André Sousa Publicado 7 Dezembro 2015 E o Domingos Duarte, o Ruben Ribeiro, o Rafael Barbosa (que não jogou hoje), o Geraldes, o Baldé, o Zezinho, o Ponde e o Podence? São todos da formação do Sporting que eu saiba, e estão a ser formados. Se estão todos com vista ao plantel principal, já é outra coisa, mas a verdade é que vários dos mais promissores (Wallyson, Iuri, Palhinha e Semedo, p.ex.) andam emprestados. Nota-se que estás por dentro do assunto. Eu até percebo onde é que o André quer chegar, são júniores mas a verdade é que o Ponde, o Podence, o Geraldes ou o Domingos Duarte são da formação e são ainda jogadores em formação. Tal como o Rebocho por exemplo. Do onze de hoje a maioria é da nossa formação. O Gauld não é da nossa formação mas é um jogador em formação, tal como o Lindelof no Benfica. A comparação do comentador com o Taraabt foi totalmente ao lado mais uma vez. Preferia que a gestão fosse outra, tal como vai acontecendo no Benfica apostando mais na qualidade, independentemente de ser júnior ou não, excepção feita à aposta no Taraabt mas que também compreendo. Tal como compreendo que o Sporting vá dando minutos ao entulho da A para ver se alguém lhes pega. Agora classificar uma equipa como de competição e outra de formação não me parece correcto. btw, não sei se era para mim mas eu sei que o Sambinha não é da formação do Sporting. (talvez me tenha exprimido mal) Isso não é por aí. O Benfica ainda na jornada anterior à do jogo com o Sporting meteu 10 jogadores da formação + Sarkic, que ainda é júnior. E ninguém nega qualidade ao Podence, ao Geraldes, ao Gauld e afins, simplesmente são jogadores que já deviam estar noutro nível competitivo. Por isso é que o Benfica, à entrada para esta jornada, estava em 16o, salvo erro. E o Taarabt fez o segundo jogo pela equipa B. Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado 7 Dezembro 2015 (editado) Metade da equipa B do Sporting já lá andava desde o ano passado. Já andou a ser formada desde o ano passado, pelo menos. Os que deram o pulo (mesmo que ao lado, no caso do Wallyson p.e.) deixaram de contar, mas os restantes são basicamente os mesmos + (ex)juniores, e na sua esmagadora maioria da formação do Sporting. Nós temos lá culpa que no ano passado o Benfica andasse com o comboio de uruguaios + Fonte e Lolos e diabo a 4. Se só este ano os despacharam e os substituiram pelos reais jogadores de formação tá ok, mas isso não muda o panorama do Sporting B, que já o tinha feito - e por consequência subido o nível competitivo interno - passando a ser uma equipa de competição. Ou melhor, até pode ter passado a ser, não sei é como é que uma coisa tem de implicar deixar de ser a outra. Temos uma equipa de formação, que por sinal tem sido competitiva. Óptimo. Os jogadores terem mais ou menos perspectivas/potencial de chegar aos A não altera isto em nada. Quanto muito estamos a falar de problemas na origem da nossa formação, bem antes da equipa B. E sei bem que não vou estar a comparar coisas do mesmo saco, mas para quem no outro dia ridicularizava um user qualquer, que disse que não se lutava por campeonatos só com formação, e agora estar a dizer que é isso que justifica o Benfica andar por 16º... Editado 7 Dezembro 2015 por LeDerp Compartilhar este post Link para o post
BartoloSerenity Publicado 7 Dezembro 2015 Máquina :prayer: Todas boas defesas, mas se quer ser titular no Sporting tem mais que obrigação de fazê-las regularmente em jogos desta natureza... Compartilhar este post Link para o post
lagarto. Publicado 7 Dezembro 2015 Todas boas defesas, mas se quer ser titular no Sporting tem mais que obrigação de fazê-las regularmente em jogos desta natureza... Isso é pq não tens visto muitos jogos dele, com certeza.. tem sido dos melhores da equipa B esta época. E claro que com aquela defesa ainda se tem vindo a destacar mais. Compartilhar este post Link para o post
AndreSCP7 Publicado 7 Dezembro 2015 Todas boas defesas, mas se quer ser titular no Sporting tem mais que obrigação de fazê-las regularmente em jogos desta natureza... Vê lá o rapaz jogar, acho que vais gostar dele :mrgreen: É diferente do típico guarda-redes português, muito mais de antecipação que o habitual por cá. Cometeu vários erros no início por isso até, visto que arriscava imenso e isso às vezes saia mal. Mas está cada vez melhor, e é isso aliado à tal "loucura", que ele às vezes mostra, que me faz ter tanta esperança nele. Compartilhar este post Link para o post
Wincing Hálldor Publicado 7 Dezembro 2015 Nota-se que estás por dentro do assunto. Então? :biggrin: Foi alguma mentira que eu disse? É verdade que há aí no SCP B muita gente que dificilmente vai chegar ao plantel principal, mas nesta altura também se tem de olhar para aquilo que é o panorama da equipa A que, ao contrário do Benfica, não depende de pessoal que vem da equipa B. Compartilhar este post Link para o post
Guest fiasco Publicado 7 Dezembro 2015 Metade da equipa B do Sporting já lá andava desde o ano passado. Já andou a ser formada desde o ano passado, pelo menos. Os que deram o pulo (mesmo que ao lado, no caso do Wallyson p.e.) deixaram de contar, mas os restantes são basicamente os mesmos + (ex)juniores, e na sua esmagadora maioria da formação do Sporting. Nós temos lá culpa que no ano passado o Benfica andasse com o comboio de uruguaios + Fonte e Lolos e diabo a 4. Se só este ano os despacharam e os substituiram pelos reais jogadores de formação tá ok, mas isso não muda o panorama do Sporting B, que já o tinha feito - e por consequência subido o nível competitivo interno - passando a ser uma equipa de competição. Ou melhor, até pode ter passado a ser, não sei é como é que uma coisa tem de implicar deixar de ser a outra. Temos uma equipa de formação, que por sinal tem sido competitiva. Óptimo. Os jogadores terem mais ou menos perspectivas/potencial de chegar aos A não altera isto em nada. Quanto muito estamos a falar de problemas na origem da nossa formação, bem antes da equipa B. E sei bem que não vou estar a comparar coisas do mesmo saco, mas para quem no outro dia ridicularizava um user qualquer, que disse que não se lutava por campeonatos só com formação, e agora estar a dizer que é isso que justifica o Benfica andar por 16º... Exacto. *inserir qq coisa sobre a sardinha e a brasa* Compartilhar este post Link para o post
BartoloSerenity Publicado 7 Dezembro 2015 Isso é pq não tens visto muitos jogos dele, com certeza.. tem sido dos melhores da equipa B esta época. E claro que com aquela defesa ainda se tem vindo a destacar mais. Exatamente por isto é que ainda não o levo muito a sério. É fácil ser o melhor quando a qualidade de quem está à nossa frente é duvidosa. Aí a qualidade requerida é pouca. Quero ver é quando tiver de andar a levar só com 2/3 ocasiões de golo claras. Aí é que se vê, até lá é um moço que se está a portar bem nada demais. Vê lá o rapaz jogar, acho que vais gostar dele :mrgreen: É diferente do típico guarda-redes português, muito mais de antecipação que o habitual por cá. Cometeu vários erros no início por isso até, visto que arriscava imenso e isso às vezes saia mal. Mas está cada vez melhor, e é isso aliado à tal "loucura", que ele às vezes mostra, que me faz ter tanta esperança nele. O Sporting já não anda a lutar pela Liga Europa, ponto. Agora ser um Patricio não é suficiente, é preciso ser algo mais. A técnica dele é fraca a julgar pelos dois gif, então no segundo teve uma sorte descomunal que a bola tivesse ido direita ao pé dele. Tal como disse, ainda é muito cedo para o levar a sério...vamos ver o que acontece para a frente. Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 7 Dezembro 2015 Bartolo eles se ganharem na quinta passam à fase seguinte. Compartilhar este post Link para o post
BartoloSerenity Publicado 7 Dezembro 2015 Bartolo eles se ganharem na quinta passam à fase seguinte. Estava a referir-me aos tempos do Sporting andar em 7º a lutar pela LE... Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 7 Dezembro 2015 O Pedro Silva é o melhor GR a sair da nossa formação desde o Patrício. Compartilhar este post Link para o post
BartoloSerenity Publicado 7 Dezembro 2015 O Pedro Silva é o melhor GR a sair da nossa formação desde o Patrício. Não estás a dizer grande coisa infelizmente... Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 7 Dezembro 2015 Não concordo que exista uma diferença assim tão grande, ao ponto de se diferenciar o Benfica como equipa de formação e o Sporting como equipa de competição. Mas percebo a ideia do Sousa, e concordo em grande parte com ela. Esta equipa B do Sporting tem vários jogadores que nunca na vida deviam estar aqui neste momento, e que cortam muitas possibilidades de aposta em jogadores da formação. Jovens como o Empis ou o Pedro Ferreira (pelo menos) já deviam estar aqui também, e não estão porque o Sporting ainda tem cá o Rúben Ribeiro, o King, o Fokobo ou o Zezinho, e não tem que lhes fazer. Logo, mete-os a jogar na B. Está errado. Se não contam, não contam. Treinam como os outros e ao fim-de-semana, correm à volta do campo em vez de jogarem. Se não têm futuro aqui, porque é que têm de jogar, e ocupar um lugar que podia ser ocupado por alguém que, efectivamente, possa ter futuro no clube? Uma coisa eu sei: as equipas B são, ou deveriam ser, equipas de formação. Não equipas de competição. Ou só depois equipas de competição, vá. E este Sporting B, não sendo uma equipa de competição, também não é propriamente o melhor exemplo de uma equipa de formação. Está ali no meio. Na mediocridade, basicamente. Compartilhar este post Link para o post
P. Chagas Freitas Publicado 7 Dezembro 2015 (editado) O Pedro Silva é o melhor GR a sair da nossa formação desde o Patrício. deve ser uma máquina, tendo em conta os portentos que andam a sair de alcochete :mrgreen: em 2006/2007, colegas do Rui nos sub-19, Tiago Lopes, actual guarda-redes da União de Leiria, e André Martins, defende a baliza do Real Massamá. em 2007/2008, para além de André Martins, temos Victor Golas, guarda-redes brasileiro que actua pelo Botev Plodiv, que neste momento ocupam a 8ª posição no A PFG, vulgarmente conhecida por Liga Búlgara, e Nuno Noel, que julgo que tenha terminado a carreira ao serviço do Charlton B há 2 anos atrás. em 2008/2009 surge apenas Rúben Luís, neste momento encontra-se sem clube, depois de na temporada transacta ter representado as cores do Fabril do Barreiro. em 2009/2010 temos três novas caras, Fino, sem clube esta época depois de no ano anterior ter sido o guarda redes do CCR São Martinho, uma equipa que milta na 2ª Divisão Distrital da A.F. Aveiro, João Figueiredo, actualmente guarda-redes do Recreio de Águeda, e Luís Ribeiro, que depois de vários anos a jogar na equipa B do Sporting, foi esta época emprestado ao Recreativo de Huelva. em 2010/2011 há Rafael Veloso, guarda-redes do Oriental, clube ao qual julgo que esteja emprestado pel' Os Belenenses. em 2011/2012 chegam aos sub-19 Mickael Meira, guarda-redes natural de Ajaccio que no presente é titular ali para os lados da Tapadinha, e Pedro Duarte, guarda-redes suplente da Naval 1º de Maio. e por aqui me fico, porque os outros são novinhos e, como não os conheço, podem ainda vir a ser alguém no mundo do futebol EDIT- Poeira, como classificarias a equipa B do Futebol Clube do Porto? pergunto porque não estou assim muito por dentro da realidade actual, não conheço o real valor dos estrangeiros todos que lá temos Editado 7 Dezembro 2015 por RuiMachado Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 7 Dezembro 2015 Desses todos, só mesmo o Veloso podia dar em alguma coisa. Os outros eram fracos. Mas o Pedro é de um nível completamente diferente. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 7 Dezembro 2015 EDIT- Poeira, como classificarias a equipa B do Futebol Clube do Porto? pergunto porque não estou assim muito por dentro da realidade actual, não conheço o real valor dos estrangeiros todos que lá temos Está como este Sporting. Não sendo uma equipa de competição, tem lá vários jogadores que já deviam estar noutro patamar (Gudiño, Lichnovsky, Victor García, Rafa, Pité, André Silva). A diferença é que, tirando no meio-campo, o plantel do Porto B é mais talentoso que o do Sporting B. Daí estarem em primeiro. Quanto aos estrangeiros, além dos que já referi, aquele Gleison é interessante. O Ruíz também não é mau, mas não acho que seja futuro jogador de equipa principal. Dos outros tenho de ver mais. Compartilhar este post Link para o post
BartoloSerenity Publicado 7 Dezembro 2015 (editado) Desses todos, só mesmo o Veloso podia dar em alguma coisa. Os outros eram fracos. Mas o Pedro é de um nível completamente diferente. Vou estar atento aos jogos contra o Porto e o Aves...Afinal de contas ainda só vi 4 jogos dele. Editado 7 Dezembro 2015 por BartoloSerenity Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 7 Dezembro 2015 deve ser uma máquina, tendo em conta os portentos que andam a sair de alcochete :mrgreen: em 2006/2007, colegas do Rui nos sub-19, Tiago Lopes, actual guarda-redes da União de Leiria, e André Martins, defende a baliza do Real Massamá. em 2007/2008, para além de André Martins, temos Victor Golas, guarda-redes brasileiro que actua pelo Botev Plodiv, que neste momento ocupam a 8ª posição no A PFG, vulgarmente conhecida por Liga Búlgara, e Nuno Noel, que julgo que tenha terminado a carreira ao serviço do Charlton B há 2 anos atrás. em 2008/2009 surge apenas Rúben Luís, neste momento encontra-se sem clube, depois de na temporada transacta ter representado as cores do Fabril do Barreiro. em 2009/2010 temos três novas caras, Fino, sem clube esta época depois de no ano anterior ter sido o guarda redes do CCR São Martinho, uma equipa que milta na 2ª Divisão Distrital da A.F. Aveiro, João Figueiredo, actualmente guarda-redes do Recreio de Águeda, e Luís Ribeiro, que depois de vários anos a jogar na equipa B do Sporting, foi esta época emprestado ao Recreativo de Huelva. em 2010/2011 há Rafael Veloso, guarda-redes do Oriental, clube ao qual julgo que esteja emprestado pel' Os Belenenses. em 2011/2012 chegam aos sub-19 Mickael Meira, guarda-redes natural de Ajaccio que no presente é titular ali para os lados da Tapadinha, e Pedro Duarte, guarda-redes suplente da Naval 1º de Maio. e por aqui me fico, porque os outros são novinhos e, como não os conheço, podem ainda vir a ser alguém no mundo do futebol EDIT- Poeira, como classificarias a equipa B do Futebol Clube do Porto? pergunto porque não estou assim muito por dentro da realidade actual, não conheço o real valor dos estrangeiros todos que lá temos O Pedro Silva tem potencial para ser um grande GR, e sacou o lugar ao Stojkovic que tem um valor interessante ou mesmo ao Guilherme Oliveira que partia à frente dele. Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 8 Dezembro 2015 Metade da equipa B do Sporting já lá andava desde o ano passado. Já andou a ser formada desde o ano passado, pelo menos. Os que deram o pulo (mesmo que ao lado, no caso do Wallyson p.e.) deixaram de contar, mas os restantes são basicamente os mesmos + (ex)juniores, e na sua esmagadora maioria da formação do Sporting. Nós temos lá culpa que no ano passado o Benfica andasse com o comboio de uruguaios + Fonte e Lolos e diabo a 4. Se só este ano os despacharam e os substituiram pelos reais jogadores de formação tá ok, mas isso não muda o panorama do Sporting B, que já o tinha feito - e por consequência subido o nível competitivo interno - passando a ser uma equipa de competição. Ou melhor, até pode ter passado a ser, não sei é como é que uma coisa tem de implicar deixar de ser a outra. Temos uma equipa de formação, que por sinal tem sido competitiva. Óptimo. Os jogadores terem mais ou menos perspectivas/potencial de chegar aos A não altera isto em nada. Quanto muito estamos a falar de problemas na origem da nossa formação, bem antes da equipa B. E sei bem que não vou estar a comparar coisas do mesmo saco, mas para quem no outro dia ridicularizava um user qualquer, que disse que não se lutava por campeonatos só com formação, e agora estar a dizer que é isso que justifica o Benfica andar por 16º... Eu não sei se deveria responder a isto, depois da tirada do comboio de uruguaios, que é reveladora da tua ignorância sobre o assunto em questão. Mas vamos por partes... Gaston Silva - não chegou a vir; Juan San Martin - 0 jogos; Jim Varela - 0 jogos; Elbio Alvarez - 8 jogos na época passada, 5 nesta época (a maioria como suplente utilizado); Gianni - 3 jogos há três anos e 21 jogos há duas épocas atrás; é isto que é o comboio de uruguaios que falavas? Um comboio de uruguaios que na época passada fez... 8 jogos? Ehehe. Na volta foi o Lolo, de quem falaste na época passada que fez uns estonteantes... 3 jogos. É isso. O único que podes referir, é mesmo o Rui Fonte, que fez 24 jogos. Os reais jogadores da formação? Hein? Falas de quem? Do Renato, que na época passada era junior de primeiro ano e jogava pela equipa B? Ou será do João Carvalho? Do Sarkic? Do Diogo Gonçalves? Estes quatro, na época passada, eram juniores de primeiro ano. Vou meter a bold: juniores de primeiro ano. Se quiseres, podes juntar o Guedes, que também era júnior. Já agora, e pegando em dados... Minutos para jogadores juniores, na época passada. Benfica: 5873; Porto: 2130 (sendo relevante que só o Gudiño fez 1440); Sporting: 1042; O Benfica utilizou 9 juniores, sendo 5 de primeiro ano, o Sporting utilizou 6, todos de segundo ano, e o Porto utilizou 8, tendo 7 juniores de segundo ano e 1 juvenil (notável). E agora, só para terminar esta questão... queres saber porque faz todo o sentido catalogar as equipas B do Benfica e do Sporting de forma diferente? Porque pegando nos 11 mais utilizados de cada lado, à partida para esta época, os jogadores do Sporting somavam um acumulado de 653 jogos oficiais a nível sénior. Os 11 mais utilizados do Benfica somam... 238. Consegues entender a diferença? Pronto, muito bem. Gostei da forma como colocaste o teu último parágrafo. Ora olha: "E sei bem que não vou estar a comparar coisas do mesmo saco". Mas mesmo assim não deixaste de tentar fazer uma analogia qualquer, que eu nem percebi. Mas pegando nisso... é óbvio que é impossível qualquer clube em Portugal ser campeão, ou lutar para sê-lo, só com a formação. Não dá, por mais potencial que exista, que existe. O Benfica, o Sporting e o Porto não têm capacidade para segurar os jogadores, que tenham qualidade acima da média, da formação, durante vários anos. Até porque isto envolve um trabalho de várias gerações. A geração de 97 do Benfica é capaz de ser a melhor geração que apareceu recentemente, e se derem 5 jogadores de equipa A (Renato, João Carvalho, Diogo, Pedro Rodrigues e Rúben Dias), será um feito assombroso. Há gerações que dão 1 ou 2. Agora vamos todos imaginar se dá para segurar estes 5, partindo do pressuposto que todos atingem um nível condizente com o da equipa A, e esperar que apareça o Zé Gomes, para a frente de ataque, o Fábio Duarte para a baliza, o JP para jogar na esquerda, o Umaro para trocar com ele, o Dantas e outros que tais. Não dá, lamento. O que não invalida que a formação deva ter um papel muito mais ativo do que aquele que tem tido, principalmente no Benfica e no Porto. Para a próxima, tenta dizer algo de jeito que tenha algum fundamento. O teu post foi elucidativo o suficiente sobre o conhecimento que tens, em relação ao tema em questão. O JJ é que tem razão. As pessoas gostam de opinar sobre tudo. Compartilhar este post Link para o post
Pedro-SCP Publicado 8 Dezembro 2015 O JJ é que tem razão. As pessoas gostam de opinar sobre tudo. Balelas de quem não percebe um crl do que está a falar, mas como o próprio JJ diz, em Portugal todos gostam de mandar o bitaite sobre tudo, por acharem que têm competências para tal. Não têm. Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 8 Dezembro 2015 Não concordo que exista uma diferença assim tão grande, ao ponto de se diferenciar o Benfica como equipa de formação e o Sporting como equipa de competição. Mas percebo a ideia do Sousa, e concordo em grande parte com ela. Esta equipa B do Sporting tem vários jogadores que nunca na vida deviam estar aqui neste momento, e que cortam muitas possibilidades de aposta em jogadores da formação. Jovens como o Empis ou o Pedro Ferreira (pelo menos) já deviam estar aqui também, e não estão porque o Sporting ainda tem cá o Rúben Ribeiro, o King, o Fokobo ou o Zezinho, e não tem que lhes fazer. Logo, mete-os a jogar na B. Está errado. Se não contam, não contam. Treinam como os outros e ao fim-de-semana, correm à volta do campo em vez de jogarem. Se não têm futuro aqui, porque é que têm de jogar, e ocupar um lugar que podia ser ocupado por alguém que, efectivamente, possa ter futuro no clube? Uma coisa eu sei: as equipas B são, ou deveriam ser, equipas de formação. Não equipas de competição. Ou só depois equipas de competição, vá. E este Sporting B, não sendo uma equipa de competição, também não é propriamente o melhor exemplo de uma equipa de formação. Está ali no meio. Na mediocridade, basicamente. O grande problema, aqui, prende-se com a ideia que muita gente tem da Segunda Liga. Ai ui, é super competitiva, é o ideal para os jogadores ganharem calo, yada yada. Tangas. A Segunda Liga é um espaço muito bom para os jogadores contactarem com o futebol sénior e adaptarem-se a um ritmo que é completamente diferente do futebol de formação. Mas é só. Depois disso acontecer, e tanto pode ser muito rápido como pode ser algo mais demorado, já que isto depende de vários fatores (perfil técnico, físico e psicológico do jogador, tipo de contexto coletivo em que está inserido), a qualidade vem ao de cima e facilmente mostram a sua superioridade face aos outros. A Segunda Liga deve ser um ponto de passagem, não um local de estadia. Há vários exemplos, não só no Benfica, como noutras equipas. O Renato, na época passada, estreou-se num jogo fora e esteve mal. Passado 5 jogos parecia o outro. O João Carvalho jogava sempre pelo seguro. Hoje tem lances de génio. O Diogo Gonçalves não arriscava nada. Hoje está completamente diferente. O Guzzo, quando se estreou com o Norton, na altura como júnior de primeiro ano, parecia que não sabia dar um chuto numa bola, tal a quantidade de perdas de bola. Fez uns 15 jogos, e acabou o campeonato num nível muito bom. Sei lá... tantos. Por outro lado, temos o exemplo de quando o tempo na equipa B é demasiado, os jogadores acabam por estagnar e até regredir. O Fábio Cardoso já nem mostrava rendimento para ser titular. Foi emprestado ao Paços e ganhou o lugar. O Rúben Pinto era titular, mas mais por estatuto que por outra coisa. Chegou ao Belenenses e ganhou o seu lugar. O Bruno Gaspar tinha um rendimento horrível. Muito fraquinho mesmo. Chegou ao Vitória e, para surpresa minha, ganhou o lugar. O Luís Martins fez o mesmo, acabando por, mais tarde, sair para o estrangeiro. O Sporting, verdade seja dita, não tem nenhuma grande geração na calha (a melhorzinha é a do Brás e do Bernardo), mas há sempre um ou dois por geração que dá para tentar trabalhar. O Empis tirava o lugar ao Rúben Ribeiro e o Pedro Ferreira, até pelo perfil muito físico que tem, já devia ser aposta na equipa B há muito. Mas não é só no Sporting que se trabalha mal. No Benfica isso também acontece. Vamos ver se o Zé Gomes, que apesar de ser juvenil mostra características e rendimento nos juniores muito acima da média, é inscrito em Janeiro. Ou vamos ver se o Pedro Rodrigues soma minutos na segunda parte da época. Ou se o Ferro sobe à equipa B para ver como se porta. Ou o JP. Sei lá... A equipa B é para isto. Nesse sentido, o Benfica destacou-se dos outros, apesar de ainda ter muito para melhorar. Como a única coisa a que eu te associo é a esse tipo de posts, sem qualquer conteúdo, esse caso não se aplica a ti. Ao menos tens consciência das tuas limitações, o que é bom. Se todos fôssemos assim o mundo seria bem melhor. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 8 Dezembro 2015 Por acaso das coisas que menos gosto no Sporting é a gestão da equipa B... Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado 8 Dezembro 2015 Eu espero não ofender a tua suprema sabedoria ao responder outra vez, mas como para mim uma discussão é feita de argumentos e contra-argumentos vou deixar outra vez aqui a minha posta. E já agora, o Jesus diz e muito bem que as pessoas adoram é opinar sobre aquilo que não sabem. Mas disso isso do alto do seu cargo profissional que exerce à anos a fio. Tu estás a dizê-lo e disparar a toda a gente que te ofende com as suas ridiculas opiniões...num forum de treinadores virtuais. Eheh. Seguindo. Dou primeiro a mão à palmatória no caso dos Uruguaios, não tinha noção que tinham jogado tão pouco e foi portanto o primeiro exemplo que me veio à cabeça, falhado. De qualquer das formas, continuaste a defender a tua posição afirmando que o Benfica B é uma equipa de formação porque aposta muito nos miúdos etc etc - justificaste melhor que eu - mas continuo sem perceber porque é que no Sporting B a etiqueta já é outra. Porque os tais miúdos ficam lá mais tempo e acabam por estagnar? Ou porque não saltam tantos de escalões inferiores para aquele patamar? Eu continuo a achar que a conclusão é errada e parte de uma sério de erros, que não o da equipa B do Sporting não ser uma equipa de formação. Há erros antes, e erros depois. Que não só limitam o surgimento de jogadores de escalões inferiores na equipa como lhes cortam depois a transição atempada para a equipa A. E continuo a achar também que a tua opinião apenas diz que o Benfica neste momento tem qualidade na formação (em quantidade) que não existe no Sporting. E reconhecendo esse ponto, continua a ser diferente de afirmar o cerne de tudo isto: porque é que o Sporting B é apenas equipa de competição e não de formação? Quanto ao meu último parágrafo que citaste, tentei ser o mais claro que pude. No outro dia troçaste de não sei que user por ter dito que uma equipa baseada na formação dificilmente consegue ser consistentemente candidata ao titulo em Portugal. Hoje continuas a troçar destes pobres incultos que aqui andam, cujas opiniões tanta angustia te causam, mas já viraste a coisa ao contrário. Foi giro. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 8 Dezembro 2015 O grande problema, aqui, prende-se com a ideia que muita gente tem da Segunda Liga. Ai ui, é super competitiva, é o ideal para os jogadores ganharem calo, yada yada. Tangas. A Segunda Liga é um espaço muito bom para os jogadores contactarem com o futebol sénior e adaptarem-se a um ritmo que é completamente diferente do futebol de formação. Mas é só. Depois disso acontecer, e tanto pode ser muito rápido como pode ser algo mais demorado, já que isto depende de vários fatores (perfil técnico, físico e psicológico do jogador, tipo de contexto coletivo em que está inserido), a qualidade vem ao de cima e facilmente mostram a sua superioridade face aos outros. A Segunda Liga deve ser um ponto de passagem, não um local de estadia. Há vários exemplos, não só no Benfica, como noutras equipas. O Renato, na época passada, estreou-se num jogo fora e esteve mal. Passado 5 jogos parecia o outro. O João Carvalho jogava sempre pelo seguro. Hoje tem lances de génio. O Diogo Gonçalves não arriscava nada. Hoje está completamente diferente. O Guzzo, quando se estreou com o Norton, na altura como júnior de primeiro ano, parecia que não sabia dar um chuto numa bola, tal a quantidade de perdas de bola. Fez uns 15 jogos, e acabou o campeonato num nível muito bom. Sei lá... tantos. Por outro lado, temos o exemplo de quando o tempo na equipa B é demasiado, os jogadores acabam por estagnar e até regredir. O Fábio Cardoso já nem mostrava rendimento para ser titular. Foi emprestado ao Paços e ganhou o lugar. O Rúben Pinto era titular, mas mais por estatuto que por outra coisa. Chegou ao Belenenses e ganhou o seu lugar. O Bruno Gaspar tinha um rendimento horrível. Muito fraquinho mesmo. Chegou ao Vitória e, para surpresa minha, ganhou o lugar. O Luís Martins fez o mesmo, acabando por, mais tarde, sair para o estrangeiro. O Sporting, verdade seja dita, não tem nenhuma grande geração na calha (a melhorzinha é a do Brás e do Bernardo), mas há sempre um ou dois por geração que dá para tentar trabalhar. O Empis tirava o lugar ao Rúben Ribeiro e o Pedro Ferreira, até pelo perfil muito físico que tem, já devia ser aposta na equipa B há muito. Mas não é só no Sporting que se trabalha mal. No Benfica isso também acontece. Vamos ver se o Zé Gomes, que apesar de ser juvenil mostra características e rendimento nos juniores muito acima da média, é inscrito em Janeiro. Ou vamos ver se o Pedro Rodrigues soma minutos na segunda parte da época. Ou se o Ferro sobe à equipa B para ver como se porta. Ou o JP. Sei lá... A equipa B é para isto. Nesse sentido, o Benfica destacou-se dos outros, apesar de ainda ter muito para melhorar. Concordo com todo o post. A Segunda Liga é competitiva, mas é nivelada por baixo. Uma equipa B de um grande, em condições normais, tem sempre 3/4 jogadores, pelo menos, que fazem a diferença e que têm qualidade a mais para lá estar por muito tempo. É o caso do Gauld e do Geraldes, actualmente. E do Podence também, se bem que este não o demonstra tanto porque não é aposta habitual para o 11 (o que é ridículo). São jogadores que já pedem outro patamar competitivo, para continuarem a evoluir. Bater em mortos é positivo durante meia dúzia de jogos e dá outra confiança ao jogador nas suas capacidades, mas a longo-prazo é prejudicial, porque estagna a evolução do jogador, como referiste. Falta evoluir muito ainda na gestão das equipas B. Por acaso das coisas que menos gosto no Sporting é a gestão da equipa B... É péssima. Mas como desde que entrou o JdD há resultados, toda a gente chuta isso para canto. Como se ganhar a Segunda Liga fosse algum objectivo desta equipa. E mesmo nos juniores acontece o mesmo. Desde que haja resultados, está tudo bem. Por acaso ainda não vi jogar os juniores este ano (vi uns minutos do último jogo por acaso, em stream da Sporting TV), mas o ano passado era certinho. Quando andavam a perder, eram péssimos. Começaram a ganhar, e afinal até já tinham algum talento. Com um bom trabalho na prospecção e com a nossa tradição de lançar jovens, podíamos jogar na antecipação em muitos casos e ter aqui na equipa B uma oportunidade para montar uma equipa carregada de jovens promissores e cheios de potencial, o que provavelmente também daria para lutar pela Segunda Liga, sem grandes dificuldades. Em vez disso, andamos a tapar os poucos que têm talento, para jogarmos com entulho. Compartilhar este post Link para o post