Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Tudo isto é muito desmotivador, especialmente quando passo tanto tempo à volta do meu CV (em termos de apresentação, claro, porque de conteúdo é o que expliquei) e de cover letters específicas e depois não há nem um sim nem um não. Há 1 semana atrás resignei-me e decidi que não valia a pena tentar algo melhor. É certo que não tenho qualidades atrativas para um empregador, e por mais que remoa os miolos não consigo ver onde é que aulas de literatura podem ter um efeito prático. Além disso, porque não ser padeiro? Todos os outros com quem trabalho o fazem como profissão e não como mero trabalho, então porque não seguir as pisadas deles? Acabei por passar essa tarde a pesquisar sobre a profissão. Ser padeiro não é o meu trabalho de sonho, mas é tolerável e fácil o suficiente. Fui para a cama confiante. "Daqui a uns anos, depois de uns aumentos, já vou poder ter um estilo de vida diferente". No entanto, bastou um dia para que este sentimento se evaporasse. Sinto-me à parte no trabalho. Não sei como dizê-lo sem fazer passar a ideia de que me acho melhor do que os outros, mas quando os teus colegas de trabalho têm uma escolaridade muito abaixo da tua, é muito difícil não se sentir excluído. Acredito que seja algo maioritariamente psicológico, mas há factores reais. Os padeiros não falam de literatura, falam de p*tas. É diferente. Eu não quero isto para o resto da minha vida. Não quero ter de falar de p*tas para criar laços. Não quero ter nada a ver com p*tas, na verdade. Sinto que cada dia é um sacrifício e que de retorno não ganho nada. Sinto que mereço mais do que isto.

(...) fico? Ou volto?

Rain, li a tua história e reflecti bastante sobre a mesma. Uma vez que vieste à procura de desabafar ou algum guidance, sinto, não me achando mais e melhor que ninguém, que posso tentar contribuir de alguma forma para a tua história.

Antes de tudo deixa-me dizer-te que, pelo que escreveste, sinto que tens uma qualidade que pouca gente tem: percebes a importância do trabalho e não te escondes perante a necessidade de ter de trabalhar em algo apenas para conseguires sobreviver. Podias ficar a lamuriar-te num canto, a queixares-te da vida, da sorte, da falta dela, e do crl. Mas tu fizeste aquilo que um Homem faz: fizeste-te à vida e foste a jogo. Lutaste. Não desististe nem ficaste à espera que algo mudasse. Pegaste na tua vida com as duas mãos, arregaçaste as mangas e foste à luta. E isso é de destacar.

Este é o teu primeiro factor diferenciador quando fores à próxima entrevista. Tu tens toda a legitimidade para colocar em qualquer CV que és trabalhador, dedicado e que não tens medo de desafios. Portanto, quando dizes que "não tens qualidades para um empregador" estás absolutamente errado. Parece-me que, fruto da tua situação, não estás é a ver as coisas com clareza. Tu tens múltiplas qualidades e que consegues ilustrar, com exemplos reais. Porque não chega estar no CV que és "trabalhador" ou "outra coisa qq". Mas tu tens algo que pouca gente tem: a capacidade de ilustrar, com situações reais, os teus soft skills.

Mas volto agora ao teu primeiro bold. Não te resignes. Não baixes os braços. Não agora, por favor. Não o fizeste até agora, portanto não te deixes levar pelo caminho fácil. Pelo que descreveste, tens aqui outra qualidade que pouca gente tem: a resiliência. Caíste, voltas a erguer-te, lutaste e fizeste um curso superior. Tudo fruto do teu esforço e da tua dedicação. A tua história é a ilustração perfeita de um conjunto de skills que QUALQUER empregador de QUALQUER sector aprecia. Tu és um lutador. E és ambicioso. Não tens de ter vergonha de dizer que não queres ser padeiro a vida toda porque vales mais que isso. Com todo o respeito pelos padeiros. Mas se tu sentes que vales mais do que isso, se sentes que estás num patamar diferente dos teus colegas, assume-o. Isso chama-se ambição e é uma coisa boa. Nunca tenhas vergonha de ter ambição.

Permite-me, agora, uma sugestão quanto à última questão que colocaste. Uma vez que, neste momento, estás numa situação onde não tens muitas despesas, nomeadamente alojamento, porque não tentares aguentar uns meses? Digo isto porque podes tentar equacionar este plano:

- Ficar no Canadá até Maio;

- Voltar para Portugal em meados de Maio e começar por concorrer aos empregas sazonais. Ganhas pouco mais do salário mínimo (digo eu, confesso que não tenho a certeza, alguém que venha cá ajudar), mas permite-te regressar a Portugal com a """certeza""" (probabilidade maior é a melhor expressão) de conseguires um trabalho em pouco tempo. Até Maio estás a juntar dinheiro no Canadá. É um sofrimento? Sem dúvida. Vai custar? De crl. Mas sabes que o esforço vai compensar e sabes que no dia X vais estar a embarcar rumo a Portugal.

- Começa logo a ver para onde te queres ir candidatando. Vai fazendo esse trabalho de prospecção e vai-te candidatando. Assim, até se pode dar o caso de conseguires chegar com um conjunto de entrevistas :)

- Se não conseguires, é a melhor altura para ir de porta em porta entregar o CV. Nessa altura do ano há um reforço na procura de pessoas, em vários sectores, nomeadamente naqueles directa ou indirectamente ligados ao Turismo. Equaciona, por ordem, Lisboa, Algarve e Porto.

- Daqui até Maio investe em algo que queiras. Seja em aprender Java, seja aprender outro qualquer skill. Podes fazê-lo sem gastar dinheiro, investindo, apenas, o teu tempo. Procura, por exemplo, aprender francês. Tens N tools online. Se já dominas o Inglês, why not caminhar para o francês? Em Portugal há cada vez mais ofertas para francófonos.

Chegado a Maio há 3 caminhos:

1) Não encontras nada;

2) Encontras um trabalho para o verão;

3) Encontras um trabalho para o médio-prazo.

Independentemente dos cenários tens de vir preparado para, infelizmente, teres de gastar algum dinheiro em alojamento. A vantagem é que vais ter mais oferta, pois o ano lectivo caminha para o fim. Em todos os cenários vais ter sempre uma rede, as poupanças que fizeres no Canadá.

Por isso, enquanto observador externo, à pergunta: fico ou vou? Eu respondo fica. Mas depois vem :) Prepara-te com calma. Mentaliza-te do esforço que vai ser ficares no Canadá, mas foca-te no prémio. Eyes on the prize.

Outra coisa interessante é tentares, desde já, imaginar-te naquele que seria um trabalho que te traria satisfação pessoal. No fundo, onde te imaginas a trabalhar daqui a 10 anos ou 15 anos? Onde te imaginas feliz? O que sonhas e ambicionas?

Agora que tens o ponto de chegada, tens de perceber qual é o caminho. Vê quais são os requisitos que, actualmente, são exigidos para essas funções. Depois de veres isso, percebe como é que vais aprender esses skills. Traça um plano e mete-o em marcha.

Para fechar. Não tenhas medo de ambicionar. Tens todo o direito e mais algum. Não digas que não tens skills que são apreciados pelos empregadores. Estás carregado deles. Coloca-os ao teu serviço. Dá-os a conhecer aos teus futuros empregadores. "Conta-lhes a tua vida" nas cover letters. Dá-te a conhecer. E não desistas. Boa sorte!

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

Muito melhor que os vídeos do Guilherme Cabral, f*da-se.

Compartilhar este post

Link para o post

boas malta. Como sou Retail Manager num campo de golfe em Jersey (sou o gerente de Loja de Golfe e website www.justshopok.com) e jogo varias vezes, o representante de Adidas perguntou-me se queria ser um Adidas Ambassador para o ano e disse logo que sim.

Ou seja, em 2018, terei que usar roupa e sapatos da Adidas no trabalho, na Social Media e quando jogo golfe. O melhor, é que nao pago pelo material e ainda terei descontos na loja da Adidas. :celebracao: :celebracao: :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

É assim, uma long shot. Recebi uma chamada da TAP para ir a uma entrevista de Assistente de Escala. Ok, tudo bem. Perguntei onde era e a mulher só me diz Piso 2 dá-me as boas tardes e desliga logo a seguir :lol: Tentei ligar de volta mas sempre interrompido. Agora eu pergunto: Piso 2 do Aeroporto ou Piso 2 do edifício da TAP? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

LOL

Mas a TAP fica no aeroporto, por isso, se não for num corres para o outro.

Compartilhar este post

Link para o post

É assim, uma long shot. Recebi uma chamada da TAP para ir a uma entrevista de Assistente de Escala. Ok, tudo bem. Perguntei onde era e a mulher só me diz Piso 2 dá-me as boas tardes e desliga logo a seguir :lol: Tentei ligar de volta mas sempre interrompido. Agora eu pergunto: Piso 2 do Aeroporto ou Piso 2 do edifício da TAP? :lol:

LOL

Compartilhar este post

Link para o post

Mas mandaste o CV para eles?

Nop, nada. Isto, segundo o que a mulher me explicou quando justificou o contacto, foi um pedido feito à minha empresa de onde saí em Setembro feito pela TAP para saber se eles tinham alguém que tivesse terminado contrato à pouco tempo e que estivesse na disposição de ir à entrevista. Não achei estranho porque de facto eles costumam fazer isso.

Entretanto já estive a inspeccionar o caso e de facto o edifício da TAP é ali a dois passos do aeroporto e é a morada que dão nos contactos de recrutamento. Como o autocarro passa lá primeiro, vou mais cedo, saio ali e pergunto. Se for, muito bem. Se não, uma corridinha até ao outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Nop, nada. Isto, segundo o que a mulher me explicou quando justificou o contacto, foi um pedido feito à minha empresa de onde saí em Setembro feito pela TAP para saber se eles tinham alguém que tivesse terminado contrato à pouco tempo e que estivesse na disposição de ir à entrevista. Não achei estranho porque de facto eles costumam fazer isso.

Entretanto já estive a inspeccionar o caso e de facto o edifício da TAP é ali a dois passos do aeroporto e é a morada que dão nos contactos de recrutamento. Como o autocarro passa lá primeiro, vou mais cedo, saio ali e pergunto. Se for, muito bem. Se não, uma corridinha até ao outro.

Eu já trabalhei na TAP, e sim é bastante perto do aeroporto mas tipo aquilo são vários edificios. É enorme mesmo. O que se calhar te vai ajudar é que quando lá chegas passas por uma recepção e a pessoa que está lá vai-te perguntar o que vens lá fazer e se explicares acho que vais conseguir ser direcionado para o lugar certo. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Opa isso é mel. Diz-me uma coisa, posso ir com o carro tranquilamente ou não me deixam entrar? Se não deixarem, estacionar ali à volta é chato, não é?

Compartilhar este post

Link para o post

Opa isso é mel. Diz-me uma coisa, posso ir com o carro tranquilamente ou não me deixam entrar? Se não deixarem, estacionar ali à volta é chato, não é?

Eu nunca fui para lá de carro, mas têm vários lugares de estacionamento, talvez seja possivel. De resto, ya, estacionar ali naquela zona é chato sim, é perto do aeroporto. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A equipa de investigação da qual faço parte conseguiu publicar um artigo numa revista cuja taxa de rejeição ronda os 85%. Acho que nunca tínhamos apontado tão alto, pelo menos os mais novos, dado que os mais velhos têm mais publicações relevantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Metes o carro ao pé do Clube Tap e vais a butes.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é o IF dessa revista?

3 e qualquer coisa. Está no top 50 das revistas da área daquele paper.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nunca fui para lá de carro, mas têm vários lugares de estacionamento, talvez seja possivel. De resto, ya, estacionar ali naquela zona é chato sim, é perto do aeroporto. :mrgreen:

Pelo que me apercebi conseguia entrar com o carro lá para dentro mediante da inscrição na recepção. Caso passe à 2ª fase já vou prevenido.

Metes o carro ao pé do Clube Tap e vais a butes.

O autocarro fica mais perto :mrgreen: Só colocava a questão do carro porque é a diferença entre sair de casa com 1 hora de antecedência ou com 10 minutos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...