Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
jacoslacon

[FM 13] - Perseguindo o sonho...

Publicações recomendadas

Apostaste em jovens com talento, a pré-época correu bem tirando a derrota e os 2 empates.

Ganhas-te a super taça cândido de oliveira e a equipa certamente ganhou uma motivação extra.

Boa Sorte nesta época :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

No mercado mexeste bem, e ainda conseguiste ganhar bastante dinheiro com jogadores para la dos 30 anos :handclap:

A pre temporada foi um pouco irregular ganhaste as equipas mais fracas mas quando enfrentaste equipas mais competitivas vacilaste como foi os casos frente ao Colonis e ao Bayern, e depois houve aquele empate frente ao Uniao da Madeira que nao sei o que se passou ai

Mas entraste com o pe direito nas competicoes oficiais ao vencer o Benfica na Supertaca :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma época se inicia no Dragão e comecemos pelas transferências onde não gostei. Sou sincero para com o Mister Jorge Figueiredo e digo que não gostei nada das saídas do James, Alex Sandro e Danilo. Como disseste são jogadores de classe mundial e que davam uma enorme qualidade à equipa. Por outro lado foste buscar jovens jogadores, sem qualquer experiência e isso pode resultar muito mal. Na pré época, os jogos mais complicados, venceste um, empataste outro e perdeste também um. Há algumas coisas a melhorar, parece-me. Boa vitória na Supertaça frente aos rivais Benfica. O jogo talvez podia ter sido melhor, as equipas estão no inicio de época e tu tens vários novos jogadores que ainda se estão a conhecer. Houve algum dos novos jogadores titular no jogo da Supertaça? As finanças estão boas, muito por culpa da venda dos três ativos que referi á pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

Voltaste a investir em jovens de grande futuro , assim asseguras o futuro do clube , mantiveste grande parte dos principais jogadores o que é positivo.

A pré época foi assim assim , pois as equipas que enfrentaste não era de grande nível , tirando o Bayern mas ai perdeste.

Já na Supertaça qualquer 1 podia ter vencido , mas tiveste a felicidade nos penaltis e saíste vencedor , juntando mais uma boa conquista ao currículo :compinchas:

A aposta nos jovens é um risco assumido pela minha parte. O futuro está assegurado, mas queremos também ter um presente ganhador. E esta última parte é que vai ser mais difícil. A pré época deu apenas para rodar jogadores, sem dar muita importância ao resultado. Na supertaça, o jogo foi fraco, mas de parte a parte. Foi um jogo que me deixou algo pensativo em relação a esta época, vamos ver se melhoramos a qualidade de jogo.

Apostaste em jovens com talento, a pré-época correu bem tirando a derrota e os 2 empates.

Ganhas-te a super taça cândido de oliveira e a equipa certamente ganhou uma motivação extra.

Boa Sorte nesta época :compinchas:

Obrigado! Vai ser uma época dificil, assim espero... :wink:

No mercado mexeste bem, e ainda conseguiste ganhar bastante dinheiro com jogadores para la dos 30 anos :handclap:

A pre temporada foi um pouco irregular ganhaste as equipas mais fracas mas quando enfrentaste equipas mais competitivas vacilaste como foi os casos frente ao Colonis e ao Bayern, e depois houve aquele empate frente ao Uniao da Madeira que nao sei o que se passou ai

Mas entraste com o pe direito nas competicoes oficiais ao vencer o Benfica na Supertaca :compinchas:

Acredito muito nos jovens que contratei e o dinheiro que encaixamos foi bom. Só ainda tenho dúvidas se vamos fazer uma época ao nosso melhor nível. Na pré época os resultados não são o mais importante e sim ter toda a malta preparada para os primeiros jogos oficiais. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma época se inicia no Dragão e comecemos pelas transferências onde não gostei. Sou sincero para com o Mister Jorge Figueiredo e digo que não gostei nada das saídas do James, Alex Sandro e Danilo. Como disseste são jogadores de classe mundial e que davam uma enorme qualidade à equipa. Por outro lado foste buscar jovens jogadores, sem qualquer experiência e isso pode resultar muito mal. Na pré época, os jogos mais complicados, venceste um, empataste outro e perdeste também um. Há algumas coisas a melhorar, parece-me. Boa vitória na Supertaça frente aos rivais Benfica. O jogo talvez podia ter sido melhor, as equipas estão no inicio de época e tu tens vários novos jogadores que ainda se estão a conhecer. Houve algum dos novos jogadores titular no jogo da Supertaça? As finanças estão boas, muito por culpa da venda dos três ativos que referi á pouco.

No caso das transferências, é um risco que assumi. Não vai ser fácil colocar a equipa a jogar ao mais alto nível, mas acredito que conseguiremos lá chegar. As saídas do James, Danilo e Alex Sandro foram devidamente preparadas e os jogadores que vieram têm qualidade. Outro fator importante foi o encaixe financeiro, quando estes jogadores já estavam a entrar nos 32/33 anos e o seu valor iria decair rapidamente.

Na pré época, conforme disse antes, os resultados são o menos importante. Por exemplo, frente ao Bayern na primeira parte poderíamos ter saído para o intervalo a vencer por 1 ou 2 golos de vantagem. No segundo tempo, com a segunda equipa jogamos bem mas acabamos por sofrer um golo. Enganador, portanto.

Na Supertaça, o jogo foi de fraco. De parte a parte. Nós estivemos uns furos abaixo do que vínhamos fazendo na temporada anterior e isso deixou-me um pouco apreensivo. Dos reforços que jogaram (e enquanto estou a escrever não tenho acesso ao jogo neste PC), penso que jogaram o defesa direito Montenegro (18 anos), o defesa esquerdo Erwan Jan (20 anos), o médio Tarek Said (25 anos) e o extremo esquerdo Denga (20 anos). Destes todos, só o Denga é que é um jogador que talvez nunca chegue ao nível do James, porque quer o Montenegro quer o Jan são iguais ou melhores que Danilo e Alex Sandro, respetivamente. :happy:

Compartilhar este post

Link para o post

Tens uma equipa de miudos e em certos momentos vais certamente queixares-te da falta de experiencia na tua equipa e ate mesmo para tutelar os miudos nao faria mal aí uns veteranos.

A pre-epoca nao foi a melhor e contrao benfica foram precisos 19 penaltis em todo para se dicidir o vencedor que stress que deve ter sido.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens uma equipa de miudos e em certos momentos vais certamente queixares-te da falta de experiencia na tua equipa e ate mesmo para tutelar os miudos nao faria mal aí uns veteranos.

A pre-epoca nao foi a melhor e contrao benfica foram precisos 19 penaltis em todo para se dicidir o vencedor que stress que deve ter sido.

Tens razão. Em certos momentos hei-de pensar "porque é que não fiquei com mais um ou dois jogadores experientes", mas acredito que ainda assim a equipa vai dar uma boa resposta esta época. Em termos de pré época não fiquei preocupado. Fiquei mais preocupado com as poucas oportunidades criadas frente ao Benfica na Supertaça, mas ainda assim continuo a acreditar que vamos dar uma boa resposta no campeonato.

PS: Não tenho tido muito tempo para vir aqui mas devo voltar a postar com regularidade no início da próxima semana! Abraços e obrigado por seguirem a carreira do Jorge Figueiredo! :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Domingo, 17 de Dezembro de 2023

FCPontopoftheworld_zps6936b1eb.jpg

Partíamos finalmente para a nossa 3ª época. Após uma pré época algo duvidosa, devido à aposta na juventude no nosso plantel, chegavamos aos jogos a doer, com muitas reticências por parte da imprensa e adeptos. Restava-nos dar uma boa resposta dentro de campo e mostrar que continuavamos a ter valor para chegarmos ao título.

Outros objectivos nesta época seriam a qualificação para os oitavos da Champions e tentar vencer a Taça de Portugal e a Taça da Liga. Não será fácil mas os jogadores partem com grande confiança. Será esta confiança fruto de um deslumbramento devido à idade jovem do plantel? Ou terá esta confiança razão de ser? Os próximos jogos iriam esclarecer essa dúvida...

logo-liga-zon-sagres432_zps225509b8.png

Não poderíamos ter começado da melhor forma. Após uma vitória algo discutível na Supertaça, entramos no campeonato a golear, e logo por 5-0, a equipa do Gil Vicente. Foi uma verdadeira entrada à Dragão. Dominamos completamente e não demos a mínima hipótese.

No segundo jogo as coisas já não foram tão simples, mas vencemos novamente. Na Madeira, frente ao União, dominamos novamente mas não fomos tão exuberantes. A vitória foi justa mas foi também mais suada.

E ao terceiro jogo um jogo grande. Recebíamos o Sporting no Dragão e dominamos. Dominamos mas não jogamos bem, criamos poucas oportunidades flagrantes e chegamos aos 90 minutos empatados a zero. Só que, um minuto depois da hora, o Sporting marcava o golo da vitória e deixava-nos completamente de rastos. Um jogo mal perdido, embora também não o merecessemos ganhar. Um empate teria sido o resultado mais justo.

Após a nossa primeira derrota, só nos restava um caminho: o regresso às vitórias. Muitos se interrogavam se seríamos capazes de ultrapassar o difícil Estoril fora de casa. O Estoril tem sido a equipa sensação nas últimas épocas e provou-o mais uma vez. Foi o jogo mais difícil dos últimos tempos, estando as oportunidades de golo divididas de parte a parte. O jogo poderia ter caído para qualquer lado, mas caiu para o nosso. Marcamos o 1-0 cedo, sofremos muito, defendemos na parte final, e em contra ataque, já depois da hora, acabamos com o jogo. O 2-0 final foi um resultado pesado para o Estoril. O empate até teria sido o resultado mais justo, mas é nestes jogos que se define uma época. Tivessemos perdido e cairiamos a pique na tabela. Ganhando subimos ao primeiro lugar.

Tivemos então uma série de 4 vitórias consecutivas. Santa Clara, Paços de Ferreira, Beira Mar e Belenenses foram ultrapassados com maior ou menor dificuldade, marcando-se assim a nossa posição de verdadeiros candidatos ao título. As dúvidas sobre os nossos rapazes começavam a diluir-se.

Após este período vitorioso, viria novo jogo grande. Agora na Luz, frente a um Benfica que estava mal na tabela. Dominamos o jogo, fomos a melhor equipa em campo, mas um golo do Benfica no 2º tempo abalou-nos um pouco e não fomos capazes de regressar ao jogo. Acabamos por perder por 1-0, embora mantendo o 1º lugar. Começava-se a ler nos jornais que esta equipa, embora tendo qualidade, não tinha ainda estofo para os jogos grandes.

Felizmente, até ao final de Dezembro, entramos numa nova fase de 4 jogos sem perder, apenas ensombrados pelo empate em casa frente ao Feirense. Empatar em casa frente ao 14º classificado é sempre mau, mesmo quando poupamos muitos elementos titulares tendo em vista um jogo da Champions.

Assim, até final de Dezembro foram realizados 13 jogos para o campeonato.

13jogoscalendarioliga_zps45006726.jpg

13jogosclassificacao_zps234e4e77.jpg

O Sporting, após um mau início, recuperou e está agora no 2º lugar. Já o Benfica tem vindo a desiludir e a perder pontos atrás de pontos. Estamos com 6 pontos de vantagem para os leões, mas nada está resolvido. Até porque temos que ir a Alvalade na 2ª volta.

20jogoslogotacaportugal_zps98652366.jpg

Na Taça, iniciamos a nossa caminhada frente ao Feirense em casa. Jogamos com a nossa 2ª equipa e fizemos apenas o suficiente, vencendo pela margem mínima. Para a 2ª ronda o sorteio foi-nos favorável, enfrentando o modesto Ribeirão. De novo com a 2ª equipa, vencemos com naturalidade por 3-0. O pior estava reservado para a ronda seguinte. Defrontando a minha ex-equipa, no Restelo, fomos incapazes de marcar um golo, embora acertassemos nos postes por 4 ou 5 vezes. O Belenenses foi lá uma vez e marcou e nós continuamos a falhar. Tivemos muitas oportunidades flagrantes e, por azar ou azelhice, não conseguimos marcar. Fomos eliminados e eu fiquei muito chateado, claro está, mas tive que reconhecer que até jogamos bem e tivemos muito azar. Lá se foi um dos objectivos da época...

13jogostacaportugal_zps5c90de4e.jpg

11jogosChampionslogo_zps3d71a7e4.jpg

Na Champions calhou-nos em sorte o grupo do Man Utd, Ascoli e Spartak Moscovo. Não era um grupo fácil, principalmente porque tínhamos o Man Utd e o Ascoli. O Ascoli, apesar de ser uma equipa modesta, conseguiu classificar-se num histórico 2º lugar num campeonato competitivo como o italiano, por isso metia-nos algum respeito.

Felizmente começamos bem, vencendo o Ascoli em casa por 2-1. Cumprimos a nossa obrigação, num jogo bem conseguido. Fomos então a Old Traford e saímos derrotados por 2-0. Até nem estivemos mal, mas o Man Utd foi melhor do que nós. Mostramos que ainda temos que evoluir muito para chegar ao nível de uma equipa destas. Seguia-se a dupla jornada frente ao Spartak Moscovo. E aqui se poderia decidir a nossa passagem à próxima fase. Em casa vencemos bem, por 3-2. Dominamos o jogo, criamos oportunidades, e poderiamos ter vencido por uma margem mais folgada. Fora é que foi mais complicado. Num jogo muito fechado, sem oportunidades, tivemos a sorte de marcar um golo na sequência de um canto, defendendo bem essa vantagem até final. Estavamos a um passo da qualificação, faltando apenas um empate ou vitória em Itália frente ao Ascoli. E assim foi. Vencemos o Ascoli, num jogo algo parecido ao de Moscovo, com poucas oportunidades mas a conseguirmos um golo que decidiu o jogo. Estavamos qualificados para os oitavos, atingindo assim o nosso objectivo principal. Tinhamos ainda o jogo em casa frente ao Man Utd, para decidir o primeiro lugar. Aí mostramos que não estamos ainda ao nível dos melhores da europa, perdendo por 2-1. Temos agora até Fevereiro para nos prepararmos da melhor forma para enfrentarmos o PSG, adversário que nos calhou em sorte.

13jogoscalendariochampions_zps580fb0df.jpg

13jogosclassificacaochampions_zps9db1b668.jpg

No computo geral as coisas têm corrido pela positiva. Estamos em primeiro lugar na liga, algo destacados, e se mantivermos o nosso nível actual seremos campeões com toda a certeza. Mancha negra apenas para a derrota na Taça de Portugal.

O plantel tem-se portado muito bem, num nível bastante aceitável para a média de idades que tem neste momento.

13jogosplantel_zpsdcbb4b02.jpg

A direção mantém a confiança em nós, estando muito contente com o nosso desempenho.

13jogosconfianca_zps667c5dcb.jpg

Apesar da aposta de risco na juventude, está a dar-me grande prazer treinar estes jovens, mesmo que isso signifique não estar a um nível superior, não conseguindo competir de igual para igual com os melhores da europa. A direção do FC Porto colocou-me o clube de futebol nas mãos e eu decidi o rumo a dar-lhe. Tive essa liberdade, felizmente. E a minha opção foi a de preparar o futuro, mesmo que eu não vá cá estar para o orientar. Espero que quem venha a seguir a mim aproveite este trabalho. Sei que no futebol tudo é efémero e é inglório preparar um futuro quando de um momento para o outro ele pode ser destruido, por uma nova direção, por um novo treinador. Mas estou a trabalhar em consciência e a fazer o melhor para o clube. Até porque não sei se vou ficar por aqui muito tempo e se assim for estou a trabalhar para mim também.

Estou otimista, aguardo ansiosamente pelos próximos jogos. Acredito nestes rapazes e espero dar muitas alegrias aos adeptos no final da época!

Jorge Figueiredo - Treinador do F.C. Porto

Editado por jacoslacon

Compartilhar este post

Link para o post

Estas a realizar um excelente campeonato , embora nos encontros com os rivais Benfica e Sporting não tenhas ganho , e acabaste por empatar em casa frente a um fraco Feirense.

Na taça saiste perante um clube aonde passaste bons momentos e que espero vençam a taça.

Na champions segues em 2º lugar num grupo bastante acessível :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

No campeonato estás muito bem, na taça foste eliminado pelo teu antigo Belém...

Na champions o 2º lugar foi bom e agora vamos ver se o sorteio é simpático :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Essa eliminação da Taça de Portugal doeu :(

No Campeonato estás bem mas estas a falhar contra as grandes equipas, como também se viu na Liga dos Campeões.

Talvez sejam os muitos jovens que estão a acusar a pressão dos grandes jogos.

Boa sorte para o resto das competições.

Compartilhar este post

Link para o post

Entraste da melhor maneira na nova época com uma grande vitória no Dragão frente ao Gil Vicente. Foi um jogo de demonstração da força da equipa e que de certeza que iriam lutar pelo campeonato. Até final do ano, a equipa mostrou-se muito forte, mas os jogos contra os rivais não correram bem e o Porto foi derrotado frente ao Benfica e ao Sporting. Pode-se dizer que realmente pode haver alguma inexperiência dos jogadores jovens do FCP em relação aos jogos grandes, algo para ser analisado. De qualquer das maneiras o Porto consegue graças a uma boa 1ª volta, o 1º lugar no campeonato. É certo que o Sporting não está a fazer um grande campeonato e muito menos o Benfica. Se a 2ª volta for idêntica à primeira e mesmo perdendo um ou outro jogo, creio que o Porto poderá sagrar-se campeão nacional. Na Champions, conseguiste a qualificação que era um dos objetivos. O grupo tinha o Spartak que é uma equipa sempre com bons jogadores, o surpreendente Ascoli de Itália e o grande favorito Man Utd. Conseguiste sempre bons resultados, mas o Utd está claramente um nível acima do FCP. Irás agora defrontar os 1ºs classificados dos outros grupos. No geral, os jogadores têm boas médias, mas o destaque vai para o setor defensivo. A Direção mostra-se satisfeita pelo excelente trabalho realizado pelo Mister Jorge Figueiredo, o que acaba por ser justo.

Compartilhar este post

Link para o post

Estas a realizar um excelente campeonato , embora nos encontros com os rivais Benfica e Sporting não tenhas ganho , e acabaste por empatar em casa frente a um fraco Feirense.

Na taça saiste perante um clube aonde passaste bons momentos e que espero vençam a taça.

Na champions segues em 2º lugar num grupo bastante acessível :compinchas:

Obrigado! No campeonato as coisas têm corrido relativamente bem, embora nunca seja bom perder frente aos rivais. Vamos ver se na Champions as coisas correm melhor na fase a eliminar. :happy:

No campeonato estás muito bem, na taça foste eliminado pelo teu antigo Belém...

Na champions o 2º lugar foi bom e agora vamos ver se o sorteio é simpático :compinchas:

Na taça tivemos muito azar. Na Champions vamos defrontar o PSG. Podia ser pior, mas o PSG foi campeão europeu na última época. Será sempre difícil.

Essa eliminação da Taça de Portugal doeu :(

No Campeonato estás bem mas estas a falhar contra as grandes equipas, como também se viu na Liga dos Campeões.

Talvez sejam os muitos jovens que estão a acusar a pressão dos grandes jogos.

Boa sorte para o resto das competições.

NA taça fomos mal, mas tivemos muito azar. Com estes jovens as coisas não têm sido tão faceis como foram na época passada, mas ainda assim têm valor para conquistar títulos. Vamos esperar que cresçam mais um pouco. :happy:

Entraste da melhor maneira na nova época com uma grande vitória no Dragão frente ao Gil Vicente. Foi um jogo de demonstração da força da equipa e que de certeza que iriam lutar pelo campeonato. Até final do ano, a equipa mostrou-se muito forte, mas os jogos contra os rivais não correram bem e o Porto foi derrotado frente ao Benfica e ao Sporting. Pode-se dizer que realmente pode haver alguma inexperiência dos jogadores jovens do FCP em relação aos jogos grandes, algo para ser analisado. De qualquer das maneiras o Porto consegue graças a uma boa 1ª volta, o 1º lugar no campeonato. É certo que o Sporting não está a fazer um grande campeonato e muito menos o Benfica. Se a 2ª volta for idêntica à primeira e mesmo perdendo um ou outro jogo, creio que o Porto poderá sagrar-se campeão nacional. Na Champions, conseguiste a qualificação que era um dos objetivos. O grupo tinha o Spartak que é uma equipa sempre com bons jogadores, o surpreendente Ascoli de Itália e o grande favorito Man Utd. Conseguiste sempre bons resultados, mas o Utd está claramente um nível acima do FCP. Irás agora defrontar os 1ºs classificados dos outros grupos. No geral, os jogadores têm boas médias, mas o destaque vai para o setor defensivo. A Direção mostra-se satisfeita pelo excelente trabalho realizado pelo Mister Jorge Figueiredo, o que acaba por ser justo.

A juventude do plantel faz com que quando defrontamos equipas de topo se note a diferença. O Man Utd foi claramente superior e os oitavos da champions, frente ao campeão europeu PSG, poderão ser algo penosos, mas tentaremos vender cara a derrota. A ver vamos. :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

tens uma vantagem boa para o Sporting. ha que, no minimo, mante-la

bs

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma entrevista na linha daquilo que ja nos habituaste, sempre directo e sem medos de falar :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens pelo excelente trabalho :handclap:

Obrigado!

tens uma vantagem boa para o Sporting. ha que, no minimo, mante-la

bs

Sim, a ideia será essa. Felizmente para nós a concorrência tem perdido pontos regularmente e não têm sido grandes ameaças nas últimas épocas.

Mais uma entrevista na linha daquilo que ja nos habituaste, sempre directo e sem medos de falar :compinchas:

Obrigado! O Jorge Figueiredo é um homem de princípios! :happy:

Compartilhar este post

Link para o post

Segunda Feira, 20 de Maio de 2024

FCPontopoftheworld_zps6936b1eb.jpg

Chegados ao final de Dezembro, o balanço era positivo. Estavamos bem lançados no 1º lugar do campeonato, nos oitavos da Champions e íamos entrar na fase de grupos da taça da liga. Irremediável apenas a saída da Taça de Portugal, único ponto baixo.

Apesar da juventude, o plantel portava-se à altura, tínhamos boas expetativas para revalidar o título nacional e acreditavamos que podíamos ir mais longe na Champions.

No mercado de inverno, apenas contratamos um guarda redes, Miguel Ângelo, dado que o nosso guarda redes suplente pediu para sair por empréstimo, ao qual acedi. Contratamos também um jovem para a equipa B, que estava destacada no primeiro lugar da 2ª Divisão, rumo à 2ª Liga.

logo-liga-zon-sagres432_zps225509b8.png

Regressavamos à liga em Janeiro, e logo com 3 jogos fora de casa. Primeiro frente ao Nacional, com vitória convincente por 3-0. Depois nova vitória folgada e novamente na Madeira, frente ao Marítimo, desta vez por 5-2. Finalmente, frente à equipa sensação desta época, o Gil Vicente, onde fomos vencer por 1-0, num jogo complicado. Completamos esta série difícil com um pleno de vitórias.

De regresso a casa, o União da Madeira fez-nos a vida muito difícil neste jogo. Ao minuto 90 estavamos empatados a 1-1, mas com 2 golos depois dos 90 lá conseguimos levar os 3 pontos. Isto antes de uma visita a Alvalade que podia ser decisiva.

Visitavamos então Alvalade. O Sporting mantinha os 6 pontos de distância para nós. Se vencessem ficavam a 3, com vantagem no confronto direto. Esperavamos dificuldades, frente à equipa que se mostrava com maior capacidade para lutar pelo título connosco. Entramos bem no jogo e a dominar, como habitual. Marcamos cedo, aos 22 minutos, e continuamos por cima no jogo. O Sporting pouco nos incomodou e a vitória por 1-0 foi justa. Ficavamos com 9 pontos de vantagem para o 2º classificado e com grande vantagem no confronto direto, dado termos melhor diferença de golos.

Com a luta pelo título bem encaminhada, tinhamos agora 2 jogos em casa, perfeitos para manter ou aumentar a vantagem. Mas na verdade fizemos 2 jogos muito sofridos. Primeiro frente ao Estoril, equipa que tradicionalmente nos tem dificultado a vida. Vencemos por 1-0 mas o golo só surgiu aos 90 minutos. No jogo seguinte, frente ao Santa Clara, também se esperava uma vitória esclarecedora, até porque não é normal fazermos 2 jogos maus consecutivos. Só que ainda foi pior e empatamos a 0-0. Fomos muito pouco esclarecidos e não soubemos criar oportunidades de perigo.

Entramos então numa série de 3 vitórias consecutivas e aí o Sporting descolou de vez. Aumentamos a nossa vantagem, com maior ou menor dificuldade, e parecia que já não nos fugia o título. Nem o empate em Guimarães nos travou no nosso percurso, respondendo a equipa logo de seguida com uma convincente vitória por 3-0 frente ao rival Benfica.

Até final conseguiríamos mais 3 vitórias, sendo que nos 2 últimos jogos, em descompressão, não fomos além de um empate e uma derrota em casa.

E assim chegavamos a um triunfo inédito: HEXACAMPEÕES!!!!! O meu terceiro título no FC Porto era também o 6º consecutivo, feito único no futebol português. A festa, como é habitual, durou até às tantas, ainda para mais com um registo tão especial de 6 campeonatos consecutivos.

30jogoscampeoes1_zps256632e3.jpg

30jogoscampeoes2_zpsf2e49f82.jpg

30jogosclassificacao_zpsa3a8bb94.jpg

20120119005826Logo_Taccedila_da_Liga_PT_zps7d7dbb1a.png

Na Taça da Liga, e estando já fora da Taça de Portugal, esperavamos a conquista de mais um troféu. Não iniciamos mal, com uma vitória por 3-0 frente ao Beira Mar. Depois tínhamos 2 jogos fora de casa, mas o favoritismo continuava a ser nosso. Mas, num jogo em que dominamos, não fomos capazes de marcar frente ao U.Madeira. Um empate a zero que nos iria custar a qualificação, pois no jogo seguinte "apenas" vencemos por 2-1 o Salgueiros, enquanto que o U.Madeira goleou o Beira Mar. Passou assim a equipa da Madeira por ter melhor diferença de golos. Apesar da Taça da Liga não ser uma prioridade, foi mau sair desta forma. Esperava muito mais...

30jogoscalendariotliga_zpsa0a443d2.jpg

30jogosclassificacaotliga_zps28e70753.jpg

11jogosChampionslogo_zps3d71a7e4.jpg

Na Champions, a tarefa era difícil, já se sabia. O PSG tinha sido campeão europeu na época anterior e portanto esperava-nos uma eliminatória de muito suor.

No primeiro jogo entramos receosos e muito mal. O PSG dominou completamente a 1ª parte e chegou ao golo antes do intervalo. A nossa estratégia não estava a resultar e havia que mudar as coisas. No 2º tempo tentamos dominar mais o jogo, ter maior iniciativa. Tínhamos que correr atrás do prejuízo e, aos 85 minutos, surgiu o golo do empate por Orriça. Um mal menor, mas um mau resultado para a 2ª mão.

Na 2ª mão, as coisas até começaram bem. Entramos muito bem no jogo, criamos logo algumas oportunidades mas sofremos um golo contra a corrente do jogo. Não era grave, pois teríamos que marcar sempre um golo de qualquer forma. E assim fizemos. Empatamos o jogo por Traoré, aos 33 minutos e o sonho estava mais perto. O jogo manteve-se equilibrado, com oportunidades de parte a parte. Só que, numa dessas oportunidades, foi o PSG que se adiantou novamente. Aí fomos novamente atrás do prejuízo e abrimos espaços. O PSG matou o jogo com o 3-1 perto do fim, deixando-nos com a sensação de que poderíamos ter feito um pouco mais, tivessemos tido também alguma sorte.

30jogoscalendariochampions_zps4a0ce555.jpg

E assim chegavamos ao final da época. Tivemos algumas surpresas boas. Encontramos um novo goleador, o Orriça, que até foi mesmo o melhor marcador da 1ª Liga com 18 golos. Também tivemos o melhor assistente da prova, com Denga a assistir os seus companheiros por 15 vezes. Ambos os jogadores têm apenas 21 e 20 anos respetivamente.

30jogosgoleador_zps65e4dbb9.jpg

30jogosassistencias_zps5f987421.jpg

O plantel manteve o nível das épocas anteriores, apesar das saídas de jogadores influentes. Destaque, para além dos jogadores mencionados acima, para Leveque, central de 20 anos que foi o jogador mais utilizado do plantel. Um central que sendo muito jovem já apresenta uma maturidade notável.

30jogosplantel_zps2df9639d.jpg

A avaliação da direção foi, mais uma vez, positiva. O principal objetivo foi conseguido, todos sairam satisfeitos.

30jogosconfianca_zps369a99b7.jpg

E assim terminou mais uma temporada no reino do Dragão. Os principais objetivos foram conseguidos, ou seja, rejuvenescer a equipa, mante-la competitiva, coloca-la a jogar um bom futebol e vencer o campeonato. Óbvio que tinha como pretensão vencer pelo menos uma das taças internas e chegar mais longe na Champions, mas a conquista do HEXA foi um feito notável e que abafou um pouco tudo o resto.

Em relação à minha carreira, tenho uma reunião em breve com a direção para definirmos o meu futuro à frente do clube. Tenho mais uma época de contrato, foi-me manifestada a intenção de renovação e por isso vamos discutir os pormenores nessa mesma reunião. Em breve darei novidades sobre o que foi decidido.

Continuo numa fase em que tudo parece um sonho, desde o meu início no Tocha até à conquista deste 3º campeonato consecutivo no FC Porto. Por vezes interrogo-me quando é que isto vai começar a correr mal, pois algum dia isso deverá acontecer. Eu quero estar preparado para o insucesso também, para que não me abale caso isso venha a acontecer no futuro. O certo é que tudo tem corrido muito bem até agora e por isso vou continuando a festejar títulos e conquistas. Que continue assim!

Jorge Figueiredo - Treinador do F.C. Porto

Editado por jacoslacon

Compartilhar este post

Link para o post

A equipa regressou muito bem das férias de Natal, apesar de começar com 3 jogos fora de casa. Numa dupla jornada Madeirense primeiro frente ao Nacional, com vitória convincente por 3-0, seguiu-se nova vitória frente ao Marítimo, desta vez por 5-2. Frente à equipa sensação desta época, o Gil Vicente num jogo complicado, vitória por 1-0. De regresso ao Dragão, o União da Madeira aparentemente um adversário fácil, jogou muito bem e fez um grande jogo, tanto que os 90m estavam empatados a 1-1, mas com 2 golos fora do tempo regulamentar deram a vitória. Parecia o Porto de antigamente quando ganhava jogos com 7m de descontos :mrgreen:

Foste então a Alvalade, o Sporting estava perto e uma vitória iria colocar muita pressão sobre a tua equipa . Mas o Porto jogou muito bem e dominou o jogo, o SCP pouco fez para merecer algo mais e a vitória por 1-0 foi justa. 9 pontos de vantagem para o 2º classificado e uma confortável almofada para o resto do campeonato. 2 jogos no Dragão poderiam aumentar ainda mais a vantagem. Não jogaram bem em casa, mas deu para ganhar, primeiro frente ao Estoril, em que o golo só surgiu aos 90 minutos. No jogo seguinte, frente ao Santa Clara, um jogo teoricamente fácil, mas que correu bastante mal e empataram a 0-0. A equipa não estava a jogar bem no Dragão. Finalmente uma série de 3 vitórias consecutivas, permitiu descolar definitivamente do Sporting. Nem o empate em Guimarães poderia travar o Porto de mais um titulo de campeão nacional. Até final conseguiríamos mais 3 vitórias. Nos dois últimos jogos, com a equipa já em descompressão, um empate e uma derrota em casa. O FCP era campeão novamente e conquistou algo de inédito: HEXACAMPEÕES!!!!! Foi o teu terceiro título no FC Porto era também o 6º consecutivo, feito único no futebol português :handclap:

Na Champions, o PSG tinha sido campeão europeu na época anterior e era por isso uma eliminatória muito complicada. No primeiro jogo entramos nervosos e o PSG aproveitou e chegou ao golo antes do intervalo. Havia que mudar alguma coisa e no 2º tempo tinham que correr atrás do prejuízo e, aos 85 minutos, surgiu o golo do empate por Orriça. O resultado aceitável, mas perigoso para a 2ª mão. Em Paris, entraste muito bem no jogo, mas infelizmente um golo contra a corrente do jogo fazia prever o pior. A equipa não desistiu e empata o jogo por Traoré, aos 33 minutos. A eliminatória estava assim empatada. O jogo estava aberto e dava a entender que quem marcasse iria passar a eliminatória e foi o PSG que se adiantou novamente. O PSG matou o jogo com o 3-1 perto do fim e acabava assim o sonho. Penso que podia ter perfeitamente pendido para qualquer um dos lados.

O Orriça foi mesmo o melhor marcador da 1ª Liga com 18 golos. O melhor assistente da prova foi Denga a assistir os seus companheiros por 15 vezes. Ambos os jogadores têm apenas 21 e 20 anos respetivamente. Foram eles as grandes revelações da época.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens pelo titulo :) Hexa é sempre motivo de grande festa :handclap:

Mas a época fica um pouco assombrada pelas Taças, especialmente as nacionais, mas a equipa é jovem e provavavelmente a proxima época será bem diferente:)

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens pelo titulo portugues, mas podias ter feito melhor nas outras competiçoes :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

A equipa regressou muito bem das férias de Natal, apesar de começar com 3 jogos fora de casa. Numa dupla jornada Madeirense primeiro frente ao Nacional, com vitória convincente por 3-0, seguiu-se nova vitória frente ao Marítimo, desta vez por 5-2. Frente à equipa sensação desta época, o Gil Vicente num jogo complicado, vitória por 1-0. De regresso ao Dragão, o União da Madeira aparentemente um adversário fácil, jogou muito bem e fez um grande jogo, tanto que os 90m estavam empatados a 1-1, mas com 2 golos fora do tempo regulamentar deram a vitória. Parecia o Porto de antigamente quando ganhava jogos com 7m de descontos :mrgreen:

Foste então a Alvalade, o Sporting estava perto e uma vitória iria colocar muita pressão sobre a tua equipa . Mas o Porto jogou muito bem e dominou o jogo, o SCP pouco fez para merecer algo mais e a vitória por 1-0 foi justa. 9 pontos de vantagem para o 2º classificado e uma confortável almofada para o resto do campeonato. 2 jogos no Dragão poderiam aumentar ainda mais a vantagem. Não jogaram bem em casa, mas deu para ganhar, primeiro frente ao Estoril, em que o golo só surgiu aos 90 minutos. No jogo seguinte, frente ao Santa Clara, um jogo teoricamente fácil, mas que correu bastante mal e empataram a 0-0. A equipa não estava a jogar bem no Dragão. Finalmente uma série de 3 vitórias consecutivas, permitiu descolar definitivamente do Sporting. Nem o empate em Guimarães poderia travar o Porto de mais um titulo de campeão nacional. Até final conseguiríamos mais 3 vitórias. Nos dois últimos jogos, com a equipa já em descompressão, um empate e uma derrota em casa. O FCP era campeão novamente e conquistou algo de inédito: HEXACAMPEÕES!!!!! Foi o teu terceiro título no FC Porto era também o 6º consecutivo, feito único no futebol português :handclap:

Na Champions, o PSG tinha sido campeão europeu na época anterior e era por isso uma eliminatória muito complicada. No primeiro jogo entramos nervosos e o PSG aproveitou e chegou ao golo antes do intervalo. Havia que mudar alguma coisa e no 2º tempo tinham que correr atrás do prejuízo e, aos 85 minutos, surgiu o golo do empate por Orriça. O resultado aceitável, mas perigoso para a 2ª mão. Em Paris, entraste muito bem no jogo, mas infelizmente um golo contra a corrente do jogo fazia prever o pior. A equipa não desistiu e empata o jogo por Traoré, aos 33 minutos. A eliminatória estava assim empatada. O jogo estava aberto e dava a entender que quem marcasse iria passar a eliminatória e foi o PSG que se adiantou novamente. O PSG matou o jogo com o 3-1 perto do fim e acabava assim o sonho. Penso que podia ter perfeitamente pendido para qualquer um dos lados.

O Orriça foi mesmo o melhor marcador da 1ª Liga com 18 golos. O melhor assistente da prova foi Denga a assistir os seus companheiros por 15 vezes. Ambos os jogadores têm apenas 21 e 20 anos respetivamente. Foram eles as grandes revelações da época.

Foi uma época produtiva, e apesar de termos ganho o campeonato com algum avanço não foi fácil. Houve alguns jogos em que arrancamos a vitória "a ferros", mas a equipa mostrou sempre grande vontade de vencer, e também personalidade, principalmente para um plantel tão jovem. A maior "vitória" foi triunfar com estes jovens e vê-los crescer. Os títulos individuais do Orriça e do Denga trouxeram-me grande satisfação. :happy:

Parabens pelo titulo :) Hexa é sempre motivo de grande festa :handclap:

Mas a época fica um pouco assombrada pelas Taças, especialmente as nacionais, mas a equipa é jovem e provavavelmente a proxima época será bem diferente:)

Obrigado! Foi bom conquistar o Hexa, mas concordo que a nível interno poderíamos ter estado melhor. ;-)

Parabens pelo titulo portugues, mas podias ter feito melhor nas outras competiçoes :compinchas:

Obrigado! Tal como respondi acima, vencer o campeonato era o principal objetivo, mas poderíamos ter feito mais nas taças internas. Penso que a juventude aí ditou um pouco o nosso afastamento... ;-)

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma vitoria no campeonato para o grande Porto :prayer:

Penas as eliminacoes nas duas tacas e mais uma vez a eliminacao nos oitavos de finais da Champions, realmente nao tens mesmo sorte nessa fase.

O plantel apesar de jovem esteve em grande nivel a epoca inteira e isso e de louvar, agora a mesma pergunta de sempre, vais continuar no FCP ou vais em busca de um outro desafio? :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

parabens pelo campeonato. tiveste azar na taca da liga e o PSG foi muito forte

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...