Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Citação de Tio Hans, há 4 horas:

A minha mulher foi convidada para ir trabalhar para uma empresa para a qual prestou serviços. Recusou e pediram-lhe para recomendar alguém. Ela falou comigo e eu disse que sim, que queria x por mês. A tal empresa quer falar comigo porque o projecto é mais importante que o dinheiro. Só não lhes perguntei se posso pagar a casa com projectos para não prejudicar a minha mulher, lol.

De que forma é que isso ia prejudicar a tua mulher?

Compartilhar este post

Link para o post

malta, tenho uma questão:

- herdei 4 dias de férias do ano passado

- tirei duas semanas de ferias em junho

quantos dias tenho que restam até hoje? são 2*6 (6 meses de 2023) + 4  - 10 (duas semanas tiradas) =  6 dias?

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 58 minutos:

quantos dias tenho que restam até hoje? são 2*6 (6 meses de 2023) + 4  - 10 (duas semanas tiradas) =  6 dias?

Que confusão 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 9 horas:

Tenho ideia que os dois dias por mês só se aplica no ano da contratação. Portanto acho que o @Bashirtem razão. 

Compartilhar este post

Link para o post

Tens os 4 que não tiraste o ano passado (e que se foi por escolha tua podem mandar-te dar uma volta se quiseres tê-los), tens os 12 que te faltam tirar dos 22 deste ano e ainda tens mais 12 de teres trabalhado até junho (isto admitindo que a pergunta é devido a ires sair do emprego em que estás)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, Em 29/06/2023 at 11:46:

A minha mulher foi convidada para ir trabalhar para uma empresa para a qual prestou serviços. Recusou e pediram-lhe para recomendar alguém. Ela falou comigo e eu disse que sim, que queria x por mês. A tal empresa quer falar comigo porque o projecto é mais importante que o dinheiro. Só não lhes perguntei se posso pagar a casa com projectos para não prejudicar a minha mulher, lol.

puro nepotismo, depois admiram-se que os jovens se revoltem nas ruas...

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tive pra comentar por causa disso. Já deixei Portugal faz 6 anos mas a maneira de contratar continua igual. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 10 horas:

As férias do ano passado terias de tirar até ao final de Abril, agora só por boa vontade.

Citação de smashing_pumpkin , há 1 hora:

Tens os 4 que não tiraste o ano passado (e que se foi por escolha tua podem mandar-te dar uma volta se quiseres tê-los), tens os 12 que te faltam tirar dos 22 deste ano e ainda tens mais 12 de teres trabalhado até junho (isto admitindo que a pergunta é devido a ires sair do emprego em que estás)

Podes explicar porquê sff?

A minha namorada queria trocar de emprego no próximo ano, se sair depois de Junho tem direito a 22 + 12?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de joe, Agora:

As férias do ano passado terias de tirar até ao final de Abril, agora só por boa vontade.

A minha namorada queria trocar de emprego no próximo ano, se sair depois de Junho tem direito a 22 + 12?

Ela a 1 de Janeiro de 2024 estando na mesma empresa durante 2023 todo tem direito a 22 dias de férias.

Se ela sair agora terá direito aos 2 dias por mês que ela já trabalhou.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 1 hora:

Citação de joe, há 13 minutos:

Pois, to a assumir o pior caso possível msm

Tbm podem ser simpáticos e dar-me esses 4 dias, pelo menos tenho os dias disponíveis na plataforma 😬

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de joe, há 26 minutos:

Resumindo, as férias são sempre relativas ao tempo trabalhado no ano anterior. Se já trabalhaste até ao final de Junho deste ano e sais da empresa, tens direito a tirar/receber metade das férias anuais, que irias gozar em 2024 mas não gozas visto que sais da empresa.

Editado por Ghelthon
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 34 minutos:

Tive pra comentar por causa disso. Já deixei Portugal faz 6 anos mas a maneira de contratar continua igual. 

Obviamente queria pagar bem menos do que o que eu ganho actualmente, para um cargo de maior responsabilidade e mais longe de casa.😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 54 minutos:

Ela a 1 de Janeiro de 2024 estando na mesma empresa durante 2023 todo tem direito a 22 dias de férias.

Se ela sair agora terá direito aos 2 dias por mês que ela já trabalhou.

Não tenho a certeza absoluta mas acho basta ter começado o contrato em 2023 para ter direito aos 22 dias em 2024. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

É assim tão estranho pedirem-se referências?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 47 minutos:

É assim tão estranho pedirem-se referências?

Numa empresa pequenina, numa loja de bairro, num talho, não vejo mal. 

Não conheço o tio mas tenho ideia que trabalha para grandes empresas, aí não me faz sentido. 

Mesmo para um dos maiores hospitais privados entrei e entravam todos os outros dessa maneira. Todos os dias iam lá meter cv's mas sempre que era preciso alguém "ó João Paulo, conheces alguém para trabalhar connosco?"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 36 minutos:

Não conheço o tio mas tenho ideia que trabalha para grandes empresas, aí não me faz sentido. 

Mesmo para um dos maiores hospitais privados entrei e entravam todos os outros dessa maneira. Todos os dias iam lá meter cv's mas sempre que era preciso alguém "ó João Paulo, conheces alguém para trabalhar connosco?"

Acho que estás pouco informado relativamente ao mercado de trabalho actual. Hoje em dia não só é normal as empresas pedirem referências aos funcionários, como até pagam por isso. Aconteceu-me este ano.

(E não é só em Portugal, obviamente.)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Acho que estás pouco informado relativamente ao mercado de trabalho actual. Hoje em dia não só é normal as empresas pedirem referências aos funcionários, como até pagam por isso. Aconteceu-me este ano.

(E não é só em Portugal, obviamente.)

Exacto. A dona da empresa onde a minha mulher trabalha é uma multinacional francesa e actualmente pagam um bonus de 200 ou 300 euros por uma pessoa referenciada e que fique na empresa pelo menos 6 meses.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 4 minutos:

Exacto. A dona da empresa onde a minha mulher trabalha é uma multinacional francesa e actualmente pagam um bonus de 200 ou 300 euros por uma pessoa referenciada e que fique na empresa pelo menos 6 meses.

Sim, exactamente. Não sei a área da empresa, mas para a área de IT esses valores até são relativamente baixos.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas esses cv's são comparados a outros ou passam à frente? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

Mas dependendo dos casos faz sentido.

Eu trabalho numa empresa grande mas num departamento/equipa relativamente pequeno (40 num universo de milhares em Portugal e muitos mais fora). A verdade é que dentro do departamento há um perfil específico que encaixa com a visão de quem o lídera e é mais fácil encontrar pessoas que sabemos previamente que vão ou não encaixar nesse perfil de experências prévias de trabalho ou conhecimento pessoal. Faz todo o sentido que o diretor do departamento se apoie nas pessoas da própria equipa nessa fase inicial de recrutamento.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 7 minutos:

Imagino que não passem à frente, as empresas fazem isto para vagas onde não conseguem arranjar candidatos, ou candidatos que os satisfaçam. Mas essa parte já não sei, não trabalho em RH.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 9 minutos:

No meu caso específico, vão dar sempre uma atenção especial porque é recomendado por alguém, mas não há tratamento preferencial além de darem alguma especial atenção inicial e talvez existir um benefício da dúvida prévio.

Também te digo que da minha experiência não é propriamente fácil encontrar pessoas cujo perfil encaixe e que recomende.

Citação de Ghelthon, há 2 minutos:

Imagino que não passem à frente, as empresas fazem isto para vagas onde não conseguem arranjar candidatos, ou candidatos que os satisfaçam. Mas essa parte já não sei, não trabalho em RH.

Não necessariamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 1 minuto:

Não necessariamente.

Não, certo. Pode haver várias razões, mas essa é a mais habitual, acho eu.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 minutos:

Não, certo. Pode haver várias razões, mas essa é a mais habitual, acho eu.

Eu acho que a mais habitual é que é uma forma preguiçosa de fazer recrutamento, dar um dinheiro extra à malta e tentar diminuir rotatividade brutal que existe nas consultoras (que nunca deve ser inferior a 20% e isto deve ser conservador).

Digo preguiçosa porque as empresas não se preocupam em perceber os reais motivos pelos quais as pessoas trabalham num local vs outro. E na minha experiência nem é muito díficil perceber. As duas principais motivações são sempre dinheiro vs fit/gosto pelo que estás a fazer com uns pós de ambiente de trabalho e existir um balanço razoável entre um e outro. Claro que isto é superficial mas não foge muito daí. O que digo que é preguiçoso é que porque se vires é uma forma de ganhares um pouco mais e potencialmente adicionares como colega de trabalho alguém de quem gostas, logo na visão do empregador é um win-win para a satisfação do empregado (o que é redutor a meu ver).

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...