Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Krepster

Morreu José Hermano Saraiva

Publicações recomendadas

É mesmo preciso explicar? Meu avô que foi espancado e atirado das escadas. Ou um primo (afastado) que tinha uma pequena fábrica e que de momento ficou sem ela. Isto exemplos da minha família. Posso dar o exemplo de uma professora minha em que o pai dela tinha uma fábrica e ficou com nada, fábrica e casa.... Chega? Ou a parte em que as pessoas do partido é que tinham o trabalho? A parte em que o PCP arruinou muita coisa?? Não critico as ideologias mas sim as pessoas atenção

Então se criticas as pessoas e não a ideologia qual é o mal dele ser do PCP?

Compartilhar este post

Link para o post

No entanto, temos de ter a capacidade de olhar para estes senhores como o Salazar e o Hermano Saraiva e reconhecer que realmente ambos tinham defeitos e qualidades, muitos ou poucos, whatever.

Epa não, espera lá. Então não me vais dizer qual a coisa boa da governação dele?

Contigo não dá para discutir. Sabes muito mais que eu e que provavelmente qualquer pessoa deste fórum. :mrgreen:

No entanto, não foi só uma vez que ouvi dizer que o regime estava todo minado por dentro por causa do PCP. E com isto não lhes estou a tirar mérito, antes pelo contrário.

O BlackHawk poder-me-á corrigir se estiver errado, no entanto, o 25 de Abril aconteceu porque o Marcello deixou. Nos tempos do Estado Novo, a principal força do estado era a GNR que tinham mais poder bélico que o próprio exército e, como deves saber, a GNR estava a guardar o Marcello Caetano, tendo um arsenal de armamento muito superior ao do exército, sendo leais ao regime. Claro que a queda do regime acabaria por acontecer, um regime ditatorial, seja fascista, comunista, etc, acaba sempre por cair, ou, pelo menos, quero acreditar nisso, mas foi "tão cedo" porque o presidente do conselho de ministros "deixou". Outro ponto que corroeu o regime foi a guerra do ultra-mar e fez com que a nossa economia entrasse em recessão profunda.

Eish que exagero do carago :lol:

Pah, confesso que desconheço totalmente o poderio da GNR na época, mas custa-me acreditar que tivessem mais força que as Forças Armadas. Nem que fosse pelo facto de as Forças Armadas absorverem, à vontade, metade do Orçamento de Estado para suportar a Guerra Colonial. Em relação ao Caetano, isto dá pano para mangas porque o período dele é um dos meus preferidos :mrgreen:

O Boo retratou bem o final do salazarismo (salazarismo como o período até 1968, quando o Caetano tomou posse): o país estava atrasado a todos os níveis; a indústria e a agricultura de rastos, a economia direccionada para a guerra não tinha capacidade para se regenerar; e o povo estava farto da guerra. Em poucas palavras, a situação era insustentável.

O Caetano procurou ser esperto e quis agradar a todos. Quando tomou posse havia dentro da União Nacional a linha ortodoxa do salazarismo (os seguidores do Salazar, a elite financeira que queria tudo na mesma e a continuação da política ultramarina porque lhes interessava manter os mercados africanos para escoar os produtos e sacar matérias-primas baratas) e os liberais (malta que não era propriamente de elite e que acreditava mesmo que só com investimento estrangeiro e a integração progressiva de Portugal na Europa é que isto ia ao sítio). O Caetano procurou satisfazer os dois, e para isso manteve a guerra colonial mas encetou contactos com a CEE para conseguir acordos de comércio.

Resultado, uns ficaram zangados porque Portugal e CEE assinaram acordos comerciais; outros porque no fundo o Caetano era mais do mesmo. O homem ficou isolado, o regime dividiu-se em facções e enfraqueceu. O PCP estava mais forte, a Economia não dava mostra de melhorar, o povo estava farto da guerra, as finanças não a suportavam mais, as Forças Armadas estavam descontentes, havia nelas infiltrados... Era um barril de pólvora que tinha de explodir mais cedo ou mais tarde.

Há pano para mangas sobre este assunto, mas em traços gerais é isto.

PS: Sim Blackhawk, gosto que me corrijas sempre que estou errado, mas deu para entender o ponto de vista.

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Comprou aquele forte no Estoril onde vivia?

Comprou ? Aquilo era do Estado...

Compartilhar este post

Link para o post

Porque é que o homem só morreu agora que não tenho História? Aqui com explicadores à pala sobre o 25 de Abril e tal.

Editado por Matias14SCP

Compartilhar este post

Link para o post

nunca se apropriou daquilo que não era dele.

Comprou ? Aquilo era do Estado...

Apropriou-se de algo, portanto. Se era do Estado, não era dele. Ou o Estado era ele? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Então se criticas as pessoas e não a ideologia qual é o mal dele ser do PCP?

Perguntei se ele tem "asco" a este tipo de coisas associar-se a um partido que já as fez.... E não critico é a ideologia comunista... Se criarem agora o partido Salazar ou algo que o valha não se vai gostar muito ou não?

Compartilhar este post

Link para o post

Apropriou-se de algo, portanto. Se era do Estado, não era dele. Ou o Estado era ele? :mrgreen:

Dafuq ? Residência oficial do Presidente do Conselho diz - te algo ?

Palácio de Belém, oh wait...

Compartilhar este post

Link para o post

Pah, confesso que desconheço totalmente o poderio da GNR na época, mas custa-me acreditar que tivessem mais força que as Forças Armadas.

Isto é me dito pelo meu avô, que fazia parte na GNR na altura e estava destacado em Lisboa aquando do 25 de Abril. Que nas janelas verdes tinham capacidade para deitar abaixo aquela manifestação que se veio a transformar na revolução. O Marcello é que, segundo ele, quis impedir um banho de sangue.

Compartilhar este post

Link para o post

Dafuq ? Residência oficial do Presidente do Conselho diz - te algo ?Palácio de Belém, oh wait...

Em que ficamos?

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno, agora questiono eu, qual é o teu partido?

Não tenho. Concordo com algumas medidas ou ideologias de esquerda e com outras de direita...

Compartilhar este post

Link para o post

Epa não, espera lá. Então não me vais dizer qual a coisa boa da governação dele?

Pediste uma coisa boa, já disse.

Agora queres uma coisa boa da governação dele ?

Posso dar o exemplo em que no tempo em que ele foi Ministro das Finanças, Portugal teve dos maiores crescimentos económicos e períodos de estabilidade desde o endividamento da monarquia ? Ou não se pode considerar isso mérito dele ?

Compartilhar este post

Link para o post

O Marcello é que, segundo ele, quis impedir um banho de sangue.

Quis impedir o quê? O Marcello pediu intervenção da aviação para neutralizar a revolução a todo o custo e vens-me dizer isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é me dito pelo meu avô, que fazia parte na GNR na altura e estava destacado em Lisboa aquando do 25 de Abril. Que nas janelas verdes tinham capacidade para deitar abaixo aquela manifestação que se veio a transformar na revolução. O Marcello é que, segundo ele, quis impedir um banho de sangue.

Ah, disso não duvido. O resto da afirmação, que tinham mais força que as Forças Armadas, é que já me parece um exagero grandito. Digo isto sem fontes ou conhecimento para o afirmar, é só uma convicção minha.

Compartilhar este post

Link para o post

Pediste uma coisa boa, já disse.

Posso dar o exemplo em que no tempo em que ele foi Ministro das Finanças, Portugal teve dos maiores crescimentos económicos e períodos de estabilidade desde o endividamento da monarquia ? Ou não se pode considerar isso mérito dele ?

Crescimento é diferente de desenvolvimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Perguntei se ele tem "asco" a este tipo de coisas associar-se a um partido que já as fez.... E não critico é a ideologia comunista... Se criarem agora o partido Salazar ou algo que o valha não se vai gostar muito ou não?

Não, mas não é por ser o Salazar mas sim pela ideologia que ele representa. Ele está associado a um partido pela ideologia. Era a mesma coisa eu deixar de ser Portista porque o Pinto da Costa cometeu os crimes que todos nós sabemos.

Compartilhar este post

Link para o post

Em que ficamos?

Isso que estás a dizer não tem sentido nenhum.

O Palácio de Belém é o exemplo que estava a dar. Então por ser a residência oficial do Presidente da República, se ele decidir ir para lá viver está a roubar alguma coisa ?

Estás a discutir p*ntelhos, sem sentido nenhum.

O Forte era a residência oficial, e fica a saber que ele é que pagava as despesas todas do Forte :wink:

Crescimento é diferente de desenvolvimento.

Eu quis dizer crescimento, mesmo.

Editado por Badjoras Undersnight

Compartilhar este post

Link para o post

O Forte era a residência oficial, e fica a saber que ele é que pagava as despesas todas do Forte :wink:

Sei disso perfeitamente.

O meu :mrgreen: lá em cima devia ter sido suficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

Não se pode é considerar isso uma coisa boa quando esse crescimento económico foi obtido à custa do empobrecimento generalizado da população, complementado por um plano económico que levou à ruína o sistema agro-industrial português. Se eu for Ministro das Finanças e baixar o salário mínimo para os 100 € certamente vou conseguir dar um impulso significativo às empresas nacionais, mas não me parece que isso seja uma boa política.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei disso perfeitamente.

O meu :mrgreen: lá em cima devia ter sido suficiente.

Desculpa, como continuaste não percebi.

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos Gouveia, a somar ao que disse sobre o pedido de intervenção da aviação (que não ocorreu, porque a força aérea se manteve neutral durante o golpe), o Marcello ordenou que os carros de combate de Cavalaria 7 (comandados pelo Brigadeiro Junqueira dos Reis e co-adjuvado pelo Coronel Romeiras Jr.) fizessem fogo sobre o Terreiro do Paço, contra as forças da Cavalaria de Santarém.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Não, mas não é por ser o Salazar mas sim pela ideologia que ele representa. Ele está associado a um partido pela ideologia. Era a mesma coisa eu deixar de ser Portista porque o Pinto da Costa cometeu os crimes que todos nós sabemos.

Mas a própria ideologia comunista já fez muitos passarem fome e procurou a tortura para o bem do povo...

Compartilhar este post

Link para o post

Não se pode é considerar isso uma coisa boa quando esse crescimento económico foi obtido à custa do empobrecimento generalizado da população, complementado por um plano económico que levou à ruína o sistema agro-industrial português. Se eu for Ministro das Finanças e baixar o salário mínimo para os 100 €, certamente vou conseguir dar um impulso significativo às empresas nacionais, mas não me parece que isso seja uma boa política.

Muito bem, eu arranjo uma impossível de ser refutada.

Pode - se considerar a manobra de Salazar em manter Portugal fora da II Guerra Mundial uma boa coisa da sua governação ?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a própria ideologia comunista já fez muitos passarem fome e procurou a tortura para o bem do povo...

*Estalinista.

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos Gouveia, a somar ao que disse sobre o pedido de intervenção da aviação (que não ocorreu, porque a força aérea se manteve neutral durante o golpe), o Marcello ordenou que os carros de combate de Cavalaria 7 (comandados pelo Brigadeiro Junqueira dos Reis e co-adjuvado pelo Coronel Romeiras Jr.) fizessem fogo sobre o Terreiro do Paço, contra as forças da Cavalaria de Santarém.

Oh pá, não tenho dados que comprovem o que disse, apenas, como disse, o meu avô, que nesse dia se encontrava a guardar o Ministro dos Negócios Estrangeiro, no entanto, é a primeira vez que ouço tal coisa. Não dizendo, no entanto, que não acredito.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...