Ghelthon Publicado 12 Janeiro 2019 (editado) Citação de Ego Sum, há 3 horas: 2) as empresas novas começam a ser disruptivas nas condições de trabalho (comida à disposição na copa, "beer fridays", eventos, feedback constante ...) 3) começa a ser cada vez mais indiferente o curso que se tira e a procura começa a ser mais baseado nas competências que as pessoas têm (por exemplo onde trabalho tenho gente que foi professor que neste momento é Product Owner... existem tb imensos cursos online que com vontade e disciplina as pessoas podem mudar completamente a sua vida) Estes 2 pontos são especialmente importantes e notórios também na área tecnológica. As consultoras estão a perder algum terreno exactamente por essas coisas. Citação de Tio Hans, há 2 horas: É para o Ghelthon não perceber. 😂 Editado 12 Janeiro 2019 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 12 Janeiro 2019 Citação de Mayday, há 10 minutos: O que faz um Product Owner? Dando mais um anglicismo, é parecido a um Project Manager. Mas dando uma definição meio resumida, é a pessoa que tem a visão geral do produto e faz a ponte entre o desenvolvimento e o cliente. Tem outras funções mais específicas, que têm mais a ver com a metodologia Scrum. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 12 Janeiro 2019 Aquilo a que antes de 2008 se chamava Gestor de Projecto? Nas reuniões vocês usam esses anglicismos ou como sabem que é ridiculo têm um termo português ou para facilitar dizem tipo, o Jorge. 1 Compartilhar este post Link para o post
Haz3 Publicado 12 Janeiro 2019 Citação de Mayday, há 8 horas: Ele tem dois posts, apenas. Como é que ele pode saber em que faculdade andaste? Citação de Carlos Gouveia, há 8 horas: Ó pá!!! Que falta faz o :mrgreen: ou o :lol:. Nem tinha reparado Eu entrei neste fórum porque têm aí uns posts a falar de prof. e eu andava à procura de recomendações para o próximo semstre. Como te vi a comentar lá pensei que tivesses andado na fep. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 12 Janeiro 2019 Citação de Mayday, há 9 horas: Aquilo a que antes de 2008 se chamava Gestor de Projecto? Nas reuniões vocês usam esses anglicismos ou como sabem que é ridiculo têm um termo português ou para facilitar dizem tipo, o Jorge. Gestor de produto. Quem faz a ponte entre o negócio, o desenvolvimento e o controlo de qualidade. Eu uso os anglicismos pq a minha empresa tem gente de todo o mundo e fala-se em inglês, seria difícil se não o fizesse :mrgreen: Confesso que ao fim de 2 anos quando passei a ter gente portuguesa na equipa quando tive de explicar coisas em português parecia um avec em Portugal em Agosto. Compartilhar este post Link para o post
Haz3 Publicado 12 Janeiro 2019 Citação de Ego Sum, há 16 horas: 3) começa a ser cada vez mais indiferente o curso que se tira e a procura começa a ser mais baseado nas competências que as pessoas têm (por exemplo onde trabalho tenho gente que foi professor que neste momento é Product Owner... existem tb imensos cursos online que com vontade e disciplina as pessoas podem mudar completamente a sua vida) Em relação a este ponto o que é que achas que mais vale a pena para um estudante aprender de forma a se valorizar para quando entrar no mercado de trabalho? Eu tenho visto na net aconselharem SQL e R mas não sei até que ponto é que essas linguagens são usadas em Portugal ou se existem outras coisas mais vantajosas. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 12 Janeiro 2019 Citação de Haz3, há 22 minutos: Em relação a este ponto o que é que achas que mais vale a pena para um estudante aprender de forma a se valorizar para quando entrar no mercado de trabalho? Eu tenho visto na net aconselharem SQL e R mas não sei até que ponto é que essas linguagens são usadas em Portugal ou se existem outras coisas mais vantajosas. Depende do que queres fazer / área. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 12 Janeiro 2019 Citação de Haz3, há 52 minutos: Em relação a este ponto o que é que achas que mais vale a pena para um estudante aprender de forma a se valorizar para quando entrar no mercado de trabalho? Eu tenho visto na net aconselharem SQL e R mas não sei até que ponto é que essas linguagens são usadas em Portugal ou se existem outras coisas mais vantajosas. Citação de toze2, há 29 minutos: Depende do que queres fazer / área. É isto. Depende do que quiseres fazer. Para mim o importante é ter boa capacidade de estruturar raciocínio e resolver problemas. Ferramentas para resolver aprende-se. Ninguém me ensinou a usar Excel nem SQL, aprendi ao usar e a pesquisar na net como fazer o que a minha cabeça dizia que precisava. No entanto nos dias de hoje é possível aprender a base ténica através de um Codeacademy e tentando resolver desafios num Kaggle e conseguir ter uma base mais sólida. Há Data Engineers e Analysts que não percebem muito de negócio, no entanto têm as competências técnicas. Como consequência não conseguem estruturar raciocínio para resolver os problemas. No meu ponto de vista convém essas competências serem acionáveis pela própria pessoa em vez de ter alguém a pensar e a estruturar por elas para serem o executador. 1 Compartilhar este post Link para o post
Haz3 Publicado 12 Janeiro 2019 (editado) Citação de toze2, há 1 hora: Depende do que queres fazer / área. Citação de Ego Sum, há 1 hora: É isto. Depende do que quiseres fazer. Estou interessado em Strategy & Operations e em Corporate Finance. Mesmo que não fosse numa consultora, julgo que também iria gostar muito de desempenhar este tipo de funções em empresas. No que toca a Strategy & Operations que tipo de trabalho é que uma pessoa faz numa empresa? Citação de Ego Sum, há 1 hora: Para mim o importante é ter boa capacidade de estruturar raciocínio e resolver problemas. Ferramentas para resolver aprende-se. Ninguém me ensinou a usar Excel nem SQL, aprendi ao usar e a pesquisar na net como fazer o que a minha cabeça dizia que precisava. No entanto nos dias de hoje é possível aprender a base ténica através de um Codeacademy e tentando resolver desafios num Kaggle e conseguir ter uma base mais sólida. O que tenho pesquisado também vai de encontro a isso, existe muita ênfase nas capacidades analíticas. Tenho como objetivo aprender excel por mim mesmo porque também é algo que se utiliza imenso. De vez em quando existem alguns cursos presenciais na faculdade mas são caríssimos... Editado 12 Janeiro 2019 por Haz3 Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 12 Janeiro 2019 Citação de Haz3, há 16 minutos: Estou interessado em Strategy & Operations e em Corporate Finance. Mesmo que não fosse numa consultora, julgo que também iria gostar muito de desempenhar este tipo de funções em empresas. No que toca a Strategy & Operations que tipo de trabalho é que uma pessoa faz numa empresa? O que tenho pesquisado também vai de encontro a isso, existe muita ênfase nas capacidades analíticas. Tenho como objetivo aprender excel por mim mesmo porque também é algo que se utiliza imenso. De vez em quando existem alguns cursos presenciais na faculdade mas são caríssimos... Não sendo eu da área (estou numa consultora no departamento de análise de dados), recomendo que vás ao máximo de entrevistas possíveis e mostres o teu interesse no que queres fazer.. Além disso fazeres o que estás a fazer agora aqui, perguntar ao máximo de pessoas (da área, ou possivelmente de) o que fazem, e o seu tipo de trabalho. Não vou mentir, era a maior curiosidade que tinha. Saber o que eu ia fazer no dia-a-dia enquanto estava à procura de trabalho. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 12 Janeiro 2019 Citação de Haz3, há 1 minuto: No que toca a Strategy & Operations que tipo de trabalho é que uma pessoa faz numa empresa? Eu estou à frente do departamento de Strategy & Operations. É abrangente, dá para partir em muitas coisas. Depende do foco e responsabilidades que a empresa lhe der. Alguns exemplos: Definição de novos modelos de negócio do ponto de vista conceptual e operacional, ligando todos os pontos (i.e. negócio, finanças, produto, BI, etc) Mapeamento de processos as is, diagnóstico de pontos de constrangimento e desenho de SOPs (standard operating procedures) Projectos de eficiência operacional Definição dos requisitos de negócio para o desenvolvimento de novos sistemas Análise estratégica para suporte à decisão (e aqui entra a parte de big data e análise que falei no post anterior) Implementações de novos processos ou sistemas e respetiva gestão de projeto ... Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 12 Janeiro 2019 Citação de Ego Sum, há 2 horas: É isto. Depende do que quiseres fazer. Para mim o importante é ter boa capacidade de estruturar raciocínio e resolver problemas. Ferramentas para resolver aprende-se. Ninguém me ensinou a usar Excel nem SQL, aprendi ao usar e a pesquisar na net como fazer o que a minha cabeça dizia que precisava. No entanto nos dias de hoje é possível aprender a base ténica através de um Codeacademy e tentando resolver desafios num Kaggle e conseguir ter uma base mais sólida. Há Data Engineers e Analysts que não percebem muito de negócio, no entanto têm as competências técnicas. Como consequência não conseguem estruturar raciocínio para resolver os problemas. No meu ponto de vista convém essas competências serem acionáveis pela própria pessoa em vez de ter alguém a pensar e a estruturar por elas para serem o executador. É exatamente isto, mas a quem está a estudar e tem mesmo pica de se preparar para alguma coisa, recomendava muito que estudassem SQL (super fácil) e Python, sobretudo bibliotecas como matplotlib, pandas e numpy. São competências extremamente valorizadas em muitos cargos e com vastos recursos na net para se aprender sozinho. Mesmo que não venham a utilizar estas linguagens especificamente, provavelmente conseguirão aplicar os mesmos conceitos a muitas outras ferramentas que lidem com análise de dados. Não consigo pensar em muitas áreas ou profissões que não venham a exigir, a curto ou médio prazo, conhecimento de manuseamento de bases de dados e preparação de visualizações a partir de informação quantificada. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 16 Janeiro 2019 Citação de Mayday, Em 12/01/2019 at 02:44: Aquilo a que antes de 2008 se chamava Gestor de Projecto? Nas reuniões vocês usam esses anglicismos ou como sabem que é ridiculo têm um termo português ou para facilitar dizem tipo, o Jorge. Citação de Ego Sum, Em 12/01/2019 at 12:33: Gestor de produto. Quem faz a ponte entre o negócio, o desenvolvimento e o controlo de qualidade. Eu uso os anglicismos pq a minha empresa tem gente de todo o mundo e fala-se em inglês, seria difícil se não o fizesse :mrgreen: É basicamente isto. O facto de ter um nome diferente tem mais a ver com o facto de, hoje em dia, a esmagadora maioria dos projectos (em software, especialmente) aderir à "estratégia" (para não usar outro anglicismo, framework, que é o termo correcto... 😁) de SCRUM. E, convenhamos, "Dono do Produto" soa estúpido em 🇵🇹 . Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 16 Janeiro 2019 Metodologia caro Gel! Mas sim, penso que é mais por isso que outra coisa. Depois tens outras empresas que usam os mesmos títulos mas que não usam metodologia nenhuma 😂 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 17 Janeiro 2019 Citação de Bashir, há 11 horas: Metodologia caro Gel! Mas sim, penso que é mais por isso que outra coisa. Depois tens outras empresas que usam os mesmos títulos mas que não usam metodologia nenhuma 😂 95% praí, não? A maioria dos projectos diz que adopta o SCRUM mas, depois, adopta o que lhe convém. Está claramente dito que não existe meio SCRUM, ou adoptas tudo ou então nem vale a pena, mas toda a gente caga nalguma parte, de uma maneira ou de outra. Pelo menos da minha experiência. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 17 Janeiro 2019 Citação de Ghelthon, há 11 horas: 95% praí, não? A maioria dos projectos diz que adopta o SCRUM mas, depois, adopta o que lhe convém. Está claramente dito que não existe meio SCRUM, ou adoptas tudo ou então nem vale a pena, mas toda a gente caga nalguma parte, de uma maneira ou de outra. Pelo menos da minha experiência. É possivel. Eu não sou muito versado nisso mas na minha equipa usam esses titulos para existir uma uniformização com a equipa do cliente que não é português. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 18 Janeiro 2019 Citação de Bashir, há 14 horas: É possivel. Eu não sou muito versado nisso mas na minha equipa usam esses titulos para existir uma uniformização com a equipa do cliente que não é português. O que eu disse nem era tanto sobre os títulos, porque esses até existem, especialmente para os clientes de fora como dizes. É mais "ah e tal, hoje o X faltou, portanto não se faz daily", ou então não há sequer um Scrum Master, ou assim. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 18 Janeiro 2019 deram me um aumento ❤️ Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 18 Janeiro 2019 Citação de Ghelthon, há 10 horas: O que eu disse nem era tanto sobre os títulos, porque esses até existem, especialmente para os clientes de fora como dizes. É mais "ah e tal, hoje o X faltou, portanto não se faz daily", ou então não há sequer um Scrum Master, ou assim. Gotcha. Citação de Plagio o Original, há 11 minutos: deram me um aumento ❤️ Foi por andares a sair mais cedo. O ditado já é velho, o crime compensa. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 18 Janeiro 2019 Citação de Plagio o Original, há 18 minutos: deram me um aumento ❤️ Foi o aumento da salário mínimo. Compartilhar este post Link para o post
Snytram97 Publicado 18 Janeiro 2019 Talvez este seja o tópico mais adequado Citação de Snytram97, há 2 horas: Isto é um bocado off-topic, mas não sabia muito bem onde perguntar: Já alguém fez algum curso do CaF (Centro de apoio e Formação)? Vale a pena, têm alguma credibilidade no mercado de trabalho? Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 19 Janeiro 2019 Alguém me pode esclarecer sobre os períodos de comunicação de não renovação de contrato? Fiz um contrato de 6 meses, que foi renovado, terminando a 13 de Fevereiro deste ano os 2ºs 6 meses. Não quero renovar, julgo que tenho que comunicar 8 dias antes, certo? Porque estou a comunicar a caducidade do contrato. Se tivesse a interromper este contrato de 6 meses, por exemplo ao 4º mês é que tinha que comunicar com 30 dias de antecedência. Não sei se ser o 2º contrato tem influência na "antiguidade", ou se são 2 contratos independentes. De qualquer modo vou sair para apostar num projecto meu. Compartilhar este post Link para o post
paladino77 Publicado 19 Janeiro 2019 São os 8 dias de antecedência. De qualquer maneira para estares completamente descansado (podes estar), com certeza tal deve estar escrito no contrato Compartilhar este post Link para o post