Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
John Bonifácio

IRS - Truques e Dicas

Publicações recomendadas

Fiz a simulação e não deu erro. Tentei submeter e deu 2 erros aqui:

C1
Agregado Familiar
Em alternativa aos valores comunicados à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), pretende declarar as despesas de saúde, de formação e educação, os encargos com imóveis e os encargos com lares relativos ao agregado familiar?

Aqui tenho preenchido os valores do arrendamento desta casa, de um curso que tirei, prémios de seguro e despesas de saúde não comparticipadas.

Não percebo qual será o erro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 1 minuto:

Fiz a simulação e não deu erro. Tentei submeter e deu 2 erros aqui:

C1
Agregado Familiar
Em alternativa aos valores comunicados à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), pretende declarar as despesas de saúde, de formação e educação, os encargos com imóveis e os encargos com lares relativos ao agregado familiar?

Aqui tenho preenchido os valores do arrendamento desta casa, de um curso que tirei, prémios de seguro e despesas de saúde não comparticipadas.

Não percebo qual será o erro.

tive o mesmo erro (Chrome), tentei no Edge e deu

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 1 hora:

O que são os papeis da segurança social? 😅

Para atribuição do abono de família não tiveram que preencher impressos da SS?

Há malta que como não estão casados colocam a mãe como mãe solteira para o abono de família ser maior. Nestes casos o dependente tem de ir na declaração da mãe apenas.

o IRS deve ser entregue consoante o que foi preenchido na SS. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 8 horas:

Malta, reparei agora que nas despesas para dedução à coleta tenho uma fatura (um livro na FNAC) que está classificado como Educação. Não me lembro do que foi, mas acredito que esteja incorreto e devia ser despesas gerais, mas escapou-me completamente na altura de validar. Qual é o procedimento aqui?

good guy solero

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de gunthi, há 1 hora:

Para atribuição do abono de família não tiveram que preencher impressos da SS?

Há malta que como não estão casados colocam a mãe como mãe solteira para o abono de família ser maior. Nestes casos o dependente tem de ir na declaração da mãe apenas.

o IRS deve ser entregue consoante o que foi preenchido na SS. 

Não me lembro de preencher impressos nenhuns tbh. Fiz tudo online para criação do NIF, NISS e depois o CC na loja do cidadão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 4 minutos:

Não me lembro de preencher impressos nenhuns tbh. Fiz tudo online para criação do NIF, NISS e depois o CC na loja do cidadão.

Então não deves ter requerido. Fica aqui a pagina de apoio:

https://www.seg-social.pt/abono-de-familia-para-criancas-e-jovens

Já agora, o abono pré natal também não pediram?

https://www.seg-social.pt/abono-de-familia-pre-natal2

P.S. pode não ser aplicável tendo em conta o nível de rendimento auferido

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, pelos rendimentos certamente não teremos direito.

Compartilhar este post

Link para o post

A partir de que data vamos ter pessoal a queixar-se que ainda não pingou o reembolso na conta?

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Vivo com a minha namorada desde Maio de 2018, tivemos um filho agora em Março, para receber o pré natal já colocamos na SS como união de facto, devemos fazer o IRS em conjunto ou ainda pode ser em separado este ano?

É que no automático só dá para fazer em separado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rei_Patricio, há 11 horas:

Anda aí atrás malta a "gabar-se" que mete tudo que é hiper para restauração, gasolina para mecânica etc (provavelmente no tópico da política são os primeiros a dizer que isto é uma pouca vergonha que anda tudo a gamar) e estás preocupado por causa de um livro livro? 🤔 😂 Acredito que caso te calhe em sorteio uma inspecção não te lixas por causa disso, já os outros arriscam-se a uma bela multa. 

Eu perguntei mais no sentido técnico da cena, se isso podia fazer com que a declaração fosse considerada inválida e poder vir a atrasar o reembolso. Até porque este tópico é de "Truques e Dicas" 😅

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebo um boi de IRS. Fazendo declaração automática, recebo apenas mais 200€ comparativamente ao que recebi no ano passado, sendo que ganhei mais de 8 mil euros o ano passado em comparação com há 2 anos. Estou a fazer alguma coisa mal ou isto é natural?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de gunthi, há 6 horas:

Dependentes em guarda conjunta é para situações de divórcio.

No caso do @verY (penso que ele esteja casado/unido de facto) a opção é casado/unido de facto com tributação separada. O dependente vai nas duas declarações no quadro do Agregado Familiar. As deduções referentes à criança são divididas 50/50 pelos dois.

Isto se entregarem o IRS como casados/unidos de facto. Se entregarem como solteiros, o dependente só pode ir numa declaração (isto depois tem influência na esfera da segurança social para atribuição de abonos)

Edit: também meto tudo o que é supermercado em restaurantes. Livros da fnac/wook também meto em educação.

Se me vierem chatear é devolver o que recebi indevidamente 😂

Porra, se um contabilista faz isso, então zimbora.

Btw, podíamos fazer todos uma vaquinha e metíamos o @gunthi a fazer o IRS da malta.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 46 minutos:

Não percebo um boi de IRS. Fazendo declaração automática, recebo apenas mais 200€ comparativamente ao que recebi no ano passado, sendo que ganhei mais de 8 mil euros o ano passado em comparação com há 2 anos. Estou a fazer alguma coisa mal ou isto é natural?

Diria que depende das despesas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 minuto:

Diria que depende das despesas.

Essas mantêm-se relativamente no mesmo valor. Devo ter é subido de escalão 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 10 minutos:

És magnata. Não te queixes!

Se fosse não me andava aqui a queixar!

Subi dois escalões, quando vi a taxa aplicada soltei uma lágrima.

Compartilhar este post

Link para o post

eu não quero ser aumentado para não pagar mais de impostos /s

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal alguém me consegue esclarecer! Não me está a deixar entregar irs automático pois diz que não reúno todas as condições previstas para ser abrangido pela declaração de rendimentos automática. Tendo que preencher o modelo 3.

motivos para acontecer isto?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Shark, há 6 horas:

Pessoal alguém me consegue esclarecer! Não me está a deixar entregar irs automático pois diz que não reúno todas as condições previstas para ser abrangido pela declaração de rendimentos automática. Tendo que preencher o modelo 3.

motivos para acontecer isto?

Há vários. Depende do tipo de rendimentos que tens.

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebo nada disto

Mais rendimentos que o ano passado, mais despesas, e mesmo assim 0€ outra vez

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 28 minutos:

Há vários. Depende do tipo de rendimentos que tens.

Tenho o ordenado da minha entidade patronal e tenho um rendimento não declarado que recebo por transferência bancária relativo a ajudas de custo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jmopborba, há 24 minutos:

Não percebo nada disto

Mais rendimentos que o ano passado, mais despesas, e mesmo assim 0€ outra vez

Ganhavas x e tinhas y de despesas.
Agora ganhas x+z e tens y+z de despesas? Parece-me ok.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...