Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Krepster

Morreu José Hermano Saraiva

Publicações recomendadas

Vou lembrar-me dele sempre daquele avô que passou anos a dar conhecimento aos portugueses com o seu toque pessoal, as suas palavras agarravam qualquer espectador.

Laszlo-Csatary-20120716-size-598.jpg?1342471356

Também há muita gente que se vai recordar deste avô como um senhor simpático, ignorando no entanto que foi o responsável pelo extermínio de dezenas de milhares de judeus. É uma questão de prioridades, cada qual com a sua.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele esteve no poder defendendo o ideais com os quais se identifica mas nunca abusando do poder, quis incluir pessoas com as quais se identifica (pessoas que defendem os ideiais dele mas que são mais liberais do que Salazar) à sua volta mas foi sempre recusado. Ele fez parte do Estado Novo e até está relacionado com a tal situação de 1969, mas toda a gente sabe que quem toma decisões é o chefe e na hierarquia do Estado Novo o Hermano Saraiva era apenas uma marioneta. Ao ler os ataques que aqui se fizeram a uma pessoa que acabou de falecer fez-me ficar um pouco triste e com vergonha alheia. Vou lembrar-me dele sempre daquele avô que passou anos a dar conhecimento aos portugueses com o seu toque pessoal, as suas palavras agarravam qualquer espectador.

Argumentei isto numa discussão, mas achei por bem partilhas com vocês.

Era um coitadinho.

Compartilhar este post

Link para o post

Também há muita gente que se vai recordar deste avô como um senhor simpático, ignorando no entanto que foi o responsável pelo extermínio de dezenas de milhares de judeus. É uma questão de prioridades, cada qual com a sua.

Fiquei incomodado por a tua resposta envolver um nazi que contribuiu directamente para a morte de milhares de pessoas. Uma coisa é ser membro de um regime que foi mau, outra coisa é ser directamente responsável pela chacina de milhares de pessoas. Comparação estranha.

Editado por Pistoleiro Silva

Compartilhar este post

Link para o post

O sucessor deste fascista, Veiga Simão, foi ministro do Guterres. Não sei se era do cargo, mas pelos vistos os ministros da educação no Estado Novo tiveram todos muita 'sorte'. Mas é procurar que se encontra mais casos de gente ligada aos governos do Estado Novo e que depois aparece em democracia como se nada fosse. O João Salgueiro foi outro.

Esse Veiga Simão, belo fascista f*da-se

Ele esteve no poder defendendo o ideais com os quais se identifica mas nunca abusando do poder, quis incluir pessoas com as quais se identifica (pessoas que defendem os ideiais dele mas que são mais liberais do que Salazar) à sua volta mas foi sempre recusado. Ele fez parte do Estado Novo e até está relacionado com a tal situação de 1969, mas toda a gente sabe que quem toma decisões é o chefe e na hierarquia do Estado Novo o Hermano Saraiva era apenas uma marioneta. Ao ler os ataques que aqui se fizeram a uma pessoa que acabou de falecer fez-me ficar um pouco triste e com vergonha alheia. Vou lembrar-me dele sempre daquele avô que passou anos a dar conhecimento aos portugueses com o seu toque pessoal, as suas palavras agarravam qualquer espectador.

Vai ler o tópico todo. É que um gajo está farto de dizer a mesma coisa. mas lol belo pensamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei incomodado por a tua resposta envolver um nazi que contribuiu directamente para a morte de milhares de pessoas. Uma coisa é ser membro de um regime que foi mau, outra coisa é ser directamente responsável pela chacina de milhares de pessoas. Comparação estranha.

Não comparei as pessoas, comparei a argumentação. É a mesma em ambos os casos.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de 500 anos de ocupação violenta os portugueses não nativos tiveram muita sorte na forma como foram tratatos pelos nativos africanos após a independência das 'ex-colónias'. Deviam era estar agradecidos por terem conseguido voltar.

E isto também se aplica às 'vítimas' do 25 de Abril, que fizeram dos trabalhadores escravos e mendigos e depois ficaram muito chateados porque as pessoas se aborreceram e decidiram confiscar o que consideravam ser delas por direito.

lol não sabes do que falas... no pós 25 de Abril houve interpretações muito erradas do que era a liberdade, neste caso nem precisavas ter trabalhadores ao teu serviço para invadirem a tua propriedade

Compartilhar este post

Link para o post

Mas queres apresentar argumentos ou queres mandar postas de pescada à toa como já é a tua imagem de marca no fórum?

:lol: És patético!

Só nível não é. Já dizia o outro, o que tu queres sei eu.

Já agora, estava a evitar comentar neste tópico porque simplesmente não tenho nada de bom para dizer da pessoa em causa, mas também não tiro qualquer satisfação do sucedido. Mas é um bom tópico para guardar, especialmente se um dia destes se for por exemplo um Fidel Castro...

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, e pelos vistos percebem disto muito mais do que eu, para vocês há algum fascista no actual Governo?

Compartilhar este post

Link para o post

Quando o Fidel morrer, aí é que eu quero ver também. Se no tópico do Saramago foi a vergonha que foi, no tópico do Fidel nem entro aqui, de certeza.

Compartilhar este post

Link para o post

e sei que em toda a minha vida vou ser SEMPRE ANTIFASCISTA!

:arrow: :arrow:

Sempre. Sempre.

"Salazar era um homem bom", foi assim que José Hermano Saraiva, historiador e ministro da Educação do Estado Novo, definiu o homem que durante mais de 30 anos governou Portugal.

"Para mim, é muito comovente vir aqui prestar esta homenagem ao grande português que se chama António Oliveira Salazar", disse José Hermano Saraiva.

Para o historiador, "a História é feita de patranhas e mentiras", e aquilo que sobreviveu até hoje foi uma imagem implacável de Salazar, o que, no seu entender, não corresponde á verdade, acrescentando que à medida que o tempo passar, "o nome de Salazar será cada vez maior e quando se escrever a História, sobressairá a sua bondade".

fds... eu nunca tinha lido isso sequer, é o cúmulo :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

X1qhaYyXFPUUm documentário interessante sobre a passagem de regime e que aborda várias questões.

Muito bom :prayer:

Quando o Fidel morrer, aí é que eu quero ver também. Se no tópico do Saramago foi a vergonha que foi, no tópico do Fidel nem entro aqui, de certeza.

Epá, já li isto 500 vezes, mas que fez de mal o Saramago?

Btw, do pouco que conheço a História de Portugal é a mais interessante.

Compartilhar este post

Link para o post

O que fez de mal ? Nada.

Cagou em Portugal quando o fascista do Sousa Lara e o CABR*O do Cavaco Silva lhe boicotaram o prémio como melhor escritor europeu. E ele cagou neste país e foi viver para Lanzarote (Em Espanha).

Mas, aqui no CMPT, e um bcd pelo país inteiro era tudo "EHEH MENOS UM COMUNA, BORA FESTEJAR"

Foi porcausa disso que levei 1 mês de férias aqui no CMPT, quando chamei fascista a um urso qlq.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso sou admirador do Saramago, gostava de o ouvir falar e li algumas das suas obras.

Não teve o reconhecimento que merecia em Portugal, mas isso já é prato do dia...

Compartilhar este post

Link para o post

O Fidel que se junta ao extremista do outro lado da barricada. Não me fará grande diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, e pelos vistos percebem disto muito mais do que eu, para vocês há algum fascista no actual Governo?

Fascista assumido não, mas fala-se de ligações do CDS-PP a alguns partidos mais extremistas. Num dos últimos congressos do partido, um líder europeu de extrema-direita (pelo menos que se saiba) foi convidado a comparecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ler o tópico todo. É que um gajo está farto de dizer a mesma coisa. mas lol belo pensamento.

Ele foi o bode expiatório de mais uma campanha repressiva daquele regime, não o considero culpado do que aconteceu.

Não comparei as pessoas, comparei a argumentação. É a mesma em ambos os casos.

o que fizeste foi como comparar um assassino em série a um carteirista

Compartilhar este post

Link para o post

o que fizeste foi como comparar um assassino em série a um carteirista

O que ele comparou foi o facto de dizerem que nem o assassino nem o "carteirista" são criminosos.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, claro. O José Hermano Saraiva é uma "vítima do sistema" :lol: Os elogios ao Salazar também deve ter sido obrigado a fazê-los, claro.

Compartilhar este post

Link para o post

O que ele comparou foi o facto de dizerem que nem o assassino nem o "carteirista" são criminosos.

Mas o que representa o papel de assassino contribuiu para a morte de milhares de judeus, o que representa o papel de carteirista foi uma marioneta do regime, deu a cara porque tinha de dar. isto é a minha opinião e não estou a dizer que ele foi um bom homem ou mau homem, estou só a mostrar a minha opinião.

Sim, claro. O José Hermano Saraiva é uma "vítima do sistema" :lol: Os elogios ao Salazar também deve ter sido obrigado a fazê-los, claro.

Não disse que foi obrigado a elogiar o Salazar, talvez o Salazar represente as ideias defendidas pelo JHS mas o JHS não agiu da mesma forma que o Salazar.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o que representa o papel de assassino contribuiu para a morte de milhares de judeus, o que representa o papel de carteirista foi uma marioneta do regime, deu a cara porque tinha de dar. isto é a minha opinião e não estou a dizer que ele foi um bom homem ou mau homem, estou só a mostrar a minha opinião.

De marioneta não teve nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...