Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Citação de a.lopes, há 9 minutos:

A ideia que tenho de empresas que recorrem a consultarias para recrutar recursos é que não se importam de pagar o extra devido à possiblidade de descartar a pessoa rapidamente se necessario e sem imbroglios com as leis de trabalho, pelo menos é esse o mindset da minha empresa

Do que vejo à minha volta é mais por os recursos de tech serem escassos, e é mais um canal de captura.

A minha empresa na maior parte dos casos contrata techs diretamente. No caso dos que são subcontratados passado 1 ano se não forem uma nódoa são internalizados (é política da empresa).

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

E contactarem-vos para uma entrevista, a entrevista estar a correr muitíssimo bem e quando eu digo quanto quero receber a vaga ter ficado imediatamente suspensa?

Aconteceu-me o mesmo, há 1 ano, quando andava a tentar trocar de trabalho 😁

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de a.lopes, há 3 horas:

A ideia que tenho de empresas que recorrem a consultarias para recrutar recursos é que não se importam de pagar o extra devido à possiblidade de descartar a pessoa rapidamente se necessario e sem imbroglios com as leis de trabalho, pelo menos é esse o mindset da minha empresa

Há várias razões, outra é o facto de um colaborador da casa ser um custo fixo, um colaborador de consultora é um custo que fica numa alínea diferente do orçamento. Numa empresa que conheço isso fazia diferença. Não sei se faz diferença a nível de finanças, ou se só para administradores ficarem mais felizes por terem menos custos fixos apesar de maior custo global, mas essa era a razão.

Eu se algum dia for novamente a uma entrevista de consultora (e não acredito muito que o faça) peço quase o dobro do que ganhar na altura, nem quero saber.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de NIkeL, há 22 minutos:

Há várias razões, outra é o facto de um colaborador da casa ser um custo fixo, um colaborador de consultora é um custo que fica numa alínea diferente do orçamento. Numa empresa que conheço isso fazia diferença. Não sei se faz diferença a nível de finanças, ou se só para administradores ficarem mais felizes por terem menos custos fixos apesar de maior custo global, mas essa era a razão.

Eu se algum dia for novamente a uma entrevista de consultora (e não acredito muito que o faça) peço quase o dobro do que ganhar na altura, nem quero saber.

É o que eu dizia, gestores burros.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de a.lopes, há 6 horas:

A ideia que tenho de empresas que recorrem a consultarias para recrutar recursos é que não se importam de pagar o extra devido à possiblidade de descartar a pessoa rapidamente se necessario e sem imbroglios com as leis de trabalho, pelo menos é esse o mindset da minha empresa

é o mercado de trabalho fast food.

Eu tive uma experiência que me esmagou completamente com uma empresa de recrutamento externo. Estava desempregado já há uns 7 ou 8 meses, completamente desesperado. Contactaram-me de uma dessas empresas de recrutamento para uma posição "na zona centro", não podiam dizer qual a empresa nem qual a função ao certo - o que sabia era apenas aquilo que dizia no anúncio a que eu tinha concorrido, "Administrativo (M/F)". Tive uma entrevista por telefone, 2 entrevistas por videochamada, 1 entrevista presencial na sede da empresa de recrutamento noutra cidade, depois tive de esperar que fosse "selecionado", depois voltar lá na semana seguinte para assinar uns papéis - e só aí é que fiquei a saber qual era a empresa, a função e a localização (era numa terceira cidade). Nesse dia o que me foi dito foi "ok, assinas o contrato no dia x". Comecei a procurar casa e a marcar visitas nesse mesmo dia. No dia x apareço na empresa (pela primeira vez) e...trataram aquilo como mais uma entrevista. Não assinei nada, estive lá 1h a responder a perguntas e lá me fui embora de novo. No dia seguinte ligam-me a dizer que não fiquei com o lugar. 

O processo parece normal, talvez exagerado dado o número de entrevistas para uma posição que ia pagar menos de 800€, mas deixou-me completamente de rastos. Eu estive meses sem um único telefonema e quando apareceu isto estava a caminhar nas nuvens. Quando me disseram que já estava fui passear à beira-rio, num dia chuvoso de confinamento, estava a cagar-me se a polícia me chateasse. No dia em que ia "assinar o contrato" estava feliz como não me sentia há muito. Mesmo quando saí, nesse dia, nunca me passou pela cabeça que não ia ficar com o trabalho, achei que aquilo era rotineiro, nada demais. Afinal já me tinham dito que estava garantido.

Quando recebi a chamada no dia seguinte foi como se caísse tudo em cima de mim. Fiquei completamente apático nas semanas seguintes, farto de tudo. O processo foi desgastante e ainda por cima foi tudo em pleno confinamento, a andar para trás e para a frente entre 3 cidades quando os transportes públicos estavam todos suspensos. Gastei quase 200€ só para ir e vir das entrevistas, entre táxis, comboios, autocarros, alimentação. Foi uma sorte as visitas de casas para arrendar que tinha agendadas serem na semana seguinte, senão ainda gastava mais.

Nem uma chamada, um email, uma mensagem da empresa de recrutamento. Processo fechado, azar.

Felizmente pouco tempo depois apareceu outra oportunidade, senão não sei onde me levaria essa espiral.

  • Like 15

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 1 hora:

Não se esqueçam, camaradas, votem CDU.

Bastante melhor que levar um tiro na cabeça

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 14 minutos:

Qual era essa empresa de recrutamento, Rain?

É uma empresa pequena que trabalha maioritariamente na região centro, não vou meter aqui o nome em público. Talenter dos pobres, basicamente

Compartilhar este post


Link para o post

Essa politica de outsourcing acaba por ser mais barata e mais descartável. O problema é que conhecimento de negócio não se compra/aluga. Eu tou a pensar sair de onde estou (ainda nem fiz um ano...) pq não sendo mau, não há qualquer visão. Ganho minimamente bem, mesmo dentro da empresa tive sorte e estou privilegiado, a mulher acabou por ir para lá também, mexo com as tecnologias que quero e mesmo assim é brutal o peso q isto tem na minha cabeça.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Rain Dog, há 6 horas:

É uma empresa pequena que trabalha maioritariamente na região centro, não vou meter aqui o nome em público. Talenter dos pobres, basicamente

mas devias

Compartilhar este post


Link para o post

Só para dar um bom exemplo:

Tive uma experiência com a Michael Page, e 5*, não poderia ter pedido melhor, e a rapariga com quem fiz a entrevista por telefone e depois por videochamada foi sempre muito prestável a todos os níveis.

 

Compartilhar este post


Link para o post

Trabalho a tempo inteiro na área da informática e estou para ter uma entrevista para juntar um part-time na área também. Do que falaram na chamada é part-time/freelance e é basicamente para dar apoio como programador a algo que já está feito em Drupal. 

A minha pergunta se calhar até é um bocado vaga porque está dependente de muitas coisa mas quanto posso esperar receber? Se na entrevista me perguntarem sobre isso, que valor devo atirar?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Kayzy, há 17 horas:

Trabalho a tempo inteiro na área da informática e estou para ter uma entrevista para juntar um part-time na área também. Do que falaram na chamada é part-time/freelance e é basicamente para dar apoio como programador a algo que já está feito em Drupal. 

A minha pergunta se calhar até é um bocado vaga porque está dependente de muitas coisa mas quanto posso esperar receber? Se na entrevista me perguntarem sobre isso, que valor devo atirar?

Se é part-time freelance devem pagar por hora. Tens de ver como vai ser feito o pagamento e o que te compensa financeiramente. Provavelmente terá de ser em recibos verdes, por isso tens de ver quanto vais ser tributado. Faz as contas e vê o que achas justo. 

Compartilhar este post


Link para o post

Boas people algum de vós já viveu/vive em Madrid? Vou-me mudar para lá durante 6 meses por causa do trabalho. Alguém tem conselhos para arrendar casa, coisas que deva ter em atenção, problemas que podem vir, etc? Thanksssss

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de jean-luc godard, há 5 horas:

Boas people algum de vós já viveu/vive em Madrid? Vou-me mudar para lá durante 6 meses por causa do trabalho. Alguém tem conselhos para arrendar casa, coisas que deva ter em atenção, problemas que podem vir, etc? Thanksssss

Vivo em Madrid há 3 anos. Alguma dúvida manda mp. Prepárate que o arrendamento de casa é o mais caro

Compartilhar este post


Link para o post

Depois de ter fechado o ciclo no Banco no dia 31 de maio 2021, inicio novo ciclo profissional no ramo industrial a partir de 19 de julho! Foi bem rápido.

  • Like 5

Compartilhar este post


Link para o post

E a malta que marca entrevistas técnicas já a saber q o processo não vai avançar? :cadeirada

Fiquei a estudar coisas q aprendi na faculdade pra nada

Compartilhar este post


Link para o post

Pior foi uma entrevista a que foi na semana passada, no atrium Saldanha. Era a entrevista final, tinha tido duas, uma telefónica e outra pelo Teams que correram super bem e estava super entusiasmado com esta entrevista. 

Pior entrevista a que fui. Não me deixavam falar, nem sequer consegui terminar a explicação do que faço, desvalorizaram a minha área de formação, foram extremamente rudes e fui despachado em 10 minutos. No fim "Não se preocupe, que para a semana terá feedback". Para a semana? lol o feedback foi instantâneo lol, elas foram fazer frete e despacharam-me. 

Agora a questão fulcral, o trabalho em si era usar o excel e pediam cenas base, como fazer filtros e fixar células. Não era nada do outro mundo, um trabalho simples e repetitivo. 

Respondi ao email de feedback deles a dar conhecimento que não tinha sido escolhido (chocante) a indicar que mais valia terem-me ligado no dia a dizer que não tinha interesse. Fui a Lx de propósito na minha hora de almoço, todo bem vestido, para ser violado por duas gajas que tinham 0 interesse em que estivesse ali. 

O pior é a gestão de expectativas, porque estava tudo bem encaminhado para sair do sitio onde estou (finalmente, estou farto, farto disto) e levei em cima com um balde de m*rda. 

  • Like 9

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Almeno, há 2 horas:

Pior foi uma entrevista a que foi na semana passada, no atrium Saldanha. Era a entrevista final, tinha tido duas, uma telefónica e outra pelo Teams que correram super bem e estava super entusiasmado com esta entrevista. 

Pior entrevista a que fui. Não me deixavam falar, nem sequer consegui terminar a explicação do que faço, desvalorizaram a minha área de formação, foram extremamente rudes e fui despachado em 10 minutos. No fim "Não se preocupe, que para a semana terá feedback". Para a semana? lol o feedback foi instantâneo lol, elas foram fazer frete e despacharam-me. 

Agora a questão fulcral, o trabalho em si era usar o excel e pediam cenas base, como fazer filtros e fixar células. Não era nada do outro mundo, um trabalho simples e repetitivo. 

Respondi ao email de feedback deles a dar conhecimento que não tinha sido escolhido (chocante) a indicar que mais valia terem-me ligado no dia a dizer que não tinha interesse. Fui a Lx de propósito na minha hora de almoço, todo bem vestido, para ser violado por duas gajas que tinham 0 interesse em que estivesse ali. 

O pior é a gestão de expectativas, porque estava tudo bem encaminhado para sair do sitio onde estou (finalmente, estou farto, farto disto) e levei em cima com um balde de m*rda. 

Pelo menos deram-te feedback, a minha empresa actual lembrou-se de me fazer um belo de um arranjinho e tive que me fazer à estrada (depois de um ano a fazer funções duplas, virtualmente sem dias de descanso, já que uma das funções era de segunda a sexta e a outra horário rotativo, sendo que todo este ano estive em Faro, algo que já tinha pedido uns 6 meses antes deste pandemónio, já que a minha namorada está aqui e, literalmente, todas as outras pessoas do meu departamento sempre estiveram em tele-trabalho sem stress, só eu é que não posso, acumulei as funções e o esforço durante um ano, na ilusão de me deixarem ficar aqui e chega Junho e levo ordem de regresso, rir para não chorar), já me tinha esquecido de quão irritante era mandar CV's e derivados e receber uma resposta a cada 50. Isso e a m*rda de quererem para ontem. Felizmente, se tudo correr bem, arranjei alguém compreensível que esperou pelos meus dias de aviso prévio no actual trabalho.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 5 horas:

E a malta que marca entrevistas técnicas já a saber q o processo não vai avançar? :cadeirada

Fiquei a estudar coisas q aprendi na faculdade pra nada

Entrevista técnica após as dos RH?

Nunca gostei desse sistema. Prefiro ao contrário. Primeiro técnica, e depois é que vai para o RH. Quando tive que recrutar foi assim que fiz.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Seferogol, há 54 minutos:

Entrevista técnica após as dos RH?

Nunca gostei desse sistema. Prefiro ao contrário. Primeiro técnica, e depois é que vai para o RH. Quando tive que recrutar foi assim que fiz.

Sim

Compartilhar este post


Link para o post

Eu depois de ter trabalhado imenso tempo fora dos meus cursos e depois de quase 1 ano parado decidi finalmente envergar pela minha área de curso, bem que diferença. É uma lufada de ar fresco. Andei sempre pela área de retalho e em funções que serviam para ganhar o mínimo.

Agora fui para gestão empresarial, honestamente houve várias entrevistas (nenhuma foi mais do que uma), eu dizia logo o que pretendia e tudo e senão fosse para corresponder e ao final do dia ter uma resposta mais valia ficarmos por ali com a entrevista, no fim ainda tive 3 ou 4 chamadas a quererem-me contratar e acabei por aceitar a que fosse mais perto de casa que acabou por ser também a que me dava melhores condições. 

Acho que hoje em dia e principalmente com a pandemia a malta come tudo que lhes dão, leio e conheço cada história de malta que até 6/7 entrevistas teve só para receberem o salário mínimo. Acho que o máximo de entrevistas que tive de uma empresa foram 3 e a meio da 3 disse logo que não queria continuar e nem via a questão de estarmos numa 3 entrevista onde estamos quase a repetir linha por linha as anteriores (isto foi no meio de uma transição de um supermercado para outro, foi uma tentativa para mudar de área embora ainda não fosse a de gestão), claro que todos somos diferentes e nem todos tomariam a mesma posição mas eu ao longo do tempo fui aprendendo que não nos podemos deixar f*der comendo tudo que nós dizem. É tudo no papel e na hora ou andamos ali tempo e tempos e só atrasamos a nossa vida. Também tive uma vez, foi antes de entrar para o último supermercado (que espero não ter que voltar a essa área) também numa tentativa de mudar que me disseram que até ao fim do mês teria resposta porque o emprego era só para começar no inicio do mês seguinte (estávamos no segundo dia do mês), basicamente teria de estar 29/30 dias a esperar que os senhores decidissem se ia ou não, disse então que não tinha interesse porque se estão a pedir agora não fazia sentido eu sequer estar ali e ainda ter que esperar 1 mês para saber a resposta. 

Compartilhar este post


Link para o post

Alguém por aqui trabalha na área do Desporto? Vale apena o investimento em seguir essa área em termos de rentabilidade financeira e vida? Isto para alguém que está a 1 ano de terminar licenciatura em IT. A razão é o facto de sentir alguma falta de interesse / dificuldades em IT e o Desporto sempre ter sido o que mais gostei. No entanto, não sei se devo continuar a levar o Desporto como hobbie e acabar o curso em IT para iniciar o mercado trabalho, já que dizem que muitas vezes aí é que se aprende mesmo.

 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...