Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Descartes

Rankings de Futebol

Publicações recomendadas

Tudo depende das épocas, mas em épocas dentro da normalidade vemos Manchester City, Tottenham, Chelsea, Arsenal, Manchester United, Liverpool e o offsider Newcastle. Inter, Milan, Juventus, Lázio, Roma e o offsider Udinese a lutar pelo título em Itália. Dortmund, Schalke, Bayern e os offsiders Bremen, Hamburgo, Estugarda, Leverkusen e Wolfsburg a lutar pelo título na Alemanha. PSG, Marselha, Lyon, Lille e os offsiders Montpellier e Bordéus a lutarem pelo título em França. Cá em Portugal são sempre os mesmos, apareceu agora o Braga nos últimos 2 anos, de resto é sempre igual. E há muito mais competitividade.

O Benfica, Porto e Sporting são grandes, de acordo, mas nem tudo o que os fez grandes foi merecido, no meio disso tudo há muita jogada e falcatrua que tanto eu, como tu, desconhecemos. Temos visto nos últimos anos as palhaçadas e malabarismo que os presidentes desses 3 clubes têm feito. :-

Essa é mesmo uma das grandes razões para o campeonato português estar tão no fundo da tabela, enquanto que noutros países, 80 % da população de uma cidade torce pelo clube da sua cidade, cá em Portugal isso não acontece. Eu acho piada a certas pessoas, imagina um Madeirense ou um Açoriano residentes na Madeira e Açores respectivamente e dizerem que são de Porto, Benfica ou Sporting. Vêm ver o seu clube ao continente no máximo dos máximos 5 vezes por ano (a não ser que seja rico), isto é ser adepto? Isto para mim é ser simpatizante. Se é da Madeira, apoiava um clube da Madeira, se é dos Açores apoiava um clube dos Açores, até podiam torcer por um dos outros 3 para ser campeão, mas ao menos que fossem ao estádio apoiar o clube da terra para melhorar os orçamentos e ganhar assistências. Há gente neste país que se diz Benfiquista, Sportinguista ou Portista e se calhar nunca viu um jogo ao vivo dessas mesmas equipas.

Nos anúncios alusivos à Liga Inglesa que passavam na Sporttv antes da transmissão de um jogo (aquele em que desciam as bandeiras nas pontes, no bigben, etc, todos devem saber) apareciam todos os clubes da Liga Inglesa no anúncio. Aqueles pequenos anúncios com música e a mostrarem golos e jogadas focavam jogadores e jogadas de todas as equipas. Entras no site da Sky Sports, carregas no símbolo de qualquer equipa e tem notícias actualizadas todos os dias, eu em Portugal no site de Record, Abola ou Ojogo carrego no Vitória e aparecem notícias de 2 em 2 dias, principalmente no Abola. Nesses mesmo sites, cá em Portugal tens 3 cenas a dizer SLB, SCP e FCP, nos outros países não há essas distinções. Nos noticiários televisivos nos outros países falam de todos os clubes em geral, aqui na RTP, SIC e TVI só falam em Benfica, Porto e Sporting, só a Sporttv de quando a quando é que fala nos outros. Debates televisivos na Sporttv Liga Inglesa convidam sempre pessoas de um clube diferente para debater determinados seguintes, em Portugal, "O Dia Seguinte", "MaisFutebol", etc, etc são sempre os mesmo que lá estão, Benfica, Porto e Sporting. Das Ligas mais importantes da Europa (Alemanha, Itália, Inglaterra, Espanha e França) a comunicação social fala de todos de maneira igual, cá em Portugal não. Vais ao site da Globo, à secção Esporte fala de todos os clubes do Brasileirão, do Santos ao Atlético Goianense, do Joinville ao ABC Natal da Série B, tudo!! , Diário Olé na Argentina fala de todos, não se foca só em River e Boca. Porque é que em Portugal não conseguem fazer isto? Como é que hão de conseguir, até chegamos ao ponto de condicionalismos no sorteio do calendário, em que os denominados 3 grandes têm datas especiais para se encontrarem, vejam bem onde esta palhaçada de liga chegou. :facepalm: :cadeirada:

É impossível alguns clubes terem um orçamento mais elevado, porque os denominados grandes não dão hipótese de manobra a esses clubes. Houve gente das direcções do Vitória que chegaram a dizer que o Pinto da Costa ameaçava o Vitória de não emprestar jogadores na época seguinte, caso o Vitória não vendesse certos jogadores ao Porto a custo zero ou ao preço da Uva Mijona. Eu estou a dar o exemplo do Porto, mas acontece com os outros dois também. O Cissocko saiu para o Porto por 300 mil euros, proveniente do Vitória e 6 meses depois o Porto vende-o ao Lyon por 13 ou 15 milhões, será que não valia pelo menos 1 milhão no Vitória?

Graças a Deus, apareceu o Fernando Oliveira para presidente e acabou de vez com essa fantochada de empréstimos de Porto, Benfica e Sporting, a partir daí já conseguimos vender o Zeca ao Panathinaikos por 600 mil euros por exemplo, mais uma percentagem de uma transferência futura.

Antes de colocarem as equipas b's na Liga de Honra, deviam ter colocado o Fátima, que foi um dos campeões da II Divisão que ficou pelo caminho no playoff com Tondela e Varzim, depois do Fátima deviam ter colocado o Boavista e o Farense, que estão ambos na II Divisão e tem um vasto currículo de I Liga e inclusive, títulos e que só estão na II Divisão por causa de dirigentes corruptos que fizeram mal aos clubes, porque os seus adeptos e o nome do clube não merecem estar onde estão. Só depois é que, talvez, houvesse hipótese para as equipas B's, daí tudo este processo ser uma calúnia de primeira classe. :facepalm:

O Montpellier já deixou de ser um outsider ..

Dizes que há mas que desconheces .. Em que é que ficamos? :confuso:

Isso não quer dizer nada ;)

E se tu fosses dono dessas cadeias televisivas, jornais e essas coisas, e precisasses do dinheiro que a tua instituição precisava, não falavas mais dos clubes que uma maior percentagem de leitores querem ler?

Muitos dos clubes pequenos se não tivessem em tempos passados recorrido a empréstimos dos grandes a esta altura andavam a competir para subir aos Nacionais ;)

Nisto concordo contigo .. ;)

Editado por Matias14SCP

Compartilhar este post

Link para o post

O Montpellier já deixou de ser um outsider ..

Para mim, continua ser outsider, são opiniões.

Dizes que há mas que desconheces .. Em que é que ficamos? :confuso:

Desconheço, porque grande parte das falcatruas e jogadas que aconteceram em Benfica e Sporting (quando ganharam a maior parte dos títulos, em 60/70 e 80 ainda não era nascido, mas que aconteceram... aconteceram.

E se tu fosses dono dessas cadeias televisivas, jornais e essas coisas, e precisasses do dinheiro que a tua instituição precisava, não falavas mais dos clubes que uma maior percentagem de leitores querem ler?

E já pensaste que se os jornais falassem um pouco mais dos outros clubes, os adeptos desses mesmos clubes começavam a comprar mais os jornais? E já pensaste se começassem a introduzir adeptos de outros clubes nos debates, esses adeptos de outros clubes assistiam a mais televisão, garantido share a essas cadeias? Eu sou do Vitória e compro o Abola, o Record ou Ojogo quase 20 vezes num ano, e é preciso vir a falar alguma coisa importante do meu clube, porque se não vier nem gasto dinheiro. E ver aquelas discussões no Dia Seguinte, e outros "batatoons" que passam na tv, esquece. :funny:

Muitos dos clubes pequenos se não tivessem em tempos passados recorrido a empréstimos dos grandes a esta altura andavam a competir para subir aos Nacionais ;)

E quantos jogadores esses clubes fornecem aos grandes a preço de saldo? E por terem recorrido a empréstimos é que muitos jogadores portugueses talentosos da II Divisão e afins continuam lá sem dar o salto. Felizmente alguns já estão a "aprender" a ir buscá-los a essas divisões e a desistir dos empréstimos. Portugal fica a ganhar.

Editado por Moita_VFC

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso quando compro o Record as notícias sobre o Vitória FC são sempre as que procuro primeiro. Só depois vou às do Sporting (se bem que estas tenho-as constantemente actualizadas).

Compartilhar este post

Link para o post

Lá pela faculdade quando há alguem com o jornal e eu peço para ler todos me deixam pois já sabem que quero ler do Vitória e como costuma vir apenas um quadradinho é num instante :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso quando compro o Record as notícias sobre o Vitória FC são sempre as que procuro primeiro. Só depois vou às do Sporting (se bem que estas tenho-as constantemente actualizadas).

Eu só compro quando falam no Vitória na 1º página, como aconteceu ontem, comprei o Abola porque falava no Kiewszek para o Vitória, de resto não compro.

Lá pela faculdade quando há alguem com o jornal e eu peço para ler todos me deixam pois já sabem que quero ler do Vitória e como costuma vir apenas um quadradinho é num instante :mrgreen:

Não te preocupes, normalmente os jornais nas 5/6 páginas dedicadas aos denominados 3 grandes, só se aproveita um quadradinho também :funny:

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim, continua ser outsider, são opiniões.

Desconheço, porque grande parte das falcatruas e jogadas que aconteceram em Benfica e Sporting (quando ganharam a maior parte dos títulos, em 60/70 e 80 ainda não era nascido, mas que aconteceram... aconteceram.

E já pensaste que se os jornais falassem um pouco mais dos outros clubes, os adeptos desses mesmos clubes começavam a comprar mais os jornais? E já pensaste se começassem a introduzir adeptos de outros clubes nos debates, esses adeptos de outros clubes assistiam a mais televisão, garantido share a essas cadeias? Eu sou do Vitória e compro o Abola, o Record ou Ojogo quase 20 vezes num ano, e é preciso vir a falar alguma coisa importante do meu clube, porque se não vier nem gasto dinheiro. E ver aquelas discussões no Dia Seguinte, e outros "batatoons" que passam na tv, esquece. :funny:

E quantos jogadores esses clubes fornecem aos grandes a preço de saldo? E por terem recorrido a empréstimos é que muitos jogadores portugueses talentosos da II Divisão e afins continuam lá sem dar o salto. Felizmente alguns já estão a "aprender" a ir buscá-los a essas divisões e a desistir dos empréstimos. Portugal fica a ganhar.

Exactamente, opiniões.

Eu não vou falar de coisas que "eu nao conheco, mas que aconteceram, aconteceram" ..

E secalhar mais adeptos dos grandes deixavam de comprar, do que adeptos dos "pequenos" começavam a comprar, até porque a maioria de adeptos que conheço que são só de um dos "pequenos", a maioria deles compra na mesma jornais, vê na mesma os debates televisivos ..

Ah, então estás a dizer que a culpa dos clubes pequenos não comprarem jogadores portugueses nas divisões inferiores é dos grandes porque lhe emprestavam jogadores? :o

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto à tua última frase, em grande parte é..Olha por exemplo o Vitória que desde que cortou nos empréstimos tem apostado muito mais em Portugueses das divisões inferiores. mais concretamente, imagina que o Sporting nos emprestava o Wilson Eduardo, talvez assim o Bruninho já não assinasse por nós

Compartilhar este post

Link para o post

Deviam era apostar mais em jovens do distrito :(

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, então estás a dizer que a culpa dos clubes pequenos não comprarem jogadores portugueses nas divisões inferiores é dos grandes porque lhe emprestavam jogadores? :o

Claro, porque empréstimos geralmente é quem empresta que paga os salários e depois em contrapartida fica com opção de compra em algum jogador interessante que apareça nesse clube, daí os clubes preferirem os empréstimos sem arcar com os salários, do que ir buscar jogadores às divisões inferiores e pagar salários.

Compartilhar este post

Link para o post

Deviam era apostar mais em jovens do distrito :(

True, e de preferência aqueles que jogaram na sua formação e foram operados ao joelho

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de colocarem as equipas b's na Liga de Honra, deviam ter colocado o Fátima, que foi um dos campeões da II Divisão que ficou pelo caminho no playoff com Tondela e Varzim, depois do Fátima deviam ter colocado o Boavista, Farense ou Chaves, que estão ambos na II Divisão e tem um vasto currículo de I Liga e inclusive, títulos e que só estão na II Divisão por causa de dirigentes corruptos que fizeram mal aos clubes, porque os seus adeptos e o nome do clube não merecem estar onde estão. Só depois é que, talvez, houvesse hipótese para as equipas B's, daí tudo este processo ser uma calúnia de primeira classe. :facepalm:

O Fatima devia ter subido, concordo com isso. Agora o resto? Deviam subir porque? Nao o fizeram por merecer, nenhum deles ganhou o campeonato, nem sequer ficaram em 2º (para nem falar que o Farense nem na IIª Divisao esta :lol:). Deviam subir porque tem nome e ja foram grandes, e so foram arruinados por dirigentes corruptos? E os outros clubes, que andam a lutar na 2ª e os viam a subir, como e que achas que eles se sentiriam? Por exemplo, o clube da minha cidade, o Fafe, ficou em 2º na Liga. Porque raio o Chaves, que ficou atras deles, merecia subir mais que o Fafe?

E se fossemos por ai, o Nottingham Forrest e o Leeds deviam estar na Premier, nao?

Ainda por cima, nenhum dos clubes B vai tirar o lugar a nenhum dos clubes da IIª Divisao.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto à tua última frase, em grande parte é..Olha por exemplo o Vitória que desde que cortou nos empréstimos tem apostado muito mais em Portugueses das divisões inferiores. mais concretamente, imagina que o Sporting nos emprestava o Wilson Eduardo, talvez assim o Bruninho já não assinasse por nós

Óbvio, quanto é que o Porto pagou pelo Fabiano do Olhanense, que era dos melhores em Olhão? Zero, em contrapartida o Olhanense esperava 4/5 empréstimos do Porto, mas parece que esta época as contas saíram furadas.

Compartilhar este post

Link para o post

True, e de preferência aqueles que jogaram na sua formação e foram operados ao joelho

True story. Podias ser o Mantorras que o Vitória precisa :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O Fatima devia ter subido, concordo com isso. Agora o resto? Deviam subir porque? Nao o fizeram por merecer, nenhum deles ganhou o campeonato, nem sequer ficaram em 2º (para nem falar que o Farense nem na IIª Divisao esta :lol:). Deviam subir porque tem nome e ja foram grandes, e so foram arruinados por dirigentes corruptos? E os outros clubes, que andam a lutar na 2ª e os viam a subir, como e que achas que eles se sentiriam? Por exemplo, o clube da minha cidade, o Fafe, ficou em 2º na Liga. Porque raio o Chaves, que ficou atras deles, merecia subir mais que o Fafe?

E se fossemos por ai, o Nottingham Forrest e o Leeds deviam estar na Premier, nao?

Ainda por cima, nenhum dos clubes B vai tirar o lugar a nenhum dos clubes da IIª Divisao.

Não percebeste a minha comparação, eu comparei esses porque tem currículo de 1º liga e títulos conquistados, coisa que essas equipas B's não têm. O Fafe não tem historial de 1º Liga, nem títulos, mas o mais acertado era realizar um sorteio com as b's e todos os clubes da II Divisão para conquistar um determinado número de vagas que a Liga de Honra teria.

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebeste a minha comparação, eu comparei esses porque tem currículo de 1º liga e títulos conquistados, coisa que essas equipas B's não têm. O Fafe não tem historial de 1º Liga, nem títulos, mas o mais acertado era realizar um sorteio com as b's e todos os clubes da II Divisão para conquistar um determinado número de vagas que a Liga de Honra teria.

E por nao ter historial quer dizer que merecesse menos?

E claro que as equipas B nao tem curriculo de 1ª nem titulos, nao e suposto ter, olha-me essa :mrgreen:

E fazer um sorteio porque? Sem as equipas B, a Orangina continuava com 16 equipas. Simples

Compartilhar este post

Link para o post

Mantorras sadino!

Edit: SAS :cadeirada:

Editado por Sir Hugo

Compartilhar este post

Link para o post

Lag de quase 15 min :funny:

Compartilhar este post

Link para o post

Normal in

300px-Flag_of_the_Azores.svg.png

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo depende das épocas, mas em épocas dentro da normalidade vemos Manchester City, Tottenham, Chelsea, Arsenal, Manchester United, Liverpool e o outsider Newcastle. Inter, Milan, Juventus, Lázio, Roma e o outsider Udinese a lutar pelo título em Itália. Dortmund, Schalke, Bayern e os outsiders Bremen, Hamburgo, Estugarda, Leverkusen e Wolfsburg a lutar pelo título na Alemanha. PSG, Marselha, Lyon, Lille e os offsiders Montpellier e Bordéus a lutarem pelo título em França. Cá em Portugal são sempre os mesmos, apareceu agora o Braga nos últimos 2 anos, de resto é sempre igual. E há muito mais competitividade.

O Benfica, Porto e Sporting são grandes, de acordo, mas nem tudo o que os fez grandes foi merecido, no meio disso tudo há muita jogada e falcatrua que tanto eu, como tu, desconhecemos. Temos visto nos últimos anos as palhaçadas e malabarismos que os presidentes desses 3 clubes têm feito. :-

Essa é mesmo uma das grandes razões para o campeonato português estar tão no fundo da tabela, enquanto que noutros países, 80 % da população de uma cidade torce pelo clube da sua cidade, cá em Portugal isso não acontece. Eu acho piada a certas pessoas, imagina um Madeirense ou um Açoriano residentes na Madeira e Açores respectivamente e dizerem que são de Porto, Benfica ou Sporting. Vêm ver o seu clube ao continente no máximo dos máximos 5 vezes por ano (a não ser que seja rico), isto é ser adepto? Isto para mim é ser simpatizante. Se é da Madeira, apoiava um clube da Madeira, se é dos Açores apoiava um clube dos Açores, até podiam torcer por um dos outros 3 para ser campeão, mas ao menos que fossem ao estádio apoiar o clube da terra para melhorar os orçamentos e ganhar assistências. Há gente neste país que se diz Benfiquista, Sportinguista ou Portista e se calhar nunca viu um jogo ao vivo dessas mesmas equipas.

Mas isso, a culpa é da mentalidade comum dos Portugueses que apoiam os que ganham, eu se tivesse nascido noutro sitio, tipo Setubal, não tenho dúvidas que apoiaria o Setúbal, o grande clube da região e estou certo que quanto mais gente estiver a apoiar o seu clube, melhor ele fica.

Mas vejamos bem, nos temos 10Milhões de pessoas, os outros países têm de 30Milhões para cima, e assim fica mais fácil de perceber o porquê de nos outros países a massa adepta ser menos homogénea que aqui.

Somos um mercado pequeno.

Nos anúncios alusivos à Liga Inglesa que passavam na Sporttv antes da transmissão de um jogo (aquele em que desciam as bandeiras nas pontes, no bigben, etc, todos devem saber) apareciam todos os clubes da Liga Inglesa no anúncio. Aqueles pequenos anúncios com música e a mostrarem golos e jogadas focavam jogadores e jogadas de todas as equipas. Entras no site da Sky Sports, carregas no símbolo de qualquer equipa e tem notícias actualizadas todos os dias, eu em Portugal no site de Record, Abola ou Ojogo carrego no Vitória e aparecem notícias de 2 em 2 dias, principalmente no Abola. Nesses mesmo sites, cá em Portugal tens 3 cenas a dizer SLB, SCP e FCP, nos outros países não há essas distinções. Nos noticiários televisivos nos outros países falam de todos os clubes em geral, aqui na RTP, SIC e TVI só falam em Benfica, Porto e Sporting, só a Sporttv de quando a quando é que fala nos outros. Debates televisivos na Sporttv Liga Inglesa convidam sempre pessoas de um clube diferente para debater determinados assuntos, em Portugal, "O Dia Seguinte", "MaisFutebol", etc, etc são sempre os mesmo que lá estão, Benfica, Porto e Sporting. Das Ligas mais importantes da Europa (Alemanha, Itália, Inglaterra, Espanha e França) a comunicação social fala de todos de maneira igual, cá em Portugal não. Vais ao site da Globo, à secção Esporte fala de todos os clubes do Brasileirão, do Santos ao Atlético Goianense, do Joinville ao ABC Natal da Série B, tudo!! , Diário Olé na Argentina fala de todos, não se foca só em River e Boca. Porque é que em Portugal não conseguem fazer isto? Como é que hão de conseguir, até chegamos ao ponto de condicionalismos no sorteio do calendário, em que os denominados 3 grandes têm datas especiais para se encontrarem, vejam bem onde esta palhaçada de liga chegou. :facepalm: :cadeirada:

Os sorteios condicionados são a maior estupidez do mundo.

Condicionar um sorteio só para fazer a vontade a certos clubes também me faz confusão admito.

mas em relação à televisão tens de ver uma coisa, Sporttv é um canal pago,logo eles decidem o conteúdo que deve passar de forma a obterem o máximo lucro.

Agora os jornais sim, por vezes (muitas mesmo) são injustos no que diz respeito ao conteúdo e aos outros clubes.

A verdade é que só lhes interessa facturar.

É impossível alguns clubes terem um orçamento mais elevado, porque os denominados grandes não dão hipótese de manobra a esses clubes. Houve gente das direcções do Vitória que chegaram a dizer que o Pinto da Costa ameaçava o Vitória de não emprestar jogadores na época seguinte, caso o Vitória não vendesse certos jogadores ao Porto a custo zero ou ao preço da Uva Mijona. Eu estou a dar o exemplo do Porto, mas acontece com os outros dois também. O Cissocko saiu para o Porto por 300 mil euros, proveniente do Vitória e 6 meses depois o Porto vende-o ao Lyon por 13 ou 15 milhões, será que não valia pelo menos 1 milhão no Vitória?

Graças a Deus, apareceu o Fernando Oliveira para presidente e acabou de vez com essa fantochada de empréstimos de Porto, Benfica e Sporting, a partir daí já conseguimos vender o Zeca ao Panathinaikos por 600 mil euros por exemplo, mais uma percentagem de uma transferência futura.

Estás-me a dar razão no que eu discuti por aí.

A culpa disso é dos dirigentes de m*rda que andam a lamber o cu aos dirigentes dos "Grandes" com esperança de receberam um empréstimo que em nada estimula o desenvolvimento do clube no âmbito económico.

Desenvolver e valorizar o que é dos outros não é nada bom para qualquer clube, e a culpa desses negócios ruinosos é de quem os aceita.

Antes de colocarem as equipas b's na Liga de Honra, deviam ter colocado o Fátima, que foi um dos campeões da II Divisão que ficou pelo caminho no playoff com Tondela e Varzim, depois do Fátima deviam ter colocado o Boavista, Farense ou Chaves, que estão ambos na II Divisão e tem um vasto currículo de I Liga e inclusive, títulos e que só estão na II Divisão por causa de dirigentes corruptos que fizeram mal aos clubes, porque os seus adeptos e o nome do clube não merecem estar onde estão. Só depois é que, talvez, houvesse hipótese para as equipas B's, daí tudo este processo ser uma calúnia de primeira classe. :facepalm:

E porque razão ?

As equipas B não vão interferir em nada com subidas.

Boavista, Farense e Chaves ? Pela história ?

Não faz sentido.

As equipas B fazem muito sentido, então no que diz respeito aos empréstimos acho muito bem

Deixa de se ver os clubes a encherem de refugo de outros que participam no mesmo campeonato.

Dá-se oportunidade à valorização do que se possui e à prata da casa.

Se pode trazer desvantagens ? Pode.

Mas não passa a ser calúnia só porque foram inseridos na Liga Orangina.

Acrescentam competitividade e não tiram o lugar a ninguém que possa subir.

Compartilhar este post

Link para o post

Normal inhttp://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/6c/Flag_of_the_Azores.svg/300px-Flag_of_the_Azores.svg.png

fuk-you-eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3-925.gif

Compartilhar este post

Link para o post

E isso de achar que so aqui e que se da destaque aos clubes maiores e que e. Vai perguntar a um adepto espanhol que nao seja do Barça ou Real, ou um Ingles que nao seja adepto dos Big 4 o que acham do cobertura da imprensa :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

"Mas vejamos bem, nos temos 10Milhões de pessoas, os outros países têm de 30Milhões para cima, e assim fica mais fácil de perceber o porquê de nos outros países a massa adepta ser menos homogénea que aqui."

Han? Porquê? O que tem a ver o número da população com o equilíbrio do número de adeptos?

Compartilhar este post

Link para o post

True story. Podias ser o Mantorras que o Vitória precisa :mrgreen:

mas não aquele que merece.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...