Lebohang Publicado 9 Junho 2025 Acredito que neste momento o Rui Costa nem sequer esteja nos 50% necessários para vencer à primeira volta nem à frente do Noronha porque: -> Em 2020 o Orçamento foi chumbado por 47-48 e Noronha nem sequer era candidato oficial na altura (creio) -> Nas Eleições desse ano Noronha provavelmente ganhou por uma margem mínima. Hoje o Orçamento foi chumbado por uns avassaladores 70% + Casas do Benfica já não podem votar + Sócios mais "recentes" (e mais informados) tem mais votos + Voto eletrónico já era. Mas claro, isto é tudo wishfull thinking Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 9 Junho 2025 Citação de Lebohang, há 12 minutos: Acredito que neste momento o Rui Costa nem sequer esteja nos 50% necessários para vencer à primeira volta nem à frente do Noronha porque: -> Em 2020 o Orçamento foi chumbado por 47-48 e Noronha nem sequer era candidato oficial na altura (creio) -> Nas Eleições desse ano Noronha provavelmente ganhou por uma margem mínima. Hoje o Orçamento foi chumbado por uns avassaladores 70% + Casas do Benfica já não podem votar + Sócios mais "recentes" (e mais informados) tem mais votos + Voto eletrónico já era. Mas claro, isto é tudo wishfull thinking E não esquecer a votação para os Estatutos. Onde o lado Rui Costa deveria querer o Não, e o lado da Mudança o Sim. Embora aqui, claro, seja mais dificil fazer essa destrinça porque pode haver pessoal que queira alterar os Estatutos e, ainda assim, querer a continuidade do Vieirismo. Compartilhar este post Link para o post
me_and_no_more_ Publicado 9 Junho 2025 Ficaria impressionadíssimo se o Benfica até Outubro conseguisse ter bons resultados. O desgaste psicológico e físico desta época foi gigante e não vejo grandes movimentações para se romper com o derrotismo em que estamos mergulhados. O Lage é um treinador que me parece ter dificuldades graves em dar a volta a ciclos negativos (criados por ele, não falo de ciclos negativos antes da sua chegada porque aí já demonstrou duas vezes no Benfica que o consegue fazer) e não vejo o plantel a ser melhorado significativamente. Isto juntando à falta de descanso devido ao combo Mundial de Clubes + Qualificação para a Champions, não vejo grande forma de chegarmos a Outubro em muito bom estado. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 9 Junho 2025 Citação de w0, há 1 hora: Concordo, no geral, quando dizes que há dois tipos de eleitores: os que votam no vieirismo ou na sua nova forma, e os que votam pelo Benfica livre do Vieirismo. Nenhum candidato do arco do Vieirismo, seja LFV, Rui Costa ou MX, vai tentar (muito menos conseguir) pescar votos do lado do JNL ou JDM. Não está, nem poderá estar, nas estratégias deles. Inversamente, também o JDM ou JNL não vão conseguir captar votos dos diehard Vieristas/Costistas. MAS, parece-me haver espaço para que ambos consigam conquistar votos junto de uma parte significativa de sócios que votaram Rui Costa (os que apoiaram o ex jogador e que não têm grande agenda associativa/militância activa, e que estão só f*didos com os resultados miseráveis). Este cenário pode tornar tudo ainda mais confuso, o que não me deixa nada tranquilo em relação ao que vai acontecer a 25 de outubro. Porém, vamos pensar aqui num cenário novo, aquele onde não consigo descartar o MX pelas razões que adianto. Rui Costa decide que não vai a jogo. Surgem duas hipóteses. Volta Vieira, e os votos de Rui Costa tombam para o lado do Vieira, que ainda vai buscar votos ao Vieiristão profundo, e faz uma campanha de mobilização contra os que caem de paraquedas, devem querer outro Vale e Azevedo, quando eu cheguei nem as pedras da calçada eram nossas, não havia dinheiro nem para papel higiénico, e outros hits vieiristas. Vieira não avança, e aparece Mauro Xavier. Neste cenário, o MX já tem o rótulo de Vieirista, também apela aos votos do Vieiristão profundo, pesca votos no Rui Costa e não desperta um ódio tão grande quanto LFV para ajudar a mobilizar do lado de JNL/JDM. Em ambos os casos há uma frente unida do lado do mal, dois candidatos do bem, e outros dois que não são carne nem são peixe e que provavelmente estão a tentar conquistar um espaço numa lógica de mais à frente se juntarem a alguém. MX está cego para ser presidente do Benfica. Trabalha nisto há anos, investe nisto há anos. Ao longo dos anos tem apelado ao eleitorado que respira CMTV e é visto como aquele que diz as verdades e defende o Benfica do Porto, Sporting e Árbitros. Eu valorizo isso? Não. Tu? Também não. Mas há muita gente que valoriza. Será o candidato que não rasgará com o passado do Vieira, para não perder essa base, nem com o do Rui Costa (vai sempre alegar que apoiou, mas que ninguém pode estar satisfeito com os resultados desportivos). Tem capacidade financeira, tem conhecimento de como funcionam as máquinas políticas, tem reach, e tracção os media. Vem, claramente, para roubar o pouco de espaço que resta a JDM e lutar, muito, pelo espaço do JNL. Ganha nos votos dos Vieiristas Ganha nos Votos dos que confiaram em Rui Costa mas que não conseguem justificar a má época desportiva E, mediante algumas promessas eleitorais, ganha o voto daqueles que pouco/nada se envolvem no associativismo do clube e que não têm acesso a alguma info (11 razões, etc). Ou seja, o eleitor "ocasional", não muito ativo na vida política (não é crítica), mas que não quer saber de campanha desde Outubro de 2024, Junho de 2025, e que vai ser impactado naqueles dias antes das eleições e decide. Um dos grandes perigos está ai. Do lado do Mal, seja Vieira ou MX, vão aparecer frescos, sem espaço para erros de campanha, porque vão fazer max. 50-60 dias de campanha. JDM levará 12 meses em Outubro e o JNL perto de 5 meses. A concentração de recursos (financeiros, mediáticos, etc.) será enorme para estes candidatos do mal. Tudo isto para dizer, não deito fora (totalmente) o perigo de uma candidatura do MX, desde que vários destes pressupostos se alinhem. Ah...não esquecer ainda os casos judiciais. Se tivermos alguma decisão de uma vitória do LFV, o medo aumenta. -- A mobilização será crítica. Ganha quem conseguir mobilizar novos votantes. Os que "votam sempre" já estão muito alinhados com quem votar. Mas é nos que voltam a votar (malta que terá feito um interregno) ou votam pela primeira vez (seja com que numero de votos for) que a coisa pode cair para um lado ou para o outro. Isso e combater o medo da mudança. O medo da mudança é tramado. O MX vai-se colar a "não sou mudança, mas quero fazer ligeiramente diferente". -- Posto isto, um ultimo cenário: Noronha, 48% Rui Costa, 40% JDM, 7% Cristóvão, 0.5% Nulos/brancos, 4.5% Seria uma segunda volta super rasgadinha, e se o Benfica entra bem corremos riscos. É o meu maior medo de não existir uma frente do Bem unida. Parece-me que o Vieira ainda está demasiado fresco para atrair muitos votos. Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 9 Junho 2025 Citação de Lebohang, há 35 minutos: Acredito que neste momento o Rui Costa nem sequer esteja nos 50% necessários para vencer à primeira volta nem à frente do Noronha porque: -> Em 2020 o Orçamento foi chumbado por 47-48 e Noronha nem sequer era candidato oficial na altura (creio) -> Nas Eleições desse ano Noronha provavelmente ganhou por uma margem mínima. Hoje o Orçamento foi chumbado por uns avassaladores 70% + Casas do Benfica já não podem votar + Sócios mais "recentes" (e mais informados) tem mais votos + Voto eletrónico já era. Mas claro, isto é tudo wishfull thinking Entendo o wishfull thinking mas há 2-3 nuances. Tendencialmente, o sócio vieirista era mais fiel. Tinhas muitos vieiristas que insultavam apoiantes de um Benfica limpo. Hoje em dia, por exemplo, há cada vez menos, e os poucos que há são cada vez menos ruidosos. Em 2020, na célebre AG de chumbo das contas, lembro-me de ver muitos vieiristas atacarem verbalmente os demais sócios. Hoje em dia só tive direito a um velhote a chamar-me chulo quando comecei a falar do Rui Costa 😂 O que vou notando é que o Rui Costa tem mais dificuldade em mobilizar quem o defenda, e as AGs acabam por ser dominadas por um grupo de pessoas. Em 30 intervenções (uma média a olho), diria que 20-25 são repetentes/habituais, e depois vão surgindo excelentes novas intervenções. A do f.d.s passado teve ainda uns pozinhos de eleições, com muitos candidatos e candidatos a candidatos a surgirem. Porém, e espero estar enganado, não consigo fazer essa transferência de X% chumbaram orçamento em 2020, X%+ em 2025, logo o RC terá uma votação menor. O chumbo avassalador cria a onda. E essa onda vai ser fundamental. Foi uma mensagem fortíssima. O fim do voto eletrónico é, ai si concordo a 200% contigo, vai tornar a chapelada mais dificil. Mas agora a luta será pelos cadernos eleitorais auditados. Citação de Tibraco, há 21 minutos: E não esquecer a votação para os Estatutos. Onde o lado Rui Costa deveria querer o Não, e o lado da Mudança o Sim. Embora aqui, claro, seja mais dificil fazer essa destrinça porque pode haver pessoal que queira alterar os Estatutos e, ainda assim, querer a continuidade do Vieirismo. Nos Estatutos foi "igual", a logica de muita gente mobilizada pelo SoB/Outras forças do Bem. Não acho que muitos vieristas tenham votado sim - ou nenhum até. Mas nos Estatutos o que não passou foi porque malta que quer a mudança não concordou com todas as propostas (eu não votei favoravelmente a todas). Por exemplo, o JNL não concorda com a separação de listas, e está tudo ok. Citação de Tio Hans, há 5 minutos: Parece-me que o Vieira ainda está demasiado fresco para atrair muitos votos. Do Vieira já espero tudo. Dos Vieiristas idem. Tens muita gente que joga com o argumento de "Estão a ver? Queriam outro que não o Vieira, veio o Rui Costa e estamos pior. Pelo menos no tempo do Vieira...bla bla bla". E o João Gabriel já anda há umas semanas a ensaiar a limpeza da imagem do grande líder.. Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 9 Junho 2025 Cadernos eleitorais, é tudo o que tenho a dizer. Tem de ser essa a bandeira neste momento, para evitar termos mortos e pessoas que nem quotas pagam a votar. As claques tinham um papel muito importante nas AGs, e hoje em dia são bem menos ruidosos. Para além de não ser o Vieira à frente do clube, o que aconteceu no Porto deve ter assustado muito bom cromo. O João Gabriel é um gajo que nos deve preocupar, pois de parvo tem zero… Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 9 Junho 2025 Citação de w0, há 7 minutos: Do Vieira já espero tudo. Dos Vieiristas idem. Tens muita gente que joga com o argumento de "Estão a ver? Queriam outro que não o Vieira, veio o Rui Costa e estamos pior. Pelo menos no tempo do Vieira...bla bla bla". E o João Gabriel já anda há umas semanas a ensaiar a limpeza da imagem do grande líder.. não sendo o único, é este o maior risco. e o Rui Costa ter usado o nome do Vieira como arma de arremesso (na resposta ao Nuno Lobo) também ajudou nesse sentido Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 9 Junho 2025 Não consigo ser pessimista, vai ser agora. 2 Compartilhar este post Link para o post
Castor Publicado 9 Junho 2025 Eu não consigo sequer imaginar um cenário em que o Mauro Xavier é eleito presidente do Benfica. Acho que se isso acontecesse, eu ainda ficava pior do que quando o Vieira ganhou em 2020 😕 Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 9 Junho 2025 Citação de Castor, há 1 hora: Eu não consigo sequer imaginar um cenário em que o Mauro Xavier é eleito presidente do Benfica. Acho que se isso acontecesse, eu ainda ficava pior do que quando o Vieira ganhou em 2020 😕 para mim, era o fim do Benfica. Entregava o cartão e deixava simplesmente de seguir no clube durante o mandato desse gajo. Pode até ser campeão europeu, mas um gajo rasteiro como esse merece é 30 baldes de m*rda mandados para cima. O Noronha durante a entrevista mete-o no sítio. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 10 Junho 2025 Spoiler 11 Razões para o Nervosismo de Noronha Lopes Ontem, no programa Pé em Riste, Noronha Lopes reservou os últimos 30 segundos da sua intervenção para se dirigir diretamente a mim. Disse que "quem não se sente não é filho de boa gente" e que não toleraria o meu comentário sobre a sua ausência nas eleições de 2021 — comentário esse que, relembro, apenas referia razões de ordem familiar, conforme o próprio afirmara em 2021. É verdade: quem não se sente, não é filho de boa gente. Mas também é verdade que recordar é viver. E por isso importa esclarecer: o que disse não foi um ataque pessoal — foi uma constatação baseada em factos públicos. O nervosismo de Noronha Lopes não nasce do que eu disse, mas sim do desconforto que os factos provocam. Deixo aqui, com serenidade e frontalidade, 11 razões que explicam esse desconforto. 1. A prioridade nunca foi o Benfica Em 2000, integra a lista de Manuel Vilarinho como vice-presidente suplente. Em agosto de 2001, torna-se efetivo, mas recusa a pasta financeira por "não ser a sua vocação". Três meses depois, demite-se, invocando motivos profissionais. Em 2020, após perder as eleições, declara: "Tenho um compromisso com a minha família de que esta seria a única eleição." Em 2021, reafirma que não será candidato, por "razões pessoais e familiares". Agora, em 2025, volta a candidatar-se. Tal como em 2001 e 2021, tudo mudou num ano. Primeiro foi a carreira, depois a família. E amanhã? Fica a dúvida. 2. Dividir os benfiquistas nunca será uma boa estratégia O Benfica precisa de união. Não podemos aceitar que se desvalorize quem apoiou uma ou outra lista. Não há benfiquistas de primeira e de segunda. Não somos um partido político — somos todos do Benfica. 3. A candidatura nunca foi pela positiva — foi sempre contra alguém Em 2020, o alvo era Luís Filipe Vieira. Hoje, é Rui Costa e Vieira. A lógica mantém-se: mais oposição do que proposta. Etiquetas, muitas. 4. Tudo está sempre mal no Benfica — menos nos rivais Noronha raramente defende o Benfica dos ataques externos. E ontem, num lapso revelador, disse que "o Sporting é o maior clube nacional". Não acredito que o pense — mas lamento que o tenha dito. 5. Incapacidade de reflexão sobre 2020 Quase cinco anos depois das eleições, continua sem uma análise séria sobre o que levou os sócios a rejeitar o seu projeto. Regressa com o mesmo discurso, a mesma fórmula e os mesmos erros. 6. Ideias pouco fundamentadas — apenas soundbytes As propostas continuam vagas, sem desenvolvimento ou consistência. Frases sonantes, mas sem explicações. O Benfica precisa de soluções, não de slogans. 7. Coincidências a mais com o meu livro e ideias No meu livro A Nossa Camisola, há um marcador que diz: "Acima de todos, o Benfica." Noronha escolheu como slogan "Benfica acima de tudo". Curiosamente, mais de 80% das propostas que agora apresenta já constavam no livro. Fico satisfeito que as considere úteis. Mas não é preciso alterá-las ligeiramente só para parecerem diferentes. 8. Transparência exige coerência Fala em transparência, mas em 2020 não publicou os gastos da campanha, nem os nomes de financiadores ou fornecedores. Será que desta vez teremos um verdadeiro portal da transparência? Podemos começar pelo recente evento de apresentação da candidatura. 9. Discurso em ziguezague Ontem, garantiu que não pediu eleições antecipadas na última Assembleia Geral. Mas há menos de uma semana, pediu-as publicamente na sua apresentação. Sol na eira e chuva no nabal. 10. O mito sebastiânico desfaz-se a cada intervenção A cada aparição, a imagem do "salvador do Benfica" que regressaria para nos resgatar desvanece. A expectativa era alta. Mas o conteúdo não acompanha. 11. Dois pesos, duas medidas Diz que não promove ataques pessoais nem os tolera. Mas os seus apoiantes fazem-nos em seu nome. Insinuações, ofensas, intrigas. Não se pode apelar à elevação e tolerar o contrário nos bastidores. Já o afirmei claramente: não apoiarei Rui Costa, porque considero insuficiente a conquista de apenas 1 campeonato em 4 anos. E hoje afirmo, com igual clareza: também não apoiarei Noronha Lopes. Não me revejo nesta alternativa. Quem teve uma oportunidade, não aprendeu com os erros e regressa com os mesmos métodos... não pode, nem deve, esperar resultados diferentes. Benfica Primeiro. PS: Esta é a última vez que me dirijo a Noronha Lopes. As minhas energias serão sempre a favor do Benfica. Mauro Xavier via Facebook Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado 10 Junho 2025 O Noronha ontem admitiu que o Varandas é o presidente do maior clube em Portugal. Serei obrigado a votar em Rui Costa, assim sendo. 4 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 10 Junho 2025 Eu achei o Noronha com um ar extremamente cansado. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 10 Junho 2025 Citação de Tio Hans, há 11 minutos: Eu achei o Noronha com um ar extremamente cansado. Viu-se que o Noronha não estava muito "fresco" no início mas foi claramente em crescendo até ao final, até o Vieirista residente ficou impressionado (e disse nas entrelinhas que em 2020 aquilo foi tudo uma farsa). Acho que o Noronha foi à CMTV com três objetivos: Apresentar ideias, atacar a gestão atual do clube mas não o Rui Costa a nível pessoal e sacar a carta do apoio do Vilarinho e no final cumpriu tudo. Já agora por falar no apoio do Vilarinho há uns relatos no SB de malta que lida com sócios mais velhos que diz que muitos deles vão votar Noronha devido ao apoio público do Vilarinho e da analogia do Benfica precisar de ser salvo uma segunda vez. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 10 Junho 2025 Tenho muita curiosidade em ver o debate Noronha vs Manteigas. O segundo parece-me ter um à vontade a comunicar bastante superior e consegue expressar melhor as suas ideias. Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 10 Junho 2025 (editado) Citação de Tio Hans, há 34 minutos: Eu achei o Noronha com um ar extremamente cansado. Aquele formato não ajuda ninguém, e a verdade é que o JNL continua a parecer demasiado pouco à vontade naquelas entrevistas, em comparação com o JDM que é um peixe dentro de água ali. Mas no final rebentou com a bilha do Mauro Xavier como vi poucos fazerem. Tanto que o boneco teve de vir mandar bocas para o Facebook 😂 Um fator interessante e de registo é ver contas bot Vieiristas agora a atacar o JNL e a defender o JDM. Isto é tão claramente estratégico que não sei como é que pessoas inteligente ainda comem aquela m*rda…. Editado 10 Junho 2025 por HIM Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 10 Junho 2025 Citação de HappyKing, há 23 minutos: Tenho muita curiosidade em ver o debate Noronha vs Manteigas. O segundo parece-me ter um à vontade a comunicar bastante superior e consegue expressar melhor as suas ideias. As ideias do Manteigas é dizer ao treinador que jogadores devem, ou não jogar. Se é isso, mais vale estar calado 1 Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado 10 Junho 2025 Tens o link do post? @Lebohang Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 10 Junho 2025 Citação de pedropb13, há 4 minutos: Tens o link do post? @Lebohang Facebook Mauro Xavier Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 10 Junho 2025 Citação de pedropb13, há 10 minutos: Tens o link do post? @Lebohang https://www.facebook.com/share/p/17swH5DuJM/?mibextid=WC7FNe Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado 10 Junho 2025 Citação de Lebohang, há 9 minutos: Facebook Mauro Xavier A página dele não me estava a aparecer 😆 Citação de HIM, há 3 minutos: https://www.facebook.com/share/p/17swH5DuJM/?mibextid=WC7FNe Thanks, já fui deixar o meu like! 1 Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 10 Junho 2025 Citação de Petar Musa, há 1 hora: As ideias do Manteigas é dizer ao treinador que jogadores devem, ou não jogar. Se é isso, mais vale estar calado O que não retira, porém, validade à ideia do HK. O Manteigas consegue expressar-se melhor do que o Noronha. Este último não parece ter o dom da palavra. 1 Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 10 Junho 2025 Citação de Tibraco, há 20 minutos: O que não retira, porém, validade à ideia do HK. O Manteigas consegue expressar-se melhor do que o Noronha. Este último não parece ter o dom da palavra. Julgo que é uma questão de estilo e personalidade. O João Diogo, quando apareceu, pouco ou nada abria a boca a falar, pouco ou nada sorria. Hoje em dia está bastante melhor. Tem uma comunicação mais direta e terra-a-terra. O João Noronha Lopes é um tipo mais formal (mas apenas quando está nestes ambientes). É mais "estadista". Mas no discurso que lança o arranque da campanha ele estava muito solto. Quem não conhecia esse lado dele conseguiu constatar que estava ali um tipo cheio de energia e empático. O formato da CMTV ajuda pouco (ou nada), mas o João Diogo tem mais traquejo de TV (não esquecer que ele tinha uma participação na BTV). Como o @Lebohang cumpriu muito bem aqueles 3 objetivos, ao estilo dele. 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 10 Junho 2025 Citação de Petar Musa, há 2 horas: As ideias do Manteigas é dizer ao treinador que jogadores devem, ou não jogar. Se é isso, mais vale estar calado Não discuto a pertinência das ideias. Discuto a forma/capacidade de as transmitir. Talvez por estar mais habituado aquele registo, como disseram atrás, mas o Manteigas pareceu-me melhor nesse aspeto. 1 Compartilhar este post Link para o post