Solero Publicado 5 Fevereiro 2019 (editado) @Bashir e @migxstoper podem aprofundar? Já não são os primeiros que vejo com este tipo de opinião e gostava de perceber se o problema está na função em si (DevOps/SRE/etc.) ou na forma como as empresas empregam a metodologia. Editado 5 Fevereiro 2019 por Solero Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 5 Fevereiro 2019 Citação de UnReal, Em 31/01/2019 at 16:13: O meu irmão está em Amesterdão desde meio do mês. Não sei se te consigo ajudar, mas... Para já, fala da enorme diferença em termos de profissionalismo, pontualidade e método de trabalho. Mas ele também foi para um cargo de topo, e convidado, etc., haverá de ter uma experiência melhor que quem vá sem esse conforto. Ótimo para ele! Obrigado pelo feedback. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 5 Fevereiro 2019 (editado) da minha pouca experiencia, dev ops é a magia negra do web development. tipo bué terminais e bash scripts e cenas não sei bem se o q vou dizer é asneira ou não, mas sempre que faço um merge para master/produção/wtv, é lançada uma build numa coisa chamada codeship, que faz um rsync maroto do código que está no bitbucket e o que está no servidor por ftp/pipelines/magia-negra, e faz a build do js e css depois de meter tudo para lá. o gajo que fez isso acontecer, é um gajo do devops. Acho eu. Posso tar a dizer m*rda Editado 5 Fevereiro 2019 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 5 Fevereiro 2019 (editado) Eu perguntei mais no sentido de querer saber como é enquanto carreira aqui em Portugal, as funções são mais ou menos claras (pelo menos as tecnologias utilizadas) para mim, bash scripting, micro serviços, ansible, aws, docker, kubernetes e essas cenas. Outra coisa é se não é demasiado overwhelming para um gajo que é junior ter que aprender a usar tantas tecnologias com toda a criticidade envolvida, ou seja, se um cargo destes não requer competências que só são ganhas com alguns anos de experiência em backend por exemplo Editado 5 Fevereiro 2019 por Solero Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 6 Fevereiro 2019 Eu tava a semi a brincar. Para mim é algo de bastante responsabilidade e diria até desvalorizada. Acho q é uma posição super importante tbh e se, em sintonia com os devs, conseguisse proporcionar os melhores ambientes para trabalhar evitava N problemas. Eu bem meto N m*rda nos meus ambientes, mas sei que é fácil configurar um Dockerzinho maroto para ter tudo em conformidade com o colega do lado. Mas como percebo pouco disso e o colega do lado percebo menos e tem 0 interesse não passamos da cepa torta. A partir dai é só escalar, em vez do colega do lado são 200 marmanjos, e é fácil de ver a m*rda que dá de vez em quando. 1 Compartilhar este post Link para o post
migxstoper Publicado 6 Fevereiro 2019 E depois há a questão ao contrário. As coisas estão tão configuradas que quando precisas de usar outra tecnologia ou outra versão da tecnologia atual DevOps não consegue dar suporte e não consegues subir os teus projetos para pré-produção/produção. Mas o que me irrita mais é a falta de comunicação por vezes entre DevOps e os devs. Portanto, é uma área muito importante e útil, se bem estruturada. 1 Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 6 Fevereiro 2019 A desgraçada da administrativa aqui da empresa andava a guardar todos os registos de contactos com clientes num ficheiro Excel com várias tabelas e, cada uma, com mais de 10 colunas. Peguei no PowerApps, criei uma CRM de raíz assente numa aplicação (móvel) criada a partir do tal ficheiro que ela estava a utilizar, e ficou uma cena impecável (com filtros, vistas, sistemas de notificações, etc). E isto em 2 dias. Acho que o meu chefe se borrou todo com a facilidade com que lhe poupei uns bons milhares, até me pergunto quantas e quantas empresas por esse país fora também andam a registar este tipo de coisas em tabelas de Excel... Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 6 Fevereiro 2019 Citação de migxstoper, há 8 horas: E depois há a questão ao contrário. As coisas estão tão configuradas que quando precisas de usar outra tecnologia ou outra versão da tecnologia atual DevOps não consegue dar suporte e não consegues subir os teus projetos para pré-produção/produção. Mas o que me irrita mais é a falta de comunicação por vezes entre DevOps e os devs. Portanto, é uma área muito importante e útil, se bem estruturada. Exato, por isso é q referi a sintonia entre ambas as partes. Mas tens toda a razão. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 7 Fevereiro 2019 Citação de ElliotReid13, há 20 horas: A desgraçada da administrativa aqui da empresa andava a guardar todos os registos de contactos com clientes num ficheiro Excel com várias tabelas e, cada uma, com mais de 10 colunas. Peguei no PowerApps, criei uma CRM de raíz assente numa aplicação (móvel) criada a partir do tal ficheiro que ela estava a utilizar, e ficou uma cena impecável (com filtros, vistas, sistemas de notificações, etc). E isto em 2 dias. Acho que o meu chefe se borrou todo com a facilidade com que lhe poupei uns bons milhares, até me pergunto quantas e quantas empresas por esse país fora também andam a registar este tipo de coisas em tabelas de Excel... Excel é universal, até programadores usam isso... 😅 Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 7 Fevereiro 2019 Citação de Ghelthon, há 9 horas: Excel é universal, até programadores usam isso... 😅 Ainda tem a sua utilidade, mas para usar como forma de agregar informação enquanto base de dados já não faz sentido. Existem umas ferramentas porreiras que dão a volta a isso, e com o PowerApps em específico dá para criar aplicações que podem funcionar como uma interface mais agradável e interativa entre o utilizador e os dados. a CRM que desenhei continua suportada no mesmo ficheiro Excel que ela utilizava, mas desta forma consegue ter acesso a diferentes filtros, valores calculados, visualizações, etc que no Excel seriam mais chatos ou não possível de todo. Compartilhar este post Link para o post
TukTuk Publicado 8 Fevereiro 2019 (editado) Citação de ElliotReid13, há 13 horas: Ainda tem a sua utilidade, mas para usar como forma de agregar informação enquanto base de dados já não faz sentido. Existem umas ferramentas porreiras que dão a volta a isso, e com o PowerApps em específico dá para criar aplicações que podem funcionar como uma interface mais agradável e interativa entre o utilizador e os dados. a CRM que desenhei continua suportada no mesmo ficheiro Excel que ela utilizava, mas desta forma consegue ter acesso a diferentes filtros, valores calculados, visualizações, etc que no Excel seriam mais chatos ou não possível de todo. Que permite exatamente o PowerApps? Vou começar a investigar porque acho que pode ser útil para mim. Estive a ajudar um departamento da minha empresa a automatizar um ficheiro excel. Basicamente eles registam dados de cada cliente por linha. E sempre que executam uma macro, é criado um pdf com os dados de cada cliente e enviado para o email de cada um. Depois dá-se o check aos clientes para os quais foram enviados os pdfs para que não recebam outra vez o ficheiro. Poderia ser criada uma aplicação com PowerApps que tornasse todo este processo mais amigável para o utilizador. A geração de um cliente novo com todos os campos, a criação do pdf e envio por email para o cliente? Editado 8 Fevereiro 2019 por TukTuk Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 10 Fevereiro 2019 (editado) Citação de TukTuk, Em 08/02/2019 at 12:37: Que permite exatamente o PowerApps? Vou começar a investigar porque acho que pode ser útil para mim. Estive a ajudar um departamento da minha empresa a automatizar um ficheiro excel. Basicamente eles registam dados de cada cliente por linha. E sempre que executam uma macro, é criado um pdf com os dados de cada cliente e enviado para o email de cada um. Depois dá-se o check aos clientes para os quais foram enviados os pdfs para que não recebam outra vez o ficheiro. Poderia ser criada uma aplicação com PowerApps que tornasse todo este processo mais amigável para o utilizador. A geração de um cliente novo com todos os campos, a criação do pdf e envio por email para o cliente? O PowerApps é a ferramenta da Microsoft que te permite criar aplicações móveis com uma lógica semelhante à que usas no PowerPoint (aspeto gráfico) e Excel (aspeto lógico/funcional). Estas aplicações podem correr em qualquer sistema operativo e podem ser disponibilizadas dentro da empresa, para a malta poder usar. Elas funcionam como um front-end onde os utilizadores acedem e interagem com determinado tipo de informação que, por sua vez, está alojada num back-end que já existe (que pode ir desde uma folha de Excel, ao Sharepoint, ao Access, ao SQL Server ou a dezenas de outros serviços tipo Salesforce ou Facebook). Essa ligação é super fácil e a Microsoft já traz conectores próprios que se ligam em poucos segundos (dependendo do plano do Office, podem exigir uma licença paga, tipo 6 euros por mês). Basicamente, crias aplicações sem necessidade de saber código (é usada uma linguagem tipo fórmulas de Excel, mas é fácil) e que podes disponibilizar e atualizar de forma imediata. Só funcionam dentro de uma organização, ou seja, acedes a essas aplicações com as credenciais do Office tal como farias com o Outlook, Sharepoint, OneDrive, etc. É uma cena fixe, ainda pouco conhecida (a comunidade não é tão grande como no Power BI) e que vai ter um crescimento enorme nos próximos anos (se não esta ferramenta, outras semelhantes que usam low-code). Editado 10 Fevereiro 2019 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 11 Fevereiro 2019 como fazem quando estão de ferias e telefonam-vos do trabalho por causa de x? e quando respondem, conta como dia de ferias não gozadas? Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 11 Fevereiro 2019 Citação de Plagio o Original, há 3 minutos: como fazem quando estão de ferias e telefonam-vos do trabalho por causa de x? e quando respondem, conta como dia de ferias não gozadas? Num dos meus antigos trabalhos, no primeiro ano de férias ligaram-me. Atendi. Resultado, passei 15 dias agarrado ao telefone/computador. Nos anos seguintes peguei no telefone e desliguei. Curiosamente, esse foi o sitio onde, 2-3 meses depois de ter saído de lá, continuavam-me a ligar a perguntar coisas. Nope. lol. Férias são férias. Antigamente era: se precisarem mesmo liguem. Só que depois a malta abusou e pagou o justo pelo pecador. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 11 Fevereiro 2019 Citação de Plagio o Original, há 37 minutos: como fazem quando estão de ferias e telefonam-vos do trabalho por causa de x? e quando respondem, conta como dia de ferias não gozadas? Atendo e respondo que estou sem computador e internet no local onde estou (nunca levo computador de férias por causa disto). Além disso, peço para me contactarem de novo no dia em que regressar, indicando, para tal, a folha de férias do meu local de trabalho, que é pública. A não ser, claro, que seja um dos meus orientandos. 2 Compartilhar este post Link para o post
JorgeFerreira Publicado 13 Fevereiro 2019 Temos por aqui algum barbeiro? Gostava de colocar uma questão se possível, isto caso haja alguém da área. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 13 Fevereiro 2019 Citação de JorgeFerreira, há 11 minutos: Temos por aqui algum barbeiro? Gostava de colocar uma questão se possível, isto caso haja alguém da área. Tenho especialização, diz. Compartilhar este post Link para o post
JorgeFerreira Publicado 13 Fevereiro 2019 Citação de Mayday, há 58 minutos: Tenho especialização, diz. Mandei mp Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 13 Fevereiro 2019 Citação de Plagio o Original, Em 11/02/2019 at 17:03: trabalho Nem tenho, para evitar essas m*rda. 6 Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 15 Fevereiro 2019 Malta que me possa ajudar (@gunthi), é o seguinte: irei sair da empresa onde estou nos próximos dias. Tenho contrato a termo certo, pelo que necessito de dar duas semanas de aviso prévio antes da saída. Como tenho duas semanas de férias por usar, sei que o meu chefe pode optar por me manter aqui e pagar esses dias, ou então mandar-me de férias e poupar esse. A minha questão é a seguinte: estou envolvido num projeto que, após a minha saída, vai acabar por morrer e, como tal, o meu chefe não terá grande vontade de me manter por cá mais duas semanas a trabalhar numa coisa irrelevante. No entanto, nessas duas semanas estarei encarregue de prestar um serviço (de dois dias) que é uma fonte de receita significativa para a empresa. Como tal, desconfio que ele irá preferir mandar-me de férias por alguns dias nesse período, e obrigar a trabalhar nesses dois dias. Como funciona nesta situação? Ele tem o direito de forçar os dias de férias de forma discricionária, ou é tudo ou nada? Pergunto isto porque saíndo, obviamente, prefiro começar logo a trabalhar noutro sítio e não é conveniente estar tantos dias parado porque tenho um serviço mais lá para a frente. Compartilhar este post Link para o post
Keyser Publicado 15 Fevereiro 2019 Mas mesmo de férias, só podes começar a trabalhar noutro sítio após as férias acabarem. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 15 Fevereiro 2019 Citação de Keyser, há 43 minutos: Mas mesmo de férias, só podes começar a trabalhar noutro sítio após as férias acabarem. Bem lembrado, nem tinha pensado nisso. Mas mesmo assim, prefiro ter então essas duas semanas completamente livres do que estar ali agarrado por dois dias de trabalho, até porque não se portou bem comigo na marcação dessa cena. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 15 Fevereiro 2019 És funcionário dele nessas 2 semanas por isso se quiser que vás trabalhar nesses 2 dias terás que ir (obviamente que podes optar por faltar) Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 15 Fevereiro 2019 Citação de Duluoz-, há 21 minutos: És funcionário dele nessas 2 semanas por isso se quiser que vás trabalhar nesses 2 dias terás que ir (obviamente que podes optar por faltar) Sim, mas o que me interessa mesmo saber é se ele pode mandar de férias todos os dias, excepto esses. Ou seja, um patrão tem o poder de forçar dias de férias aos funcionários? Compartilhar este post Link para o post