Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
jacoslacon

[FM 13] - Perseguindo o sonho...

Publicações recomendadas

Uma entrevista muito boa, sem te mostrares convecido nem nada mas mesmo assim a deixar as outras equipas da primeira divisao em sentido e nao te menosprezarem :compinchas:/>

Obrigado! Vamos ver se estaremos à altura da I Liga! :wink:

Mister, vais ter que fazer melhor que o Mitchell van der Gaag :mrgreen:/>

Gostei da entrevista, pés bem assentes no chão, sem grandes promessas. Gostei de saber que já tens tudo bem encaminhado para fechar o plantel, é muito importante para depois não andares a correr contra o tempo.

Espero ter uma carreira melhor ainda do que do Michell. :cool:

Eu gosto sempre de tratar as coisas com antecedência. Prefiro ter o plantel fechado com jogadores razoáveis do que ter o plantel em aberto à espera que surja uma contratação estrela. ;-)

Boa entrevista, e boa sorte na Primeira Liga :compinchas:/>

Obrigado! :happy:

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pela subida embora continue a achar que devias ter ficado no Salgueiros , e o 3º lugar do Salgueiros reflecte para além do bom trabalho que lá fizeste , também que contigo lá ter subido e quem sabe sido campeões :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Segunda Feira, 12 de Agosto de 2019

RESTELO DE PRIMEIRA

00jogosbelenenses_zpsbf461908.jpg

Estou pela primeira vez a experenciar o que é ser treinador de Primeira Liga. A pressão é maior, o ritmo da pré época é muito mais intenso, tudo se processa a grande velocidade e todos os olhos estão em cima de nós. As contratações são apresentadas e esmiuçadas pelos principais jornais desportivos, todos os olhos estão em cima de nós. Claro que não se compara ao que se passa nos 3 grandes, mas ainda assim, para um treinador como eu, é uma grande mudança.

Os jogos de pré época correram muito bem. Praticamos melhor futebol e fomos mais consistentes nestes jogos do que na época anterior. Eis um resumo do que se passou:

Paços de Ferreira (casa) - jogo de apresentação aos sócios. Apresentamos um bom futebol e, apesar de utilizarmos 23 jogadores, nunca baixamos o ritmo. Vencemos 3-1 com toda a justiça.

Boavista (fora) - Nova vitória e inteiramente justa. Mantivemos o bom nível exibido no jogo anterior e ganhamos por 1-0.

Fátima (casa) - Derrota por 2-0. Jogamos bem, mas no 2º tempo jogamos sem laterais de raiz. Foi um jogo para ganhar condição física e não tanto para conseguir uma vitória. Apesar disso jogamos bem, tivemos muitas oportunidades de golo, mas perdemos. Não fiquei muito chateado.

V.Setúbal (fora) - Empate a zero com ascendente para o nosso lado. Fomos melhor equipa mas o zero zero ajusta-se.

E.Amadora (casa) - Equipa de escalão inferior, vitória convincente. Grande jogo, sem hipóteses para o nosso adversário.

Anderlecht (casa) - Empate contra um clube estrangeiro, de bom valor. Foi um bom teste, acabamos por fazer um belo jogo mas não chegou para vencer. Ainda assim, provamos que se tivessemos que jogar nas competições europeias, teríamos argumentos para passar um adversário como estes Belgas.

Jaen (fora) - Demos um banho de bola aos espanhóis e vencemos por 4-0. Grande vitória.

Marítimo (casa) - Bela maneira de terminar a pré época, com uma vitória frente a um complicado Marítimo. Mostramos que estamos prontos para a abertura do campeonato.

00jogoscalendario_zps538889c7.png

O objectivo principal para esta época é a manutenção. Objectivo realista e com o qual concordei plenamente. Um passo de cada vez.

00jogosexpectativas_zpsf683e822.png

Para tal, mexemo-nos rapidamente no mercado de modo a termos um plantel competitivo. Eis as contratações que completamos:

00jogostransferencias_zpsd0fe46ba.png

Eis um resumo do nosso plantel para esta época.

00jogosplantel_zps5d40fd97.png

Segue também a minha visão resumida sobre os nossos jogadores:

GUARDA REDES

Miguel Oliveira - Guarda redes contratado ao V.Guimarães. Vai lutar com o Bruno Martins pela titularidade. Tem características que gosto num guarda redes, muito bom no jogo aéreo.

Bruno Martins - Titular da época anterior. Não fez uma época expectacular mas foi regular. Não terá a titularidade garantida para esta época.

Amadou Koffi - Guarda redes jovem, 18 anos, contratado como 3ª opção. Caso saiba esperar, pode ser o titular do futuro do Belenenses.

DEFESAS

André Teixeira - Lateral direito. Titular da época anterior, Jogador equilibrado sem ser exuberante.

Francisco Almeida - Lateral direito. Contratado esta época ao Olhanense, vai lutar pela titularidade com o André. Grande portento físico, velocíssimo.

Daniel Patacas - Lateral esquerdo. Jogador da formação do Belenenses, foi 2ª opção na época anterior mas tem qualidade para jogar de início.

Joaquim Sousa - Lateral esquerdo. Outro jogador da formação do Belenenses. Apesar de ter sido titular na época anterior, vai lutar com Patacas pelo lado esquerdo da defesa.

Séga Coulibaly - Central. Contratado ao Rennes. Poderá começar como titular ao lado de Mangala. Bom fisicamente.

Mangala - Central. Uma das estrelas da equipa. Titularíssimo no centro da defesa. Rápido e muito forte.

Filipe Paiva - Central. Jogador com muitos anos de casa, tem algumas limitações mas pode ter as suas oportunidades.

Frederico Barbosa - Central. Jogador da casa. É melhor central do que o Paiva mas é mais lento. Dependendo do jogo e do adversário, poderá ser opção.

MÉDIOS

Jaime - Médio defensivo. Jogador de 2ª ou 3ª opção. Tem a vantagem de poder actuar como central, em caso de lesões de outros jogadores. O seu ponto forte é ser um jogador muito equilibrado

Filipe Gomes - Médio defensivo. Opção de recurso. Jogador jovem, da formação do Belenenses.

Fouad Bachirou - Médio defensivo. Contratado ao Grenoble. Jogador de 29 anos, experiente e equilibrado. Deverá iniciar a época a titular.

Kiala Lengo - Médio defensivo/Médio centro. Contratado esta época, encontrava-se sem clube. Jogador forte mentalmente, vai espreitar a titularidade e poderá por lá ficar.

Mário Oliveira - Médio centro. Jogador da casa. Cérebro da equipa, jogador dotado tecnicamente, joga e faz jogar. Titular.

Luís Cortez - Médio Centro. Vai ser uma opção de recurso para os titulares. Sem ser titular na época anterior, portou-se bem. É um jogador equilibrado.

Rui Moreira - Médio Centro. Espreita a titularidade. Grande capacidade de passe e criatividade.

Tiago Silva - Médio Centro. Deve iniciar a época a titular. Tem a vantagem de saber finalizar bem, muito bom para aparecer em zonas ofensivas. Criativo.

EXTREMOS

José Fernandes - Extremo direito. Não é dotado tecnicamente, mas é muito rápido. Isso poderá valer-lhe a titularidade consoante os seus desempenhos. Sabe finalizar.

Kid - Extremo direito / ponta de lança. Jogador livre, contratado a custo zero. É muito bom finalizador, podendo jogar também a ponta de lança. Rápido, vai lutar pela titularidade.

Anass Achahbar - Extremo esquerdo /direito / ponta de lança. Na época anterior foi importante na subida de divisão. Primeira opção para o lado esquerdo. Jogador pouco exuberante mas de classe.

António Moreira - Extremo esquerdo /direito/ ponta de lança. Jogador da formação do Belenenses. Opção de recurso para o lado esquerdo. Polivalente e com boas características.

AVANÇADOS

Charly Dutournier - Ponta de lança. Na época anterior não deslumbrou. Não parte como 1ª opção para esta época mas tem características que podem ajudar o clube.

Maksim Skavysh - Ponta de lança. Jogador livre contratado a custo zero. Vai começar a titular, Jogador forte, rápido e bom finalizador.

Bert Beltman - Ponta de lança. Holandês contratado ao Feyenoord. Jovem, com boas características. Pode ganhar a titularidade, prometeu muito na pré época.

E é com estes jogadores que vamos partir para esta aventura. Estou convicto que, com os jogos que fizemos na pré época e com o que vejo nos treinos, podemos fazer uma bela época.

Em breve vamos iniciar o campeonato e eu entrarei na elite. Estou à espera desse grande dia! A partir daqui tudo será diferente na minha carreira. Assim espero, e que esta experiência me traga só coisas boas.

Jorge Figueiredo - Treinador do C.F. Os Belenenses

Parabéns pela subida embora continue a achar que devias ter ficado no Salgueiros , e o 3º lugar do Salgueiros reflecte para além do bom trabalho que lá fizeste , também que contigo lá ter subido e quem sabe sido campeões :compinchas:

Obrigado! Não estou arrependido, pois as coisas acabaram por correr bem. Acho que o Salgueiros continuou muito bem depois da minha saída, se calhar até melhor do que se eu tivesse ficado lá. Mas isso agora é passado. Quero deixar a minha marca no Belenenses! ;-)

Editado por jacoslacon

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente pré-época, apesar daquele deslize com o Fátima. Mas o que importa é rotinar jogadores e ganhar forma e, pelos resultados que tiveste nos últimos amigáveis, parece que conseguiste.

O eixo da defesa com Mangala e Coulibaly parece-me que vai ser muito forte e importa defender bem. O Skaqualquercoisa ( :mrgreen: ) também parece jeitoso. Que tenha faro para o golo!

Compartilhar este post

Link para o post

Bons reforços, por acaso já contratei o Skavysh para o Belém num save e fartou-se de marcar, é o Bielorrusso?

Compartilhar este post

Link para o post

O grande facto de a direção apontar o clube para uma fuga à despromoção foi das melhores coisas que podia ter acontecido. Vais partir para o campeonato sem qualquer pressão. A pré época foi bem planeada com um misto de jogos entre equipas acessíveis com equipas de igual ou até superior valor. As contratações não posso opiniar pois não conheço ninguém, mas o plantel parece-me equilibrado com pelo menos dois jogadores por posição e parece-me que estás satisfeito com o mesmo. Agora é dar inicio ao campeonato!

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente pré-época, apesar daquele deslize com o Fátima. Mas o que importa é rotinar jogadores e ganhar forma e, pelos resultados que tiveste nos últimos amigáveis, parece que conseguiste.

O eixo da defesa com Mangala e Coulibaly parece-me que vai ser muito forte e importa defender bem. O Skaqualquercoisa ( :mrgreen:/> ) também parece jeitoso. Que tenha faro para o golo!

Sim, a pré época foi muito boa. Deixou boas perspectivas para o futuro. Temos um plantel que me parece equilibrado. :happy:

Bons reforços, por acaso já contratei o Skavysh para o Belém num save e fartou-se de marcar, é o Bielorrusso?

É o Bielorrusso, sim senhor. E tem belas características para ponta de lança, embora não seja nenhum portento. :wink:

O grande facto de a direção apontar o clube para uma fuga à despromoção foi das melhores coisas que podia ter acontecido. Vais partir para o campeonato sem qualquer pressão. A pré época foi bem planeada com um misto de jogos entre equipas acessíveis com equipas de igual ou até superior valor. As contratações não posso opiniar pois não conheço ninguém, mas o plantel parece-me equilibrado com pelo menos dois jogadores por posição e parece-me que estás satisfeito com o mesmo. Agora é dar inicio ao campeonato!

Consegui fechar o plantel a tempo e horas, temos um plantel que parece dar garantias. Em relação aos objectivos, tenho uma grande margem de manobra para esta época. Só descem 2 equipas e desde que fique acima delas tudo bem. :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Reforçaste te da melhor maneira possível , acho que a equipa ficou bem mais forte , penso que podes conseguir fazer um campeonato tranquilo pelo que vi da pré época :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que tens um plantel para dar luta na primeira divisao e depois dos amigaveis penso mesmo que possas lutar por um lugar no top10 :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Reforçaste te da melhor maneira possível , acho que a equipa ficou bem mais forte , penso que podes conseguir fazer um campeonato tranquilo pelo que vi da pré época :compinchas:/>

Obrigado! Espero que sim, estou confiante que sim! :happy:

Penso que tens um plantel para dar luta na primeira divisao e depois dos amigaveis penso mesmo que possas lutar por um lugar no top10 :compinchas:/>

Oxalá consigamos impor o nosso futebol na primeira. Acredito que temos valor suficiente para isso. :happy:

Compartilhar este post

Link para o post

Segunda Feira, 11 de Novembro de 2019

Prontos para o regresso aos grandes palcos

10jogosBelenenses-PaccedilosFerreira4_zps20c3a52c.jpg

Após uma pré época encorajadora, estavamos prontos para iniciar o campeonato. Os adeptos estavam felizes com o desempenho dos jogadores e a direcção confiava em nós a 100%.

Só que, para o primeiro jogo, estava reservada uma derrota convincente. Fomos a Santa Maria da Feira, jogar contra o Feirense e, sinceramente, estava à espera de um bom resultado. Enganei-me e cedo no jogo estavamos a ser completamente "atropelados". Dois golos cedo quase que acabaram connosco e, até final, por muito que corressemos atrás do prejuízo, foi ainda o Feirense a marcar novo golo. Derrota por 3-0 e merecida.

Para amenizar esta derrota, o calendário dava-nos a hipótese de ter 3 jogos seguidos em casa contra adversários ao nosso alcance. Teríamos que fazer melhor do que no primeiro jogo e fizemos. Frente ao Estoril dominamos e nunca esteve em causa a nossa vitória, apesar do resultado escasso. Com o V.Setúbal passou-se o mesmo. Nova vitória e praticando um bom futebol.

Já como Varzim a história foi completamente diferente. Não jogamos tão bem e permitimos 2 golos de avanço aos poveiros. Fomos atrás do resultado na 2ª parte, jogamos ao ataque, com 2 pontas de lança, e alcançamos mesmo o empate, com 2 golos em 2 minutos já perto do fim. Foi uma boa resposta, apesar da fraca exibição.

Regressavamos aos jogos fora de casa, desta feita com o Rio Ave. A equipa vilacondense não estava bem neste arranque e era uma oportunidade para aproveitarmos. De facto mandamos no jogo de início ao fim e, apesar do escasso 1-0 final, merecíamos mais 1 ou 2 golos.

A meio da semana vinha o jogo com o Aves para a Taça da Liga. Embora quisessemos passar à próxima ronda, optamos por jogar com a 2ª equipa. Esta 2ª equipa do Belenenses tem muita qualidade e, por isso mesmo, fizemos um bom jogo. Mas, talvez pela falta de ritmo competitivo, os nossos jogadores não conseguiram melhor do que perder por 1-0. Não comprometia a nossa passagem, pois tínhamos ainda o jogo da 2ª mão em casa, mas ficava mais complicado.

De regresso ao campeonato, novo jogo fora de casa, nos Açores frente ao Santa Clara. O Santa Clara está também na luta pela manutenção e encontrava-se mal classificado. Era importante pontuar, no mínimo. E conseguimos ganhar. Afastamos de nós os lugares da descida e um concorrente directo. O jogo foi bem conseguido e vencemos bem por 2-0.

De volta ao Restelo, recebíamos o Benfica. Era o regresso aos dérbies de 1ª Liga. O jogo não teve muita história, pois o Benfica foi-nos superior. Ainda no 1º tempo já estava construido o resultado final. Nós aguentamo-nos bem na 2ª parte, criamos uma ou outra oportunidade, mas o resultado não se alteraria. Não foi mau de todo.

Entretanto tínhamos o primeiro jogo da Taça de Portugal, fora em Portimão. O Portimonense está actualmente na 2ª Divisão, longe dos tempos de equipa sensação na 1ª Liga. Como o jogo foi ao fim de semana, não tivemos necessidade de poupar jogadores. Fomos quase na máxima força e vencemos claramente por 3-0.

O jogo seguinte, de volta ao campeonato, era na Madeira, com o Nacional. Foi um jogo difícil. Começamos muito bem, dominamos completamente o nosso adversário, e chegamos ao intervalo a ganhar por 1-0. Só que o segundo tempo foi completamente diferente. O Nacional mandou no jogo e nós não fomos capazes de segura-los. Sofremos um golo muito perto do fim e empatamos o jogo. Foi frustrante, mas tenho que reconhecer o mérito do Nacional.

Novamente a meio da semana veio o jogo da 2ª Mão da Taça da Liga. Mesmo após a derrota da 1ª mão não abdicamos de jogar com os jogadores menos utilizados. Tínhamos que dominar mesmo assim. E assim o fizemos. Mostramos que somos melhores, mesmo com a 2ª equipa, e vencemos por 2-0, apurando-nos para a próxima fase.

Como poupamos os jogadores a meio da semana, conseguimos chegar frescos ao jogo de Coimbra. A Académica estava a fazer um campeonato abaixo do pretendido, nos lugares de baixo da tabela. Nós, moralizados, fomos para Coimbra confiantes num bom resultado. Mantivemos a nossa postura e fizemos um jogo de qualidade. Ainda na 1ª parte marcamos o nosso golo e chegamos ao intervalo a vencer por 1-0. No 2º tempo fomos muito serenos a controlar o jogo e nem na parte final a Académica criou grande perigo.

A terminar o primeiro terço do campeonato, novo grande a visitar o Restelo. Desta vez era o Sporting. A equipa de Alvalade, treinada por Stuart Pearce, ocupava um lugar perto dos últimos, com apenas 10 pontos em 27 possíveis. Já paira o fantasma do despedimento sobre o técnico inglês. E fizemos um belo jogo. Dominamos um Sporting cabisbaixo, tivemos maior posse de bola, mas... perdemos por 1-0. A indiscutível qualidade dos jogadores leoninos resolveram este jogo, num lance apenas. Nós dominamos, jogamos bom futebol mas perdemos. Ainda assim estamos 4 pontos acima dos leões.

10jogoscalendario_zps4df9595a.png

Eis a classificação geral à 10ª Jornada.

10jogosclassificacao_zps47140753.png

Os jogadores têm-se exibido a bom nível, com destaque para os que estão assinalados a vermelho. A verde estão assinalados os reforços, para verificarem como se têm integrado na equipa.

10jogosplantel_zps8412a399.png

Têm sido um início muito positivo. Estou a saborear todos os minutos da minha chegada à 1ª Liga e a realização deste sonho está a ser fantástica. Olhar para a tabela e ver que o Belenenses está muito perto de conseguir a permanência com apenas 10 jogos decorridos é uma sensação excelente. Já falam em equipa sensação, mas eu não embarco nessa onda. Queremos a manutenção e apenas isso.

Entretanto já temos 2 contratações apalavradas para Janeiro: um médio centro e um ponta de lança. Como o segredo é a alma do negócio, em Janeiro saberão.

Compartilhar este post

Link para o post

Ate ao momento estas a ir muito bem, penso que foste surpreendido nos jogos com o Feirense e com o Aves mas mesmo assim estas muito bem classificado continua :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Não começaste nada bem o campeonato, mas depois a equipa estabilizou e conseguiste bons resultados e amealhar uma boa quantidade de pontos. As derrotas contra o Benfica e Sporting acabam por ser normais. Conseguiste ainda eliminar o Aves para a Taça da Liga a rodar a equipa, fizeste bem para deixares a equipa fresca para os jogos do campeonato. Qual foi o numero de espetadores nos jogos contra o Benfica e Sporting? Deu para gerar boas receitas? Estás isolado no 6º lugar à frente do Sporting e do Braga. Surpreendentes Feirense e Estoril :handclap:

A defesa parece-me estar sólida, menos ali o defesa direito, o Mário Oliveira tem estado muito bem no meio campo e no ataque o Achahbar tem sido o homem golo. Dizes que tens um ponta de lança apalavrado para Janeiro e acho que fazes bem em reforçar esse sector, as estatísticas não são as melhores.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom início. A defesa já está a mostrar sinais da sua segurança (tirando a entrada em falso com o Feirense). Estás num lugar tranquilo e dá a ideia que neste ou naquele jogo podias ter conseguido mais um pontito ou outro.

Continua no bom caminho e tenta, quem sabe, uma gracinha nas taças.

Compartilhar este post

Link para o post

Ate ao momento estas a ir muito bem, penso que foste surpreendido nos jogos com o Feirense e com o Aves mas mesmo assim estas muito bem classificado continua :compinchas:/>

Obrigado! Estamos a jogar muito bem, muito melhor do que na época passada! E isso dá-nos boas perspectivas. :happy:

Não começaste nada bem o campeonato, mas depois a equipa estabilizou e conseguiste bons resultados e amealhar uma boa quantidade de pontos. As derrotas contra o Benfica e Sporting acabam por ser normais. Conseguiste ainda eliminar o Aves para a Taça da Liga a rodar a equipa, fizeste bem para deixares a equipa fresca para os jogos do campeonato. Qual foi o numero de espetadores nos jogos contra o Benfica e Sporting? Deu para gerar boas receitas? Estás isolado no 6º lugar à frente do Sporting e do Braga. Surpreendentes Feirense e Estoril :handclap:/>

A defesa parece-me estar sólida, menos ali o defesa direito, o Mário Oliveira tem estado muito bem no meio campo e no ataque o Achahbar tem sido o homem golo. Dizes que tens um ponta de lança apalavrado para Janeiro e acho que fazes bem em reforçar esse sector, as estatísticas não são as melhores.

Contra o Benfica e Sporting o nº de espectadores foi reduzido. Normalmente temos cerca de 11 mil pessoas e nesses jogos tivemos cerca de 12 mil. Portanto nada de especial. A defesa e o meio campo têm estado bem. No ataque precisavamos de um craque, vamos ver o que conseguimos. :wink:

Bom início. A defesa já está a mostrar sinais da sua segurança (tirando a entrada em falso com o Feirense). Estás num lugar tranquilo e dá a ideia que neste ou naquele jogo podias ter conseguido mais um pontito ou outro.

Continua no bom caminho e tenta, quem sabe, uma gracinha nas taças.

Obrigado! Estamos a jogar bem e temos sido muito regulares. Vamos ver até quando aguentamos este ritmo. ;-)

Excelente arranque na Zon Sagres , aposto que nem tu esperavas que corressem as coisas já desta maneira , agora é manter ou melhorar :compinchas:/>

Esperava começar bem, mas não esperava andar-me a intrometer na luta pela europa. Vamos até onde conseguirmos, o plantel para já está a responder bem! 8)

estás a safar-te bem na zon sagres :D/>

aquele empate contra o varzim foi mesmo apertado :|/>

O empate com o Varzim foi épico. Demos 2 de avanço mas fomos buscar o empate no fim. Espero que esta forma se prolongue até ao fim do campeonato. :-

Compartilhar este post

Link para o post

Estás a safar-te bem, pena a derrota com o Aves e Feirense

Obrigado! É verdade, as coisas estão a correr bem. Vamos ver como nos aguentamos! :happy:

Compartilhar este post

Link para o post

Terça Feira, 18 de Fevereiro de 2020

ESTAMOS DE VOLTA!

20jogosfoto_zps84363515.jpg

Até ao final do ano tínhamos mais cinco jogos. Começavamos a disputar a 4ª Eliminatória da Taça de Portugal, contra o nosso carrasco da 1ª Jornada, o Feirense. Apesar de entrarmos bem no jogo, o Feirense mostrou o porquê de estar a fazer um campeonato muito bom, e venceram-nos.

De regresso ao campeonato, nova derrota. Desta vez em casa e contra o Braga. Também entramos a ganhar no jogo, com um golo aos 16 minutos. Mas o Braga mostrou que é uma grande equipa e conseguiu dar a volta ao marcador. Não fomos inferiores, antes pelo contrário. Mandamos no jogo mas o Braga mostrou maior maturidade e aproveitou bem os nossos erros.

Após estas 2 derrotas consecutivas, recebíamos em casa o Beira Mar. Mais uma vez começamos bem o jogo e marcamos um golo aos 3 minutos. Desta vez não deixamos fugir a vantagem e vencemos por 1-0, em mais um jogo muito sólido da nossa parte.

Vinha então mais um jogo contra um adversário do topo da tabela, o Marítimo, que ocupava o 3º lugar na altura. Aí mostramos o nosso valor e fizemos um jogo muito bom. Ao contrário do que acontecia na temporada anterior, esta época estamos muito bem na posse de bola e na construção de jogo. Dominamos o desafio e vencemos bem por 1-0.

O último jogo do ano era o primeiro que fazíamos na fase de grupos da taça da liga. Tínham-nos calhado em sorte o Benfica, o Estoril e o União da Madeira. Este primeiro jogo era na Luz. Tarefa ingrata. Jogamos de igual para igual, fomos uma equipa sólida e disputamos o jogo até final. No fim, o resultado pendeu para o Benfica por 1-0, mas a equipa mostrou evolução. Já não tememos os "grandes".

20jogoscalendario1_zps66a063a5.png

Chegou então o mercado de Janeiro. Já tínhamos apalavradas 2 aquisições, e no quadro que apresento abaixo, já está também incluída a aquisição de um jovem extremo, promissor, que tanto pode actuar na esquerda ou na direita. O seu nome é Francisco Sacramento e pode ser um caso sério do futebol Português. As outras 2 aquisições foram um jovem Holandês, médio, de 20 anos e Welliton, jogador internacional Russo, de origem Brasileira, que actuava no Spartak de Moscovo desde 2007. A aquisição de Welliton é a prova de que o Belenenses voltava a atrair grandes jogadores para o Restelo. Apesar dos seus 33 anos, Welliton apresentava-se com as suas qualidades intactas. O contrato é de apenas 6 meses, podendo ser revisto até final da época.

20jogostransferencias_zps16fd33fc.png

O início do ano trouxe novo jogo da taça da liga. Agora frente ao Estoril, em casa. Welliton estreava-se a titular e marcava o seu primeiro golo pelo Belenenses. O Estoril, fruto de um jogo atrevido, dava a volta ao resultado e nós corriamos atrás do prejuízo. Com alguma sorte, perto do final, lá empatamos o jogo. Estavamos fora da próxima ronda.

A ronda final trouxe a maior surpresa, que foi a eliminação do Benfica em casa, pelo Estoril. Nós cumprimos e vencemos o União da Madeira em casa, por 2-0. Welliton lesionava-se e iria ficar de fora 3 semanas.

20jogostacaliga_zps2554787f.png

Regressavamos ao campeonato, em casa frente ao FC Porto. Os dragões mostraram-se muito fortes para nós, já levavam alguma vantagem na luta pelo título e mostraram porquê. Ainda reduzimos perto do fim, mas o nosso esforço não foi suficiente para chegar ao empate.

Após este jogo, entramos numa fase de 4 vitórias consecutivas. Sempre pela margem mínima. Sempre a jogar um bom futebol, com grande segurança. Assim, escalamos a classificação até 4º lugar, ganhando alguma vantagem sobre o 5º classificado. Chegamos a estar até em 3º lugar!

Mas o jogo contra o Rio Ave trouxe-nos de volta à realidade. Ainda não somos candidatos a uma Champions. Perdemos 2-1 em casa, não jogamos grande coisa e sofremos o golo da derrota já em cima da hora.

Contra o Varzim, fora, novo golo em cima da hora privou-nos de trazer os 3 pontos connosco. Dominamos o jogo todo, mas no fim não seguramos um último folego Varzinista. Destaque para o Sacramento que, depois de marcar na sua estreia, levava 3 jogos consecutivos a marcar. O nosso novo extremo impressionava. Welliton já tinha entretanto regressado da lesão mas demorava a recuperar a sua melhor forma.

20jogoscalendario_zps49458900.png

Encontramo-nos em 4º lugar, com boas perspectivas de qualificação para a Liga Europa!

20jogosclassificacao_zps3a10dd8c.png

O plantel tem-se portado muito bem, com destaque para a estreia auspiciosa do Sacramento. A verde os reforços de início da temporada, a azul os reforços de Janeiro e a vermelho os destaques.

20jogosplantel_zps368d465b.png

A confiança da direcção em nós é imensa e estão eufóricos com a nossa prestação. Já as finanças estão num nível preocupante. Resta-nos aguardar pelas receitas do final de época e por algum eventual negócio da China. Pode ser que comecem a olhar para a nossa "montra".

20jogosconfianca_zpsa659d722.png

20jogosfinancas_zps197d1ff6.png

A imprensa tem-nos dado o merecido destaque. Estamos orgulhosos do nosso percurso.

20jogosreportagem_zps6af7af23.png

Agora é continuar este trabalho. Falta-nos um terço de campeonato para sabermos se conseguiremos ou não manter este nível. Acredito que sim, está tudo a ser feito para que esta equipa mantenha este ritmo.

As lesões, nestes últimos jogos, já começaram a afectar-nos um pouco. Tivemos um par de lesões graves, com destaque para o nosso médio criativo e influente, Mário Oliveira. Vai ficar de fora quase até final da época. Assim como Tiago Silva, outro médio centro que, com grave lesão, também não jogará até final, prevê-se. Arco Jaliens, o nosso jovem médio contratado em Janeiro, poderá ser lançado às feras mais cedo do que julgavamos. Devemos também ter que recorrer aos júniores para compensar estas ausências. Mas acredito, apesar destas dificuldades, que iremos manter o bom futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

Venceste os jogos que tinhas que vencer, podias ter feito mais contra o Rio Ave ou o Varzim, mas não existem campeonatos perfeitos.

Agora sem taças penso mesmo que podes manter-te em lugar europeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Estás a realizar um excelente campeonato para as expectativas que estavam criadas. A Direção tem todas as razões para estar radiante com o treinador. Só foi pena a eliminação nas Taças, penso que poderias ter chegado um pouco mais longe, mas percebo a tua aposta no campeonato, o que a Direção pediu foi não descer e estás neste momento em 4º lugar. A Liga Europa é agora o objetivo, mas o SCP está tão perto que pode levar a sonhar com outras coisas...

As finanças podem vir a dar-te dores de cabeça no futuro..

Compartilhar este post

Link para o post

Venceste os jogos que tinhas que vencer, podias ter feito mais contra o Rio Ave ou o Varzim, mas não existem campeonatos perfeitos.

Agora sem taças penso mesmo que podes manter-te em lugar europeu!

Sim, houve alguns jogos que podíamos ter ganho, mas também houve outros em que podíamos ter perdido pontos. No global, estamos muito bem e acredito que acabaremos por conquistar um lugar europeu. :happy:

Estás a realizar um excelente campeonato para as expectativas que estavam criadas. A Direção tem todas as razões para estar radiante com o treinador. Só foi pena a eliminação nas Taças, penso que poderias ter chegado um pouco mais longe, mas percebo a tua aposta no campeonato, o que a Direção pediu foi não descer e estás neste momento em 4º lugar. A Liga Europa é agora o objetivo, mas o SCP está tão perto que pode levar a sonhar com outras coisas...

As finanças podem vir a dar-te dores de cabeça no futuro..

Quanto às taças, a chatice é que a direcção esperava que chegassemos à 6ª eliminatória da Taça de Portugal. Ficamo-nos pela 4ª eliminatória. De resto, pessoalmente, não liguei nenhum às taças. Nem fiquei chateado. Na próxima época talvez encare as taças de outra forma. E aí talvez o campeonato se venha a ressentir. Em relação às finanças, para já não estou preocupado. Vou aguardar pelo final da época e ver em que estado ficamos... 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nem quero acreditar no campeonato demoniaco que estas a fazer, espero que agora nao deites tudo a perder.

As finanças é que estao um bocado enfim....más, mas acredito que com o sucesso desportivo que estas a alcançar possam virar para positivas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...