exames...

Parabéns, pelo menos a 1º fase e talvez a pior, já passaste :grin: pois, acaba por ser um bocado à balda, porque quem acaba por ser prejudicado somos nós. Eu passei para o 2º, entrei o ano passado, e se o ano passado ainda estava bemzito, este ano está uma completa desgovernação.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns, pelo menos a 1º fase e talvez a pior, já passaste :grin: pois, acaba por ser um bocado à balda, porque quem acaba por ser prejudicado somos nós. Eu passei para o 2º, entrei o ano passado, e se o ano passado ainda estava bemzito, este ano está uma completa desgovernação.

Compartilhar este post

Link para o post

eu sou do tempo em que na Faculdade de Direito ainda havia ....direitos para os alunos... No meu primeiro ano a minha turma de economia tinha 70 alunos (tinham juntado duas turmas) e eu e mais outro colega meu metemos uma queixa no conselho pedagógico para separarem as turmas porque com 70 alunos era impossível usufruirmos do direito à avaliação contínua. Ah e no regulamento estava (não sei se ainda está) previsto que as turmas não podiam ter mais de 30 alunos, pelo que era uma situção que violava o regulamento da faculdade.

E deram-nos razão!!!

Hoje em dia, em tempo de crise, mandam-se os direitos às urtigas, os regulamentos ao lixo e a própria Constituição à m*rda e a gente que aguente...

Compartilhar este post

Link para o post

Se acabarem com cursos de m*rda que não interessam sequer ao menino jesus, libertam verbas e equipamentos que podem ser utilizados em outros cursos que realmente têm saidas profissionais!

Sou licenciado sim, não em medicina, mas em analises clinicas!

O meu curso é um exemplo disso, não existe saida absolutamente nenhuma há já mais de 4 anos, e no entanto todos os anos são lançados no mercado de trabalho mais de 400 novos profissionais! Qual é o futuro que estes individuos vão ter? Desemprego ou emprego noutra area que não aquela em que durante 4 anos andaram a estudar! Para isso mais valia ter tirado um curso profissional qualquer em vez de andar a perder 4 anos a queimar pestanas e a gastar o dinheiro dos pais em propinas, alojamento, "fotocopias", etc...

Quem diz tecnicos de analises clinicas, diz enfermeiros, professores de algumas areas, etc...

Formar pessoal altamente qualificado, para depois não lhes conseguir aproveitar as potencialidades criadas, então não vale apena desperdiçar recursos a formar desempregados (ou mão de obra altamente qualificada para outros paises aproveitarem), e passar a aplicar esses recursos na formação de grupos profissionais que realmente são necessários!

Concordo plenamente.

Sabendo o que sei hoje de certeza que não tinha tirado o curso que tou a tirar, e tinha antes ido para electricista/canalizador/carpinteiro.

Compartilhar este post

Link para o post

eu sou do tempo em que na Faculdade de Direito ainda havia ....direitos para os alunos... No meu primeiro ano a minha turma de economia tinha 70 alunos (tinham juntado duas turmas) e eu e mais outro colega meu metemos uma queixa no conselho pedagógico para separarem as turmas porque com 70 alunos era impossível usufruirmos do direito à avaliação contínua. Ah e no regulamento estava (não sei se ainda está) previsto que as turmas não podiam ter mais de 30 alunos, pelo que era uma situção que violava o regulamento da faculdade.

E deram-nos razão!!!

Hoje em dia, em tempo de crise, mandam-se os direitos às urtigas, os regulamentos ao lixo e a própria Constituição à m*rda e a gente que aguente...

Se agora fizeres isso nem te ligam nenhuma :lol: eu suponho que ainda esteja, isso não deve mudar assim do nada. O que acontece é que pouco ligam se os alunos reclamam. Acabam por mandar umas justificações para o ar e que a malta aguente.

Compartilhar este post

Link para o post

e quais são esses profissinais realmente necessários? é que os que citas em cima também o são!

O grande probelma é que vivemos num país doente. E não está circunstancialmente doente por causda da crise. Estava doente mesmo antes.

Porque um país são, com governo são, sector empresarial são, sociedade civil sã e tudo o mais são, não se dá ao luxo de DESPERDIÇAR a sua geração mais qualificada de sempre! De sempre!

Num país são, um membro do governo não aparece em público a convidar a sua geração mais qualificade de sempre a emigrar. Um país são dá graças aos céus de ter gente qualificada!

Mas nós não temos um país são...

Compartilhar este post

Link para o post

Existem cursos com poucas saidas, mas depois existem aqueles com muitas.

Pior é que muitas das saidas profissionais são ocupadas por pessoas formadas em áreas completamente distintas.

Engenheiros em contabilidade, advogados em gestão, historiadores em Rh, etc

Quem sofre com estes cortes são sempre os mesmos e no caso da educação os alunos.

O problema é que a falta de responsabilização reina em Portugal e as gestões danosas continuam e ninguém é responsabilizado.

O que não faltam por aí são estabelecimentos de ensino que gastam só porque sim sem qualquer contenção. Por uns depois pagam os outros.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...