Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Alexandre Lobo

Notícias sobre operadores de TV e/ou telecomunicações

Publicações recomendadas

Canal porreiro por acaso. Tenho andado a ver Strangers in Danger e Bruce Lee Lives. :)

E passam umas reportagens fixes também.

Compartilhar este post

Link para o post

Será que em HD, o pessoal que vai ao Daily Habit vai começar a deixar de soar extremamente mal?

Compartilhar este post

Link para o post

O ICAP deliberou a suspensão imediata da campanha publicitária “Meo Fibra” da Portugal Telecom (PT) por esta infringir o Código da Conduta e o Código da Publicidade.

A deliberação deste órgão, a que a agência Lusa teve hoje acesso, foi tomada a 29 de Março e resulta de uma queixa que a Optimus apresentou por causa da campanha "Meo Fibra", que publicita a oferta de serviços de televisão, telefone fixo e Internet através de fibra.

"A segunda secção do júri de ética do ICAP delibera no sentido de que a comunicação comercial da responsabilidade da PTC [PT Comunicações] - veiculada nos suportes de televisão, imprensa, outdoor e internet - se encontra desconforme" com alguns dos artigos do Código de Conduta do ICAP e do Código da Publicidade, nomeadamente no que se refere à publicidade comparativa e publicidade enganosa.

Nesse sentido, "a divulgação deverá cessar de imediato e não deverá ser reposta, quer na sua totalidade, quer em termos parciais, caso se mantenha o tipo de ilícito apurado pelo JE [Júri de Ética]".

"Temos que provar que a nossa fibra é superior às outras"; "(...) a nossa é a verdadeira fibra. Vamos comparar a nossa fibra com uma gasosa" são algumas das frases da campanha publicitária em televisão que o ICAP analisou para sustentar a sua deliberação. Por exemplo, na campanha de imprensa e outdoor, a mensagem é "A verdadeira fibra é Meo".

em, economico.sapo.pt

Compartilhar este post

Link para o post

se bem ma lembra, já não é a primeira vez

Compartilhar este post

Link para o post

Há tantas publicidades aí bem piores e voltam a atacar uma da meo

Piores?? como assim? Aqui não está em causa ser boa ou má, está em causa a violação das leis. Algo que a Meo/Pt é pródiga em fazê-lo

Compartilhar este post

Link para o post

Toda a gente sabe que as piadas do Gato Fedorento são assim...e os rapazes estão apenas a vender produto. Acho que há publicidades piores...

Compartilhar este post

Link para o post

Toda a gente sabe que as piadas do Gato Fedorento são assim...e os rapazes estão apenas a vender produto. Acho que há publicidades piores...

Lol, se a publicidade infringe a lei,é enganosa, tem de ser retirada, independentemente de ser com o gato fedorento, B ou C

Compartilhar este post

Link para o post

As piadas não são deles. Eles apenas dão a cara pela campanha.

E isto não serve de nada. O Meo Fibra continua a ser o melhor serviço triple play em Portugal. E duvido que por essa Europa fora haja algo igual ou melhor...

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é que não podem dizer "a nossa é a verdadeira fibra", porque não é verdade. Tenho Optimus Clix e também é fibra do início ao fim, "a verdadeira fibra" também, portanto.

Já tinha pensado nisto quando vi o anúncio por acaso. Aquela frase ficou-me marcada.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é que não podem dizer "a nossa é a verdadeira fibra", porque não é verdade. Tenho Optimus Clix e também é fibra do início ao fim, "a verdadeira fibra" também, portanto.

Já tinha pensado nisto quando vi o anúncio por acaso. Aquela frase ficou-me marcada.

...tipo... é publicidade... claro que cada um puxa a brasa à sua sardinha.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é que a CLix nem deve ser vista como concorrência e o slogan destina-se sobretudo para os clientes da ZON, a qual, se não estou em erro, ainda não possui infra-estruturas

de fibra ótica.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é que a CLix nem deve ser vista como concorrência e o slogan destina-se sobretudo para os clientes da ZON, a qual, se não estou em erro, ainda não possui infra-estruturas

de fibra ótica.

E então? Por não ter uma quota de mercado tão grande como os outros 2 tubarões quer dizer que podem fazer de uma afirmação verdade desde que não se aplique à outra? A Optimus Clix e Cabovisão por exemplo apesar de não terem tanta influência, têm um número de clientes mais do que suficiente para entrarem para estas contas. Se um deles tem "verdadeira fibra", nem a Zon nem a Meo pode dizer que tem a única, porque é falso.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eles não dizem que é "única", dizem que é "verdadeira". Seria quase o mesmo que a Coca-Cola dizer que é a "verdadeira cola".

Compartilhar este post

Link para o post

de fibra ótica.

É mesmo por causa disso, já que a Zon não tem fibra.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eles não dizem que é "única", dizem que é "verdadeira". Seria quase o mesmo que a Coca-Cola dizer que é a "verdadeira cola".

Não é bem a mesma coisa porque a "cola" é um termo inventado pelo mercado, ou seja, veio do nome de uma marca. Fibra é um termo técnico, ou é fibra, ou não é. A Meo tem fibra, a Clix tem fibra, a Zon não tem que eu saiba (até tem mas não é bem assim pelo que sei).

Isto seria é o mesmo que haver duas marcas que o seu produto é espremer laranjas e fazer sumo a 100% e uma delas dizer "o nosso é o verdadeiro sumo de laranja". Seria mentira, seriam ambos os produtos sumo de laranja puro, o verdadeiro.

Compartilhar este post

Link para o post

É como NiKeL diz. A fibra é a tecnologia disponível, não é uma marca. Nesse teu exemplo, o paralelismo seria correto se a Coca-Cola disse que era a "verdadeira gasosa".

Compartilhar este post

Link para o post

Certo. Mas e se interpretarmos "verdadeiro" como "o melhor"? No exemplo do sumo de laranja, podemos dizer que o sumo sabe melhor e portanto é o "verdadeiro" sumo de fruta.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, mas a questão é que a publicidade não pode andar ao sabor de interpretações. Aliás, a publicidade enganosa acontece precisamente quando o anúncio é dúbio e deixa espaço a mais do que uma interpretação.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...