Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
jacoslacon

[FM 13] - Perseguindo o sonho...

Publicações recomendadas

Sexta Feira, 6 de Agosto de 2021

Finalmente, a minha primeira entrevista como treinador de um grande!

ojogoentrevista_zps26458de2.jpg

Jorge Figueiredo - Treinador do F.C. Porto

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma boa entrevista do Mister Jorge Figueiredo. Tudo o que de positivo tem acontecido na sua carreira foi merecido. Como está a equipa B? Tem bons valores? Jogadores Portugueses ou muito estrangeiros? Pensas em ir buscar algum jogador da Seleção Nacional?

Compartilhar este post

Link para o post

gostei da intervista ;)

mas esse sub-título tá um bocado.... FC Porto - Chegar ao topo de Portugal :mrgreen:, nem parece um grande :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Sorte no Porto, essa equipa ainda tem muitos jogadores da atualidade, Danilo, Maicon, Otamendi, Alex Sandro, Fernando, Moutinho e James, velhinhos mas fazem o trabalho.

Boa entrevista :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma grande entrevista, vais apostar mais no mercado nacional ou vais buscar mais estrangeiros como e habitual no meu clube? :(

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma boa entrevista do Mister Jorge Figueiredo. Tudo o que de positivo tem acontecido na sua carreira foi merecido. Como está a equipa B? Tem bons valores? Jogadores Portugueses ou muito estrangeiros? Pensas em ir buscar algum jogador da Seleção Nacional?

Obrigado! A equipa B está na II Liga, mas não tem grandes valores para o futuro. Principalmente jogadores portugueses, e tenho pena de não poder reforçar a equipa, para que consigam a manutenção. Vai ser muito complicado. Em relação a jogadores da selecção, é uma possibilidade, mas só se a direcção disponibilizar dinheiro. Neste momento não tenho dinheiro para contratar. :estrelas:

gostei da intervista ;)

mas esse sub-título tá um bocado.... FC Porto - Chegar ao topo de Portugal :mrgreen:, nem parece um grande :mrgreen:

Obrigado. O Subtítulo tem a ver com o Jorge Figueiredo e não com o FC Porto. O Jorge Figueiredo é que está a chegar ao topo de Portugal. O Porto já lá está. :compinchas:

Boa Sorte no Porto, essa equipa ainda tem muitos jogadores da atualidade, Danilo, Maicon, Otamendi, Alex Sandro, Fernando, Moutinho e James, velhinhos mas fazem o trabalho.

Boa entrevista :compinchas:

Obrigado! Esses jogadores, com excepção para o Moutinho, ainda têm qualidade, mas temos que substitui-los em breve... :facepalm:

Mais uma grande entrevista, vais apostar mais no mercado nacional ou vais buscar mais estrangeiros como e habitual no meu clube? :(

Obrigado! Ainda não está nada definido. Como temos pouco dinheiro, vamos apostar tudo na Bosman. Aí vou contar com os meus olheiros e ver quais as soluções. Podem ser estrangeiros ou portugueses, o que interessa é ter soluções. Vamos ver o que se consegue. :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

Grande percurso ! Também estou com o Porto, só que em 2023. Boa sorte com isso, a nível nacional limpas isso com muita facilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente entrada na nova época , conseguiste uma boa vitória frente ao Sporting , a pré época foi boa e deu confiança a equipa para entrar bem nos jogos oficiais :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Grande percurso ! Também estou com o Porto, só que em 2023. Boa sorte com isso, a nível nacional limpas isso com muita facilidade.

Obrigado! Não está fácil limpar isto, porque o plantel está a precisar de renovação. Vamos ver se consigo!

Excelente entrada na nova época , conseguiste uma boa vitória frente ao Sporting , a pré época foi boa e deu confiança a equipa para entrar bem nos jogos oficiais :compinchas:

Obrigado! De facto começamos bem, mas ainda está muito por jogar. O entrosamento ainda não é a 100% e só no final é que podemos dizer se tivemos sucesso ou não! ;-)

Eis os SS aqui solicitados:

11jogossstraore_zpsfdae343a.jpg

11jogosssotamendi_zps1e326895.jpg

11jogosssmoutinho_zps84eaf6c1.jpg

11jogosssjames_zpsa418ae96.jpg

11jogosssflavioferreira_zpsba95ed37.jpg

11jogosssdanilo_zpsb0060350.jpg

11jogosssalexsandro_zpse05ebaa8.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Grandes jogadores que esses senhores ainda estão, os 35 anos do Moutinho é que já pesam imenso, fisicamente não dá para mais. O Traoré está grande jogador.

Compartilhar este post

Link para o post

Domingo, 28 de Novembro de 2021

AGORA É A DOER!

00jogosestadiobanner_zpsf60f5a39.jpg

Após uma pré época encorajadora, coroada com a conquista da Supertaça frente ao Sporting, chegavam os jogos a doer, para o campeonato. O defeso, em termos de contratações, foi pouco produtivo. O clube não deu grande margem para contratarmos e tivemos que buscar soluções de recurso. A grande dúvida seria se essas mesmas soluções chegariam para as "encomendas".

Também cheguei rapidamente à conclusão de que teríamos que contratar mais 2 ou 3 olheiros para o clube. Queria alargar o nosso raio de prospeção e ter mais soluções. Temos que ser capazes de, em Dezembro e Janeiro, contratar alguns jogadores via Bosman e, quiçá, um ou outro no imediato.

Assim, com estas incidências, chegava o primeiro jogo para o campeonato.

1ª Jornada - União da Madeira (Fora) - Num jogo mais equilibrado do que nós queríamos, chegamos ao intervalo empatados a 1-1. No segundo tempo, aos 55 minutos, Fernando via o 2º amarelo e estavamos reduzidos a 10. Não arrisquei muito, mantive o equilíbrio da equipa e fomos recompensados com 2 golos de James. A ganhar por 3-1, permitimos ainda o 3-2 perto do fim. Num jogo muito difícil, entravamos a ganhar no campeonato. Muito bom!

2ª Jornada - Santa Clara (Casa) - No primeiro jogo da época no Dragão, viu-se um FC Porto dominador. Rematamos 30 vezes, contra apenas 2 do Santa Clara. Só podíamos sair vencedores, mas apenas marcamos um golo, aos 65 minutos. O público já desesperava mas lá conseguimos marcar o 1-0. James e Moutinho lesionavam-se, complicando as contas para os próximos jogos. A lesão de James era mais preocupante, com paragem de cerca de 1 mês. A equipa mostrava bom futebol, mas ainda sem grande objectividade.

3ª Jornada - Feirense (Fora) - Tinhamos então uma deslocação a Santa Maria da Feira, frente ao sempre incómodo Feirense. O Feirense tem vindo a fazer excelentes campeonatos, e por isso não foi surpresa quando se adiantaram no marcador aos 17 minutos. Chegamos ao intervalo a perder, apesar dos nossos muitos remates. No 2º tempo entramos mais atacantes, mas sofremos novo golo aos 61 minutos, para 2 minutos depois reduzirmos para 2-1. Até final foi tentar o tudo por tudo, mas só daria mais um golo para o Feirense. O resultado final de 3-1 era injusto, mas tenho que reconhecer que não estivemos bem, faltou-nos a tal objetividade.

4ª Jornada - Sporting (Fora) - Após uma derrota que abalou a nossa confiança, vinha um jogo muito complicado. O Sporting já tinha perdido connosco em Alvalade esta época, mas não há 2 jogos iguais. Apesar disso, fomos novamente melhores do que os leões, mas não chegou. O empate a zero foi justo, e foi o Sporting ainda a falhar um penalti. Podia ter caído para qualquer um dos lados.

5ªJornada - Belenenses (Casa) - Jogo frente à minha anterior equipa. Eu conhecia-os bem, mas eles também me conheciam bem a mim. Mais um jogo que dominamos mas no qual não tivemos engenho para "matar" na zona de finalização. Não fomos incisivos e isso começava a moer-me o juízo. O Belenenses chegava, no início da 2ª parte, ao 2-0. Com poucas oportunidades eles chegaram lá e marcaram. Nós criamos muito mas sempre sem oportunidades muito flagrantes. Demos o tudo por tudo e chegamos ao empate a 2-2 a 6 minutos do fim. Só que, no final, não recuamos e continuamos à procura do golo. Demos um pouco de espaço e, numa jogada aparentemente inofensiva, o Belenenses consegue um penalti. Evitável, diga-se. E, aos 90+2, lá marcaram o 3-2. Foi um grande balde de água fria e os primeiros lenços brancos apareceram nas bancadas...

6ªJornada - Paços de Ferreira (Casa) - Após uma série de 3 jogos sem vencer, muitos interrogavam-se sobre a capacidade deste Porto. Mais ainda quando sofremos novo golo aos 30 minutos. Chegamos ao intervalo a perder e sob um coro de assobios. Sentia que se não ganhasse este jogo o meu lugar estava mesmo em perigo. Fomos para o segundo tempo com garra, demos tudo. Aos 51 minutos empatamos, e aos 59 e 61 demos a volta para o 3-1 final. Jogamos muito bem, grande posse de bola, boas oportunidades, parecia que estavamos a começar a engrenar. Ganhei novo fôlego.

7ª Jornada - Braga (Fora) - Após o regresso às vitórias, novo jogo difícil fora de casa. O Braga estava na luta pelos primeiros lugares, mas nós fomos imperiais. Criamos muitos lances de perigo, dominamos, o Braga fez em todo jogo apenas 3 remates para fora, mas não fomos capazes de marcar. O zero final foi muito penalizador para nós, ficou a boa exibição.

Taça de Portugal - 3ªEl. - U. Lamas (Casa) - Com uma equipa secundária, mas não muito (porque não temos muitas opções), defrontamos o U. Lamas no primeiro jogo da época para a Taça de Portugal. Foi um jogo sem história, calmo, com uma vitória tranquila por 2-0. Dominamos, o U.Lamas não nos incomodou, pacífico, portanto. Destaque para o regresso do Hernandez aos golos, após a lesão que o afastou da titularidade desde o início da época.

8ª Jornada - Estoril (Casa) - Recebíamos em casa o surpreendente Estoril. O Estoril desde a 1ª jornada que se tinha fixado no 1º lugar, aproveitando as perdas de pontos dos 3 grandes. Nesta altura íamos orgulhosamente em primeiros e, mesmo que perdessem, por lá ficariam. E perderam. Sem querer ser arrogante, mostramos ao Estoril o seu verdadeiro lugar e fomos avassaladores. Só que, mais uma vez, só um remate entrou. Vencemos por um magro 1-0, mas rematamos 34 vezes, contra apenas 6 do Estoril.

9ªJornada - Marítimo (Casa) - Novo jogo em casa, desta vez frente ao Marítimo, que estava a meio da tabela. Resolvemos cedo o jogo e aos 7 minutos já vencíamos por 2-0. Apesar de aos 23 sofremos o 2-1, aos 35 voltavamos à margem de 2 golos. Até final controlamos bem o jogo. Não fomos exuberantes, não jogamos tão bem como em jogos anteriores, mas fomos mais eficazes.

10ªJornada - Gil Vicente (Fora) - Jogo fora frente ao 13º classificado, não deveria à partida ser uma ameaça para nós. Mas foi. O Gil mostrou-se muito atrevido e chegou com perigo ao ataque. Tivemos mais oportunidades, é certo, mas sentimos sempre bem perto a possibilidade de sofrermos um golo. Marcamos o 1-0 aos 40 minutos e, a meio da 2ª parte, remetemo-nos à nossa defesa, para segurarmos o 1-0. Senti essa necessidade, senti que poderíamos perder pontos se não fizesse algo. E assim recuamos as linhas, jogamos com um meio campo reforçado e defendemos os últimos 15 minutos. Felizmente defendemos bem e o Gil não criou grande perigo. Levamos os 3 pontos que era o mais importante.

Taça de Portugal - 4ª El. - Braga (Casa) - Após os jogos das selecções, tivemos que utilizar um 11 alternativo, pois a seguir iriamos ter jogo da Champions. Fizemos o pior jogo da época, atacamos pouco e mal, e o melhor que fizemos foi não deixar o Braga atacar também. Nunca nos sentimos ameaçados, mas sentiamos que a jogar assim íamos para prolongamento. A nossa sorte foi um golo aos 80 minutos, que desequilibrou o jogo a nosso favor. Foi mesmo caído do céu, numa altura do jogo onde já tinha lançado alguns habituais titulares. Destaque negativo para a lesão de Danilo que iria falhar os próximos jogos.

11ª Jornada - Benfica (Fora) - Jogo grande, frente ao 1º classificado. Nesta altura o Estoril já tinha deixado o 1º posto e o Benfica tinha lá chegado. Este jogo podia confirmar a nossa subida de forma ou atrasar-nos um pouco na luta pelo título. O jogo começou mal para nós, dando 20 minutos de vantagem aos nossos rivais. Felizmente não foram capazes de criar grandes oportunidades de golo. Nós, quando acordamos foi para marcar um golo. Aos 35 minutos, Traoré inaugurava o marcador e dava uma facada mortal no Benfica. A partir daí nunca mais deixamos o controlo do jogo. No início da 2ª parte o mesmo Traoré elevava para 2-0. O Porto não tinha um volume de jogo avassalador mas mandava no jogo. A confiança estava do nosso lado e, aos 64, James selava o 3-0 final. Foi uma vitória importante: primeiro porque foi em casa de um rival e por números esclarecedores. Depois porque estavamos pela primeira vez esta época em 1º lugar. Excelente!

Eis os jogos efectuados:

11jogoscampeonatotaca_zps68ea7b29.jpg

Finalmente chegavamos ao 1º lugar!

11jogosclassificacao_zpsc395665d.jpg

ESPECIAL CHAMPIONS!

11jogosChampionslogo_zps023c025a.jpg

Tal como no campeonato, começamos mal a Champions. No primeiro jogo, em casa com o Barcelona, fomos uma equipa receosa, sem grandes rasgos de criatividade. Claro que o adversário era o Barcelona, mas podíamos ter saído com um resultado melhor. O Barça, sem carregar muito no acelerador, foi lá e, num canto, marcou o 1-0 final.

Pior veio a seguir, contra o Croácia Zagreb. Num jogo ao nosso alcance, a pouca confiança que a equipa mostrava nesta altura fez-nos sair com um resultado negativo de 2-1. Este resultado começava a por em causa a nossa passagem à próxima fase.

Vinha então a jornada dupla frente ao Rangers. Em casa fomos imperiais e ganhamos 3-0, sem direito de resposta. Fora fomos melhores que o Rangers, mas permitimos o empate, depois de termos dado a volta de 0-1 para 2-1. O 2-2 final foi penalizador.

Finalmente, fora de casa frente ao Barça, fomos dominados mas a melhor oportunidade do jogo até foi nossa, quando Ibarbo, isolado, falhou o golo. O 0-0 final foi insuficiente para chegarmos à ultima ronda em 2º lugar, mas dependemos só de nós para passarmos. Uma vitória em casa frente ao Croácia Zagreb, ao nosso alcance, ditará a nossa passagem.

11jogosligadoscampeoes_zps6aed3914.jpg

Apesar do mau início, passar está ao nosso alcance.

11jogoschamions_zps8a9f8d35.jpg

O plantel não esteve brilhante até agora, mas estamos a melhorar.

11jogosplantel_zps7f83917d.jpg

Tal como tinha referido, reforçar a nossa rede de olheiros era uma prioridade. Assim, o nosso staff nessa área aumentou em 2 membros.

11jogosolheiros_zps17c68e5e.jpg

A confiança da direcção sempre se manteve, o que me deixou tranquilo. Apesar de alguns maus resultados, temos praticado um futebol de ataque que agrada à direcção. O facto de estarmos em crescendo também tem ajudado.

11jogosconfianca_zps63d9a0b8.jpg

Resumindo, mesmo nos maus momentos nunca pensei em desistir. Senti que os jogadores foram acreditando e respeitando cada vez mais as minhas ideias e métodos e nunca estiveram contra mim. Isso foi fundamental. Começaram com alguma desconfiança, é certo, mas dia após dia fui conquistando-os. E o ambiente entre eles também é muito bom.

Os adeptos, apesar de manterem sempre um nível de desconfiança (ou não fossem adeptos de um grande), estão mais calmos e já me aceitam como treinador do FC Porto. Espero continuar a conquistá-los jogo após jogo.

Em relação ao mercado de Janeiro, reuni com a direcção e responderam afirmativamente ao meu pedido para um aumento do teto salarial. Além disso, disponibilizaram-me 2,5M para contratações em Janeiro. Não é muito mas poderei trazer talvez um jogador com futuro para o plantel. Os restantes virão via bosman. Espero até lá já ter relatórios dos meus olheiros com boas perspetivas par ao futuro.

E assim foram os meus primeiros meses num grande. Difícil, mas saboroso... até agora!

Editado por jacoslacon

Compartilhar este post

Link para o post

Ponto numero um: reforçar urgentemente o ataque, os teus avançados não estão a comprovar um lugar no plantel e o teu melhor marcador acaba por ser o médio Traore. O campeonato está bastante equilibrado, apesar de o Porto não ter estado regular, os adversários também não estiveram e isso conseguiu-se obter o equilíbrio na frente. Penso que vais conseguir melhorar, a equipa ainda está a assimilar as ideias do novo treinador. Na Taça de Portugal cumpriste e ultrapassaste o Lamas e o Braga. O teu plantel é curto em qualidade, tens bons jogadores para montar o 11 inicial, mas depois não tens a mesma qualidade nos suplentes. A Champions não tem corrido bem, mas por incrível que pareça, no arranque para a ultima jornada tudo pode acontecer, sendo que apenas o Barça está apurado.

Compartilhar este post

Link para o post

Grandes jogadores que esses senhores ainda estão, os 35 anos do Moutinho é que já pesam imenso, fisicamente não dá para mais. O Traoré está grande jogador.

Sim, ainda dão uns toques. O Moutinho, apesar da idade, também mantem as qualidades intactas. Só não corre é tanto nem aguenta tanto como antes. Mas surpreendeu-me. O Traoré é uma máquina. O novo Moutinho! :happy:

Ponto numero um: reforçar urgentemente o ataque, os teus avançados não estão a comprovar um lugar no plantel e o teu melhor marcador acaba por ser o médio Traore. O campeonato está bastante equilibrado, apesar de o Porto não ter estado regular, os adversários também não estiveram e isso conseguiu-se obter o equilíbrio na frente. Penso que vais conseguir melhorar, a equipa ainda está a assimilar as ideias do novo treinador. Na Taça de Portugal cumpriste e ultrapassaste o Lamas e o Braga. O teu plantel é curto em qualidade, tens bons jogadores para montar o 11 inicial, mas depois não tens a mesma qualidade nos suplentes. A Champions não tem corrido bem, mas por incrível que pareça, no arranque para a ultima jornada tudo pode acontecer, sendo que apenas o Barça está apurado.

O ataque realmente necessita de opções. O Hernandez é o melhor ponta de lança e não é um jogador de top. O Flávio, para além de ser novo, não lhe reconheço também capacidade para chegar ao topo. São boas opções mas para suplentes de um ponta de lança de nível mundial. Infelizmente acho que não terei tão cedo um jogador desse calibre. Quanto ao trajecto, temos cumprido os serviços mínimos. Vamos em primeiro na Liga sem deslumbrar, continuamos na taça também sem deslumbrar e podemos passar na Champions... também sem deslumbrar. Espero que o nosso nível exibicional melhore, embora ache que para isso precisaria de melhores intérpretes... :angry:

Compartilhar este post

Link para o post

Campeonato bastante equilibrado , escorregaste num terreno inesperado ,e perdeste com o teu Belenenses , que esta a fazer um enorme campeonato , mas apesar disso és líder mas a condição.

Na Champions estas a jogar mal , mas felizmente para ti , dependem apenas de vocês , e a jogar em casa devem passar :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Perder em casa frente ao Belenenses e frente ao Feirense :cadeirada:

De resto estas em primeiro e espero que assim o fiques ate ao fim do campeonato, o proximo e ultimo jogo da Champions sera ultra decisivo mas sera no Dragao e teras concerteza o publico todo a puxar por ti e pela equipa :compinchas:

Btw o que e a lei Bosman? :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

Campeonato bastante equilibrado , escorregaste num terreno inesperado ,e perdeste com o teu Belenenses , que esta a fazer um enorme campeonato , mas apesar disso és líder mas a condição.

Na Champions estas a jogar mal , mas felizmente para ti , dependem apenas de vocês , e a jogar em casa devem passar :compinchas:

O início foi muito mau. Melhoramos um pouco, mas ainda não estamos como eu quero. O "meu" Belenenses está muito bem, mas não fiquei nada contente com a derrota. :estrelas:

Na Champions estou com muita sorte, pois para além do Barça, as 2 outras equipas nivelam-se por baixo, o que me permitiu perder muitos pontos e ainda assim poder passar. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Perder em casa frente ao Belenenses e frente ao Feirense :cadeirada:

De resto estas em primeiro e espero que assim o fiques ate ao fim do campeonato, o proximo e ultimo jogo da Champions sera ultra decisivo mas sera no Dragao e teras concerteza o publico todo a puxar por ti e pela equipa :compinchas:

Btw o que e a lei Bosman? :confuso:

Tivemos derrotas um pouco inesperadas, mas foi fruto da falta de entrosamento da equipa. Tínhamos muito mais falhas nessa altura... Na Champions, conforme já disse, é uma sorte podermos ainda passar. Mas agora temos que dar tudo por tudo para ganhar esse último jogo.

Quanto à Bosman... Onde é que tens andado nos últimos 20 anos? :mrgreen:

Bosman é a lei que te permite assinar com jogadores a custo zero a 6 meses ou menos do fim dos seus contratos. Por exemplo, em Portugal, os contratos acabam normalmente a 30 de Junho. Ou seja, a 30 de Dezembro do ano anterior, se um jogador acabar o seu contrato nessa época podes ir buscá-lo a custo zero no final da mesma época.

Mas eu acho que já sabias isso tudo. Só não estavas a associar ao nome. :happy:

Compartilhar este post

Link para o post

Força, estás bem no campeonato e na Champions estás obrigado a ganhar para seguir em frente

Compartilhar este post

Link para o post

incompreensiveis certos resultados que tiveste, nao podias perder sem ser contra o Barcelona e na liga os resultados contra feirense e Belenenses :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Tiveste um começo razoável na Liga, pena a derrota com o Feirense...

Na Champions tens de vencer o Zagreb para poderes seguir em frente, como estás a jogar em casa acredito que consigas!

:compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Força, estás bem no campeonato e na Champions estás obrigado a ganhar para seguir em frente

Não diria que estou bem no campeonato, digamos que estou a melhorar. Na champions foi uma sorte chegar ao fim com possibilidades de passar. Agora há que aproveitar. :compinchas:

incompreensiveis certos resultados que tiveste, nao podias perder sem ser contra o Barcelona e na liga os resultados contra feirense e Belenenses :cadeirada:

Não diria incompreensíveis. Eu compreendo porque é que tive certas derrotas: primeiro porque a equipa está decadente em termos de idade, depois porque não tenho grandes alternativas ao 11 titular e ainda porque a equipa demorou um pouco a entrosar-se. Ah, e claro, pela minha incompetência! :mrgreen:

Tiveste um começo razoável na Liga, pena a derrota com o Feirense...

Na Champions tens de vencer o Zagreb para poderes seguir em frente, como estás a jogar em casa acredito que consigas!

Na liga as coisas começaram a melhorar. Na Champions é que vamos ver se conseguimos corrigir os maus resultados que fizemos no início. :happy:

Compartilhar este post

Link para o post

Quarta Feira, 23 de Fevereiro de 2022

Sempre a subir!

20jogosfc_porto_by_mfdragon_zps85adde93.jpg

Após um começo complicado na Liga e até na Champions, tive uma reunião com os meus jogadores. Em vez de falar com eles na altura dos piores resultados, esperei que as coisas se endireitassem e, quando já estavamos numa fase de retoma, juntei-os e manifestei a minha confiança neles. Digamos que lhes dei um empurrão para os ajudar a chegar ao topo, numa altura em que já estavam a caminho de lá chegar.

A direção continuava a manifestar o seu apoio e isso foi sempre importante. Ninguém duvidou da minha continuidade, e assim os jogadores nunca pensaram na opção de eu sair. Mantiveram-se sempre concentrados no seu trabalho e deram o máximo. E assim partimos para mais uma série de jogos no campeonato e taças.

12ª Jornada - Rio Ave (Casa): Foi um jogo de um sentido só, embora não fossemos muito incisivos. Não criamos grandes oportunidades de golo e as poucas que tivemos não conseguimos marcar. Rematamos muito mas mal. O Rio Ave pouco fez mas saiu com um ponto. Como é habitual neste tipo de resultados, o público do Dragão lá deixou escapar alguns assobios...

13ª Jornada - V. Guimarães (Casa): Novo jogo em casa, mantiveram-se as dificuldades. Mas desta vez não foi por falta de oportunidades. Criamos muito, mas ainda assim foi o Vitória a falhar um penalti na primeira parte. Quando o público começava a desesperar, lá surge o golo salvador por Hernandez. Com esta vitória recuperavamos o primeiro lugar perdido na jornada anterior para o Sporting.

14ª Jornada - Penafiel (Fora): Regresso aos jogos fora, contra o último classificado. Não estivemos muito bem, dominamos como era normal mas continuavamos a não criar oportunidades flagrantes. A muito custo marcamos o primeiro golo aos 75, para aumentar para 2-0 aos 83. Só que aos 87 o Penafiel reduzia. A margem mínima foi um castigo para o nosso jogo de fraca qualidade.

15ª Jornada - U.Madeira (Casa): Finalmente uma vitória bem folgada! Resolvemos cedo, fomos fortes no ataque e criamos oportunidades flagrantes. Chegamos ao intervalo a vencer por 4-0 e na 2ª parte ainda aumentamos para 5-0. Sem discussão.

16ª Jornada - Feirense (Casa): Em casa novamente, queríamos vingar a primeira derrota da época contra o Feirense. E conseguimos. O Feirense mostrou-se organizado, mas nós, sem fazermos uma exibição deslumbrante, dominamos completamente o jogo. Marcamos o 1-0 aos 40 minutos de penalti, para aos 90 fixarmos o 2-0 final. A nossa vitória nunca esteve em perigo.

17ª Jornada - Santa Clara (Fora): Fomos então aos Açores para defrontar uma equipa mal classificada. A nossa obrigação era vencer, e fizemos um jogo competente. Não criamos muitas oportunidades mas como inauguramos o marcador cedo, aos 11 minutos, controlamos a partir daí e fomos aumentando a vantagem até chegarmos ao 4-0. Tornamos o jogo simples.

18ª Jornada - Belenenses (Fora): Mais um jogo para vingar uma derrota da 1ª volta. Este era frente à minha anterior equipa e sabia o que eles valiam. Iam em 4º lugar com todo o mérito e esperava um jogo difícil. Ao invés, marcamos aos 7 minutos e dominamos todo o encontro. Apesar de não marcarmos mais nenhum golo, nunca senti a vitória em perigo, até porque o Belenenses fez apenas 2 remates em todo o jogo e nem acertou na baliza. Boa vitória!

19ª Jornada - Sporting (Casa): Nesta altura, o Sporting era o 3º classificado do campeonato. De equipa e primeiro lugar e sem derrotas, em apenas 5 jogos passou a 3º classificado, já um pouco distante do primeiro, nós próprios. Enfrentamos assim um Sporting em queda, e isso verificou-se durante o jogo. Em todo o encontro remataram apenas 1 vez, e nós mandamos completamente no jogo. Marcamos cedo, num livre bem apontado por Traoré, e ganhamos por 1-0. Podiam ter sido 2 ou 3, mas 1-0 chega.

20ª Jornada - Sp. Braga (Casa): Enfrentavamos uma equipa que recentemente tinha trocado de treinador. Estavam em 8º lugar e esperava-se a retoma na classificação. Não fizemos um jogo brilhante, mas estavamos a vencer por 2-0 aos 12 minutos. Fruto disso, dominamos o jogo e chegamos ao 3-1. Só que 2 minutos depois, aos 76, o Braga reduzia novamente para 3-2. Até final controlamos bem e nunca estivemos perto de sofrer o golo do empate.

Eis o resumo dos jogos para o campeonato:

20jogoscalendarioliga_zps370466ee.jpg

Na classificação, temos tudo a nosso favor para sermos campeões. Podemos ficar a 10 pontos do 2º classificado caso ganhemos o jogo em atraso:

20jogosclassificacao_zpsdb1eb480.jpg

TAÇA DE PORTUGAL

20jogoslogotacaportugal_zpsf1663977.jpg

Na Taça de Portugal, cumprimos os serviços mínimos. Vencemos primeiro o Penafiel apenas por 1-0, depois fomos obrigados a ir a prolongamente frente ao Moreirense, da 2ª Liga, para finalmente, na primera mão das meias finais, vencermos novamente pela margem mínima o Santa Clara. Temos tudo bem encaminhado para chegarmos à final! É certo que o percurso também foi relativamente fácil, mas os resultados magros justificam-se com a utilização de jogadores de 2ª linha, sendo que a nossa 2ª linha é muito inferior à 1ª.

20jogoscalendariotacap_zps0bfb6825.jpg

TAÇA DA LIGA

20120119005826Logo_Taccedila_da_Liga_PT_zps7d7dbb1a.png

Na fase de grupos da Taça da Liga, cumprimos os mínimos. No primeiro jogo deixamos a dúvida se seríamos capazes de passar à próxima ronda. Nos outros dois jogos goleamos e não deixamos dúvidas sobre qual seria a melhor equipa do grupo. Com naturalidade passamos às meias finais e agora vamos jogar em casa do Paços de Ferreira.

20jogosclassiftliga_zps965cb768.jpg

20jogoscalendariotacaliga_zps2b29f0f7.jpg

CHAMPIONS LEAGUE

11jogosChampionslogo_zps3d71a7e4.jpg

Tal como era a nossa obrigação, vencemos bem o Croácia Zagreb, por 2-0 em casa. Apesar dos nossos 2 golos terem sido de penalti, dominamos o jogo completamente e a vitória foi justa.

Nos oitavos de final calhou-nos em sorte o Newcastle. A equipa inglesa, 4º classificado da época anterior, jogou muito bem no Dragão. Na primeira parte foram suas as melhores oportunidades, mas nós fomos despertando para o jogo e acordamos antes de sofrermos um golo. No 2º tempo, dominamos um pouco mais, sempre com mais posse de bola, e acabamos por chegar ao golo pelo regressado Flávio Ferreira, ele que já não era convocado há alguns meses fruto de uma baixa de forma gradual. O seu regresso não podia ser melhor. Agora vamos ter que ir a St. James Park defender este resultado, ou se preferirem, atacar a passagem.

20jogosclassifchampions_zps1a849ad5.jpg

20jogoscalendariochampions_zps6a4b7d9d.jpg

Em resumo, temos vindo a subir e muito em termos exibicionais. Mantivemo-nos em todas as provas e temos boas probabilidades de vencer as taças internas e o campeonato. Em relação à Champions, é ir até onde conseguirmos, sem stresses.

20jogosplantel_zpse19322b8.jpg

Em Janeiro já preparamos um pouco a próxima época. Vão chegar em Julho 5 reforços via bosman: 2 centrais, 2 médios centro e um ponta de lança. Serão os reforços ideais? Não, são os reforços possíveis. Mas vão elevar um pouco o nível da equipa, principalmente teremos alternativas mais credíveis aos habituais titulares. Depois em Junho logo veremos o dinheiro que teremos para outros eventuais reforços, porque neste momento não estamos famosos de finanças. Algum do dinheiro foi para renovações de contratos com jogadores importantes.

20jogosfinancas_zps6e0b6ee0.jpg

Com a direção tenho tido um clima constante de diálogo. Tenho efetuado vários pedidos, entre eles para me disponibilizarem verbas para salários e contratações. E eles têm quase sempre respondido afirmativamente. Tenho notado que estão muito satisfeitos com a minha postura e com o meu trabalho. Tenho trabalhado sempre para melhorar o FC Porto e eles sentem isso. A nossa subida de forma e o bom futebol apresentado são outros fatores que fazem com que o meu trabalho seja reconhecido.

20jogosconfianca_zps53ef1013.jpg

Assim, passados os piores momentos (espero eu), estamos lançados para vitórias em várias frentes. Acredito que venceremos o campeonato e alguma das taças internas, mas não descarto a hipótese de limparmos tudo. Era um sonho, e logo na minha primeira época aqui. Será difícil... mas nunca impossível!

Editado por jacoslacon

Compartilhar este post

Link para o post

A tua equipa parece já estar a exibir-se em grande e isso nota-se, uma vez que vais em todas as frentes.

Em principio passas os Magpies na Champions, depois logo se vê, uma vez que tens de ir jogo a jogo...

Compartilhar este post

Link para o post

Pois eu essa regra ja sabia nao estava era a associar com esse nome pois estava a fazer confusao com aquela regra que jha em Espanha de teres x jogadores extra comunitarios :facepalm:

Quanto ao teu percurso, este Porto ja esta a comecar a entnder o que queres que a equipa faca e isso nota-se nos jogos realizados tens uma defesa muito solida e um ataque demolidor ja levas sete pontos de avanco do segundo classificado e tens um jogo a menos, na Taca da Liga vais disputar as meias finais e conseguiste seguir em frente na Champions e com a equipa ja bem carborada acredito que possas fazer uma surpresa :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Esse Porto internamente esta a Porto , vais vencer tudo muito provavelmente , na Champions tens um resultado curto , e vais a Inglaterra jogar num terreno sempre complicado :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...