Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Citação de kareca, há 10 horas:

“Percebemos que, por vezes, da parte do candidato há interesse na oferta ao longo do processo, mas no momento da decisão há pressão parental”, explica. Em causa está muitas vezes o valor da remuneração. “Sente-se muito, sobretudo em famílias com maior capacidade financeira, a pressão para que os jovens não aceitem remunerações baixas. Nesses casos, há muita pressão social para não aceitarem salários de mil euros, mesmo como primeiro emprego, e irem para fora de Portugal.”

Que chatice haver pessoas instruídas e com experiência profissional e no mundo laboral que se mostrem relutantes a que os seus filhos sejam explorados e/ou subvalorizados com umas migalhas acima do SMN, sobretudo nas grandes áreas metropolitanas, optando por irem para fora ganharem 3-4x mais. De facto, que situação mais inconveniente para essas ditas empresas recrutadoras...

• Like 4
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

As empresas que pagam mal não tem incentivos para subir salários porque há demasiada gente que "opah, pagam certinho ao fim do mês, é perto de casa, e agora meti-me a comprar casa e não posso arriscar sair daqui". O pai que desmontar este racional tem todo o meu apoio. Infelizmente, são mais aqueles que o validam, porque no seu tempo pagavam todos +/- o mesmo e realmente pagar certinho era o mais importante.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

A minha Maria ganhava menos de metade do que ganhava agora, era infeliz e levava com a pressão dos pais para não deixar porque 'nunca se sabe o dia de amanhã'... 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 1 hora:

Mas os vossos pais querem-vos fora do país?

Os meus sim.

Melhor coisa que fiz na vida.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 7 minutos:

Os meus sim.

x2 para os dois, melhor decisão da minha vida.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 12 minutos:

Os meus sim.

Citação de jean-luc godard, há 4 minutos:

Os meus iam chorar baba e ranho, a minha mãe ia me pedir para ficar

Espero eu. Talvez tbm me mandem à m*rda

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre fui eu a decidir essas coisas, até porque desde "cedo" deixei de ser dependente. Nunca questionaram, só mandam aquele básico "vê lá, se achas que é o certo, força".

• Like 1
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 46 minutos:

Os meus iam chorar baba e ranho, a minha mãe ia me pedir para ficar

Espero eu. Talvez tbm me mandem à m*rda

Tive a sorte que os meus pais também foram emigrantes e como tal sabem que ir para fora abre muito mais oportunidades. A mim faz-me confusao quem fica a ganhar X com uma vida miseravel quando podia ir embora durante 10 anos a ganhar X^5.

Ou quem vive em Portugal e faz vida de emigrante a ganhar o salario minimo e esta com a familia 1 vez por mes. Para quem faz isso, pessoalmente consigo ver a familia mais vezes durante o ano do que essa pessoa visto que consigo tirar 6 semanas de férias. + os meus pais e sogros que têm a sorte de conseguir visitar onde estou.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

Os meus sim.

Citação de jean-luc godard, há 56 minutos:

já para mim a melhor decisão da minha vida foi sugerir pegging à minha namorada mas a 2ª melhor foi voltar a PT depois de estar emigrado

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem não sabe é levar no cu da namorada com um cinto que tem um p*cha. 

• Like 10

Compartilhar este post

Link para o post

Tive a sorte que os meus pais também foram emigrantes e como tal sabem que ir para fora abre muito mais oportunidades. A mim faz-me confusao quem fica a ganhar X com uma vida miseravel quando podia ir embora durante 10 anos a ganhar X^5.

Ou quem vive em Portugal e faz vida de emigrante a ganhar o salario minimo e esta com a familia 1 vez por mes. Para quem faz isso, pessoalmente consigo ver a familia mais vezes durante o ano do que essa pessoa visto que consigo tirar 6 semanas de férias. + os meus pais e sogros que têm a sorte de conseguir visitar onde estou.

A minha mãe tbm teve uns meses a trabalhar em França, mas era daquelas q teve a vida dura lá. Os dois arriscam muito pouco e não os culpo de todo, viveram realidades diferentes, mais dificeis, e por isso pensam de forma diferente. Devem ser mais como os pais da namorada do @Bashir

Eu só me vejo a sair do país se for forçado

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post

Custa sempre ao início, mas depois melhora. Ainda por cima hoje em dia é bem mais fácil manter contacto com família/amigos. Também não viveria fora da Europa porque aí seria mais difícil manter as relações, mas estando no estrangeiro há 5 anos já, não me arrependo nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 2 horas:

A minha mãe tbm teve uns meses a trabalhar em França, mas era daquelas q teve a vida dura lá. Os dois arriscam muito pouco e não os culpo de todo, viveram realidades diferentes, mais dificeis, e por isso pensam de forma diferente. Devem ser mais como os pais da namorada do @Bashir

És de IT, se de x em x tempo fizeres entrevistas e nunca te acomodares, rapidamente tens um salário bastante bom para a realidade de Portugal.

E claro, se consegues 50K aqui, consegues 150K no Luxemburgo. Mas, a não ser que tenhas a ambição de te reformar mesmo muito cedo, já são valores porreiros para se estar cá.

Para muitos, esses 50K só lá fora e às vezes nem isso, nesses casos também não pensava duas vezes

Editado por Mica
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 2 horas:

Não digo que para todos é fácil. Vir para França como alguns que eu conheço aqui onde estou, que estão a trabalhar na fruta, ou nas obras públicas também não sei se vinha, ou se aguentava tanto tempo. 

A verdade é que a emigração qualificada como a maioria de nós aqui no fórum é completamente diferente relativamente ao que se vive aí em Portugal. Falo por mim, ganho 4x mais com 50x menos de chatices e com muito mais respeito (e a minha mulher praticamente igual). Só estas duas últimas condições quase que me fariam emigrar por si só. 

Em Portugal trabalhavamos das 9h às 20h. Como é que se tem uma criança numa condição destas? Acordar às 7h30 para a deixar as 8h30 na creche, e depois pedir aos meus pais/sogros para irem buscar a criança, ir recuperar a casa deles já jantada e com o pijama vestido, chegar a casa e meter na cama? 

E é como diz o Koper. Nos tempos do meu pai tinham de mandar cartas, combinar as X horas para estar a espera do telefonema, vir a Portugal uma vez por ano. 

Hoje em dia estou em contacto o tempo todo, mensagens, fotos, vocals, chamadas e vídeo chamadas. Estando na Europa, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Suíça, Holanda, Alemanha, Luxemburgo, Bélgica, 2h30/3h de avião e estás em Lisboa/Porto (menos quem é burro e vai pra Polónia). 

Não te estou a convencer a emigrar, mas honestamente não percebo porque dizes que só sais se fores forçado. O país é assim tão bom? Deves alguma coisa à patria? És nacionalista? Parece-me claro que não. 

Até podes meter o símbolo da federação no vidro do carro, só vejo vantagens. 

• Like 4
  • Triste 1
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post

Em que vi dos Açores, quase que me considero um emigrante. Deixei familia e amigos para trás.

Compartilhar este post

Link para o post

Não digo que para todos é fácil. Vir para França como alguns que eu conheço aqui onde estou, que estão a trabalhar na fruta, ou nas obras públicas também não sei se vinha, ou se aguentava tanto tempo. 

A verdade é que a emigração qualificada como a maioria de nós aqui no fórum é completamente diferente relativamente ao que se vive aí em Portugal. Falo por mim, ganho 4x mais com 50x menos de chatices e com muito mais respeito (e a minha mulher praticamente igual). Só estas duas últimas condições quase que me fariam emigrar por si só. 

Em Portugal trabalhavamos das 9h às 20h. Como é que se tem uma criança numa condição destas? Acordar às 7h30 para a deixar as 8h30 na creche, e depois pedir aos meus pais/sogros para irem buscar a criança, ir recuperar a casa deles já jantada e com o pijama vestido, chegar a casa e meter na cama? 

E é como diz o Koper. Nos tempos do meu pai tinham de mandar cartas, combinar as X horas para estar a espera do telefonema, vir a Portugal uma vez por ano. 

Hoje em dia estou em contacto o tempo todo, mensagens, fotos, vocals, chamadas e vídeo chamadas. Estando na Europa, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Suíça, Holanda, Alemanha, Luxemburgo, Bélgica, 2h30/3h de avião e estás em Lisboa/Porto (menos quem é burro e vai pra Polónia). 

Não te estou a convencer a emigrar, mas honestamente não percebo porque dizes que só sais se fores forçado. O país é assim tão bom? Deves alguma coisa à patria? És nacionalista? Parece-me claro que não. 

Até podes meter o símbolo da federação no vidro do carro, só vejo vantagens. 

Citação de Mica, há 2 horas:

És de IT, se de x em x tempo fizeres entrevistas e nunca te acomodares, rapidamente tens um salário bastante bom para a realidade de Portugal.

E claro, se consegues 50K aqui, consegues 150K no Luxemburgo. Mas, a não ser que tenhas a ambição de te reformar mesmo muito cedo, já são valores porreiros para se estar cá.

Para muitos, esses 50K só lá fora e às vezes nem isso, nesses casos também não pensava duas vezes

Eu sinto que iria ter um estilo de vida mais ou menos equivalente que ao que tenho agora, só que sem praia, sol, e longe dos amigos ou família, e ia deixar de comer caracóis e amejoas à bolhão pato. Não vi os números, mas aposto que pra ter uma vida equivalente no luxemburgo ao que tenho em Lisboa, deverá ser uns 200k

Além disso sou um conformista e o cobarde

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post

Os meus filhotes acabam por ver os 4 avós todos os dias e honestamente para mim isso não tem preço. Aguentava-me bem com o salário minimo enquanto eles forem vivos.
Mas percebo perfeitamente que a vida não é igual para todos e nem estando em Portugal por vezes se consegue isso.

• Concordo! 8

Compartilhar este post

Link para o post

É mais fácil manter o contacto agora, sim. Mas nunca será a mesma coisa, falta aquele olhar, aquele abraço, aqueles convívios no qual não podemos estar presentes, os jantares, as idas ao café, reunir apenas porque sim, falar horas e horas de nada e de tudo... E isso não se faz pelo telefone.

Sim mas temos 5/6 semanas de férias e dá para aproveitar. 5/6 semana em 52 por ano... E mesmo essas, nunca dá para aproveitar todas ao máximo 

E existe sempre um pequeno distanciamento porque não tiveste presente quando aconteceu x ou y fez aquilo, ou não estiveste presente quando Z precisava. Faz parte.

Editado por Alonso.
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem não tem apoio e nada que os segurem cá é bacano, mas o "queimar" férias para vir a Portugal matar saudades da família e amigos é algo que faz muita confusão. Fora o viver num círculo muito pequeno só com maria, filhos e poucos amigos (e se se arranjar).

Citação de Petar Musa, há 6 horas:

Em que vi dos Açores, quase que me considero um emigrante. Deixei familia e amigos para trás.

E estás como os emigras do xunning. Não falas bem a língua nativa, nem a do sítio onde vives.

Editado por kareca
  • Triste 1
  • Haha 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 10 horas:

O país é assim tão bom?

Qual é a dúvida?

A alternativa é acreditares que Portugal é populado por milhões de mariquinhas que têm medo de arriscar, ou por milhões de burros que preferem conscientemente ter uma vida pior em Portugal do que a que teriam no estrangeiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 1 hora:

Qual é a dúvida?

A alternativa é acreditares que Portugal é populado por milhões de mariquinhas que têm medo de arriscar, ou por milhões de burros que preferem conscientemente ter uma vida pior em Portugal do que a que teriam no estrangeiro.

é fantastico para quem tem dinheiro. Nao é um bom pais para quem se queixa tanto e passa dificuldades.

Nao concordo quem nao ache que se viva também bem noutros paises/locais. Depois tem muito a ver com o teu estilo de vida. Posso dizer que vou mais vezes à praia de Carcavelos e vou mais vezes a esplanadas e bares da zona costeira entre Lisboa e Cascais agora que estou no estrangeiro do que o fazia quando ai morava.

A nossa maneira de viver também é diferente, nao é melhor nem pior, mas em Portugal no geral somos mais familia. Era impensavel para mim tendo os meus pais e sogros a viver na regiao da linha de Cascais ir viver sequer para Torres Vedras (bom sitio para viver) por exemplo que é a 45 minutos de distancia no minimo.  Teria sempre de ficar ali a uns 30 minutos no maximo. Aqui onde estou o paciente que tem 3 filhos, vive em Toulouse, tem um filho em Nice, outro na Corsega que so vê uma vez por ano e outro em Lille. Em Portugal deve ser raro quem vive em Lisboa e tem um filho em Portimao, outro em Bragança e outro na Madeira, e quem vive em Lisboa e tem o filho no Porto é como se o filho o tivesse abandonado.

So estava a dar a minha opiniao do porquê achar que é facil ir para o estrangeiro, nao vejo mal em quem o faz e muito menos em quem fica.

Citação de kareca, há 5 horas:

Para quem não tem apoio e nada que os segurem cá é bacano, mas o "queimar" férias para vir a Portugal matar saudades da família e amigos é algo que faz muita confusão. Fora o viver num círculo muito pequeno só com maria, filhos e poucos amigos (e se se arranjar).

E estás como os emigras do xunning. Não falas bem a língua nativa, nem a do sítio onde vives.

Também sentia isso e so o comecei a fazer depois de ter tido a primeira filha. é um cliché, mas a vida ai mudou.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 7 horas:

É mais fácil manter o contacto agora, sim. Mas nunca será a mesma coisa, falta aquele olhar, aquele abraço, aqueles convívios no qual não podemos estar presentes, os jantares, as idas ao café, reunir apenas porque sim, falar horas e horas de nada e de tudo... E isso não se faz pelo telefone.

Sim mas temos 5/6 semanas de férias e dá para aproveitar. 5/6 semana em 52 por ano... E mesmo essas, nunca dá para aproveitar todas ao máximo 

E existe sempre um pequeno distanciamento porque não tiveste presente quando aconteceu x ou y fez aquilo, ou não estiveste presente quando Z precisava. Faz parte.

E quando eu decido pegar no carrinho de bebé e entrar pela casa dentro de uma avó do meu filho (moram a menos de 1km de mim)? É impagável a cara deles.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

é fantastico para quem tem dinheiro. Nao é um bom pais para quem se queixa tanto e passa dificuldades.

Nao concordo quem nao ache que se viva também bem noutros paises/locais. Depois tem muito a ver com o teu estilo de vida. Posso dizer que vou mais vezes à praia de Carcavelos e vou mais vezes a esplanadas e bares da zona costeira entre Lisboa e Cascais agora que estou no estrangeiro do que o fazia quando ai morava.

A nossa maneira de viver também é diferente, nao é melhor nem pior, mas em Portugal no geral somos mais familia. Era impensavel para mim tendo os meus pais e sogros a viver na regiao da linha de Cascais ir viver sequer para Torres Vedras (bom sitio para viver) por exemplo que é a 45 minutos de distancia no minimo.  Teria sempre de ficar ali a uns 30 minutos no maximo. Aqui onde estou o paciente que tem 3 filhos, vive em Toulouse, tem um filho em Nice, outro na Corsega que so vê uma vez por ano e outro em Lille. Em Portugal deve ser raro quem vive em Lisboa e tem um filho em Portimao, outro em Bragança e outro na Madeira, e quem vive em Lisboa e tem o filho no Porto é como se o filho o tivesse abandonado.

So estava a dar a minha opiniao do porquê achar que é facil ir para o estrangeiro, nao vejo mal em quem o faz e muito menos em quem fica.

Também sentia isso e so o comecei a fazer depois de ter tido a primeira filha. é um cliché, mas a vida ai mudou.

Se não é melhor nem pior, então afinal estamos de acordo. É muito diferente do que disseste antes sobre não perceberes o que leva alguém a não querer emigrar.

Para umas pessoas é ótimo, para outras pessoas é péssimo, e está tudo bem. Não vamos é fazer disto uma conversa do género "bater punho".

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...