Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
John Bonifácio

IRS - Truques e Dicas

Publicações recomendadas

O Goku é o e-gajo mais estranho de sempre.

Por acaso até sou.

Dizes isso por causa da pergunta que fiz?

Compartilhar este post

Link para o post

fosse só essa :lol:

Mas essa pergunta que fiz chegou a ser verdade.

Editado por Goku

Compartilhar este post

Link para o post

Goku, tudo o que te for receitado por médicos e tiver IVA a 0 ou 6%, podes meter, creio eu.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou agora a preencher o IRS via online e surgiu-me uma dúvida: no quadro 8 do anexo H, onde temos que colocar as deduções, é preciso discriminar as despesas de saúde e educação pelos sujeitos passivos/dependentes? Creio que o ano passado não o fiz mas agora estou na dúvida...

No meu preenchimento fiz essa separação. Uma linha para mim, uma para a minha mulher e uma para a minha filha. Também separei o que era de 6% e 23%. Isto em relação às despesas com a saúde.

Compartilhar este post

Link para o post

Atenção que as de 23% só contam se tiverem a receita com a factura. Caso não tenham e deduzirem os valores serão ligeiramente diferentes.

Aqui em casa pela simulação vão ser 335€ para mim, 700 e tal para a minha irmã e 400 e tal para os meus pais.

Saúde

Dedução possível: 10% do total das despesas com taxa reduzida IVA (6%) ou isentas

Limite: 838,44€ + 125,77€ por cada dependente em famílias com mais de 3 dependentes

Dedução possível: 10% de outras despesas com IVA a 23%, justificadas com receita médica

Limite: 65€

Concluindo, tudo o que for a 6% ou isento entra, independentemente se foi receitado ou não. Só o que tem obrigatoriedade de ter sido receitado são os medicamentos taxados a 23%

Editado por gunthi

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo o que tem 6% de IVA entra? Percebo tanto disto como de lagares de azeite.

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo o que tem 6% de IVA entra? Percebo tanto disto como de lagares de azeite.

Medicamentos e "produtos de saúde", sim.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão era por causa de uns cereais que compro que só têm 6% de IVA, mas já vi que é preciso receita médica.

Compartilhar este post

Link para o post

em princípio vou receber 400€, nada mau. Meus avós vão ter de pagar 700€, supostamente, mas estão a estranhar isso.

Compartilhar este post

Link para o post

133€ euros aqui. ao menos recebo.

já agora, por volta de que altura recebemos esse dinheiro?

Se tiveres posto NIB, eles estão a dar 20 dias uteis após a data do envio..

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Estou a por as despesas de saude da minha mãe e dá erro: "O beneficiário da despesa está repetido"

E não sei onde é que declaro a despesa dela no municipio de passar um terreno para metros quadrados.

Os gajos que fizeram o modelo do IRS são uns génios, a complicar, ao menos que ensinassem na escola a preencher este modelo para malucos na escolas, fazer m*rda sem método dá nisto.

Compartilhar este post

Link para o post

Ano Passado recebi: 130

Este Ano em principio recebo : 350

WTF is going on here?

Compartilhar este post

Link para o post

Ano Passado recebi: 130

Este Ano em principio recebo : 350

WTF is going on here?

Eu é precisamente o contrário...

Ano passado recebi: + de 300€; este ano (segundo a simulação) receberei quase 200€.

Há alguma explicação? Poderá ter a ver com isto: (*) Para o ano de rendimentos de 2012 não se aplica o cálculo da sobretaxa extraordinária. ??

Agradecido desde já.

Compartilhar este post

Link para o post

Os meus pais vão receber quase 3000 mil euros de IRS O:)

Só em despesas de saúdes + ensino foram quase 2000€ em 2013.

Compartilhar este post

Link para o post

Se fores as Finanças na segunda-feira acho que te arranjam uma pass provisória para fazeres o IRS. Assim não corres o risco de pagar multa por entregar fora do prazo.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Se fores as Finanças na segunda-feira acho que te arranjam uma pass provisória para fazeres o IRS. Assim não corres o risco de pagar multa por entregar fora do prazo.

Tens a certeza?

Tb tenho problemas com a senha, e ja me estava a preparar para a multa, mas se isso fo possivel ainda passo la 2a

Compartilhar este post

Link para o post

Lá no gabinete de contabilidade onde trabalho, pelo menos ouvi já uma história de uma pessoa que também não sabia a senha e eles safaram-na...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também sou esquecido mas um esquecido responsável. Dias antes de começar a entrega, testo e vejo se ainda me lembro da password, como tal nunca acontece, acabo sempre a solicitar uma 2ª via :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Lá no gabinete de contabilidade onde trabalho, pelo menos ouvi já uma história de uma pessoa que também não sabia a senha e eles safaram-na...

;)

Amanha ligo pra la e se der dou la um pulo ainda

Compartilhar este post

Link para o post

Depois confirma-me só se é verdade, para eu ficar "descansado" :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Vão levar raspanete mas sim, é verdade. Em Coimbra, pelo menos, que fui lá na semana passada levantar uma senha provisória. O risco que correm é o de não haver senhas disponíveis, pelo menos do que percebi são em número limitado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...