Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Legi

[Imagens] Tópico das imagens

Publicações recomendadas

o acordo de tordesilhas nem foi assim tão mau para nós. Conseguimos ficar com o Brasil (que tem boas terras) e mesmo em África as terras não eram tão férteis, mas tinham bons recursos naturais (que nós tratamos de f*der tudo).

Mau mau foi para quem foi colonizado... nos dois lados lol

O acordo foi muito bom para Portugal, a imagem é apenas uma piada. Portugal saiu ganhando nessa história pois havia o monopólio do Atlântico, já que para ir as Índias, era necessário parar ou no Brasil ou na África. E como disseram, Portugal ainda obteve territórios na Ásia.

Compartilhar este post

Link para o post

32316_3147819510035_384518_n.jpg

À conversa com um vitoriano no sábado o que ele me disse foi "Já temos a Europa garantida por causa da Taça, por mim o Vitória devia deixar o Paços ganhar para o Braga ficar para trás"...

Compartilhar este post

Link para o post

O Puro sabe mais disto do que eu mas eu só consigo ver este tratado como uma ideia megalómana de duas super-potências que se armaram ao pingarelho.

É muito bonito termos "ficado" com África, o Brasil e o controlo das rotas marítimas asiáticas mas a capacidade para manter o controlo é que foi mentira. Tanto que as outras nações cagaram-se para a brincadeira.

A ideia de Portugal era principalmente afastar a Espanha do leste. Dava-se aos espanhóis o brinquedo a ocidente e enquanto isso Portugal podia explorar o que faltava de África e chegar à Índia, que por essa altura já era o grande objectivo delineado para os Descobrimentos portugueses, e tudo isto sem ter de se preocupar com a concorrência espanhola.

E ainda lhe saiu o bónus do Brasil. Se bem que é discutível se foi propositado ou não, pois o objectivo de esticar a linha de Tordesilhas para ocidente terá sido, ao que tudo indica, para ganhar espaço de navegação. Os navios quando voltavam do Atlântico Sul tinham de ir buscar os ventos e as correntes a ocidente dos Açores, portanto convinha a linha ficar o mais para lá dos Açores que fosse possível.

A imagem não é grande coisa, mas dá para perceber o que estou a dizer:

voltas1.jpg

PS: Ah, sobre o controlo das rotas, ainda dominámos durante largos períodos do século XVI. Claro que depois vários factores levaram à decadência desse domínio, mas um reino pequeno como Portugal conseguir o que conseguiu, e durante o tempo que conseguiu, não foi nada mau. D. João II era grande demais para o país que liderou :p

Compartilhar este post

Link para o post

Curtes muito é de andar pelos blogs dos rivais, ma wtv..

Compartilhar este post

Link para o post

porque é que ele matou o conan o'brien?

Porque prefere o Jay Leno.

Compartilhar este post

Link para o post

Há tópico para imagens e tópico para GIFS. Posta os GIFS no das imagens.

#fuckdapolice

Compartilhar este post

Link para o post

.

Editado por Dan

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...