Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Krepster

Morreu José Hermano Saraiva

Publicações recomendadas

Não sei de que parte te riste. Que haviam membros do PCP dentro do regime a minar o próprio regime ou de que com o Salazar tinha tudo sido diferente?

do post global. Falta de noção gritante.

Santa ignorância.

Disseste tudo.Obrigado por seres bom na auto-análise.

Compartilhar este post

Link para o post

Santa ignorância.

Este homem tinha realmente um grande defeito por ter uma grande admiração por Salazar.

Agora dizer que o homem era fascista por ter sido ministro de Salazar, dafuq...

Salazar teve os seus prós e contras, e grande parte da malta aqui nasceu depois de 74 e não viveu estes tempos. Salazar tinha muitos defeitos, mas também coisas boas, mesmo que fossem poucas.

Essa demonização do Salazar, acho qualquer coisa fantástica. Este fez coisas horríveis, mas nem tudo foi mau.

Em relação ao JHS, perdeu - se um grande comunicador, sendo ou não bom historiador.

Já agora aconselho a leitura de Salazar de Filipe Ribeiro de Meneses, para quem quiser saber umas coisinhas, boas e más.

Olha, já cá faltava um destes. Não entendo, um homem que fez parte do governo do Salazar fascista? De facto, onde é que esta gente tem a cabeça?

Compartilhar este post

Link para o post

Disseste tudo.Obrigado por seres bom na auto-análise.

Boo, explica - me o teu ponto de vista então, sff.

Compartilhar este post

Link para o post

Santa ignorância.

Este homem tinha realmente um grande defeito por ter uma grande admiração por Salazar.

Salazar teve os seus prós e contras, e grande parte da malta aqui nasceu depois de 74 e não viveu estes tempos. Salazar tinha muitos defeitos, mas também coisas boas, mesmo que fossem poucas.

Perdeu - se um grande comunicador, sendo ou não bom historiador.

Já agora aconselho a leitura de Salazar de Filipe Ribeiro de Meneses, para quem quiser saber umas coisinhas, boas e más.

Ignorantes porquê? Aprende é a respeitar opiniões diferentes da tua, porque secalhar muito boa gente que aqui não se mostra fã dele sabe mais dessa época que tu.

Não, não era fascista. Era fã de Salazar, como já foram postas aí afirmações, mas não era fascista. Foi para um alto cargo do Estado Novo só porque foi obrigado. Carregou em milhares de estudante porque o mandaram, que podia ele fazer? Coitado.

Era um bom comunicador e para mim, nada mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, já cá faltava um destes. Não entendo, um homem que fez parte do governo do Salazar fascista? De facto, onde é que esta gente tem a cabeça?

JHS foi das pessoas que mais confrontou Salazar em relação à Polícia Política.

Ignorantes porquê? Aprende é a respeitar opiniões diferentes da tua, porque secalhar muito boa gente que aqui não se mostra fã dele sabe mais dessa época que tu.

Não, não era fascista. Era fã de Salazar, como já foram postas aí afirmações, mas não era fascista. Foi para um alto cargo do Estado Novo só porque foi obrigado. Carregou em milhares de estudante porque o mandaram, que podia ele fazer? Coitado.

Era um bom comunicador e para mim, nada mais.

Respeito as opiniões quando são bem fundamentadas como é o teu caso.

Agora escrever um post a dizer simplesmente "Menos um fascista!", acho de uma tremenda ignorância...

Este é um assunto que só serve para causar confusão, e não me vou chatear com a malta por isto. Não vou postar mais nada.

Descanse em Paz, José Hermano Saraiva.

Editado por Badjoras Undersnight

Compartilhar este post

Link para o post

Respeito as opiniões quando são bem fundamentadas como é o teu caso.

Agora escrever um post a dizer simplesmente "Menos um fascista!", acho de uma tremenda ignorância...

opinião bem fundamentada, que comprova que ele é fascista.

O homem morreu, logo menos um facista. Podes considerar o post resumido, nunca ignorante.

Compartilhar este post

Link para o post

O homem morreu, logo menos um facista. Podes considerar o post resumido, nunca ignorante.

Acho que o Sr. merece mais respeito, só isso.

E pronto acabou :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O tópico devia ser para mandar uns simples RIPs porque tu não sabias que este homem foi um dos responsáveis pelo facto do país ter vivido durante décadas mergulhado na escuridão e os outros é que não chegaram lá? Ao quê, à tua ignorância? Faz sentido.

Mais uma vez eu não disse que o tópico devia ser para uns simples RIPs, mas sim que "supostamente" é o que normalmente acontece neste tipo de tópicos, aqui no fórum. Como não sabia desse seu lado, achei que o número de páginas era exagerado, mesmo para um historiador.

Irra que está difícil perceberes. A ignorância agora está do teu lado.

Editado por DonSk

Compartilhar este post

Link para o post

Já houve vários casos em que Ministros do Salazar voltaram a pertencer a um Governo no pós-25 de Abril. E um deles até a um Governo PS.

É um erro comum olhar-se para a História com óculos do presente, mas não há volta a dar. É um erro que sempre se cometeu e sempre continuará a ser cometido.

Compartilhar este post

Link para o post

do post global. Falta de noção gritante.

Mas queres apresentar argumentos ou queres mandar postas de pescada à toa como já é a tua imagem de marca no fórum?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas queres apresentar argumentos ou queres mandar postas de pescada à toa como já é a tua imagem de marca no fórum?

Sim, o que me preocupa mesmo muitíssimo é a minha "imagem de marca" no fórum. Principalmente, aquilo que tu pensas de mim. É aquele tipo de coisa com o qual me preocupo tanto ... que nem me vou dar ao trabalho de responder.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, o que me preocupa mesmo muitíssimo é a minha "imagem de marca" no fórum. Principalmente, aquilo que tu pensas de mim. É aquele tipo de coisa com o qual me preocupo tanto ... que nem me vou dar ao trabalho de responder.

:lol: És patético!

Aprende é a respeitar opiniões diferentes da tua

E só quem não rejubilou com a morte do homem é que tem de aprender? Porque é que não dizes isso a 90% deste tópico que anda a mandar bitaites à descarada, mostrando uma ignorância extrema sobre aquilo que se passou de 70 a 20 anos antes de terem nascido? Não estou a falar especificamente de ti nem de ninguém, mas este tópico está a ser um atentado ao bom senso e à educação. Eu nem nunca fui muito fã do homem, mas o que se está a passar aqui está a ser ridículo.

Compartilhar este post

Link para o post

Era o que faltava ter respeito por quem contribuiu directa ou indirectamente para a prisão de familiares

Compartilhar este post

Link para o post

Santa ignorância.

Essa demonização do Salazar, acho qualquer coisa fantástica. Este fez coisas horríveis, mas nem tudo foi mau.

Em relação ao JHS, perdeu - se um grande comunicador, sendo ou não bom historiador.

Ai Jesus! :lol:

Acho que o Sr. merece mais respeito, só isso.

E pronto acabou :mrgreen:

Era só o que faltava ter respeito por fascistas.

Compartilhar este post

Link para o post

É isto.

Menos.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma vez eu não disse que o tópico devia ser para uns simples RIPs, mas sim que "supostamente" é o que normalmente acontece neste tipo de tópicos, aqui no fórum. Como não sabia desse seu lado, achei que o número de páginas era exagerado, mesmo para um historiador.

Irra que está difícil perceberes. A ignorância agora está do teu lado.

Se foi isso que quiseste dizer, escolheste um caminho demasiado tortuoso e ambíguo para o fazer.

Já houve vários casos em que Ministros do Salazar voltaram a pertencer a um Governo no pós-25 de Abril. E um deles até a um Governo PS.

É um erro comum olhar-se para a História com óculos do presente, mas não há volta a dar. É um erro que sempre se cometeu e sempre continuará a ser cometido.

Eu não consigo arranjar nenhuma explicação para alguém que fez parte de um governo que se regia pelos ideais que todos conhecemos ser militante de um partido como o PS. Aliás, arranjar arranjo. Não quero é acreditar nisso...

Compartilhar este post

Link para o post

a imagem de marca do Boo aqui no forum é "minetes <3"

Compartilhar este post

Link para o post

Ai Jesus, 15 páginas seguidas sobre o Saraiva. Estou velho para estas coisas...

"Salazar era um homem bom", foi assim que José Hermano Saraiva, historiador e ministro da Educação do Estado Novo, definiu o homem que durante mais de 30 anos governou Portugal.

"Para mim, é muito comovente vir aqui prestar esta homenagem ao grande português que se chama António Oliveira Salazar", disse José Hermano Saraiva.

Para o historiador, "a História é feita de patranhas e mentiras", e aquilo que sobreviveu até hoje foi uma imagem implacável de Salazar, o que, no seu entender, não corresponde á verdade, acrescentando que à medida que o tempo passar, "o nome de Salazar será cada vez maior e quando se escrever a História, sobressairá a sua bondade".

Nem eu diria melhor sobre os seus programas e algumas das suas obras.

Aquando do 25 de Abril, o regime estava recheado de membros do PCP que começaram a minar o regime por dentro e permitiram que o 25 de Abril não fosse um banho de sangue. Isso e o facto do Marcello não ter nada a ver com o Salazar. Fosse com o Salazar e aquele 25 de Abril podia ter sido o dia mais sangrento da história recente de Portugal.

O regime? Não propriamente. Se disseres as Forças Armadas já será outra coisa diferente.

bem, tou burro, desconhecia por completo tudo o que aqui disseram sobre ele

sempre o tive como um homem inteligente e que conhecia muito da História de Portugal

Ele tinha historiadores, esses sim verdadeiramente historiadores, que trabalhavam e investigavam para ele. O que ele fazia era história amadora, ao nível de um qualquer José Rodrigues dos Santos, e tinha uma anormal capacidade de comunicação que lhe permitia contar histórias de forma simples e acessível mesmo ao português comum sem qualquer formação. Nisso tem o seu inegável mérito. No entanto quando elevamos o patamar e analisamos já do ponto de vista historiográfico, a sua obra não é nada de especial e é pouco fiável.

Santa ignorância.

Ok, diz uma coisa boa que tenha sido totalmente positiva. Basta uma para teres razão.

btw, quando o objectivo é ter formação e aprendizagem imparciais, nunca se lê apenas uma obra e muito menos exemplares cuja parcialidade é evidente.

Compartilhar este post

Link para o post

JHS foi das pessoas que mais confrontou Salazar em relação à Polícia Política.

Só se foi por ter uso limitado, porque serviu-se dela e não poucas vezes.

Compartilhar este post

Link para o post

E só quem não rejubilou com a morte do homem é que tem de aprender? Porque é que não dizes isso a 90% deste tópico que anda a mandar bitaites à descarada, mostrando uma ignorância extrema sobre aquilo que se passou de 70 a 20 anos antes de terem nascido? Não estou a falar especificamente de ti nem de ninguém, mas este tópico está a ser um atentado ao bom senso e à educação. Eu nem nunca fui muito fã do homem, mas o que se está a passar aqui está a ser ridículo.

Os outros mostram ignorância extrema por falarem de algo "que se passou de 70 a 20 anos antes de terem nascido", mas tu podes apelidar de ignorantes essas pessoas. Deves ter mais de 60 anos, então.

Atentado à educação e ao bom senso? Porquê? Por darem a sua opinião? Já vivemos em liberdade, cada um pode opinar como bem lhe entender.

Queres argumentos? Bora!

Não, não havia nenhum comunista nem ninguém ligado a uma esquerda dentro do Governo (nem do Caetano, quanto mais no do Salazar) a "minar" seja o que for.

O que aconteceu com a Primavera Marcelista foi algo que o regime tinha de fazer, porque já estava completamente saturado. Não só porque as ideias do estrangeiro estavam a ser cada vez mais dificeis de bloquear, assim como a própria economia já estava a definhar e tinhas que começar a abrir o teu país ao mundo para existir mais transacção de dinheiros e afins. Caso o Salazar lá estivesse, isto ia acontecer na mesma, simplesmente havia ainda mais gente a viver na miséria e por muito mais tempo. Não sabemos quanto tempo duraria, mas o regime do Estado Novo, com as suas políticas originais e os seus ideais bacocos de ruralidade e religião seria impossíveis de aguentar por muito mais tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, diz uma coisa boa que tenha sido totalmente positiva. Basta uma para teres razão.

btw, quando o objectivo é ter formação e aprendizagem imparciais, nunca se lê apenas uma obra e muito menos exemplares cuja parcialidade é evidente.

Uma ?

O Salazar nunca, por exemplo, enriqueceu à pala do país, nunca se apropriou daquilo que não era dele. Tanto que morreu sem deixar nada nem tinha nada.

Usou o seu cargo para servir o país, à sua maneira claro, e não usou o seu cargo para se servir a si mesmo, característica dos políticos do séc. XXI.

Isso não invalida o muito mal que fez, como torturas, censura, etc...

Indiquei aquela obra porque simplesmente não toma partidos, não existe essa parcialidade evidente que falas, é relatado tal e qual os factos que se passaram.

Compartilhar este post

Link para o post

:lol: já cá faltava o cliché do pobrezinho que nunca enriqueceu à conta do país.

O homem contentava-se com as festinhas do Cerejeira ao mesmo tempo de uma Avé Maria.

Compartilhar este post

Link para o post

Só se foi por ter uso limitado, porque serviu-se dela e não poucas vezes.

Estás a falar das acusações que recaem sobre ele de mandar carregar sobre os estudantes.

Se isso realmente aconteceu é de lamentar, mas ele também teve problemas com a PIDE mais tarde por se opor a certas situações.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma ?

O Salazar nunca, por exemplo, enriqueceu à pala do país, nunca se apropriou daquilo que não era dele. Tanto que morreu sem deixar nada nem tinha nada.

Usou o seu cargo para servir o país, à sua maneira claro, e não usou o seu cargo para se servir a si mesmo, característica dos políticos do séc. XXI.

Isso não invalida o muito mal que fez, como torturas, censura, etc...

Indiquei aquela obra porque simplesmente não toma partidos, não existe essa parcialidade evidente que falas, é relatado tal e qual os factos que se passaram.

Isso nem sequer é propriamente verdade, mas mesmo que fosse não é algo de transcendente - lá porque hoje há corruptos, não quer dizer que quem não o foi mereça ser realçado por isso. Mas também não foi disso que se falou; comentou-se sobre a sua gestão do país. É disso que espero algo que tenha sido bom na sua governação.

E eu conheço um pouco da obra. É parcial, sim, e nem é preciso passar muito da parte em que ele diz que Salazar era democrata-cristão.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...