Mica Publicado 1 Abril 2025 Chegou aquela altura do ano em que me arrependo de ter vendido ETFs na Degiro 5 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 1 Abril 2025 Ainda não recebi o reembolso,o que se passa??? 2 5 Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 1 Abril 2025 Citação de Mica, há 49 minutos: Chegou aquela altura do ano em que me arrependo de ter vendido ETFs na Degiro Aqui é hora de fazer as contas ao que realmente rendeu a TR o ano todo 😅 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 1 Abril 2025 Citação de kareca, há 1 hora: Ainda não recebi o reembolso,o que se passa??? Não devias fazer logo no primeiro dia. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 1 Abril 2025 O Sr. Montenegro deu abébias à burguesia em setembro e outubro e agora o reembolso é menor que o esperado. Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 1 Abril 2025 Citação de Mica, há 1 hora: O Sr. Montenegro deu abébias à burguesia em setembro e outubro e agora o reembolso é menor que o esperado. Ainda o vai lixar nas eleições. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 1 Abril 2025 Citação de gunthi, há 12 horas: Que tipo de erros estamos a falar? Se forem erros grosseiros, até podes ter um valor de reembolso na simulação e no final receberes outro valor porque o erro foi corrigido e a declaração também. E se for um erro ligeiro que normalmente dá uma multa na auditoria, quem assume o erro? Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 2 Abril 2025 Citação de Mica, há 14 horas: O Sr. Montenegro deu abébias à burguesia em setembro e outubro e agora o reembolso é menor que o esperado. 3 4 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 2 Abril 2025 Citação de Mica, há 14 horas: O Sr. Montenegro deu abébias à burguesia em setembro e outubro e agora o reembolso é menor que o esperado. No meu caso, a diferença entre reembolsos de um ano para o outro é de mais de 5k€, sendo que metade é explicada por essas "abébias". Mas assim é que está bem. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 2 Abril 2025 No e fatura dizia que ia receber 250 pilas, no portal das finanças diz que tenho de pagar quase 90. Espero que quem me deve dinheiro a juros não esteja na mesma situação. Têm uma bela oportunidade de abater na dívida com o dinheiro dos reembolsos. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 2 Abril 2025 Ya no simulador do IRS automático tenho 250€ para pagar. Fazendo eu a declaração manual, indo buscar o valor do E-Fatura e das rendas do meu arrendamento, recebo 330€ 😄 Pareço é um burro a olhar para a parte de declarar os juros ganhos na Trade/Revolut 😄 Supostamente tenho que esperar pelo resumo anual da Trade, mas olho para o quadro que devo preencher e pareço um burro a olhar para um palácio 😄 Tudo para declarar uns 7€ de juros LOL Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 2 Abril 2025 (editado) em 2024 resgatei um fundo que tinha na CGD, com lucro, ao qual foi aplicada a taxa de retenção. do que tive a ler, não sou obrigado a declarar / englobar, a não ser que esteja no último escalão (infelizmente não estou). alguem sabe mais sobre o assunto? Editado 2 Abril 2025 por F_Tex Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 2 Abril 2025 (editado) Citação de Mica, há 17 horas: O Sr. Montenegro deu abébias à burguesia em setembro e outubro e agora o reembolso é menor que o esperado. Porquê? É literalmente assim que funciona a retenção na fonte. Se baixaste a retenção em dois meses, vais ter um reembolso menor porque esse valor já te foi disponibilizado antes. Quem me dera que fosse sempre assim lol Editado 2 Abril 2025 por Robe Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 2 Abril 2025 Citação de Almeno, há 31 minutos: Ya no simulador do IRS automático tenho 250€ para pagar. Fazendo eu a declaração manual, indo buscar o valor do E-Fatura e das rendas do meu arrendamento, recebo 330€ 😄 Pareço é um burro a olhar para a parte de declarar os juros ganhos na Trade/Revolut 😄 Supostamente tenho que esperar pelo resumo anual da Trade, mas olho para o quadro que devo preencher e pareço um burro a olhar para um palácio 😄 Tudo para declarar uns 7€ de juros LOL Consegues tirar um extrato na app para as datas que quiseres (Janeiro a Dezembro de 2024, no caso), é só declarares esse valor no quadro 8 do anexo J. E depois a contas bancárias estrangeiras (TR, Revolut, Degiro) no quadro 11. 3 Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 2 Abril 2025 Citação de Thierry Henry, há 7 minutos: Consegues tirar um extrato na app para as datas que quiseres (Janeiro a Dezembro de 2024, no caso), é só declarares esse valor no quadro 8 do anexo J. E depois a contas bancárias estrangeiras (TR, Revolut, Degiro) no quadro 11. ❤️ Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 2 Abril 2025 Bem, estou abrangido pelo irs jovem por ter acabado um ciclo de estudos em 2022. sem irs jovem ia pagar 1500 com irs jovem vou receber uns 800. obrigado, votem PS 1 2 Compartilhar este post Link para o post
Player Publicado 2 Abril 2025 (editado) Citação de gunthi, Em 31/03/2025 at 16:20: O que li é que o Prémio Salarial deixava de ser compatível com o novo modelo do IRS Jovem que entrou em vigor em 2025. Ou seja, para a entrega de 2024 ainda consegues usufruir dos dois. Para 2025 é que optas pelo que te for mais vantajoso. É uma das razões pela qual sou apologista de se optar pelo novo IRS Jovem apenas na entrega da declaração e não mensalmente na diminuição da retenção. Apenas um aparte: os entendidos na matéria não aconselham a entrega do IRS nos primeiros dias (erros no simulador), exceto se através do cálculo manual conseguires confirmar se o que lá aparece está correto ou se já estás a receber a totalidade da retenção feita em 2024. Pergunta parva mas para esclarecer, pelo que percebi esse prémio salarial é do estado por conclusão de licenciatura/mestrado e não o fornecido pela empresa certo? Pergunto isto porque a empresa veio agora anunciar o prémio salarial anual (mesmo nome) e estive a procurar e percebi que podemos estar isentos ser taxados e receber a totalidade de valor (se até 4100€ e aumento salarial de pelo menos 5%) no entanto este entre na declaração do ano seguinte e aumenta o nosso "bolo", aumentando a taxa de retenção nos cálculos -- No caso da minha namorada (28 anos, fazemos IRS em conjunto), já trabalha há 6 anos, começou há 2 anos o mestrado, esta agora a entregar a tese/concluir mestrado. Como ela já trabalha há 6 anos, não vai entrar no mercado do trabalho uma vez que já trabalha à conta da licenciatura, portanto não poderá usufruir? Vamos também pela primeira vez usufruir do IRS jovem este ano (perante as alterações da AD somos incluídos, vamos apenas incluir na declaração do próximo ano), portanto nem vale a pena andarmos a fazer contas. Editado 2 Abril 2025 por Player Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 2 Abril 2025 Citação de Tio Hans, há 3 horas: No meu caso, a diferença entre reembolsos de um ano para o outro é de mais de 5k€, sendo que metade é explicada por essas "abébias". Mas assim é que está bem. É tudo uma questão de preferências, ter mais dinheiro na conta ou no reembolso. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 2 Abril 2025 Citação de Ghelthon, Agora: É tudo uma questão de preferências, ter mais dinheiro na conta ou no reembolso. Não, não é. Devíamos caminhar para ter reembolsos 0. É utópico, obviamente, mas é o mais justo. 1 8 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 2 Abril 2025 Citação de Tio Hans, há 2 minutos: Não, não é. Devíamos caminhar para ter reembolsos 0. É utópico, obviamente, mas é o mais justo. Estou a falar do ponto de vista das pessoas que agora se estão a queixar. Para mim é igual, no presente até retenho zero, vou ter uma fortuna para pagar. Compartilhar este post Link para o post
gunthi Publicado 2 Abril 2025 Citação de John Bonifácio, há 15 horas: E se for um erro ligeiro que normalmente dá uma multa na auditoria, quem assume o erro? Não faço a mínima ideia, mas aceitando o IRS automático devias estar salvaguardado porque o erro é da AT. Se quiseres expor mais concretamente por MP força. Citação de Player, há 33 minutos: Pergunta parva mas para esclarecer, pelo que percebi esse prémio salarial é do estado por conclusão de licenciatura/mestrado e não o fornecido pela empresa certo? Pergunto isto porque a empresa veio agora anunciar o prémio salarial anual (mesmo nome) e estive a procurar e percebi que podemos estar isentos ser taxados e receber a totalidade de valor (se até 4100€ e aumento salarial de pelo menos 5%) no entanto este entre na declaração do ano seguinte e aumenta o nosso "bolo", aumentando a taxa de retenção nos cálculos -- No caso da minha namorada (28 anos, fazemos IRS em conjunto), já trabalha há 6 anos, começou há 2 anos o mestrado, esta agora a entregar a tese/concluir mestrado. Como ela já trabalha há 6 anos, não vai entrar no mercado do trabalho uma vez que já trabalha à conta da licenciatura, portanto não poderá usufruir? Vamos também pela primeira vez usufruir do IRS jovem este ano (perante as alterações da AD somos incluídos, vamos apenas incluir na declaração do próximo ano), portanto nem vale a pena andarmos a fazer contas. 1º bold Sim são coisas diferentes. O prémio salarial do estado são 697€ por licenciatura ou 1500€ por mestrado. Esse valor da empresa que anunciaram com esse são distribuições de lucros aos trabalhadores. No entanto eu acho que essa isenção é só para os valores pagos em 2024 (https://ahresp.com/2024/09/autoridade-tributaria-emite-oficio-circulado-a-esclarecer-a-tributacao-sobre-os-lucros-distribuidos-aos-trabalhadores-em-2024/) 2ª bold Relativamente ao premio salarial, acho que ainda está em discussão se vai continuar para 2025 por causa do novo IRS jovem (https://www.publico.pt/2025/02/06/p3/noticia/governo-avaliar-continuidade-devolucao-propinas-2121594). Mas nas condições atuais teria direito porque o prémio salarial não está relacionado com o nº de anos trabalhados, isso é o IRS Jovem. Se ela começou há 6 anos ainda terá direito a 4 anos desse regime (se entretanto não for alterado) 1 Compartilhar este post Link para o post
Shark Publicado 2 Abril 2025 Em 2024 paralelamente à minha atividade profissional, comecei a emitir recibos verdes a meio do ano. Supostamente terei de preencher o anexo relativo aos rendimentos d categoria B certo? E não percebo patavina dessa parte. supostamente deveria receber e estou para pagar ainda um valor substancial (para mim, claro) Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 2 Abril 2025 Citação de gunthi, há 5 minutos: Não faço a mínima ideia, mas aceitando o IRS automático devias estar salvaguardado porque o erro é da AT. Se quiseres expor mais concretamente por MP força. Foi apenas curiosidade, obrigado. 👍 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 2 Abril 2025 Citação de Robe, há 2 horas: Porquê? É literalmente assim que funciona a retenção na fonte. Se baixaste a retenção em dois meses, vais ter um reembolso menor porque esse valor já te foi disponibilizado antes. Quem me dera que fosse sempre assim lol Estou a gozar, mas muita gente vai ficar surpreendida porque esperava receber +/- o mesmo apesar de nesses meses o alívio no IRS ter sido forte. O impacto é sempre relativamente desconhecido Citação de Shark, há 11 minutos: Em 2024 paralelamente à minha atividade profissional, comecei a emitir recibos verdes a meio do ano. Supostamente terei de preencher o anexo relativo aos rendimentos d categoria B certo? E não percebo patavina dessa parte. supostamente deveria receber e estou para pagar ainda um valor substancial (para mim, claro) Sim, campo 404 muito provavelmente. Mas confirma antes de preencher, na net há muita informação sobre isso. 1 Compartilhar este post Link para o post