Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Tenho uma dúvida sobre pagamentos À Seg Social e ter Contrato...

Quando temos contrato com uma empresa, são eles que nos pagam a Segurança Social certo? Eu gostava de saber é se existe algum valor de rendimento mínimo para que a empresa tenha de pagar a Seg Social. Ou seja, se o meu ordenado for tipo 200€ no final do mês (part-time) eles nao têm de pagar a SS porque nao atinge um valor mínimo estipulado e portanto eu continuo isento de pagar. Existe esse valor mínimo?

Segurança social pagas sempre desde que o tipo de rendimento seja sujeito. Por exemplo o subsídio de almoço até certos limites é não sujeito a segurança social como outros complementos da remunerações. Mas o salário base é sempre sujeito. E sim é a empresa que paga tanto a parte do trabalhador (11%) como a parte da empresa (23,75%, caso não haja reduções ao abrigo de medidas para fomentar o emprego).

Quanto ao abrir um novo tópico, acho que não se justifica... podia-se era mudar o título do tópico do IRS para "Finanças, Segurança Social e outras entidades relacionadas"

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é:

Até agora os meus rendimentos nunca foram suficientes para ser enquadrado no Escalão 0, portanto continuo isento de pagar.

O meu problema é que, este ano de 2016/2017, provavelmente vou ter rendimentos que me vão enquadrar no escalão 0 (ou mais) quando chegar a Novembro e eles actualizarem lá aquilo, e portanto gostava de saber era se, ao arranjar um trabalho a contrato onde me pagassem a Seg.Social eu já não ficaria enquadrado nesse escalão porque já "estou a pagar", podendo então ter esses meus rendimentos à vontade (que são a recibos verde) sem perder a isenção no próximo ano porque já estou a descontar no trabalho a contrato.

O que me disseram também é que, caso o meu salário na empresa com quem tenho contrato for demasiado baixo, não têm obrigação em pagar a SS porque nao atinge um valor mínimo necessário. Era este valor que queria saber se existe e qual é, também.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é:

Até agora os meus rendimentos nunca foram suficientes para ser enquadrado no Escalão 0, portanto continuo isento de pagar.

O meu problema é que, este ano de 2016/2017, provavelmente vou ter rendimentos que me vão enquadrar no escalão 0 (ou mais) quando chegar a Novembro e eles actualizarem lá aquilo, e portanto gostava de saber era se, ao arranjar um trabalho a contrato onde me pagassem a Seg.Social eu já não ficaria enquadrado nesse escalão porque já "estou a pagar", podendo então ter esses meus rendimentos à vontade (que são a recibos verde) sem perder a isenção no próximo ano porque já estou a descontar no trabalho a contrato.

O que me disseram também é que, caso o meu salário na empresa com quem tenho contrato for demasiado baixo, não têm obrigação em pagar a SS porque nao atinge um valor mínimo necessário. Era este valor que queria saber se existe e qual é, também.

Em trabalhadores por conta de outrem não há isenção de SS. Isto é ponto assente, pelo menos os 11% da parte do trabalhador são sempre pagos. Em relação à parte da entidade empregadora (23,75%) é que podem haver reduções ou até mesmo exclusão do pagamento mediante apoios que o estado costuma dar.

Em relação à primeira parte, sim... se estiveres a contrato numa empresa ficas isento do pagamento da SS nas seguintes condições

O trabalhador independente pode ficar isento do pagamento de contribuir quando:

Acumule a sua atividade profissional com o exercício de atividade por conta de outrem, desde que, cumulativamente:

•  
  • O exercício das duas atividades profissionais seja prestado a entidades empregadoras distintas e que não tenham entre si uma relação de domínio ou de grupo
  • O exercício de atividade por conta de outrem determine o enquadramento obrigatório noutro regime de proteção social que cubra a totalidade das eventualidades abrangidas pelo regime dos trabalhadores independentes
  • O valor da remuneração média mensal considerada para o outro regime de proteção social, nos 12 meses com remuneração anteriores à fixação da base de incidência contributiva, seja igual ou superior a 419,22 €

(uma vez o IAS).

Estes dois links podem ser uteis:

http://www.seg-social.pt/trabalhadores-independentes

http://www.seg-social.pt/trabalhadores-por-conta-de-outrem

Compartilhar este post

Link para o post

- O valor da remuneração média mensal considerada para o outro regime de proteção social, nos 12 meses com remuneração anteriores à fixação da base de incidência contributiva, seja igual ou superior a 419,22 €

(uma vez o IAS).

Não era isto que eu estava a dizer? Se o meu rendimento não chegar aos 419,22€ não fico isento

Compartilhar este post

Link para o post

- O valor da remuneração média mensal considerada para o outro regime de proteção social, nos 12 meses com remuneração anteriores à fixação da base de incidência contributiva, seja igual ou superior a 419,22 €

(uma vez o IAS).

Não era isto que eu estava a dizer? Se o meu rendimento não chegar aos 419,22€ não fico isento

Ya é isso. Eles descontam na mesma para a SS do teu ordenado, mas o valor dos descontos não é suficiente para ficares isento. Ias sempre pagar SS pela tua atividade como independente.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Para acabar com o meu save à EMEM, sempre acabei por ficar na empresa.

Parabéns Danskin :compinchas: Qual é a empresa? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Part time de 6h diárias faz algum sentido? Não é até de algum modo ilegal?

Editado por Woyzeck

Compartilhar este post

Link para o post

É só mais uma curiosidade, mas porquê que a maioria dos supermercados e outras superficies comerciais, optam por ter mais trabalhadores a part-time do que a tempo inteiro?

Eu por exemplo, trabalho no lidl, já fui promovido a assistente chefe mas continuo a part-time de 25h semanais, faço 5h/dia de trabalho. E como eu, a maioria dos meus colegas estão em igual situação, mesmo tendo 12 e 14 anos de casa.

Tem a ver com segurança social ou algum beneficio?

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que se deve a preencher mais horas semanais e pagar quase o mesmo. Em termos de SS e Finanças também devem ter algum benefício, além de que assim podem dispensar mais facilmente os trabalhadores, pois não são efectivos (se bem que, hoje em dia, isso não é um porto seguro).

Compartilhar este post

Link para o post

o meu estágio termina dia 12/03/2017, ou seja, daqui menos de 1 mês.

Qual é o prazo legal para comunicarem se saio ou fico?

ps: é estágio profissional mas não é daqueles do Estado.

Editado por depina

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem no contrato?

Penso que é duas semanas.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas já falaste com a entidade patronal?

Compartilhar este post

Link para o post

Deduzo que são 15 dias, acho que é exactamente igual se tiveres lá contratado

Editado por Quillbeast

Compartilhar este post

Link para o post

Part time de 6h diárias faz algum sentido? Não é até de algum modo ilegal?

É, o máximo são 5 horas seguidas de trabalho sem pausa.

É só mais uma curiosidade, mas porquê que a maioria dos supermercados e outras superficies comerciais, optam por ter mais trabalhadores a part-time do que a tempo inteiro?

Eu por exemplo, trabalho no lidl, já fui promovido a assistente chefe mas continuo a part-time de 25h semanais, faço 5h/dia de trabalho. E como eu, a maioria dos meus colegas estão em igual situação, mesmo tendo 12 e 14 anos de casa.

Tem a ver com segurança social ou algum beneficio?

Nos outros supermercados é mesmo por uma questão de dispensa de contrato. É mais fácil tapar buracos quando não são muito grandes, tanto que maior parte dos efectivos das outras supercifies comerciais trabalham a 40hrs.

No Lidl é politica da empresa,pelo menos sempre me pareceu, e sinceramente é uma coisa que me agrada ao trabalhar na mesma. Trabalhas menos horas e recebes o mesmo ou mais do que a concorrência. Não acredito que os beneficios sociais sejam o seu maior ganho Acredito que seja mais numa ótica de criação de postos de trabalho da empresa + movimento das equipas e possível colocação de trabalhadores. Eu por exemplo ainda na semana passada fui fazer 8hrs a Alcoitão.

Btw, és de que loja se não for muita indescrição, secalhar ainda nos encontramos no torneio. :biggrin:

Penso que se deve a preencher mais horas semanais e pagar quase o mesmo. Em termos de SS e Finanças também devem ter algum benefício, além de que assim podem dispensar mais facilmente os trabalhadores, pois não são efectivos (se bem que, hoje em dia, isso não é um porto seguro).

Nem por isso, pelo menos no Lidl. Os colaboradores a part-time também se tornam efectivos após os 3 primeiros contratos de 6 meses, ou seja, um ano e meio de casa. Conheço muita gente que está a efectiva e a carga horária são 28h, 32h ou até mesmo 20h.

Editado por Hugo Rapaport

Compartilhar este post

Link para o post

Três anos e três meses depois é tempo de virar a página. Durante este período já tinha recebido umas quantas solicitações para mudar de ares, mas fui-me sempre mantendo fiel. Trabalhava numa área de negócio nova para mim, com todos os desafios que isso envolve. Entrei num ambiente altamente corporativo de uma multinacional que me permitiu viajar, em trabalho, pelo mundo. Uma sensação nova e refrescante. Faltou-me apenas ir ao Iraque/Irão, foi pena.

Tive um crescimento profissional enorme, pois tive a sorte de estar inserido num núcleo excelente de pessoas. Foi-me dada a oportunidade de estar na linha da frente de projectos que se tornaram um marco na empresa e isso deixa-me, obviamente, satisfeito.

Mas é tempo de mudar e, sobretudo, arriscar. Foi uma decisão altamente ponderada e já há um ano que andava com ideias de mudar. Ontem foi o dia de dar esse passo e na próxima semana a minha vida vai sofrer algumas mudanças. Espero eu para melhor :mrgreen:

Como alguns sabem, sempre estive bastante envolvido na área dos eSports. Há coisa de uns tempos essa ideia foi maturando e tomou forma numa empresa constituida na Irlanda. Essencialmente trabalhamos na convergência dos desportos com os desportos electrónicos. A minha jornada começou no Sporting mas cedo começamos a trabalhar com outros clubes. Hoje em dia, do Sporting fica apenas o portfolio e os nossos clientes activos são outros.

Actualmente empregamos 3 pessoas e, a partir da próxima semana, passamos a 4, comigo. Nos proximos 4 meses contamos abrir o escritório de Lisboa e, consequentemente, contratar mais 2 pessoas. É uma aventura nova. Trocar o trabalho de escritório por um projecto que criei de raiz é desafiante e ultra motivante. Sinto-me agora mais realizado do que ontem. Vai ser um desafio interessante!

Se correr mal, logo regresso para um escritório, mas ficarei sempre satisfeito por ter tido a coragem de trocar "o certo" pelo "incerto". Precisava deste desafio!

Até a abertura do escritório cá estarei numa hotdesk no parque das nações ou nas amoreiras. Estou ainda a decidir. Se alguém tiver outras recomendações porreiras shoot!

[/desabafo]

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

Força w0!! Desde que tenhas sempre acesso a internet para poderes continuar no CMPT, apoio-te :mrgreen:

Vai para o Parque das Nações que podes sempre ir passear e respirar o rio

Compartilhar este post

Link para o post

É, o máximo são 5 horas seguidas de trabalho sem pausa.

Na empresa onde trabalhei eram 7 horas seguidas, grandes ilegalidades que para ali vão

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje é o meu último dia aqui na empresa. Estava aqui desde Junho 2015. Vou para uma agência digital que tem clientes com maior dimensão, novas e maiores contas, outro tipo de processos e outro tipo de workflow que me permitirá continuar a crescer. Vou entrar para uma posição mais senior com 25 anos, o resto do pessoal tem todo 28 e 29 anos. Vou sentir as dificuldades normais e típicas de crescimento, mas vai-me fazer bem para ter outra noção das coisas de um ponto de vista mais organizacional.

Daqui a 2 ou 3 aninhos é abrir o meu business outra vez :)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...