Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gavazzo

Sporting - Presidência, SAD e Análises Financeiras

Publicações recomendadas

Consiste em apresentares todas as contas de um determinado grupo empresarial por assim dizer, como se fossem um só.

Compartilhar este post

Link para o post

Em que é que isso consiste mesmo Tio? Tou mesmo fora do contexto aqui.

Contas consolidadas consiste em apresentar umas contas que incluam todas as entidades de um grupo. Quando estas contas não são apresentadas, é impossível ter uma noção completa da solidez económico-financeira desse grupo.

Vou dar-te um exemplo. Vou usar o Porto, que é mais simples para mim.

Imagina que uma das empresas do Grupo FCPorto, aleatoriamente, a PortoComercial, tinha um buraco de 100 milhões de euros.

Se o Porto não apresentasse contas consolidadas (caso do Sporting), ou caso o fizesse, não incluísse a PortoComercial (caso do Benfica), ninguém saberia desse buraco.

Compartilhar este post

Link para o post

E a contabilidade de transações entre entidades do mesmo grupo é feita de uma maneira diferente. Quando não apresenta as contas consolidadas.

Pegando no exemplo do Tio, se fizeres a venda de um imóvel do FcPorto clube para a PortoComercial e não utilizares as contas consolidadas, estarias a registar uma mais valia no FCPorto clube (ou menos valia), sendo que isso se iria reflectir no Resultado Liquido. Porém se as contas tiverem consolidadas como esta transacção foi feita entre duas entidades do mesmo grupo não se vai reflectir no resultado liquido.

Não sei se me estou a lembrar disto bem, mas penso que é isto.

Compartilhar este post

Link para o post

E a contabilidade de transações entre entidades do mesmo grupo é feita de uma maneira diferente. Quando não apresenta as contas consolidadas.

Pegando no exemplo do Tio, se fizeres a venda de um imóvel do FcPorto clube para a PortoComercial e não utilizares as contas consolidadas, estarias a registar uma mais valia no FCPorto clube (ou menos valia), sendo que isso se iria reflectir no Resultado Liquido. Porém se as contas tiverem consolidadas como esta transacção foi feita entre duas entidades do mesmo grupo não se vai reflectir no resultado liquido.

Não sei se me estou a lembrar disto bem, mas penso que é isto.

Sim.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Na ultima Assembleia foram apresentadas aos sócios as contas consolidadas.

O R&C não apresenta dada a reestruturação em curso.

Bem diferente do Benfica por exemplo.

O Bruno explicou isso na Assembleia.

Compartilhar este post

Link para o post

Citação do jornal "A Bola" online

2lmx62x.gif

Associação de Adeptos discorda de Bruno de Carvalho

A Associação de Adeptos Sportinguistas (AAS), presidida por Hugo Malcato, e ao contrário do que havia sido divulgado numa primeira fase, já não levará a cabo o evento Pensar Sporting - 2014 no auditório do Estádio José Alvalade - o evento está agendado para dia 22 deste mês.

De acordo com Pedro Faleiro Silva, presidente do Comité Consultivo da AAS, em causa estão alegadas divergências com o presidente dos leões. Pedro Faleiro Silva escreveu na sua página no Facebook que Bruno de Carvalho «exigiu que a AAS tomasse uma posição pública sobre o tema da pirotecnia (corroborando a posição do clube sobre o tema em recente comunicado) para permitir que o evento se realizasse em Alvalade».

«Isto porque verificou que elementos afetos à AAS - igualmente sócios do clube - tinham postado nas suas páginas no Facebook opiniões contrárias às do clube», podia ler-se.

«Quando confrontado com a inaceitável chantagem que estava a efetuar, negou-a e, em simultâneo, exigiu que aquele evento tivesse um novo painel dedicado à pirotecnia. Algo que foi, prontamente, negado», acrescenta. A AAS ainda não divulgou onde vai agora decorrer a próxima edição do evento Pensar Sporting.

abola.pt

Compartilhar este post

Link para o post

Bah, a velha questão da pirotecnia...

Eu gosto, acho que faz parte da mística do futebol, mas percebo o risco de segurança que representa, que leva a que se torne ilegal.

Devia ser legalizado e usado por quem de direito, por quem percebesse da coisa e não pusesse ninguém em risco. Sendo este cenário utópico, tudo se resume a um cabo de guerra, opondo quem é pró e quem é contra.

Nada de mais, creio, mas é sempre ideal ter meter todos os pontos nos 'i's.

Editado por Shabby

Compartilhar este post

Link para o post
Ponto Prévio: O grupo Ideal 1906 não pretende duvidar da idoneidade e independência da Empresa Mazars, responsável pela Auditoria de Gestão que está em curso ao Grupo Sporting. Posto isto, e porque partilhamos das mesmas preocupações, decidimos partilhar este texto que encontrámos no Fórum SCP.

''A propósito da Auditoria de Gestão que está a ser realizada pela empresa MAZARS, e em que o primeiro relatório sobre o mandato respeitante a Godinho Lopes já deveria ter sido apresentado, gostava de partilhar convosco as minhas preocupações e receios em relação às perigosíssimas ligações desta empresa auditora com alguns dos auditados.

Auditados esses, que representam e estão implicados no período mais negro e tenebroso da história do Sporting Clube de Portugal.

Sem querer pôr em causa a idoneidade e a independência da empresa MAZARS, teremos de confessar que há coisas que não lembram ao diabo...

Jacques dos Santos, é desde 1991, partner e senior partner na MAZARS Auditores de Portugal. Entre 1992 e 2006 foi presidente do Conselho Fiscal do Banco Espírito Santo e é presidente do Conselho Fiscal da BESPAR, desde 1992. É presidente do Conselho Fiscal da Fromageries BEL desde 1995 e presidente do Conselho Fiscal da Solubema - Sociedade luso-belga de Mármores, desde 1993. É vogal do Conselho Fiscal da ESAF - SGPS S.A.

Faz parte da comissão de vencimentos do BES.

Comissão de vencimentos do BES:

http://www.bes.pt/sitebes/cms.aspx?plg=286E5328-3E27-4DF1-A206-0A6F9A5E5DE7

Luís Filipe Soares Gaspar, é o outro partner da empresa MAZARS, que esteve presente na assinatura do contrato da Auditoria com o Sporting Clube de Portugal.

RELATÓRIO DE GESTÃO - OPWAY

www.opway.pt/documentos/RG_consolidado_SGPS_Opway_10_site.pdf

Representada pelo Luis Filipe Soares Gaspar. Represented by Luis Filipe Soares Gaspar. Suplente | Deputy. Leonel Manuel Dias Vicente, ROC. MESA DA .

Ver página 5 do relatório.

FUNDOR (fundo que detém o Estoril-Sol e do qual Godinho Lopes é sócio)

http://fundbox.pt/xms/files/Info_Financeira/REPORT_FUNDOR_2009.pdf

Ver página 6 (auditor - Mazars)

Empresa ÓNUS-INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A. pertencente a Luís Godinho Lopes e em que o Fiscal Único é a empresa MAZARS.

http://i.imgur.com/yfhBdd1.png

Para além de todas estas "perigosíssimas" ligações (entre outras), também não lembra ao diabo, que uma empresa, seja ela qual for, mas neste caso a MAZARS, apresente como primeiro orçamento para a realização da Auditoria de Gestão ao Sporting -respeitante ao período compreendido entre 2 de junho de 1995 e 23 de março de 2013 (Era Roquette) - um valor de cerca de 800 mil euros, e passado pouco tempo, aceite fazer essa mesma Auditoria por cerca de 200 mil euros, pagos a morrer de vista.

Perante tal discrepância, o que se conta, é que a MAZARS terá recebido instruções para ganhar o concurso fosse a que preço fosse, pois a diferença de valores seria assegurada e paga por José Maria Espírito Santo Silva Ricciardi.

Vamos então aguardar pelos resultados que a MAZARS tem para apresentar, sendo que a primeira parte sobre o mandato de Godinho Lopes, já deveria ter sido apresentada...

Vale o que vale.

Compartilhar este post

Link para o post

É obra de alguém do fórumscp que, ao que parece, também anda no meio.

Vai de encontro ao que já tinhas dito há dias noutro tópico, Hans.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, e se os 200 mil euros, a serem verdade, são um negócio ruinoso para a auditora. Mais qq coisa dúvida, mp, pf, antes q me lixe.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem a ignorância: de facto pouco percebo disto das contas e da auditoria ao Sporting. Mas o que estão a dizer é que a empresa que está a fazer a auditoria está ligada ao Godinho (entre outros) e que fizeram um negócio ruinoso para a própria auditora só para ganharem o concurso da auditoria? (e poderem safar quem quiserem?)

Peço desculpa se entendi mal, só queria ter a certeza.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, dizem isso mesmo. A única nuance é que estarão a ser pagos por fora para compensar.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, dizem isso mesmo. A única nuance é que estarão a ser pagos por fora para compensar.

Muito obrigado, não tinha a certeza se era isso. Mas e o Bruno de Carvalho não soube disto? É muito mau a empresa estar ligada ao Godinho...

Compartilhar este post

Link para o post

Não faço a mínima. Mas sei que o Sporting não tem dinheiro. Um conhecido meu fez trabalhos para o Sporting e quiseram-lhe pagar com bilhetes...

Compartilhar este post

Link para o post

Citação do jornal "A Bola" online

2lmx62x.gif

Bruno de Carvalho vai reunir-se em Bruxelas com Durão Barroso
Por Redação

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, tem agendada uma reunião com Durão Barroso, líder da Comissão Europeia, marcada para esta quarta-feira, em Bruxelas.

Bruno de Carvalho deverá abordar vários temas sobre o futebol, nomeadamente as propostas que têm sido apresentadas pelos leões a diversas entidades, como a Federação Portuguesa de Futebol, a Secretaria de Estado da Juventude e Desportos e os grupos parlamentares representados na Assembleia da República, que visam, no entender do clube de Alvalade, melhorar a indústria do futebol.

Antes do encontro com Durão Barroso, o presidente do clube leonino tem também previsto almoçar no Parlamento Europeu com alguns eurodeputados.

abola.pt

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

e da auditoria nada né?

Compartilhar este post

Link para o post

Já se sabia que era um processo demoroso. Na altura em que começou, foi comunicado poderia durar até um ano, penso eu.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...