Modulor Publicado 25 Agosto 2025 Citação de Thierry Henry, há 22 minutos: Sim, processam o valor normalmente e sai do Coverflex para a minha conta bancária, líquido de SS e IRS. Posso fazer isso a qualquer momento durante o ano ou acontece automaticamente com o valor remanescente de bónus não utilizado. Pois, não tinha percebido que no teu caso seria uma componente mensal mesmo. Assim não sei... Citação de El Shafto, há 9 minutos: Não sei se existem modalidades diferentes, mas a minha experiência em duas empresas é que tens duas partes no Coverflex: alimentação e benefícios. A alimentação é o normal, subsídio de alimentação e podes usar o cartão com esse valor na generalidade dos supermercados, restaurantes e semelhantes. A parte dos benefícios funciona essencialmente por reembolso. Usando uma das categorias, os transportes, como exemplo, vou lá, escolho a opção de transportes, preencho as cenas necessárias, faço o pedido que alguém dos RH aprova e depois de aprovado geralmente um dia depois recebo o dinheiro que gastei a comprar o passe de volta. Esse dinheiro sai da parte dos benefícios, que é separada da parte de alimentação e não pode ser usada com o cartão. Aquilo tem lá várias categorias e depois já depende da flexibilidade da empresa. Posso dizer-te, por exemplo, que conheço malta com quem trabalhei que chegou a comprar PS5s e outros que bem tentaram mas os RHs disseram para terem juízo. Citação de Quan Chi, há 5 minutos: O grupo EDP também funciona assim, mensal obrigatório. Tens que ver qual é a % e em que podes gastá-la, para perceberes se te compensa. No caso que conheço, a % não é muito grande, então dá para ir acumulando ao longo de muitos meses e depois gastar por exemplo num portátil no Natal ou aniversário. O que a pessoa não consegue gastar, vai para PPR, e aqui já é um bocado componente psicológica sobre se consideras esse valor como salário ou não. Se recebesses esse valor em salário, depois irias investir uma parte? Se sim, vai dar mais ou menos ao mesmo. Se não irias investir, então podes ver como salário que "perdes", apesar de na prática estares a perder no presente para ganhares mais no futuro. E ainda há o esquema de comprar um portátil topo de gama e depois de faturado ir a uma loja pedir devolução, para receber o dinheiro de volta na conta. Obrigado aos três! Acho que, se for caso de seguir com isto, vou propor que aumentem o base e baixem o variável (coverflex) para simplificar a minha vida e encarar isto mais como um extra e não como uma fatia tão gorda das minhas necessidades mensais. Assim acho que seria mais simples para mim adaptar a minha ginástica mental para encarar o que vai para o coverflex mais "assim ou assado". Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 25 Agosto 2025 (editado) Citação de Modulor, há 7 minutos: Obrigado aos três! Acho que, se for caso de seguir com isto, vou propor que aumentem o base e baixem o variável (coverflex) para simplificar a minha vida e encarar isto mais como um extra e não como uma fatia tão gorda das minhas necessidades mensais. Assim acho que seria mais simples para mim adaptar a minha ginástica mental para encarar o que vai para o coverflex mais "assim ou assado". Fiz isso há 6 anos quando entrei na empresa atual. No ano seguinte aumentaram-me por boa performance. 90% do aumento foi para os flexíveis (na verdade foi para o prémio anual, mas vai dar ao mesmo). Normalmente as empresas tem % mais ou menos fixas sobre o base anual, iguais para todos os trabalhadores, para o cálculo da isenção de horário, prémio anual, etc. Até podes conseguir fugir a isso à entrada ou num ano específico em que te queixes do teu base, mas nos restantes anos vai sempre haver o movimento de convergência. Editado 25 Agosto 2025 por Quan Chi 1 Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado 25 Agosto 2025 Citação de Quan Chi, Agora: Fiz isso há 6 anos quando entrei na empresa atual. No ano seguinte aumentaram-me por boa performance. 90% do aumento foi para os flexíveis. Normalmente as empresas tem % mais ou menos fixas para todos os trabalhadores, até podes conseguir fugir a isso à entrada ou num ano específico em que te queixes do teu base, mas nos restantes anos vai sempre haver o movimento de convergência. Pois, tenho noção que provavelmente não vou conseguir fugir ao que me propuseram, mas também não estou de corda ao pescoço e posso jogar com isso, vou tentar. Não me chatearia nada que dali em diante tudo o que fosse de acréscimo fosse para a percentagem variável, mas tenho de fazer bem as minhas contas para que pelo menos a base seja algo que por si só me deixasse confortável. Compartilhar este post Link para o post
pedrituh_9 Publicado 25 Agosto 2025 Citação de El Shafto, há 41 minutos: Não sei se existem modalidades diferentes, mas a minha experiência em duas empresas é que tens duas partes no Coverflex: alimentação e benefícios. A alimentação é o normal, subsídio de alimentação e podes usar o cartão com esse valor na generalidade dos supermercados, restaurantes e semelhantes. A parte dos benefícios funciona essencialmente por reembolso. Usando uma das categorias, os transportes, como exemplo, vou lá, escolho a opção de transportes, preencho as cenas necessárias, faço o pedido que alguém dos RH aprova e depois de aprovado geralmente um dia depois recebo o dinheiro que gastei a comprar o passe de volta. Esse dinheiro sai da parte dos benefícios, que é separada da parte de alimentação e não pode ser usada com o cartão. Aquilo tem lá várias categorias e depois já depende da flexibilidade da empresa. Posso dizer-te, por exemplo, que conheço malta com quem trabalhei que chegou a comprar PS5s e outros que bem tentaram mas os RHs disseram para terem juízo. Dentro da parte dos beneficios da Coverflex, também há várias "modalidades". No sentido que nem todos os beneficios estão disponiveis para todas as empresas. Depende do plano das empresas. Na minha, quem usa, só tem acesso a vales de creches/infantários, transportes públicos, PPR e seguro de saúde. 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 25 Agosto 2025 Citação de Lebohang, há 30 minutos: o tecido empresarial português necessita de colaboradores escravos sem trabalho remoto para sobreviver Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 25 Agosto 2025 Não escondam o nome desses (censurado) 1 Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 25 Agosto 2025 Citação de xicantonio, há 4 minutos: Não escondam o nome desses (censurado) Diogo Freitas. 🙃 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 25 Agosto 2025 Um Director Comercial que não sabe a diferença entre "traz" e "trás", e acha que despedir é difícil, lol. 2 Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 25 Agosto 2025 (editado) Citação de Claudiojp, há 44 minutos: Diogo Freitas. 🙃 O dono das bolachas belgas? Btw. O problema desses CEO de meia tigela com essa notícia não é propriamente com o trabalho remoto. É que infelizmente vivemos num mercado global e muita da malta mais capaz e competente e que até há uns anos atrás tinha de ficar por cá a trabalhar por salários pouco mais que miseráveis, agora pode trabalhar a partir de cá para o estrangeiro por salários muito melhores e está a criar riqueza no estrangeiro e não cá (o que acaba por ser um problema para o país, mas não é isso que os preocupa). O trabalho remoto (com todas as desvantagens que tem) é só a desculpa dessa cambada de burros. Editado 25 Agosto 2025 por challenger 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 25 Agosto 2025 Citação de challenger, há 22 minutos: O dono das bolachas belgas? Sei lá. Só li o que estava ali escrito. 😂 Compartilhar este post Link para o post
andre26 Publicado 25 Agosto 2025 (editado) Citação de Ghelthon, há 1 hora: Um Director Comercial que não sabe a diferença entre "traz" e "trás", e acha que despedir é difícil, lol. Não defendendo este cromo mas por justa causa é extremamente difícil despedir em Portugal, seria preciso algo muito grave para ser considerado. Houve um caso na minha empresa antiga onde uma pessoa estava claramente com dois trabalhos ao mesmo tempo. Não era claro no nosso contrato que era proibido mas para ser legal ele nunca poderia trabalhar para a 2ª empresa durante o nosso horário e a performance dele era basicamente uma bosta. Para despedir com base na queda de performance houve um monte de burocracia de recolher feedbacks dos colegas, meter num PIP, esperar uns meses para ver que a performance não melhorava e mesmo assim tentaram chegar a acordo e ofereceram um par de salários para sair a bem. A mim não me faz sentido que uma pessoa bem informada se limite a fazer os mínimos olímpicos legais para não poder ser despedido e vá prejudicando tanto a equipa e a empresa como essa pessoa em questão. Podias rodar de projeto ou colocar de parte mas ias continuar a pagar um salário alto. Citação de challenger, há 36 minutos: agora pode trabalhar a partir de cá para o estrangeiro por salários muito melhores e está a criar riqueza no estrangeiro e não cá Eu trabalho para fora, pago impostos em Portugal como pagaria se estivesse numa empresa com sede cá, até porque uso a remote.com como intermediário e tenho um contrato português. Sinceramente não percebo esta questão, 3 das 4 empresas onde passei não vendiam produtos e serviços exclusivamente em Portugal portanto não é como se tivesse a criar muito mais riqueza no passado. Editado 25 Agosto 2025 por andre26 Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 25 Agosto 2025 O trabalho remoto faz tanta comichão... Ou será a insegurança nas capacidades de gestão que cria medo a estes gestores? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 25 Agosto 2025 (editado) Citação de andre26, há 1 hora: Não defendendo este cromo mas por justa causa é extremamente difícil despedir em Portugal, seria preciso algo muito grave para ser considerado. Houve um caso na minha empresa antiga onde uma pessoa estava claramente com dois trabalhos ao mesmo tempo. Não era claro no nosso contrato que era proibido mas para ser legal ele nunca poderia trabalhar para a 2ª empresa durante o nosso horário e a performance dele era basicamente uma bosta. Para despedir com base na queda de performance houve um monte de burocracia de recolher feedbacks dos colegas, meter num PIP, esperar uns meses para ver que a performance não melhorava e mesmo assim tentaram chegar a acordo e ofereceram um par de salários para sair a bem. A mim não me faz sentido que uma pessoa bem informada se limite a fazer os mínimos olímpicos legais para não poder ser despedido e vá prejudicando tanto a equipa e a empresa como essa pessoa em questão. Podias rodar de projeto ou colocar de parte mas ias continuar a pagar um salário alto. No caso em específico, diria que seria fácil despedir essa pessoa caso se provasse esse segundo trabalho no horário do primeiro. Tenho também a ideia de que é difícil despedir alguém por justa causa "apenas" com base na performance, mas também não sei de que forma se podia mudar a legislação para que isso fosse facilitado sem que depois houvesse abuso pelos patrões. Claro que há maus patrões e maus funcionários. E sim, é mais fácil o empregado "despedir" a empresa do que o inverso. Mas parece-me que faz sentido, porque a relação de forças é díspar também. Mas despedir um empregado é fácil, basta pagar. E quando alguém é um cancro assim tão grande dentro da empresa, muitas vezes mais vale pagar para a pessoa sair do que aguentá-la, deixar que infecte a equipa, etc. Editado 25 Agosto 2025 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 25 Agosto 2025 Citação de Su1, há 5 horas: fdx tá no outro tópico com ai ui os meus glúteos preciso de uma bolinha na nádega e vem gozar com o padel neste É joelhos. E não é por causa de bolas, não 😔 Compartilhar este post Link para o post
andre26 Publicado 25 Agosto 2025 (editado) Citação de Ghelthon, há 2 horas: No caso em específico, diria que seria fácil despedir essa pessoa caso se provasse esse segundo trabalho no horário do primeiro. Tenho também a ideia de que é difícil despedir alguém por justa causa "apenas" com base na performance, mas também não sei de que forma se podia mudar a legislação para que isso fosse facilitado sem que depois houvesse abuso pelos patrões. Claro que há maus patrões e maus funcionários. E sim, é mais fácil o empregado "despedir" a empresa do que o inverso. Mas parece-me que faz sentido, porque a relação de forças é díspar também. Mas despedir um empregado é fácil, basta pagar. E quando alguém é um cancro assim tão grande dentro da empresa, muitas vezes mais vale pagar para a pessoa sair do que aguentá-la, deixar que infecte a equipa, etc. Pode estar a falhar algum detalhe porque já tinha saído quando essa questão avançou mais e o que estou a relatar foi o que a pessoa de RH que foi acompanhando o processo me ia dizendo. Tenho ideia que falaram com advogados e que não acharam assim tão fácil provar que havia conflito de horários e a sugestão foi avançar com essa questão de PIP e ir pela performance, o que arrastou o processo uns 6 meses. Eu não estou a defender a posição do governo de facilitar demasiado despedimentos, acho que certas proteções sociais são necessárias. Mas devo dizer que já vi muitas situações de maus funcionários que se resolveram bem dentro do período experimental e que com um bocadinho de azar (estando fora do período experimental) seriam despedimentos complicados e litigiosos. Pessoal que não reunia necessariamente condições para justa causa mas que criavam muito mau ambiente e conflitos. O "basta pagar" não funciona em todos os casos, em situação de contratos sem termo onde o período experimental já passou e a pessoa tem uma certa antiguidade na empresa acho que precisas de mais do que isso. Editado 25 Agosto 2025 por andre26 Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 25 Agosto 2025 Citação de andre26, há 19 minutos: Pode estar a falhar algum detalhe porque já tinha saído quando essa questão avançou mais e o que estou a relatar foi o que a pessoa de RH que foi acompanhando o processo me ia dizendo. Tenho ideia que falaram com advogados e que não acharam assim tão fácil provar que havia conflito de horários e a sugestão foi avançar com essa questão de PIP e ir pela performance, o que arrastou o processo uns 6 meses. Eu não estou a defender a posição do governo de facilitar demasiado despedimentos, acho que certas proteções sociais são necessárias. Mas devo dizer que já vi muitas situações de maus funcionários que se resolveram bem dentro do período experimental e que com um bocadinho de azar (estando fora do período experimental) seriam despedimentos complicados e litigiosos. Pessoal que não reunia necessariamente condições para justa causa mas que criavam muito mau ambiente e conflitos. O "basta pagar" não funciona em todos os casos, em situação de contratos sem termo onde o período experimental já passou e a pessoa tem uma certa antiguidade na empresa acho que precisas de mais do que isso. Em qualquer rescisão por mútuo acordo, é isso mesmo, um mútuo acordo onde é necessário haver um acordo de duas partes. Podes oferecer 1 milhão de euros de compensação e a pessoa só está lá há um ano e se ela não aceitar, não avança. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 25 Agosto 2025 Para esclarecer, eu estava obviamente a falar de rescisão unilateral. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 26 Agosto 2025 Citação de Vaart10, há 19 horas: O trabalho remoto faz tanta comichão... Ou será a insegurança nas capacidades de gestão que cria medo a estes gestores? É das maneiras mais óbvias de mostrar onde middle management é realmente necessário, infelizmente é da malta nas empresas que sabe melhor jogar a politiquices. 1 Compartilhar este post Link para o post
andre26 Publicado 26 Agosto 2025 Citação de Ghelthon, há 17 horas: Para esclarecer, eu estava obviamente a falar de rescisão unilateral. Sim eu percebi e era isso que estava a comentar. Dependendo do tipo de contrato é muito fácil ou muito difícil despedir em Portugal, no caso de sem termo praticamente impossível. Eu consigo simpatizar com os dois lados, o que não significa que este boneco das bolachas ofereça contratos sem termo a toda a gente que trabalha na empresa dele. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 26 Agosto 2025 Citação de Lip McBoatface, há 2 horas: É das maneiras mais óbvias de mostrar onde middle management é realmente necessário, infelizmente é da malta nas empresas que sabe melhor jogar a politiquices. A gestão intermédia levanta sempre imensos problemas a qualquer coisa que implique mudança ou que sirva para demonstrar que está a ter um mau desempenho. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 8 Setembro 2025 (editado) Praticamente 5 anos depois de ter entrado na empresa onde me encontro, entreguei hoje a minha carta de rescisão. Gosto do que estou a fazer, mas os salários não estão a evoluir ao nível que acho justo e não dava para continuar muito mais tempo sob o risco de estagnar e começar a ficar para trás no mercado de trabalho. Tive há uns tempos uma conversa com a minha coordenação e percebi que a política salarial não ia mudar substancialmente. Estive os últimos 5 meses à procura de um novo emprego, levei com algumas propostas indecentes de ordenado mínimo para entrada e outra para uma função de coordenação logística com um salário abaixo dos 1000 €, mas finalmente encontrei um novo desafio com condições mais vantajosas do que tenho actualmente. Mais 400 € no ordenado base, mais 3 €/dia no subsídio de alimentação e seguro de saúde incluído no pacote. Deixo de trabalhar sábados a menos que seja estritamente necessário e por iniciativa minha. Continuo a trabalhar relativamente perto de casa, que também era um dos factores relevantes nesta busca. Estou triste por sair do emprego onde estou, tenho um ambiente de trabalho incrível e descontraído, mas a vida continua, há contas para pagar e agora é abraçar a nova aventura! Editado 8 Setembro 2025 por Peplin 46 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 10 Setembro 2025 Eu pus like logo na parte da "carta de rescisão", que é a solução para quase todos os problemas no mercado de trabalho 2 Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 10 Setembro 2025 Citação de Mica, há 5 horas: Eu pus like logo na parte da "carta de rescisão", que é a solução para quase todos os problemas no mercado de trabalho Para uma franja mais habilitada da população sim. Para o comum mortal com escolaridade mínima raramente é a solução. 4 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 10 Setembro 2025 Citação de JohnyM, há 17 minutos: Para uma franja mais habilitada da população sim. Para o comum mortal com escolaridade mínima raramente é a solução. Como assim? Não estou a sugerir para apresentar a carta de rescisão na desportiva. Em todos os casos convém começar a procurar emprego assim que te sentes infeliz e quando conseguires a oportunidade entrega a carta de despedida e os teus problemas ficam resolvidos. Nunca esperar que a empresa mude de política ou que os anos de casa possam um dia jogar a teu favor magicamente. Pela experiência que tenho existem sempre alguns sintomas que nos fazem pensar se o melhor não será sair, e a intuição costuma estar certa. Naturalmente não há garantia que a próxima seja melhor. Compartilhar este post Link para o post