Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Tratam tão mal que até dão a 6a feira à tarde livre, vê lá tu!

Depende muito. Um amigo meu trabalha na E&Y e é raro o dia que sai antes das 21h.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que se enquadra neste tópico, uma descrição do Bukowski do trabalho das "9 às 5":

8-12-86

Hello John:

Thanks for the good letter. I don't think it hurts, sometimes, to remember where you came from. You know the places where I came from. Even the people who try to write about that or make films about it, they don't get it right. They call it "9 to 5." It's never 9 to 5, there's no free lunch break at those places, in fact, at many of them in order to keep your job you don't take lunch. Then there's OVERTIME and the books never seem to get the overtime right and if you complain about that, there's another sucker to take your place.

You know my old saying, "Slavery was never abolished, it was only extended to include all the colors."

And what hurts is the steadily diminishing humanity of those fighting to hold jobs they don't want but fear the alternative worse. People simply empty out. They are bodies with fearful and obedient minds. The color leaves the eye. The voice becomes ugly. And the body. The hair. The fingernails. The shoes. Everything does.

As a young man I could not believe that people could give their lives over to those conditions. As an old man, I still can't believe it. What do they do it for? Sex? TV? An automobile on monthly payments? Or children? Children who are just going to do the same things that they did?

Early on, when I was quite young and going from job to job I was foolish enough to sometimes speak to my fellow workers: "Hey, the boss can come in here at any moment and lay all of us off, just like that, don't you realize that?"

They would just look at me. I was posing something that they didn't want to enter their minds.

Now in industry, there are vast layoffs (steel mills dead, technical changes in other factors of the work place). They are layed off by the hundreds of thousands and their faces are stunned:

"I put in 35 years..."

"It ain't right..."

"I don't know what to do..."

They never pay the slaves enough so they can get free, just enough so they can stay alive and come back to work. I could see all this. Why couldn't they? I figured the park bench was just as good or being a barfly was just as good. Why not get there first before they put me there? Why wait?

I just wrote in disgust against it all, it was a relief to get the shit out of my system. And now that I'm here, a so-called professional writer, after giving the first 50 years away, I've found out that there are other disgusts beyond the system.

I remember once, working as a packer in this lighting fixture company, one of the packers suddenly said: "I'll never be free!"

One of the bosses was walking by (his name was Morrie) and he let out this delicious cackle of a laugh, enjoying the fact that this fellow was trapped for life.

So, the luck I finally had in getting out of those places, no matter how long it took, has given me a kind of joy, the jolly joy of the miracle. I now write from an old mind and an old body, long beyond the time when most men would ever think of continuing such a thing, but since I started so late I owe it to myself to continue, and when the words begin to falter and I must be helped up stairways and I can no longer tell a bluebird from a paperclip, I still feel that something in me is going to remember (no matter how far I'm gone) how I've come through the murder and the mess and the moil, to at least a generous way to die.

To not to have entirely wasted one's life seems to be a worthy accomplishment, if only for myself.

yr boy,

Hank

Compartilhar este post

Link para o post

Depende muito. Um amigo meu trabalha na E&Y e é raro o dia que sai antes das 21h.

Depende da área em que estás colocado. Mas quem diz E&Y diz das outras. Não falo em ter tardes livres porque só conheço o exemplo da E&Y nesse aspecto, mas em teres um horário mais ou menos normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Ganham mais. Da mesma forma que nas consultoras ganhas mais do que na generalidade dos primeiros empregos para o pessoal de Gestão/Economia/Finanças. Mas por algum motivo, quando se fala em consultoras, só se fala no facto de se trabalhar imenso.

Não é ganham mais. Ganham muito mais mas muito mais. Acho que nem se pode comparar uma consultora com eles...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não é ganham mais. Ganham muito mais mas muito mais. Acho que nem se pode comparar uma consultora com eles...

E é qualquer pessoa que vai para lá? A exigência quanto ao perfil de quem lá entra e também justifica essa diferença no final do mês...

De qualquer forma já nos estamos a desviar do assunto. Eu falei em Banca de Investimento porque tipicamente se trabalha ainda mais do que nas consultoras, ao ponto de muitos deles acabarem por se meter na coca para aguentar o ritmo (contado por quem lá esteve e não aguentou). Se nas consultoras se trabalha mais do que na generalidade das saídas para primeiro emprego, mas também se ganha bastante melhor, não sei como é possível falar-se em trabalho escravo e abdicar de vida pessoal e tudo mais ;)

E isto é só um debate de opiniões, estou só a partilhar a minha porque é diferente da generalidade. Felizmente ninguém é obrigado a ir para consultoras, e algumas deles a maior parte só pode sonhar em entrar até! :)

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

E é qualquer pessoa que vai para lá? A exigência quanto ao perfil de quem lá entra e também justifica essa diferença no final do mês...

De qualquer forma já nos estamos a desviar do assunto. Eu falei em Banca de Investimento porque tipicamente se trabalha ainda mais do que nas consultoras, ao ponto de muitos deles acabarem por se meter na coca para aguentar o ritmo (contado por quem lá esteve e não aguentou). Se nas consultoras se trabalha mais do que na generalidade das saídas para primeiro emprego, mas também se ganha bastante melhor, não sei como é possível falar-se em trabalho escravo e abdicar de vida pessoal e tudo mais ;)

E isto é só um debate de opiniões, estou só a partilhar a minha porque é diferente da generalidade. Felizmente ninguém é obrigado a ir para consultoras, e algumas deles a maior parte só pode sonhar em entrar até! :)

bold: Não percebi a lógica.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

bold: Não percebi a lógica.

Existem vários níveis de exigência em relação ao volume de trabalho nos diversos empregos. Tipicamente quando se fala em consultoras, trazem à baila que há imenso trabalho, que se fazem horas malucas, que se abdica da vida pessoal, etc. Mas a verdade é que há sitios onde ainda se trabalha mais do que nas consultoras, e nunca vi ninguém dizer que é trabalho escravo. É verdade que se ganha muito mais lá do que nas consultoras, mas também nestas se ganha mais do que na generalidade dos sítios, logo não percebo porquê chamar-lhe trabalho de escravo.

Provavelmente não me estou a conseguir expressar muito bem, mas é esta a ideia que tenho :)

Compartilhar este post

Link para o post

A ver se alguém me consegues ajudar.

Eu trabalhei cerca de 8 meses a recibos verdes mas na realidade apenas pasei dois recibos ambas no valor de 2.400 euros que foi o total dos 8 meses ( 600 euros ). A minha duvida e a seguinte .. durante o primeiro ano eu sei que tou isento de qualquer descontos quer para o IRS e Segurança Social mas a questão é que agora está a chegar a altura de se por o IRS e aqui eu já vou ter que pagar ou continuo isento ? :/

Se sim sabem-me dizer mais ou menos quanto terei que pagar ?

Não tenho despesas nenhumas pa por

Compartilhar este post

Link para o post

Durante o 1º ano pelo que percebi sim. Nos dois recibos que passei nunca descontei nada .

Editado por Glorioso

Compartilhar este post

Link para o post

Mas foi isso que te disseram nas finanças?

Eu tinha a ideia que a isenção era só para a SS. Só se tem algo que ver com o valor que ganhaste, não sei bem.

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha a ideia que a isenção era só para a SS. Só se tem algo que ver com o valor que ganhaste, não sei bem.

Não eu não me informei ainda nas finanças.

Isto foi o que pessoas conhecidas me disseram e mesmo aqui no forum.

Compartilhar este post

Link para o post

ele só começa a descontar no IRS se ultrassar o valor liquido de 10000€ no primeiro ano.

Se tiveres 9900€, escapas ao IRS, mas começas a descontar para a SS, acho.

Primeiro ano estás isento de segurança social, a partir daí não.

Compartilhar este post

Link para o post

Sabem-me dizer quanto tempo costumam ser aquelas formações que há no centro de emprego ?

Compartilhar este post

Link para o post

Também precisava que me ajudassem em relação ao subsídio de desemprego, em princípio devo ir amanhã ao centro de emprego para requerê-lo. Que documentos preciso? Ser estudante universitário afecta alguma coisa? Em termos de comparências e procura de emprego, como é que a coisa funciona +/-?

Compartilhar este post

Link para o post

Já deixei. O contrato acaba amanhã mas meteram-me de férias há um mês (assim pagam-me menos :mrgreen:).

Compartilhar este post

Link para o post

Também precisava que me ajudassem em relação ao subsídio de desemprego, em princípio devo ir amanhã ao centro de emprego para requerê-lo. Que documentos preciso? Ser estudante universitário afecta alguma coisa? Em termos de comparências e procura de emprego, como é que a coisa funciona +/-?

Pelo que sei precisas desta declaração preenchida/assinada pela entidade patronal:

DECLARAÇÃO DE SITUAÇÃO DE DESEMPREGO

Compartilhar este post

Link para o post

Imaginemos que alguém tem contrato de trabalho normal com uma empresa e tem uma oportunidade numa outra qualquer empresa mas para estagiar ao abrigo do programa do IEFP.

Essa pessoa pode simplesmente despedir-se voluntariamente do primeiro emprego e a seguir ser aceite num estágio IEFP? Ou o facto de ter ficado desempregada voluntariamente invalida a candidatura ao estágio?

Compartilhar este post

Link para o post

O irs vou ter que pagar , a cena e que nao me sabem dizer o valor para me poder ir preparando.

Editado por Glorioso

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...