Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Antes de referenciar, perguntem à pessoa se querem que o seu nome seja referenciado. Cena mais irritante receber uma chamada do nada de um cromo RH a ler templates.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 2 minutos:

Antes de referenciar, perguntem à pessoa se querem que o seu nome seja referenciado. Cena mais irritante receber uma chamada do nada de um cromo RH a ler templates.

Pessoas fazem isto? 😕

Já me fizeram com o Fitness Hut, nunca com propostas de trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 5 minutos:

Pessoas fazem isto? 😕

Já me fizeram com o Fitness Hut, nunca com propostas de trabalho.

Suponho que o tal bónus seja razão suficiente para serem sem noção.

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo sem incentivos, e há empresas de IT que pagam aos 3000€ por isso, não percebo o problema das referências. Porque é que alguém ia querer ficar mal visto ao recomendar alguém que não tem capacidade para tal.

Sempre fiz questão de dar referências quando vejo pessoas que efectivamente merecem essa oportunidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 58 minutos:

Mas esses cv's são comparados a outros ou passam à frente? 

Não. Já recomendei pessoas que entraram, pessoas que receberam proposta e não aceitaram, e pessoas que não passaram na entrevista. É mais fácil à empresa pagar a um colaborador para referenciar alguém do que pagar a uma empresa de RH para fazer isso por eles. Além de que já tem o bonus de ter algum feedback da pessoa (proveniente de quem a recomendou). Até onde sei, a partir dai o processo é o normal como se fosse um candidato qualquer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 2 horas:

Numa empresa pequenina, numa loja de bairro, num talho, não vejo mal. 

Não conheço o tio mas tenho ideia que trabalha para grandes empresas, aí não me faz sentido. 

Mesmo para um dos maiores hospitais privados entrei e entravam todos os outros dessa maneira. Todos os dias iam lá meter cv's mas sempre que era preciso alguém "ó João Paulo, conheces alguém para trabalhar connosco?"

Eu o ano passado tive de recrutar quatro pessoas para a minha equipa, uma pessoa veio de outra empresa do grupo e foi um par de meses, duas vieram de fora e foram uns bons seis meses e dezenas de entrevistas, e outra foi uma dessas referências, que, já como aqui foi dito, são muito bem pagas, e o processo demorou um mês.

Já percebes porque é que se procuram referências e até porque é que se paga e bem por isto? Não tem nada a ver com cunhas e essas conversas da carochinha da Junta de Freguesia não sei de onde, ninguém tem é vida para estar sistematicamente a investir seis meses de trabalho para recrutar alguém.

Compartilhar este post

Link para o post

Muitas vezes (como até foi o meu caso), a pessoa referenciada já trabalhou com quem referencia, e isso facilita muito, não só o processo de recrutamento mas também o funcionamento da equipa. Note-se (para quem não souber) que o dinheiro só é pago se a pessoa for contratada, e em alguns sítios só pagam depois de X meses.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Percebo o Jimpo. Se bem me lembro da tua área, que já foi a minha, quase sempre é assim. Pede-se sempre alguém, quase nunca é porque sim, os concursos públicos demoram imenso tempo, os privados é bora venha já. 

Para recrutar em IT deve ser um ai Jesus... Se forem como eu, é LinkedIn, é o crl, e depois digo 2 meses e eles ah é asap é asap. 

Por acaso houve um membro aqui do Fórum que entrou na minha empresa há pouco tempo, e não foi referenciado por ninguém 🙂 só dei ao gajo o link, tá aqui bora, e entrou, excelente!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 5 horas:

Eu o ano passado tive de recrutar quatro pessoas para a minha equipa, uma pessoa veio de outra empresa do grupo e foi um par de meses, duas vieram de fora e foram uns bons seis meses e dezenas de entrevistas, e outra foi uma dessas referências, que, já como aqui foi dito, são muito bem pagas, e o processo demorou um mês.

Já percebes porque é que se procuram referências e até porque é que se paga e bem por isto? Não tem nada a ver com cunhas e essas conversas da carochinha da Junta de Freguesia não sei de onde, ninguém tem é vida para estar sistematicamente a investir seis meses de trabalho para recrutar alguém.

Obrigado a quem respondeu pela explicação. 

Como disse, quando trabalhei em Portugal para além desse hospital ainda trabalhei em mais 4 sítios e foi sempre dessa maneira que fui contratado e fiquei sempre com a sensação que estaria a passar à frente de pessoas que poderiam ter mais X formações que eu ou mesmo pós graduação ou mestrado (aqui poderíamos discutir se vale ou pena ou não no meu trabalho mas isso é outra questão) e daí o meu comentário. 

Percebo o ganhar tempo e percebo o colocar alguém com o perfil humano adequado, mas daí a minha questão de termos um mercado em que possivelmente és escolhido por seres um bacano ou amigo de um gajo que é porreiro em vez de alguém que é mais competente. 

Compartilhar este post

Link para o post

Malta alguém aí que trabalhe remoto sem licenciatura? Apesar de a ter não a estou a sentir muito util e queria experimentar algo remoto, mas não está nada fácil encontrar 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kawhi , Agora:

Malta alguém aí que trabalhe remoto sem licenciatura? Apesar de a ter não a estou a sentir muito util e queria experimentar algo remoto, mas não está nada fácil encontrar 

Eu tenho licenciatura e trabalho remoto. Acho que o que interessa aqui são as tuas skills e se há algum projeto nessas tuas ferramentas que possas trabalhar.

Além disso, há sempre uma hipótese: aprender. E aprender on the job. Não tenhas medo de ir ao LinkedIn, Indeed, e ver coisas. E falares com pessoas. Não há mal nenhum nisso.

Há uns anos, sentia-me mal no meu trabalho, detestava o que fazia. Chorava lá muitas vezes. Entretanto o Sporting foi à final da Taça de Portugal e os bilhetes esgotaram. Eu tinha 2 bilhetes. OLX: troco bilhete por emprego em X área. Ainda hoje trabalho na área, apesar de não ter entrado pela pessoa a quem dei o bilhete, e falo com essa pessoa, que não a conhecia de lado nenhum. É preciso é ser criativo e explorar as oportunidades. 🙂

boa sorte!

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de nathanwilliams, há 4 minutos:

Eu tenho licenciatura e trabalho remoto. Acho que o que interessa aqui são as tuas skills e se há algum projeto nessas tuas ferramentas que possas trabalhar.

Além disso, há sempre uma hipótese: aprender. E aprender on the job. Não tenhas medo de ir ao LinkedIn, Indeed, e ver coisas. E falares com pessoas. Não há mal nenhum nisso.

Há uns anos, sentia-me mal no meu trabalho, detestava o que fazia. Chorava lá muitas vezes. Entretanto o Sporting foi à final da Taça de Portugal e os bilhetes esgotaram. Eu tinha 2 bilhetes. OLX: troco bilhete por emprego em X área. Ainda hoje trabalho na área, apesar de não ter entrado pela pessoa a quem dei o bilhete, e falo com essa pessoa, que não a conhecia de lado nenhum. É preciso é ser criativo e explorar as oportunidades. 🙂

boa sorte!

Sim estou tipo tu naquela altura com o meu emprego atual, sinto que preciso mesmo de mudar, obrigado pelas dicas 

Compartilhar este post

Link para o post

Quem não chora não mama. Não é preciso chorares um rio, mas vai, sem medos. Se precisares de ajuda, diz.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de nathanwilliams, há 14 minutos:

Eu tinha 2 bilhetes. OLX: troco bilhete por emprego em X área. Ainda hoje trabalho na área

isto é real? muito bom

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, Agora:

isto é real? muito bom

Sim. Recebi propostas de empresas de catering, administrativo em várias empresas, fábricas... Não quero exagerar, umas 20.

Entretanto o tipo que me cativou deu-me 2 oportunidades: suporte interno Vodafone ou GFI, suporte externo a um projeto Holandês.

Acabei por ir para onde estou agora, por iniciativa própria.

Com essa brincadeira, isto foi em 2019, em três anos ganho quase 5xs mais bruto. Tudo por causa de uma "brincadeira".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de nathanwilliams, há 8 horas:

boa sorte!

“O que interessa são as tuas skills”.

*contratado porque ofereceu um bilhete de um jogo do Sporting*

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de nathanwilliams, há 8 horas:

boa sorte!

sigam o meu linkedin para mais dicas

#hustle #hardwork

Compartilhar este post

Link para o post

ahah mas também disse ao gajo que mesmo que não as tenha, pode tentar aprendê-las no trabalho. A ideia que quero passar é que não deve ter medo de falar com pessoas, se quer mudar. 😉

Qual hustle qual quê.

Compartilhar este post

Link para o post

E saber chegar-se à frente e mostrar flexibilidade não é um skill?

O que não falta é gente que sabe academicamente fazer muitas coisas, mas que depois num ambiente laboral não consegue funcionar. 

Claro que existem empregos em que o conhecimento académico é absolutamente essencial, mas a grande maioria dos típicos empregos de escritório podem ser desempenhados por gente que saiba o básico da coisa, que queira aprender e que não seja uma besta.

• Like 4
  • Concordo! 11

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 24 minutos:

E saber chegar-se à frente e mostrar flexibilidade não é um skill?

O que não falta é gente que sabe academicamente fazer muitas coisas, mas que depois num ambiente laboral não consegue funcionar. 

Claro que existem empregos em que o conhecimento académico é absolutamente essencial, mas a grande maioria dos típicos empregos de escritório podem ser desempenhados por gente que saiba o básico da coisa, que queira aprender e que não seja uma besta.

Sou de IT e estou rodeado de gente que faz muito bem o seu trabalho, mas estudaram educação física ou direito.

Funções como BO, QA, BA, etc, são IT mas não precisas saber uma linha de código. Se tiveres vontade e soft skills, vais conseguir lá chegar.

Compartilhar este post

Link para o post

É trabalho de pessoal de caixas do Continente, para quem não sabe os acrónimos.

Editado por kareca
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 12 horas:

Obrigado a quem respondeu pela explicação. 

Como disse, quando trabalhei em Portugal para além desse hospital ainda trabalhei em mais 4 sítios e foi sempre dessa maneira que fui contratado e fiquei sempre com a sensação que estaria a passar à frente de pessoas que poderiam ter mais X formações que eu ou mesmo pós graduação ou mestrado (aqui poderíamos discutir se vale ou pena ou não no meu trabalho mas isso é outra questão) e daí o meu comentário. 

Percebo o ganhar tempo e percebo o colocar alguém com o perfil humano adequado, mas daí a minha questão de termos um mercado em que possivelmente és escolhido por seres um bacano ou amigo de um gajo que é porreiro em vez de alguém que é mais competente. 

Percebo o que dizes, mas não acho que precises necessariamente de te sentir mal. Em teoria, ninguém contrata alguém mau para a sua empresa, portanto mesmo que tenhas passado à frente de outras pessoas, se te contrataram, é porque tens valor.

Além disso, acho que todos sabemos que educação formal nem sempre é sinónimo de qualidade.

Citação de Kawhi, há 11 horas:

Trabalho em IT, mas sou licenciado em Biologia. O facto de ser licenciado não influenciou absolutamente nada na minha carreira de IT, até porque ainda não o era quando comecei em IT (longa história, mas basicamente saí da faculdade sem acabar tudo, e em 2021 apeteceu-me acabar aquilo só para arrumar o assunto).

Diria que é possível arranjar algo remoto se fores minimamente bom mas, não sendo da área, talvez seja mais complicado começar. Eu tive um "atalho" chamado Academia de Código.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 hora:

É trabalho de pessoal de caixas do Continente, para quem não sabe os acrónimos.

Ri-me.

Exacto, um dos melhores developers que tenho na minha equipa é licenciado em Línguas, Literaturas e Culturas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...