Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Krepster

Morreu José Hermano Saraiva

Publicações recomendadas

Carlos Gouveia, a somar ao que disse sobre o pedido de intervenção da aviação (que não ocorreu, porque a força aérea se manteve neutral durante o golpe), o Marcello ordenou que os carros de combate de Cavalaria 7 (comandados pelo Brigadeiro Junqueira dos Reis e co-adjuvado pelo Coronel Romeiras Jr.) fizessem fogo sobre o Terreiro do Paço, contra as forças da Cavalaria de Santarém.

Eu acho que foi um ministro e não ele não me lembro....

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bem, eu arranjo uma impossível de ser refutada.

Pode - se considerar a manobra de Salazar em manter Portugal fora da II Guerra Mundial uma boa coisa da sua governação ?

Seria, se Portugal tivesse sido neutro em vez de "neutro".

Compartilhar este post

Link para o post

Vinha aqui deixar o meu RIP quando vejo que isto tá cheio de Hermanos Saraivas, que alivio, em vez de ter desaparecido um, multiplicaram-se!!

Star_Trek_Spock_Live_Long_and_Prosper-T-link.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Seria, se Portugal tivesse sido neutro em vez de "neutro".

Por amor de Deus, Portugal não ficou afetado de maneira nenhuma com a II Guerra Mundial, aliás só lucrou.

Foi neutro: tanto cedeu os Açores como base para os aliados, como volfrâmio para as armas do Eixo, se quiseres ver por aí.

E ainda deu abrigo a muitos Judeus que depois partiram para os EUA, etc.

Editado por Badjoras Undersnight

Compartilhar este post

Link para o post

Oh pá, não tenho dados que comprovem o que disse, apenas, como disse, o meu avô, que nesse dia se encontrava a guardar o Ministro dos Negócios Estrangeiro, no entanto, é a primeira vez que ouço tal coisa. Não dizendo, no entanto, que não acredito.

Podes comprovar no livro A Hora da Liberdade, onde está o testemunho, na primeira pessoa, do Romeiras Júnior.

Eu acho que foi um ministro e não ele não me lembro....

Foram ambas ordens do Marcello. O Ministro dos Negócios Estrangeiros é que, a dada altura, pede a intervenção dos pára-quedistas.

Compartilhar este post

Link para o post

O Black deve estar a preparar testamento. Mais 10 minutos e vou sair :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Boo :lol: :prayer:

Chamar ao Saraiva historiador é capaz de ser um insulto para os verdadeiros historiadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Chamar ao Saraiva historiador é capaz de ser um insulto para os verdadeiros historiadores.

Não era nenhum historiador, mas sim uma grande comunicador.

Compartilhar este post

Link para o post

Por amor de Deus, Portugal não ficou afetado de maneira nenhuma com a II Guerra Mundial, aliás só lucrou.

Foi neutro: tanto cedeu os Açores como base para os aliados, como volfrâmio para as armas do Eixo, se quiseres ver por aí.

E ainda deu abrigo a muitos Judeus que depois partiram para os EUA, etc.

Não fosse o Aristides de Sousa Mendes (entre outros) a desafiar o Salazar e a conceder vistos contra a ordem expressa dele, e os judeus bem podiam ter morrido que o Salazar se estava bem lixando para isso. Aliás, o Salazar aceitou a entrada desses judeus apenas após grande pressão internacional, e com o compromisso de eles saírem do país o mais rapidamente possível e de todo o alojamento ser financeiramente assegurado por outros países/pessoas/instituições. Ele não deu abrigo a ninguém. Aliás, basta ver qual o destino do Aristides por essa afronta.

Voltando ao tema da "neutralidade", não discuti os lucros de Portugal com a II Guerra Mundial. Discuti a "neutralidade". Portugal foi colaboracionista com ambos os lados e só não entrou na guerra porque a Inglaterra não deixou, literalmente. Os ingleses queriam que Portugal fosse neutral simplesmente para evitar que a Alemanha nos pudesse anexar, e assim tinha sempre um local seguro onde desembarcar caso fosse necessário. Por outro lado, a Alemanha chegou a mexer a logística necessária para iniciar a invasão do território continental, dos Açores e de Angola, e só não avançaram por detalhes totalmente alheios a Portugal. Tudo isto para dizer que Portugal participou activamente na guerra, talvez não na componente bélica mas diplomaticamente esteve bastante activo. A política ambígua do Salazar só por milagre não nos custou uma invasão e tornou-nos, a seu tempo, "inimigos" a abater de ambos os lados :lol:

btw, a venda de volfrâmio para a Alemanha é das coisas que mais me enoja na nossa História. Não é a coisa que mais me enoja porque Portugal recebeu imenso ouro nazi, e a partir de certa altura já se sabia bem de onde ele provinha e para onde iam os seus antigos donos, e pior, qual o seu destino.

O Black deve estar a preparar testamento. Mais 10 minutos e vou sair :mrgreen:

Nove minutos, ainda a tempo!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não consigo arranjar nenhuma explicação para alguém que fez parte de um governo que se regia pelos ideais que todos conhecemos ser militante de um partido como o PS. Aliás, arranjar arranjo. Não quero é acreditar nisso...

Eu não disse que era militante. Disse governante.

Compartilhar este post

Link para o post

Não fosse o Aristides de Sousa Mendes (entre outros) a desafiar o Salazar e a conceder vistos contra a ordem expressa dele, e os judeus bem podiam ter morrido que o Salazar se estava bem lixando para isso. Aliás, o Salazar aceitou a entrada desses judeus apenas após grande pressão internacional, e com o compromisso de eles saírem do país o mais rapidamente possível e de todo o alojamento ser financeiramente assegurado por outros países/pessoas/instituições. Ele não deu abrigo a ninguém. Aliás, basta ver qual o destino do Aristides por essa afronta.

Voltando ao tema da "neutralidade", não discuti os lucros de Portugal com a II Guerra Mundial. Discuti a "neutralidade". Portugal foi colaboracionista com ambos os lados e só não entrou na guerra porque a Inglaterra não deixou, literalmente. Os ingleses queriam que Portugal fosse neutral simplesmente para evitar que a Alemanha nos pudesse anexar, e assim tinha sempre um local seguro onde desembarcar caso fosse necessário. Por outro lado, a Alemanha chegou a mexer a logística necessária para iniciar a invasão do território continental, dos Açores e de Angola, e só não avançaram por detalhes totalmente alheios a Portugal. Tudo isto para dizer que Portugal participou activamente na guerra, talvez não na componente bélica mas diplomaticamente esteve bastante activo. A política ambígua do Salazar só por milagre não nos custou uma invasão e tornou-nos, a seu tempo, "inimigos" a abater de ambos os lados :lol:

btw, a venda de volfrâmio para a Alemanha é das coisas que mais me enoja na nossa História. Não é a coisa que mais me enoja porque Portugal recebeu imenso ouro nazi, e a partir de certa altura já se sabia bem de onde ele provinha e para onde iam os seus antigos donos, e pior, qual o seu destino.

Nove minutos, ainda a tempo!

Onde é que viste isso ? Por acaso gostava de ver isso.

Não estou a ser irónico nem depreciativo, mas não tenho conhecimento desse facto da Inglaterra.

Da pressão alemã, norte - americana e inglesa tenho conhecimento para se juntar aos aliados ou ao eixo, mas isso da Inglaterra querer que Portugal fosse neutro não sabia.

Só tinha conhecimento que a Inglaterra/EUA na altura consideraram Portugal como um país hostil caso este não colaborasse com eles, por isso é que Portugal cedeu a base nos Açores, e foi isso que permitiu manter Portugal seguro.

Edit: Amanhã continuamos, se quiseres claro. E se poderes dar - me essa leitura, agradecia. Está - se sempre a aprender.

Editado por Badjoras Undersnight

Compartilhar este post

Link para o post

E o ridiculo é que toda a gente o chama de historiador, tanto nos meios oficiais como nos outros

Compartilhar este post

Link para o post

E o ridiculo é que toda a gente o chama de historiador, tanto nos meios oficiais como nos outros

Mais ridículo é chamar engenheiro ao Sócrates ou doutor ao Relvas.

Compartilhar este post

Link para o post

E só quem não rejubilou com a morte do homem é que tem de aprender? Porque é que não dizes isso a 90% deste tópico que anda a mandar bitaites à descarada, mostrando uma ignorância extrema sobre aquilo que se passou de 70 a 20 anos antes de terem nascido? Não estou a falar especificamente de ti nem de ninguém, mas este tópico está a ser um atentado ao bom senso e à educação. Eu nem nunca fui muito fã do homem, mas o que se está a passar aqui está a ser ridículo.

Agora sou mal educado por não ter pena que um gajo que mandou agredir estudantes só por se manifestarem e que colaborou com um regime que mandou milhares de jovens para África morrer morra? É isso tudo então :lol: se alguém mostra um desconhecimento do que se passou és tu, como se viu pelos teus posts seguintes.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais ridículo é chamar engenheiro ao Sócrates ou doutor ao Relvas.

Dr.!

Compartilhar este post

Link para o post

Onde é que viste isso ? Por acaso gostava de ver isso.

Não estou a ser irónico nem depreciativo, mas não tenho conhecimento desse facto da Inglaterra.

Da pressão alemã, norte - americana e inglesa tenho conhecimento para se juntar aos aliados ou ao eixo, mas isso da Inglaterra querer que Portugal fosse neutro não sabia.

Só tinha conhecimento que a Inglaterra/EUA na altura consideraram Portugal como um país hostil caso este não colaborasse com eles, por isso é que Portugal cedeu a base nos Açores, e foi isso que permitiu manter Portugal seguro.

Edit: Amanhã continuamos, se quiseres claro. E se poderes dar - me essa leitura, agradecia. Está - se sempre a aprender.

Epa já sei lá eu :lol: São pequenas coisas de que um gajo se lembra de leituras antigas que fez para a realização de trabalhos. Por exemplo, agora gostava de te responder a essa parte da cedência da base dos Açores, mas sinceramente não me lembro do contexto das negociações nem das contrapartidas dessa cedência. Mas olha que isso, a "neutralidade" imposta, é algo bem disseminado, qualquer autor que tenha escrito sobre Portugal no contexto da guerra o deve referenciar. Até numa biografia do Cunhal que li há pouco tempo, da autoria de José Pacheco Pereira, consta uma referência a isso.

Compartilhar este post

Link para o post

mandou o gajo da fragata disparar sobre os gajos na rua do arsenal

A fragata foi mandada disparar contra as forças que estavam no Terreiro do Paço, Boo. E já me tinha esquecido desse fato também, o Governo manda fazer marcha-atrás à fragata, que estava em manobras da NATO, para disparar contra os revoltosos.

Compartilhar este post

Link para o post

A fragata foi mandada disparar contra as forças que estavam no Terreiro do Paço, Boo. E já me tinha esquecido desse fato também, o Governo manda fazer marcha-atrás à fragata, que estava em manobras da NATO, para disparar contra os revoltosos.

a rua do arsenal é ao lado do terreiro do paço, as tropas andavam por aí

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...