Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
w0

[Benfica] Direcção, SAD, Eleições & Assembleias

Publicações recomendadas

Citação de HIM, há 6 minutos:

Se eu quisesse chegar lá e desenhar um mangalho gigante, o sistema deveria de aceitar que eu desenhe um mangalho gigante.

image.png.61a73ca710217a179448aaf5cf01c8e6.png

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de me_and_no_more_, há 10 horas:

O voto nulo não é propriamente uma opção que deva estar numa votação electrónica. Queriam uma opção a dizer nulo? Os votos nulos acontecem quando por exemplo escreves no boletim algo mais do que a cruz, votas em mais que uma lista, fazes um desenho, etc. Numa votação electrónica haver opção Nulo é tão parvo quanto a própria votação electrónica.

A situação que foi descrita de passar o tempo de voto e ser contabilizado como nulo também não faz sentido nenhum, já agora. Não votou, não votou. Não tem nada que assumir voto nulo. Se se voltar a tentar votar com o mesmo número de sócio, continua como se fosse a primeira vez.

Qual a razão para a votação eletrónica ser parvo, mesmo? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 3 horas:

Qual a razão para a votação eletrónica ser parvo, mesmo? 

A votação electrónica do Benfica, sem ser validada por uma entidade externa qualificada, é parva. E tendo em conta a vulnerabilidade dos sistemas informáticos no geral, diria que é parva em mais situações do que apenas na do Benfica. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de me_and_no_more_, há 1 hora:

A votação electrónica do Benfica, sem ser validada por uma entidade externa qualificada, é parva.  

Isto já é diferente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 1 hora:

Isto já é diferente.

Acho que o contexto faz com que, para bom entendedor, meia palavra baste. Mas mesmo falando de votações electrónicas no geral, estamos muito longe de haver um consenso acerca da sua segurança. Só que isso já não é bem conversa para este tópico.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de me_and_no_more_, há 1 hora:

Acho que o contexto faz com que, para bom entendedor, meia palavra baste. Mas mesmo falando de votações electrónicas no geral, estamos muito longe de haver um consenso acerca da sua segurança. Só que isso já não é bem conversa para este tópico.

De facto, essa última afirmação é reveladora de que meia palavra não basta. O que são votações eletrónicas no geral? Não há consenso na segurança? Em que eleições cuja votação é feita eletronicamente não há segurança? Mas tens razão, não é conversa para este tópico, não continuemos até porque não faz sentido.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Para votar nulo, votas em branco. Não percebo essa conversa.

Em papel, é como disseram, o voto torna-se nulo quando se escreve onde não se deve. Numa votação eletrónica isso não faz sentido nenhum, votas em branco. É protesto na mesma.

• Like 1
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 19 minutos:

Para votar nulo, votas em branco. Não percebo essa conversa.

Em papel, é como disseram, o voto torna-se nulo quando se escreve onde não se deve. Numa votação eletrónica isso não faz sentido nenhum, votas em branco. É protesto na mesma.

Exato. E quem não concorda com o processo eleitoral em si, simplesmente não o legitimiza com o voto.

Editado por John Bonifácio

Compartilhar este post

Link para o post

A situação não se prende totalmente com a questão do voto nulo. Aqui o que se coloca é que o Secretário da MAG informou as pessoas que o voto seria contabilizado como nulo. E o sistema não permitiu a uma pessoa, o Solnado, votar. Segundo o próprio, ele demorou demasiado tempo a votar, e depois o sistema não lhe permitiu votar. Ele perguntou ao secretário da MAG que lhe disse que o voto seria contabilizado como nulo, coisa que não aconteceu.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 31 minutos:

A situação não se prende totalmente com a questão do voto nulo. Aqui o que se coloca é que o Secretário da MAG informou as pessoas que o voto seria contabilizado como nulo. E o sistema não permitiu a uma pessoa, o Solnado, votar. Segundo o próprio, ele demorou demasiado tempo a votar, e depois o sistema não lhe permitiu votar. Ele perguntou ao secretário da MAG que lhe disse que o voto seria contabilizado como nulo, coisa que não aconteceu.

Então, para todos os efeitos, esse sócio não votou porque foi enganado pelo secretário da MAG e não devido ao sistema de voto em si. É isso?

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ele não votou porque andou a protestar não haver opção de voto nulo.

O sistema é tão mau que só deve permitir o "login" de cada um dos sócios uma vez, tenha votado ou não. Devem haver 2 base de dados, uma que diz se o sócio já entrou para votar e outra que guarda o voto e estas não têm qualquer mecanismo se validarem uma à outra.

O que há-de ter acontecido é que o voto dele não existiu mas como já tinha entrado na janela de voto uma vez, não pôde entrar de novo. Isto são só uns bitaites mas não há-de estar muito longe disso. Isto levanta questões interessantes, como tu entrares na página de voto, faltar a luz e já não poderes votar.

E digo isto porque não quero acreditar que um timeout na aplicação tome uma decisão de voto automática, seja ela voto nulo ou qualquer outra. Isso sim, seria ainda mais grave.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 9 horas:

Então, para todos os efeitos, esse sócio não votou porque foi enganado pelo secretário da MAG e não devido ao sistema de voto em si. É isso?

Ora nem mais. Não votou porque queria votar nulo. E quando lhe foi dito que não era possível votar nulo, o sistema informático não lhe permitiu votar, pois ele já tinha inserido o cartão, e não tinha selecionado qualquer opção. Ele perguntou, segundo sei, se assim contaria como nulo, ao que lhe foi dito que sim pelo Secretário da MAG.

Citação de me_and_no_more_, há 7 horas:

Ele não votou porque andou a protestar não haver opção de voto nulo.

O sistema é tão mau que só deve permitir o "login" de cada um dos sócios uma vez, tenha votado ou não. Devem haver 2 base de dados, uma que diz se o sócio já entrou para votar e outra que guarda o voto e estas não têm qualquer mecanismo se validarem uma à outra.

O que há-de ter acontecido é que o voto dele não existiu mas como já tinha entrado na janela de voto uma vez, não pôde entrar de novo. Isto são só uns bitaites mas não há-de estar muito longe disso. Isto levanta questões interessantes, como tu entrares na página de voto, faltar a luz e já não poderes votar.

E digo isto porque não quero acreditar que um timeout na aplicação tome uma decisão de voto automática, seja ela voto nulo ou qualquer outra. Isso sim, seria ainda mais grave.

É exatamente isto, com a atenuante de lhe ter sido dito que 1) não podia votar, devido ao tal "timeout" e 2) que o seu voto contaria como Nulo.

Isto, per se, não é nada de outro mundo. Mas demonstra um enorme problema no sistema de voto eletrónico. E se existe essa enorme falha, então aquilo precisa de ser revisto. E se precisa de ser revisto.... you get where I'm going...

Citação de NICycles, há 2 horas:

Não é só o Solnado, parece que o Alberto Miguéns também tentou votar nulo.

https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2021/06/a-proposito-do-voto-electronico.html

Sim, e existiu mais 1 ou 2 utilizadores credíveis do SB que fizeram o mesmo, com o mesmo resultado. Falamos do Solnado porque foi basicamente o Tweet que eu coloquei por ai.

Obrigado pela partilha. O Alberto é dos Benfiquistas mais credíveis que existem.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem eu... mas historicamente falando, e tanto quanto sei, é uma forma de protesto.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sempre vi como forma de protesto o voto em branco. Voto nulo, para mim, não faz sentido.

• Like 3
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post

Lendo novamente o que se passou, o sistema de voto também não permite o voto em branco, sendo que aquilo que deveria ser registado desta forma estava a ser vinculado pela MAG como voto nulo.

Pergunta? Onde estão esses votos? No resumo da votação apenas surgem contabilizados os "sim", "não" e a abstenção.

Editado por John Bonifácio

Compartilhar este post

Link para o post

Não permite o voto branco em que medida? Se não selecionares nenhuma das opções e votares o sistema não te deixa avançar? Ou não há lá uma opção a dizer branco? Eu não fui votar desta vez mas tenho ideia que nas eleições caso avançasses na votação sem escolher nenhuma das listas conseguias votar, o que seria o tal voto em branco.

Fui procurar aqui a notícia do dia e parece-me que há aqui uma grande confusão de conceitos: https://www.abola.pt/nnh/2021-06-15/benfica-orcamento-aprovado-por-pouca-margem/894307

"Abstiveram-se 36 associados, que representaram 801 votos" - Como assim? A abstenção foi quem como eu não foi à votação. Que grande trapalhada de comunicação.

Editado por me_and_no_more_

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Casual 1904, há 4 minutos:

Existe o voto em branco sim. O que não existe é voto nulo.

Nesta aprovação do relatório de contas não havia a opção "voto em branco". O que existia era "abstenção". Tudo igual: se vais lá e te absténs, estás a votar em branco.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 1 hora:

Lendo novamente o que se passou, o sistema de voto também não permite o voto em branco, sendo que aquilo que deveria ser registado desta forma estava a ser vinculado pela MAG como voto nulo.

Pergunta? Onde estão esses votos? No resumo da votação apenas surgem contabilizados os "sim", "não" e a abstenção.

Touché.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, não existia a opção de voto branco nem nulo. Só sim, não e abstenção.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...