Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Citação de Robe, há 8 minutos:

Porque não? Pela tua conversa ainda deves ter menos que 30 anos, não? Às vezes é preciso dar 2 passos atrás para dar 1 à frente. Não deixes de ver a universidade como um bom recurso profissional, mas porque é que não dás uma oportunidade à área do teu pai? 

O nosso grande inimigo é que achamos que chegamos sempre tarde a tudo.

Sou novo, tenho 24. Tenho licenciatura na área do turismo e agora até ando aprender francês para juntar ao inglês e ter mais oportunidades de trabalho.

Nunca gostei muito da área mas quem sabe.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Finn Balor, Agora:

Sou novo, tenho 24. Tenho licenciatura na área do turismo e agora até ando aprender francês para juntar ao inglês e ter mais oportunidades de trabalho.

Não gostas de trabalhar em receções de hóteis? 

Recebes à volta de 700€ limpos (isto já a contar com subsidio de alimentação e assim), e pode ser uma boa forma de crescer profissionalmente.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Finn Balor, há 2 minutos:

Olha, eu vou ser honesto: O meu trabalho part-time é na área do turismo e acho mesmo que as condições que te oferecem aqui muitas vezes chegam a ser desumanas. Eu adoro o que faço, adoro mesmo, mas também tenho sorte de o fazer só quando me apetece, porque já trabalhei noutros setores do turismo para pagar os estudos e deus me livre.

Por isso, aventura-te. Enriquece o teu conhecimento, só não aches é que é demasiado tarde para fazer alguma coisa, porque nunca é.

Editado por Robe
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 36 minutos:

Eu acho que o IEFP tem essas formações, ou estou errado?

Tem, mas aquilo no site deles não me aparece nada de eletricistas nem canalizadores.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 32 minutos:

Não gostas de trabalhar em receções de hóteis? 

Recebes à volta de 700€ limpos (isto já a contar com subsidio de alimentação e assim), e pode ser uma boa forma de crescer profissionalmente.

Gosto, já o fiz no Algarve até num verão onde o meu tio gerente de hotel. Mas sou de Barcelos por aqui a oferta é quase inexistente em hotelaria ainda mais nesta altura, o que me aparecia antes do covid levava sempre com a mesma resposta, falta de experiência... Quer hotelaria, agências por aí fora.

Daí ter estado em armazém desde o início de 2019 (acabei a licenciatura em 2018) onde já ganhava mais um pouquinho que esses 700€ limpos e provavelmente vão me chamar de novo em janeiro/fevereiro.

@Robe já pensei em tirar mestrado noutra m*rda qualquer, pensei em marketing mas para já tou a tirar o primeiro nível de francês.

Quanto á eletricidade talvez peça ao meu velhote para fazer uns biscates com ele antes de voltar ao trabalho porque tinham me dito que ia ficar efetivo onde estava mas esta m*rda lixou tudo, os que lá ficaram estão em lay-off mas asseguraram que me chamavam de novo. Apesar disso ando á procura claro.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu para me safar neste tempo de m*rda, não é segredo para ninguém o buraco onde me enfiei durante a pandemia, fui trabalhar para essa área da construção. Não sabia, nem sei, ainda, muito de área nenhuma, mas precisava de trabalhar e aceitei. O salário mensal não é grande coisa, mas por fora faz-se dinheiro à grande.

Por exemplo, um colega meu, canalizador, (que também sabe ladrilho e mais umas m*rda) remodelou no mês passado uma casa de banho, fez aquilo em 2 fins de semana (4 diazinhos) e tirou 850€ limpinhos. Mais o salário que recebe a trabalhar de segunda a sexta 8 horas por dia, mais uns biscates fáceis ao fim de semana ou depois do trabalho e facturou mais de 2000€. Tudo liquido, já.

Há licenciados que não ganham por mês o que ele fez em 4 dias. Não é brincadeira.

E estes gajos trabalham de Domingo a Domingo, nunca lhes falta trabalho. Nem sempre são estes valores, às vezes são biscates mais pequenos, mas nunca tiram menos do que 1500€ por mês se aceitarem o trabalho que aparece. O trabalho (os biscates i.e) é tanto que lá na empresa estão sempre a passar uns para os outros. 

É um trabalho muito pesado, cansativo, sujo e extremamente ingrato. Muito mal visto e, verdade seja dita, é feito por pessoas que mal têm a 4ª classe e que bebem muito o que não dignifica muito as profissões. Mas faz-se bastante dinheiro. Basta fazerem um ou dois trabalhos bem feitos na vossa zona ou para o amigo do amigo que depois o telefone não pára. 

Para ganhar dinheiro, a trabalhar, não há igual. Mas também é preciso saber fazer.

Se estiverem a precisar e tiverem essa oportunidade, vão experimentar. Aprendem bem e depois mesmo que trabalhem noutra área durante a semana, podem sempre safar-se a trabalhar à parte. 

Canalização, Ladrilho, estuques, pladur, eletricista, pintura, meter chão flutuante é fácil e também há sempre trabalho. Rende mais saberem mais do que uma área porque se não têm que dividir o guito. Porque normalmente a canalização exige quase sempre ladrilho ou estuques e pintura.

Se o objetivo é ganhar dinheiro, é uma boa oportunidade.

Digo-vos mais só em gorjetas e ofertas, às vezes, ganham tanto como o que ganham ao dia. Só hoje foram 20€ e três caixas de pintarolas. Aos anos que eu não comia isto.

E já agora, só um aparte e uma curiosidade: de todos os meus amigos os que estão seguros e sem stress com o trabalho são os que trabalham na área da construção: eng. civil, manobrador de maquinas, etc. 

• Like 14

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei como é aí em Portugal porque aqui em França constrói-se mais casas novas, mas o que está na modas são as bombas de calor para aquecimento da casa/água da casa e tem de ser feito por alguém certificado. Só quem é certificado (não sei se é preciso ser canalizador de base) é que pode instalar este tipo de material, basicamente quando chegam à obra aquilo já está tudo montado pelo canalizador, só têm de fazer umas ligações e confirmar que não há fugas e digo já que não fica barato. 

Outra coisa que tinha visto, mas deve ser só para daqui a uns anos, são as baterias da Tesla que se ligam à casa através dos painéis/telhas fotovoltaica. Andei por brincadeira a ver isso no site da Tesla e até andavam à procura de técnicos para tirarem os certificados. Se forem um número restrito de técnicos, é uma cena a ter em consideração

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 1 hora:

É um trabalho muito pesado, cansativo, sujo e extremamente ingrato. Muito mal visto e, verdade seja dita, é feito por pessoas que mal têm a 4ª classe e que bebem muito o que não dignifica muito as profissões. 

Para ganhar dinheiro, a trabalhar, não há igual. Mas também é preciso saber fazer.

Descobriste a vida com quantos anos?

Para ganhar dinheiro, a trabalhar, não há igual, mas há melhor e sem ser preciso know how como nessas profissões pouco dignas. 

Isso nunca percebi, o que é um trolha menos que um recepcionista?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Catota, há 18 minutos:

Descobriste a vida com quantos anos?

Para ganhar dinheiro, a trabalhar, não há igual, mas há melhor e sem ser preciso know how como nessas profissões pouco dignas. 

Isso nunca percebi, o que é um trolha menos que um recepcionista?

O trolha normalmente até ganha mais

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 3 minutos:

Boa sorte @Casual 1904.

O que é isso da dignidade da profissão?

Citação de Mayday, há 2 horas:

E estes gajos trabalham de Domingo a Domingo, nunca lhes falta trabalho. 

É um trabalho muito pesado, cansativo, sujo e extremamente ingrato. Muito mal visto e, verdade seja dita, é feito por pessoas que mal têm a 4ª classe e que bebem muito o que não dignifica muito as profissões.

Compartilhar este post

Link para o post

Estava a levar para outro lado, do género haver profissões mais dignas do que outras. Já vi que não é isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 8 minutos:

Achei piada a essa referencia à dignidade da profissão.

É verdade, lamento.

Tens uma noção de quantas reclamações há mensalmente de trabalhos mal feitos, má educação, indecências para com os clientes ou vizinhos por causa do álcool nestas profissões? 

E a questão da escolaridade tem relevância porque a baixa escolaridade da grande maioria destes trabalhadores impede a valorização salarial (e dos próprios enquanto trabalhadores) e das profissões. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 6 minutos:

É verdade, lamento.

Tens uma noção de quantas reclamações há mensalmente de trabalhos mal feitos, má educação, indecências para com os clientes ou vizinhos por causa do álcool nestas profissões? 

E a questão da escolaridade tem relevância porque a baixa escolaridade da grande maioria destes trabalhadores impede a valorização salarial (e dos próprios enquanto trabalhadores) e das profissões. 

Além do desgaste físico ao longo dos anos. E não é tão raro assim haver malta que cai de andaimes por exemplo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 3 minutos:

Estava a levar para outro lado, do género haver profissões mais dignas do que outras. Já vi que não é isso.

Por favor, eu sou do PCP.

O que eu quero dizer é que o user aí em cima que se licenciou em Turismo mas não gosta da área e está desempregado podia arranjar uma boa profissão onde ganhava um bom dinheiro, mas não só ele não ponderaria essa hipótese, como dificilmente seria considerado porque é uma área estigmatizada. 

São profissões fundamentais e com falta de mão de obra. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 1 minuto:

Não estou a perceber qual o teu ponto. Não merecem ganhar mais que o Martim de fatinho e mochila da Accenture  porque mostram o rêgo e arrotam?
Os que fazem mau trabalho, seja por alcool, porque não sabem ou se estão a cagar, têm de ser chamados à atenção ou despedidos como em qualquer empresa. Como estas abaixo, qual a dignidade destas?

Screenshot_4.png

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 2 minutos:

Além do desgaste físico ao longo dos anos. E não é tão raro assim haver malta que cai de andaimes por exemplo

E quantos não estão no escritório com desgaste psicológico quase em burnout só de aturar os abusos laborais do patrão?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 1 minuto:

E quantos não estão no escritório com desgaste psicológico quase em burnout só de aturar os abusos laborais do patrão?

Claro que sim, mas ao menos o Martim da Accenture chega ao 60 ainda com joelhos e costas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 minuto:

Não estou a perceber qual o teu ponto. Não merecem ganhar mais que o Martim de fatinho e mochila da Accenture  porque mostram o rêgo e arrotam?
Os que fazem mau trabalho, seja por alcool, porque não sabem ou se estão a cagar, têm de ser chamados à atenção ou despedidos como em qualquer empresa. Como estas abaixo, qual a dignidade destas?

Screenshot_4.png

São profissões mal vistas e estigmatizadas, é esse o meu ponto. Correspondem a um perfil que não é, de todo, falso. E isso afasta tanto quem procura emprego como quem procura trabalhadores.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, Agora:

Mas como é que vocês arranjaram esses trabalhos que pagam bem? É que eu também já assentei azulejo em construções e ganhava ordenado mínimo. Uma procura no site do IEFP e todas as ofertas para canalizadores, eletricistas, trolhas que encontro na minha área pagam ordenado mínimo e ainda pedem experiência.

Eu próprio conheço quem faça instalações/reparações de gás que ganha...espante-se, ordenado mínimo. Os donos das empresas, os que trabalham sozinhos fazendo bicates, os que começaram nos anos 60 e 70, esses sim, têm BMWs e piscinas em casa.

Porque os trabalhos bem pagos são os biscates, não são os que estás a trabalhar por conta de outrém. É o gajo que o vizinho te recomendou porque também tinha um autoclismo a pingar, ou uma racha na parede, ou precisava de mudar os azulejos de uma casa de banho. É maioritariamente desses que se está a falar.

Citação de Mayday, Agora:

São profissões mal vistas e estigmatizadas, é esse o meu ponto. Correspondem a um perfil que não é, de todo, falso. E isso afasta tanto quem procura emprego como quem procura trabalhadores.

Não estou a perceber a dificuldade em entender o que estás a dizer. Parece-me óbvio que esse tipo de profissões é visto como profissão "de baixo nível" pela maioria, o que as afasta logo como possível alternativa para quem está desempregado e seja formado. Parte desse estigma vem do facto de muitos dos trabalhadores não terem formação e muitas vezes serem de meios mais modestos. Não é mentira nenhuma e achava que fosse algo que toda a gente sabe

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 3 minutos:

Mas como é que vocês arranjaram esses trabalhos que pagam bem? É que eu também já assentei azulejo em construções e ganhava ordenado mínimo. Uma procura no site do IEFP e todas as ofertas para canalizadores, eletricistas, trolhas que encontro na minha área pagam ordenado mínimo e ainda pedem experiência.

Eu próprio conheço quem faça instalações/reparações de gás que ganha...espante-se, ordenado mínimo. Os donos das empresas, os que trabalham sozinhos fazendo bicates, os que começaram nos anos 60 e 70, esses sim, têm BMWs e piscinas em casa.

Citação de NIkeL, há 1 minuto:

Porque os trabalhos bem pagos são os biscates, não são os que estás a trabalhar por conta de outrém. É o gajo que o vizinho te recomendou porque também tinha um autoclismo a pingar, ou uma racha na parede, ou precisava de mudar os azulejos de uma casa de banho. É maioritariamente desses que se está a falar.

E mesmo assim na empresa onde eu trabalho os trabalhadores com experiência ganham quase 1000€ já com descontos feitos. Salário + SA+ Prémio Mensal. 

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente o lobby das empresas de trabalho temporário tomou conta desta área e quase todos os trabalhadores estão precários. E, ainda por cima, estas empresas ficam com uma percentagem do que seria o teu salário. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 2 minutos:

Exatamente, mas isso não te dá segurança de trabalho. Sim, tudo bem que há "sempre" trabalho pelo boca a boca para quem constrói uma boa relação com os clientes, mas isso não é fácil e não demora 1 nem 2 anos a construir. Para não falar que não vejo isso funcionar em cidades grandes e urbanizadas como Lisboa.

Têm patrão aos dias de semana, biscates aos fins de semana

E aquele exemplo dos 800 euros por dois fins de semana o gajo puxou bem, não me parece que era muito amigo do freguês 😂

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...