Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Vou tentar explicar da melhor maneira aqui uma dúvida:

Qual a diferença de receber os duodécimos 50% todos os meses e receber no natal/férias?

Falo mais no sentido dos descontos. Não se desconta mais se for mensalmente? Ou estou a ser muito nabo?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas foi algum erro ou é mesmo suposto que te tenham dado o privilégio de passar logo para as entrevistas finais? :lol:

É mesmo suposto ir lá. Porque quando me ligaram eu mencionei isso mesmo, que não tinha aparecido e por isso devia ser engano. Mas não, mesmo assim passei :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a diferença de receber os duodécimos 50% todos os meses e receber no natal/férias?

Falo mais no sentido dos descontos. Não se desconta mais se for mensalmente? Ou estou a ser muito nabo?

Tenho ideia que o valor é sempre o mesmo, a diferença é mesmo no processamento ao longo do ano, ou de uma vez só.

Editado por del9y

Compartilhar este post

Link para o post

A empresa onde estou trabalha sobretudo sob um modelo (EPC) em que fazemos tudo, tanto o projeto como a construção. Portanto tenho tudo o que isso implica: projeto, orçamentos e cotações, propostas, acompanhamento em fase de obra, etc. Umas coisas mais numa altura, outras mais noutras, tudo ao mesmo tempo, vai dependendo... Basicamente só tenho trabalhado para projetos fora de Portugal, em coisas relacionadas com a indústria do petróleo (tipo refinarias, depósitos, etc).

Mas é em escritório, não em obra.

E tu, que andas a fazer?

Eu acabei o curso em Dezembro. Levei tudo direito sem nunca me atrasar, mas depois na tese atrasei-me (por causa de uns ensaios) e como não consegui entregar até Julho, só a conclui a meio do semestre que passou, tendo depois ficado à espera de defender. Durante o tempo que estive à espera da data para poder defender, cheguei a ir a uma entrevista para uma conhecida empresa estrangeira que iria abrir um gabinete em Portugal. Supostamente gostaram de mim, mas aquilo era para já ter aberto e nunca mais deram noticias a ninguém (foram várias pessoas a entrevistas, porque eles diziam que queriam contratar bastante gente).

Agora, fui a uma entrevista para a vaga de 1 projectista de estruturas estagiário. Fiquei com o lugar, mas como é pelo IEFP agora tenho que ficar à espera... estou com medo do tempo que isso possa demorar estrelas.gif

Aquilo que mais gosto e me vejo a fazer, pelo menos por agora, é projeto. Gostava de integrar um bom gabinete onde pudesse aprender o máximo possível (e o lugar para onde possivelmente irei parece-me ser bom nesse sentido). Mas não é fácil... com investimento publico e privado tão baixo, os bons gabinetes não estão para contratar mais ninguém e o que há mais são coisas pequenas a pedirem engenheiros para irem para lá fazer trabalho que não me motiva minimamente. Como plano B tenho a investigação... mas é uma coisa que até encontrar a realidade nunca me tinha passado pela cabeça,já que a minha vontade era sair do meio académico (pelo menos por uns tempos).

Na questão de emigrar, estou um bocado como tu.

Editado por Homem do Bussaco

Compartilhar este post

Link para o post

O meu estágio acaba de hoje a 15 dias, e ainda ninguém falou comigo sobre ficar ou não ficar, é normal?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não deveria ser eu a perguntar, mas sim a entidade a dizer-me alguma coisa. Vou esperar é o que me resta. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não deveria ser eu a perguntar, mas sim a entidade a dizer-me alguma coisa. Vou esperar é o que me resta. lol.gif

Se não te disseram nada ainda, pode não ser muito bom para ti, mas também tens que ser tu a manifestar interesse. A não ser que sejas um fora de série na tua área.

Compartilhar este post

Link para o post

Eles vão já andar atrás de ti :mrgreen:

É só mais um dos princípios meios manhosos que está empresa têm, por isso já estou no 9º mês de estagio, já estou habituado :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Não, em termos de descontos é a mesma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

É só mais um dos princípios meios manhosos que está empresa têm, por isso já estou no 9º mês de estagio, já estou habituado :lol:

Se calhar o melhor é saires para algo melhor então.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu estágio acaba de hoje a 15 dias, e ainda ninguém falou comigo sobre ficar ou não ficar, é normal?

Normal não é, mas a esperança é a última a morrer. A um amigo meu disseram-lhe 2 dias antes do fim do estágio que ia ficar. :mrgreen:

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

Se não te disseram nada ainda, pode não ser muito bom para ti, mas também tens que ser tu a manifestar interesse. A não ser que sejas um fora de série na tua área.

É a 1º vezes que trabalho como administrativo, não me tenho saído muito mal :mrgreen:

Se calhar o melhor é saires para algo melhor então.

Irei aguardar, se houver proposta analisar com ponderação, não gostei de todo de muitas coisas aqui dentro, desde as condições de trabalho, e a maneira que procedem em muitos casos. E este é só mais um.

Normal não é, mas a esperança é a última a morrer. A um amigo meu disseram-lhe 2 dias antes do fim do estágio que ia ficar. :mrgreen:

Irei aguardar então.

Obrigado a todos pelas respostas ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Para acabar com o meu save à EMEM, sempre acabei por ficar na empresa.

E a tua colega, novidades?

Compartilhar este post

Link para o post

Também acabou por ficar, embora lhe tenham reduzido o horário de trabalho. Basicamente passou de 25h semanais, para 16h.

Compartilhar este post

Link para o post

Não era bem isso que estava a perguntar :mrgreen: Mas fico contente por ti!

Obrigado peplin e del9y

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acabei o curso em Dezembro. Levei tudo direito sem nunca me atrasar, mas depois na tese atrasei-me (por causa de uns ensaios) e como não consegui entregar até Julho, só a conclui a meio do semestre que passou, tendo depois ficado à espera de defender. Durante o tempo que estive à espera da data para poder defender, cheguei a ir a uma entrevista para uma conhecida empresa estrangeira que iria abrir um gabinete em Portugal. Supostamente gostaram de mim, mas aquilo era para já ter aberto e nunca mais deram noticias a ninguém (foram várias pessoas a entrevistas, porque eles diziam que queriam contratar bastante gente).

Agora, fui a uma entrevista para a vaga de 1 projectista de estruturas estagiário. Fiquei com o lugar, mas como é pelo IEFP agora tenho que ficar à espera... estou com medo do tempo que isso possa demorar estrelas.gif

Aquilo que mais gosto e me vejo a fazer, pelo menos por agora, é projeto. Gostava de integrar um bom gabinete onde pudesse aprender o máximo possível (e o lugar para onde possivelmente irei parece-me ser bom nesse sentido). Mas não é fácil... com investimento publico e privado tão baixo, os bons gabinetes não estão para contratar mais ninguém e o que há mais são coisas pequenas a pedirem engenheiros para irem para lá fazer trabalho que não me motiva minimamente. Como plano B tenho a investigação... mas é uma coisa que até encontrar a realidade nunca me tinha passado pela cabeça,já que a minha vontade era sair do meio académico (pelo menos por uns tempos).

Na questão de emigrar, estou um bocado como tu.

Sim, tens basicamente a mesma ideia que eu tinha quando acabei o curso, queria era trabalhar em projeto e num gabinete onde pudesse aprender o máximo mas infelizmente, nestes dois anos, não consegui entrar em nenhum. O mercado está fraco, como tu dizes, e pelo menos aqui no Porto contam-se pelos dedos os grandes/bons gabinetes, toda a gente sabe quais são e toda a gente concorre aos mesmos.

Acabo por também estar a trabalhar em projeto, como disse, mas é uma empresa completamente diferente. Enquanto num gabinete tens a dinâmica de fazer projetos constantemente e de tipo diversificado, aqui só me foco em projetos nos quais a empresa vai construir mais à frente e que acabam por ser sempre do mesmo tipo. Até podemos ter know-how para fazer outro tipo de projetos, até porque o meu chefe é um tipo com 15 anos de experiência num desses bons gabinetes do Porto mas, por questões que me ultrapassam mas que têm que ver com a política da empresa, só trabalhamos para coisas em que tencionamos concorrer ao bolo todo.

E isso reflete-se na própria dinâmica da coisa, pois se ficamos "à espera" que os projetos vão sendo efetivamente construídos, acabamos por trabalhar em poucos projetos.

Mesmo trabalhando em projetos de muitos milhões de euros e dólares, no fim fica a sensação de ter trabalhado para poucas coisas diferentes e parece que um gajo nem faz currículo nem diversifica os conhecimentos, é um bocado isso que vou sentido.

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que contas, tendo apenas 2 anos de experiência até estás numa situação porreira, embora eu compreenda toda a tua ambição.

Boa sorte na luta compinchas.gif

Se tirares Lisboa, só encontras gabinetes desses no Porto, praticamente. Por isso nem te queixes muito da tua zona icon_mrgreen.gif Sempre trabalhaste na mesma empresa?

Em relação aos estágios IEFP, alguém me sabe dizer se tem uma noção de como estão os tempos de espera?

Editado por Homem do Bussaco

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma dúvida sobre pagamentos À Seg Social e ter Contrato...

Quando temos contrato com uma empresa, são eles que nos pagam a Segurança Social certo? Eu gostava de saber é se existe algum valor de rendimento mínimo para que a empresa tenha de pagar a Seg Social. Ou seja, se o meu ordenado for tipo 200€ no final do mês (part-time) eles nao têm de pagar a SS porque nao atinge um valor mínimo estipulado e portanto eu continuo isento de pagar. Existe esse valor mínimo?

Compartilhar este post

Link para o post

E já agora, temos um tópico de IRS e este de Empregos. Será que se justifica também criar um tópico dedicado apenas à Segurança Social ou está bastante relacionada com este?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...