Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
jacoslacon

[FM 13] - Perseguindo o sonho...

Publicações recomendadas

Fizeste aqui uma grande atualização e só agora tive tempo para a ver. Em relação à época passada, como já tínhamos percebido, não conseguiste chegar à promoção por um lado falta de qualidade dos teus jogadores em relação aos clubes classificados acima de ti e por outro lado a inexperiência de alguns jogadores teus. No geral foi uma época muito bem conseguida e prova disso foi a noticia de que o Salgueiros foi o clube que mais evoluiu nesse ano. Acho que fizeste bem em não renovar, ainda tens mais um ano de contrato e penso que este ano irá ditar a tua continuidade ou não à frente da equipa. Em relação à nova época, aqueles 300.000€ deram-te uma nova esperança para o reforço da equipa e conseguiste contratar 6 novos jogadores que esperemos se revelem mais valias. A responsabilidade para este ano é grande, entras no campeonato como um dos pretendentes à subida e isso vai colocar mais pressão sobre a equipa. A pré época foi muito curta, mas com a disputa da Taça da Liga era complicado fazeres mais jogos. Os dados estão lançados e esperemos que entres com o pé direito.

Compartilhar este post

Link para o post

Nao tenho tido tempo para seguir estes saves maravilhosos que andam por aqui mas finalmente arranjo um tempinho para ver o que por aqui se passou e tenho a dizer-te que tens realizado um trabalho magnifico com o TEU Salgueiros, pena nao teres conseguido nem a promoção mas ja muito fizeste tu a época passada e aguardo para ver o que consegues fazer esta.

Compartilhar este post

Link para o post

Fizeste aqui uma grande atualização e só agora tive tempo para a ver. Em relação à época passada, como já tínhamos percebido, não conseguiste chegar à promoção por um lado falta de qualidade dos teus jogadores em relação aos clubes classificados acima de ti e por outro lado a inexperiência de alguns jogadores teus. No geral foi uma época muito bem conseguida e prova disso foi a noticia de que o Salgueiros foi o clube que mais evoluiu nesse ano. Acho que fizeste bem em não renovar, ainda tens mais um ano de contrato e penso que este ano irá ditar a tua continuidade ou não à frente da equipa. Em relação à nova época, aqueles 300.000€ deram-te uma nova esperança para o reforço da equipa e conseguiste contratar 6 novos jogadores que esperemos se revelem mais valias. A responsabilidade para este ano é grande, entras no campeonato como um dos pretendentes à subida e isso vai colocar mais pressão sobre a equipa. A pré época foi muito curta, mas com a disputa da Taça da Liga era complicado fazeres mais jogos. Os dados estão lançados e esperemos que entres com o pé direito.

Obrigado! Realmente a época passada revelou algumas fragilidades na disputa pela subida, mas muitas forças na luta contra a despromoção. De presumíveis despromovidos a quase promovidos foi um grande salto e tenho que estar satisfeito com o trabalho feito. Agora esta época vai ser mais complicado, porque as expectativas estão lá em cima, em parte porque eu também concordei em subi-las, e agora ou chego lá ou... não chego. De qualquer das formas o futuro do treinador Jorge Figueiredo está longe de ser decidido. :wink:

Nao tenho tido tempo para seguir estes saves maravilhosos que andam por aqui mas finalmente arranjo um tempinho para ver o que por aqui se passou e tenho a dizer-te que tens realizado um trabalho magnifico com o TEU Salgueiros, pena nao teres conseguido nem a promoção mas ja muito fizeste tu a época passada e aguardo para ver o que consegues fazer esta.

Obrigado! Quase me esqueci que o objectivo inicial da equipa era lutar para não descer, pois quase que acabamos por subir. Mas como já disse, esta época vai ser muito mais complicada, porque eu próprio coloquei a fasquia bem lá em cima. E sei que há equipas mais fortes do que nós para conseguir a subida. Se mantivermos a nossa qualidade de jogo podemos conquistar um dos 2 primeiros lugares. Vamos ver se as lesões não afectam muito o plantel... ;-)

Compartilhar este post

Link para o post

Domingo, 5 de Agosto de 2018

20120119005826Logo_Taccedila_da_Liga_PT_zps7918b0fc.png

Jogamos hoje o último jogo para a primeira fase da Taça da Liga. Gostavamos de ter chegado mais longe, mas infelizmente já fomos eliminados. Na verdade, para quem, como nós, nunca tinha participado nesta competição, foi mais uma pré época do que outra coisa. Não tivemos tempo de preparar estes jogos convenientemente e entramos nesta fase de grupos ainda com ritmo de pré época.

Jogamos o primeiro jogo com o nosso melhor 11, e jogamos bem. Ganhamos à Naval de forma convincente, a prometer uma eventual passagem à próxima fase. Só que no segundo jogo, frente ao Atlético fora de casa, tivemos que recorrer a vários suplentes, já que não tivemos tempo de recuperação entre jogos. Fomos derrotados de forma categórica e tudo o que tentamos fazer durante o jogo não surtiu efeito. No terceiro e último jogo, precisavamos de vencer no Bessa para passarmos à próxima fase. Com uma equipa mais perto do 11 titular, jogamos de forma razoável, sofremos um golo e fomos à procura do empate, que conseguimos já depois da hora. Não chegou para passarmos à próxima fase, mas deu para fazermos 3 bons testes para o arranque do campeonato.

01jogostaccedilaliga_zps7d9a7995.jpg

01jogostaccedilaligaclass_zpscdbbd915.jpg

E assim partimos para o campeonato, após 2 pré épocas distintas. As probabilidades que nos dão não grande favoritismo, existem pelo menos 6 equipas consideradas mais fortes do que nós para chegar à subida.

01jogosprobabilidadessubida_zps6b7eff2e.jpg

Mas não vamos virar a cara à luta. Em breve vai iniciar-se o campeonato e nós estaremos lá, a lutar de peito aberto. Vamos a eles!

Jorge Figueiredo - Treinador do S.C.Salgueiros 08

Editado por jacoslacon

Compartilhar este post

Link para o post

Começaste da melhor forma a disputa da Taça da Liga. Foi pena a derrota em Alcântara e não teres conseguido vencer no Bessa. Avaliando o teu plantel depois desta qualificação, pensas que tens um plantel equilibrado? Ou existe muita diferença do 11 inicial para os suplentes? Fiquei com a ideia de que existe uma certa diferença quando falaste no jogo em Alcântara. Em termos financeiros, rendeu alguma coisa?

Em relação ao campeonato, a imprensa não te deu como favorito à subida e penso que ainda bem. Vai retirar pressão sobre a tua equipa. Prevejo um campeonato bastante complicado.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi realmente pena essa eliminação da Taça da liga, penso que poderias ter feito mais, mas tambem estou a falar um bocado por alto.

Compartilhar este post

Link para o post

Para a segunda divisao ate estao bons jogadores o Melo e o Novais, visto que tem uma boa acelaracao e velocidade, que faz e muito a diferenca nos escaloes secundarios, ja nao tas na taca da liga mas isso da te hipotese de te concentrares mais no campeonato :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de um grande regresso do Salgueiros às ligas profissionais, creio que esta época vais ter oposição mas com algum esforço coletivo consegues subir. Na Taça da Liga foi uma pena não teres seguido em frente.

:compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Começaste da melhor forma a disputa da Taça da Liga. Foi pena a derrota em Alcântara e não teres conseguido vencer no Bessa. Avaliando o teu plantel depois desta qualificação, pensas que tens um plantel equilibrado? Ou existe muita diferença do 11 inicial para os suplentes? Fiquei com a ideia de que existe uma certa diferença quando falaste no jogo em Alcântara. Em termos financeiros, rendeu alguma coisa?

Em relação ao campeonato, a imprensa não te deu como favorito à subida e penso que ainda bem. Vai retirar pressão sobre a tua equipa. Prevejo um campeonato bastante complicado.

Respondendo às tuas questões, acho que tenho um plantel equilibrado, não havendo muita diferença entre o 11 principal e os suplentes, mas um pouco abaixo da média para nos considerarmos candidatos. Apesar de tudo, embalando e praticando um bom futebol poderemos ter oportunidade para subir. Em relação ao jogo de Alcântara, os suplentes são compostos por jogadores mais jovens e inexperientes, é essa a principal diferença, porque em termos de potêncial o plantel está equilibrado.

Vamos ver se conseguimos o tal "embalo" para o campeonato. Se andarmos pelo topo podemos conseguir a subida. :cool:

Foi realmente pena essa eliminação da Taça da liga, penso que poderias ter feito mais, mas tambem estou a falar um bocado por alto.

Poderia ter feito um pouco mais, mas apostei numa segunda equipa contra o Atlético para resguardar a equipa para o primeiro jogo do campeonato. Perdemos, agora vamos ver se começamos bem o campeonato, para compensar. :happy:

Para a segunda divisao ate estao bons jogadores o Melo e o Novais, visto que tem uma boa acelaracao e velocidade, que faz e muito a diferenca nos escaloes secundarios, ja nao tas na taca da liga mas isso da te hipotese de te concentrares mais no campeonato :compinchas:/>

Sim, procurei sempre encontrar jogadores velozes para as alas e isso tem sido importante, pois apesar de não serem dotados tecnicamente, sempre aparecem rápidos em zonas de finalização e ganham bem a linha para cruzar e criar desequilíbrios. :wink:

Depois de um grande regresso do Salgueiros às ligas profissionais, creio que esta época vais ter oposição mas com algum esforço coletivo consegues subir. Na Taça da Liga foi uma pena não teres seguido em frente.

:compinchas:/>

Vamos ver como corre, será sempre uma longa batalha. :cool:

Compartilhar este post

Link para o post

Quarta Feira, 31 de Outubro de 2018

Início de época. Tínhamos ainda um jogo de preparação, contra o Estoril, numa data nada benéfica para nós, mas ao qual estavamos obrigados contratualmente a comparecer, ao abrigo do protocolo que temos com eles. O resultado não era importante, apesar disso e com a segunda equipa, vencemos 5-3.

Antes do início do campeonato, conseguimos uma contratação de última hora. Zouhir, médio criativo Tunisino, foi-nos apresentado pelo seu agente. Após um relatório de um observador nosso a avalizar a contratação, oficializamos tudo com o jogador.

14jogosbadrzouhircontratacao_zpsc7eba584.jpg

Começavamos então o campeonato em casa com o Aves. Fizemos uma boa exibição e vencemos, com inteira justiça. Abriam-se boas perspectivas para nós, embora se seguissem 2 empates. No entanto, uma série de 4 vitórias para o campeonato (mais uma para a taça) colocavam-nos no topo da classificação. Embora isso fosse motivador, a verdade é que a nossa equipa andava a jogar muito em esforço, conseguindo vitórias magras e pouco convincentes. Isto deriva do facto de não termos feito uma boa pré época, não estando a equipa tão entrosada como em épocas anteriores.

Após esta boa fase seguiu-se uma fase negra: 3 derrotas consecutivas, algo que aconteceu pela primeira vez em jogos oficiais desde que sou treinador do Salgueiros. O Beira Mar é candidato à subida, mas perder em casa é sempre mau, independentemente do valor do adversário. E nem merecemos esta derrota. Fomos a melhor equipa, mas perdemos. Contra o Belenenses e Leiria fizemos jogos mais cinzentos e não merecemos muito mais.

Voltamos então às vitórias, em casa com a Oliveirense, em mais um triunfo magro por 1-0 e sem deslumbrar. Só que as derrotas não nos largaram por aí, e perdemos os 2 jogos seguintes. Ou seja, em 6 jogos tínhamos perdido 5. Mau demais. Após estas 2 derrotas, tínhamos 3 jogos fora de casa, o que indiciava mais desilusões pelo caminho. Mas não. Vencemos os Limianos para a taça e depois, em dois jogos muito difíceis, vencemos o Boavista e o Gil Vicente. Aí mostramos que estavamos de volta à luta pelos primeiros lugares e que podiam contar connosco.

14jogoscalendario_zpsb94b469a.jpg

Apesar da fase negativa, mantemo-nos perto dos lugares de subida.

14jogosclassificacao_zps9e7cc129.jpg

Este é ponto de situação actual relativo à utilização dos nossos atletas esta época.

14jogosplantel_zps2c4e0b22.jpg

Entretanto, sem eu estar minimamente à espera e dois dias depois do nosso jogo em Barcelos, fui contactado pelo Belenenses para uma possível ida para o clube do Restelo.

14jogosofertabelenenses1_zps7a3832cd.jpg

14jogosofertabelenenses2_zps7a35a0cd.jpg

O interesse dos responsáveis azuis foi de tal forma que quiseram marcar reunião comigo logo no dia seguinte para me apresentarem o seu projecto. João Pinto, responsável pelo Departamento de Futebol do Belenenses (não tem nada a ver com qualquer um dos João Pintos ex-jogadores) foi a pessoa que me contactou. Resumidamente passou-se assim:

João Pinto: Bem, Jorge, quisemos marcar esta reunião consigo para lhe apresentarmos o nosso projecto. A razão de me deslocar ao Porto para falar consigo é simples: temos observado o Jorge, os trabalhos que fez quer no Tocha quer no Salgueiros e tem-nos agradado o que temos visto. Como sabe, depois do nosso regresso à primeira liga em 2014, voltamos a descer há duas épocas. Na época passada apostamos em subir novamente mas ficamos em 14º. Esta época não queremos falhar novamente e, como já nos estamos a afastar dos lugares de subida, decidimos apostar num treinador que nos dê garantias de qualidade. E é aí que o Jorge entra. Gostamos do que temos visto e queremos que lidere o nosso projecto. O que acha?

Jorge Figueiredo: O que eu acho? Não posso achar muito, pois tenho que saber que condições me pretendem oferecer. Assim à partida é óbvio que é um orgulho ser contactado pelo Belenenses e fico contente por terem apreciado o meu trabalho. É um reconhecimento do que tenho feito. Mas como disse, tenho que saber as vossas intenções e o que me vão oferecer para poder trabalhar. E além disso ainda há o Salgueiros.

JP: Pois, muito bem. Vamos passar então a dados concretos. Da nossa parte, oferecemos-lhe um plantel com qualidade e ainda uma margem salarial para poder trazer alguns jogadores novos em Janeiro. Oferecemos-lhe um tecto salarial quatro vezes maior do que o que dispõe actualmente. Sei disso, não é novidade para ninguém qual é o tecto salarial do Salgueiros. Além disso informei-me. Em relação ao seu salário queremos oferecer-lhe 5 vezes mais do que ganha actualmente. Ou seja, pelo que sei ganha cerca de 2 mil euros mensais e nós pretendemos oferecer-lhe cerca de 10 mil euros mensais. Tudo isto reflecte bem as nossas intenções, ou seja, criar condições para ter sucesso na primeira liga. Acho que em termos salariais também está bem demonstrado o quão nós queremos que venha para o Restelo. Estamos a esticar um pouco a corda para que o Jorge não rejeite a nossa proposta. O que acha?

JF: Sim, considero de facto a vossa proposta aliciante. O projecto também parece ter pernas para andar. Conheço minimamente o vosso plantel, como vosso adversário, e sei que podem render mais do que têm vindo a fazer. Em termos de condições salariais, falando do tecto salarial, mostra que estão também num nível superior ao Salgueiros, mas também não é fácil para mim responder de imediato a esta proposta. Tenho uma ligação com o Salgueiros, é a quarta época que levo no clube e este projecto também é um pouco meu. Vou precisar de tempo para pensar.

JP: Tudo bem, mas, mesmo que não aceite a nossa proposta, gostaria de discutir mais algumas ideias sobre o nosso plantel e possíveis contratações de Janeiro. Falo nisto para saber quais as suas ideias caso venha para cá.

JF: Ok, sem problema, embora volte a relembrar que isto não é um sim.

JP: Claro, percebo.

E assim ficamos, mais de uma hora, a discutir possibilidades para o meu futuro no clube do Restelo. O João Pinto quis saber mais sobre as minhas ideias, sobre o que eu faria para melhorar a equipa, que planos para o futuro. No final, pedi para aguardar mais uns 2 ou 3 dias para lhe dar uma resposta. Eles querem que eu decida rapidamente, eu quero algum tempo para pensar e para falar com os responsáveis pelo Salgueiros. Ainda não decidi nada, mas fiquei contente com esta abordagem. O projecto é aliciante, oferece-me outras condições de que não disponho actualmente, mas ainda assim tenho uma ligação importante com o Salgueiros e também é um projecto que respeito. Decidirei em breve...

Jorge Figueiredo - Treinador do S.C.Salgueiros 08

Editado por jacoslacon

Compartilhar este post

Link para o post

Aquela série de 5 derrotas em 6 jogos... :medinho: Mas é o bem (e o mal) da Segunda Liga, não há jogos fáceis, o equilíbrio é muito e há espaço para estas más séries sem comprometer o resto da época.

Eu acho que não é fácil deixar um projecto a meio, muito menos a meio da época. Mas o Belenenses tem outro estatuto e condições financeiras, para além de não estar assim tão distante na pontuação. Se quiseres levar isto numa onda de realismo, provavelmente é melhor aceitar- receber 5 vezes mais, num clube com mais nome, é irrecusável. Mas tu é que sabes o rumo que queres dar a isto e qual a situação que te dá maior motivação para continuar. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Tiveste um bom arranque de campeonato, mas tal como eu previa, acho que o teu plantel não é suficiente forte para subir. Sei que estás estás perto dos primeiros lugares, mas naqueles jogos decisivos é muito complicado. O Beira Mar já vai lançado, talvez pudesses lutar pelo 2º lugar. A equipa continua com umas médias engraçadas, mas tal como disseste, é uma equipa que está muito em esforço, dá a ideia de que pouco mais podes espremer da equipa.

Agora a proposta do Belém. É outro histórico de Portugal, já foi campeão nacional e é superior ao Salgueiros, quer em termos financeiros, infraestruturas e plantel. Eu pessoalmente não gosto de trocar de clubes a meio das épocas desportivas, mas por vezes temos de ponderar bem e esta é uma proposta que poderás não ter de novo, é aliciante. No teu lugar eu aceitaria e mudava-me para Belém. Penso que ainda existe uma pequena hipótese de tentares a subida e ires preparando com calma a próxima época.

Compartilhar este post

Link para o post

No teu lugar não ia...

Tens de levar o Salgueiros onde ele merece estar que é na primeira. Pode ainda não ser esta época mas na próxima tens de lá estar :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Salgueiros mano , finalmente conseguiste uma subida , após várias tentativas falhadas no Tocha , consegues no 2º ano no Salgueiros a subida , depois chegas a Orangina aonde fazes um enorme 4º lugar , neste momento lutas novamente pela subida.

Quanto ao Belenenses acho que deves recusar pois estas em altas no Salgueiros , e também porque no Belenenses estou eu :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Tiveste uma serie de 3 jogos sem vencer mas foi contra adversarios mais fortes, eu no teu lugar nao ia para Belem :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Aquela série de 5 derrotas em 6 jogos... :medinho:/> Mas é o bem (e o mal) da Segunda Liga, não há jogos fáceis, o equilíbrio é muito e há espaço para estas más séries sem comprometer o resto da época.

Eu acho que não é fácil deixar um projecto a meio, muito menos a meio da época. Mas o Belenenses tem outro estatuto e condições financeiras, para além de não estar assim tão distante na pontuação. Se quiseres levar isto numa onda de realismo, provavelmente é melhor aceitar- receber 5 vezes mais, num clube com mais nome, é irrecusável. Mas tu é que sabes o rumo que queres dar a isto e qual a situação que te dá maior motivação para continuar. ;)/>

Houve de facto uma série negra de jogos que me levou a pensar que as coisas iriam ser muito complicadas esta época. Mas lá retomamos as vitórias e as coisas compuseram-se. Quanto à proposta do Belenenses, é muito tentadora porque me permitirá construir um plantel com outro tipo de jogadores, com mais margem de manobra. Vamos esperar para ver qual a decisão do mister. :wink:

Tiveste um bom arranque de campeonato, mas tal como eu previa, acho que o teu plantel não é suficiente forte para subir. Sei que estás estás perto dos primeiros lugares, mas naqueles jogos decisivos é muito complicado. O Beira Mar já vai lançado, talvez pudesses lutar pelo 2º lugar. A equipa continua com umas médias engraçadas, mas tal como disseste, é uma equipa que está muito em esforço, dá a ideia de que pouco mais podes espremer da equipa.

Agora a proposta do Belém. É outro histórico de Portugal, já foi campeão nacional e é superior ao Salgueiros, quer em termos financeiros, infraestruturas e plantel. Eu pessoalmente não gosto de trocar de clubes a meio das épocas desportivas, mas por vezes temos de ponderar bem e esta é uma proposta que poderás não ter de novo, é aliciante. No teu lugar eu aceitaria e mudava-me para Belém. Penso que ainda existe uma pequena hipótese de tentares a subida e ires preparando com calma a próxima época.

O que eu noto em relação ao Salgueiros esta época é que, realmente, estamos a jogar muito em esforço. A época passada foi a época da "novidade", a equipa ganhou embalo e cedo chegou lá cima. Depois não conseguimos aguentarmo-nos lá. Mas esta época já estamos a mostrar alguns problemas em campo, alguma falta de consistência e mais dificuldade em ganhar os jogos. Apesar disso, sei que continuamos a fazer uma boa época.

Quanto ao Belenenses, a principal diferença que notei na oferta é o grande tecto salarial que oferecem, para além do valor do ordenado. O plantel é superior ao do Salgueiros, a estrutura também, e com alguns ajustes em Janeiro poderia ficar com uma equipa muito forte para atacar a subida. Até mesmo para ficar com uma espinha dorsal de equipa de primeira liga. É aliciante, mas ainda não decidi o que fazer. :confuso:

No teu lugar não ia...

Tens de levar o Salgueiros onde ele merece estar que é na primeira. Pode ainda não ser esta época mas na próxima tens de lá estar :compinchas:/>

Percebo o teu ponto de vista, mas o Jorge Figueiredo é também um treinador com ambições. Tem que olhar para o que for melhor para a sua carreira. Se por um lado seria um grande feito devolver o Salgueiros à primeira liga, por outro se subisse já o Belenenses e o colocasse num lugar de destaque na primeira liga poderão surgir convites de clubes de topo. É um dilema que o Jorge vai ter que decidir em breve. :medinho:

Grande Salgueiros mano , finalmente conseguiste uma subida , após várias tentativas falhadas no Tocha , consegues no 2º ano no Salgueiros a subida , depois chegas a Orangina aonde fazes um enorme 4º lugar , neste momento lutas novamente pela subida.

Quanto ao Belenenses acho que deves recusar pois estas em altas no Salgueiros , e também porque no Belenenses estou eu :mrgreen:/>

:mrgreen:

Pois, vamos ver o que o Jorge vai decidir. Não vai ter muito tempo para ponderar, mas em breve vão surgir novidades sobre essa decisão. :wink:

Tiveste uma serie de 3 jogos sem vencer mas foi contra adversarios mais fortes, eu no teu lugar nao ia para Belem :compinchas:/>

Sim, os jogos que perdemos não eram fáceis à partida. Mas, já como em épocas anteriores, caímos mais uma vez nos jogos decisivos. Caso tivessemos ganho ficaríamos em posição muito boa para atacar a subida este ano. Vamos ver como as coisas se resolvem... ;-)

Compartilhar este post

Link para o post

Se fosse a ti aceitava :compinchas:/>

Actualização segue abaixo... já já vais saber o desfecho! :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Sexta Feira, 2 de Novembro de 2018

Chegou o dia de todas as decisões. Reuni há 2 dias com a direcção do Salgueiros 08 para falar sobre o convite. Quis que ficassem ao corrente de tudo desde a primeira hora. Preocupado, o presidente do Salgueiros disse-me que estava tudo nas minhas mãos e que não podia oferecer-me mais dinheiro neste momento, quer em termos de salário, quer em termos de tecto salarial. Mas que queria que eu continuasse a liderar este projecto.

Pois bem, após 2 dias de reflexão, dei a conhecer a minha decisão: vou para o Belenenses. Falei com os responsáveis azuis por telefone a dar conhecimento da minha decisão e no mesmo dia parti para Lisboa. As despedidas do Salgueiros foram dolorosas, apanhei todos de surpresa e eu próprio fiquei abalado com esta situação. Os jogadores mostraram todo o carinho que tinham por mim e desejaram-me sorte. Eu pedi-lhes para continuarem a ser iguais a eles próprios e para jogarem como sabem que tudo iria correr bem.

A viajem até Lisboa foi muito longa. As habituais 3 horas pareceram 3 dias. Pensei muito em tudo o que se tinha passado até agora, em todos os momentos que passei desde o meu início no Tocha até ao dia de hoje, mas também pensei muito no meu futuro. Estou motivado, mas também tenho dúvidas. Mente aquele que disser que não olha para trás e que tem a certeza de estar a tomar a decisão correcta. Não sei se vou ter sucesso mas vou trabalhar para isso.

Entretanto cheguei ao meu destino.

15jogossimbolobelenenses_zps74d04c80.jpg

15estadiorestelo_zps2ce915fb.jpg

Entrar no Restelo foi uma sensação única para mim. Vim de clubes humildes. O Tocha é um clube pequeno e o Salgueiros atravessa um período difícil da sua história, sem instalações próprias. O Belenenses, apesar de não estar no seu auge, tem um estádio bonito, bem cuidado. Tem uma estrutura maior, mais organizada. Não direi que é um clube de topo, mas pode vir a ser.

Reuni-me com os responsáveis e fui apresentado a todos os funcionários que directamente iriam interagir comigo. Em termos de staff, trouxe 3 elementos da minha equipa técnica anterior. Quis colocar desde logo as coisas à minha maneira.

Iremos ter jogo já no dia seguinte, não vai haver tempo para grandes treinos e relacionamentos.

No próprio dia, foi anunciada a minha chegada ao Belenenses.

15jogoschegadabelenenses_zps5f82f5c6.jpg

15jogostrocadeclube_zps3f6316e8.jpg

Esta é a composição do staff para o que resta desta época.

15jogosstaff_zps173724a5.jpg

E este o plantel que tenho às ordens. Chamei alguns jogadores dos júniores para completar o plantel. Apesar de encontrar um plantel com qualidade, faltam algumas alternativas para algumas posições. Até Janeiro vamos "aguentar" com alguns jovens.

15jogosplantel_zpsd440b471.jpg

O percurso do Belenenses na II Liga vai em crescendo. Começaram mal, mas entraram numa dinâmica de vitórias. Neste momento estão em 7º lugar a 6 pontos do 2º lugar. Não vai ser um caminho fácil de percorrer, mas acredito que podemos lá chegar.

15jogoscalendario_zpse240d888.jpg

Uma coisa é certa: esta minha aposta em mudar para o Belenenses foi um risco para mim e para o clube. As finanças do clube são precárias, sabemos que se não subirmos esta época as coisas vão piorar.

15jogosfinancas_zpsef88bb9d.jpg

Estou motivado e confiante, mas já me foram avisando que se as coisas não melhorarem nos próximos tempos poderão ter que baixar o tecto salarial. Enquanto isso não acontece, irei tratar de renovar os contratos daqueles jogadores que interessam ao futuro do clube e tentar também trazer reforços para Janeiro. Isso comportará custos, vai aumentar a nossa carga salarial, daí ser muito importante subir esta época. Há muitas coisas a encherem a minha cabeça neste momento, mas tenho que me concentrar no que vim para aqui fazer: treinar o Belenenses. Agora vou meter as mãos à obra!

Jorge Figueiredo - Treinador do C.F. Os Belenenses

Editado por jacoslacon

Compartilhar este post

Link para o post

Correste o risco e sei que te vais dar bem. És um treinador talentoso e o Belenenses dá-te boas condições. A parte financeira vai ser a mais dificil de acompanhar, mas sejamos realistas, qual é o clube profissional português que não tem problemas de tesouraria? O facto de teres levados 3 técnicos que trabalhavam contigo no Salgueiros, vai ajudar-te na tua adaptação e na organização que queres dar ao clube. Existem alguns jogadores que queiras destacares no plantel? De resto estás a 6 pontos do 2º classificado, acredito que consigas lutar pela subida e ao mesmo tempo planeares o reforço do plantel e respetivas saídas. Mais uma coisa, no Belenenses vais conseguir atrair jogadores muito melhores do que tinhas no Salgueiros. Como vês, são só vantagens para ti e para a tua carreira profissional. É triste deixar assim o Salgueiros, mas também já lhes destes muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Correste o risco e sei que te vais dar bem. És um treinador talentoso e o Belenenses dá-te boas condições. A parte financeira vai ser a mais dificil de acompanhar, mas sejamos realistas, qual é o clube profissional português que não tem problemas de tesouraria? O facto de teres levados 3 técnicos que trabalhavam contigo no Salgueiros, vai ajudar-te na tua adaptação e na organização que queres dar ao clube. Existem alguns jogadores que queiras destacares no plantel? De resto estás a 6 pontos do 2º classificado, acredito que consigas lutar pela subida e ao mesmo tempo planeares o reforço do plantel e respetivas saídas. Mais uma coisa, no Belenenses vais conseguir atrair jogadores muito melhores do que tinhas no Salgueiros. Como vês, são só vantagens para ti e para a tua carreira profissional. É triste deixar assim o Salgueiros, mas também já lhes destes muito.

É, de certo modo, um risco. Se me vou dar bem vamos esperar pelo final da época.

Obrigado pela parte do talentoso, mas algum dia virão as dificuldades. O Belenenses dá-me de facto condições para fazer melhor do que no Salgueiros, mas já apanhei o comboio a meio da viagem, vamos ver se não sou atirado porta fora... :biggrin:

Quanto aos jogadores que o Belenenses consegue atrair, no curto espaço de tempo que levo à frente da equipa já consegui constatar isso. Devemos conseguir contratar reforços de peso para Janeiro, vamos ver se sai alguma surpresa.

A saída do Salgueiros não foi fácil de decidir, mas o Jorge Figueiredo teve que pensar no melhor para si. Se fosse eu, o user, a jogar, provavelmente não descansaria enquanto não levasse o Salgueiros à primeira liga. Mas tenho que ser realista...

Quanto aos jogadores do plantel, tenho de facto alguns jogadores a destacar. Desde logo tenho 4 ou 5 médios centro de grande qualidade, com destaques para o Mário Oliveira, o Rui Moreira e o Tiago Silva. Também tenho um ala muito rápido, o José Fernandes e o ponta de lança emprestado pelo Braga, Padrón, também tem boas qualidades.

Não me posso queixar. Se as coisas correrem bem não será somente pela qualidade dos jogadores. :wink:

Editado por jacoslacon

Compartilhar este post

Link para o post

Terça Feira, 5 de Fevereiro de 2019

DSCI0086_zps9a084f28.jpg

Cheguei ao Belenenses e logo no dia seguinte iniciava o meu percurso no clube da cruz de cristo. Mal tive tempo para conhecer os jogadores, os cantos à casa... A abordagem ao jogo foi a mais simples possível. Dadas as características do plantel, pelo conhecimento que eu tinha dele, optei por utilizar uma táctica idêntica à que utilizava no Salgueiros e no Tocha. Tínhamos apenas um ponta de lança de qualidade (Padrón), portanto jogar com 2 pontas de lança estava fora de hipótese para já. Os extremos também eram razoáveis, com destaque para o rapidíssimo José Fernandes na direita. O meio campo sim, era de grande qualidade e até tínhamos soluções a mais para o centro, embora precisássemos de mais um médio defensivo.

E aí fomos nós jogar na Tapadinha, contra o Atlético. Saímo-nos bem, embora sem deslumbrar. Fomos mais fortes mas não produzimos muito. Nada preocupante, pois ainda nem sequer tinha treinado com os meus jogadores.

Pior foi o jogo seguinte. Em casa recebíamos o Gondomar, equipa da parte superior da tabela. Foi um adversário incómodo e, embora não fosse superior a nós, venceu-nos por 1-0. A verdade é que nós jogamos de forma desinspirada, sem grandes soluções quando chegados ao último terço do campo. Não conseguimos ser perigosos e o Gondomar foi lá e marcou.

Depois veio a Taça de Portugal. Jogamos com a 2ª equipa contra o Lusitânia e contra o Feirense, vencendo ambos os jogos. Pelo meio, jogamos em casa com o Aves e vencemos por 1-0, em mais um jogo sofrido.

De regresso ao campeonato, entramos numa fase de empates, conseguindo 3 consecutivos. Registo para o empate a 2-2 fora, contra o Chaves, conseguido já depois da hora. Nesta altura, o Belenenses era uma equipa que produzia pouco e já fazia muitas coisas em esforço. Eramos superiores em posse de bola, rematavamos mais, mas eramos pouco perigosos e inconsequentes.

A fechar o ano, duas vitórias. Primeiro fora contra o U. Lamas e depois em casa contra o Fátima. O jogo contra o Fátima foi mais um jogo típico em que voltamos a não convencer, tendo eu que ir atrás da vitória, a qual conseguimos a muito custo a 10 minutos do fim. Face à inoperância da minha equipa, já começava a ficar habituado a alterar as coisas com o desenrolar das partidas. Tentava subir as linhas, pedir aos alas para subirem mais e jogarem mais perto da área adversária, alterava o esquema para 2 pontas de lança, enfim, tentava de tudo para que a equipa produzisse mais.

28jogoscalendario_zps647c530c-1_zps44774b00.jpg

Com este registo exibicional, tivemos que ir ao mercado em Janeiro. Mesmo que estivessemos a jogar um pouco melhor, tínhamos sempre 2 ou 3 posições a precisar de reforço. As prioridades eram um médio defensivo, um ala e um defesa central. Conseguimos trazer jogadores de qualidade, como Mangala (que após a passagem pelo Porto nunca mais se reencontrou), central de excelentes qualidades e rápido.

28jogostransferencias_zpsb88664bb.jpg

O experiente João Luiz de 33 anos veio dar qualidade ao meio campo defensivo. Achahbar pode jogar nas duas alas e a ponta de lança, um jogador Holandês de qualidade e de grande utilidade. Finalmente, Dutournier, ponta de lança Francês, veio completar o leque de contratações. É um bom finalizador, bom no jogo aéreo e relativamente rápido. Ficava assim mais optimista em relação ao futuro.

E assim partimos para o reinicio do campeonato em Janeiro. Pelo meio tivemos um jogo amigável com o Estrela da Amadora, onde estreamos estes reforços. Achahbar estreava-se a marcar, mas lesionava-se logo a seguir. Iria ficar de fora 3 a 4 semanas.

O regresso da 2ª Liga foi no campo do Real. Vencemos de forma categórica por 3-0 e Dutournier estreava-se nos marcadores. A exibição não foi brilhante mas mandamos no jogo e merecemos vencer.

Para a Taça tínha-nos calhado em sorte o FC Porto. Derrota natural, ainda por cima a jogar com a nossa 2ª equipa. Nada que nos chateasse.

O que nos chateou mesmo foi a série de jogos que veio a seguir. Em 4 jogos para o campeonato não conseguimos vencer um único. A aproximação que tínhamos feito aos lugares de subida era agora deitada por terra com exibições pobres e sem chama. Em casa com o Leiria não tivemos argumentos para segurar o 1-0 e empatamos. Depois, fora com o líder Beira Mar, nem jogamos mal, mas só com alguma sorte é que conseguimos empatar perto do fim. Depois vinham 2 jogos em casa. Pensava-se que o factor casa nos poderia ajudar e que voltaríamos às vitórias. Nada mais falso. Mais 2 exibições fracas e apenas 1 ponto conquistado em 6 possíveis. Os assobios que vinham da bancada eram incómodos para mim, que nunca tinha tido tal experiência na minha carreira. Pela primeira vez as coisas corriam efectivamente mal, e com a pressão acrescida de ter mesmo que subir este ano.

23jogoscalendario_zps935f2946.jpg

As coisas não corriam bem e o meu preparador Paulo Silva foi confrontado numa entrevista sobre o meu lugar de treinador do Belenenses. Apoiou-me, claro está, e disse que esses rumores não tinham fundamento. Mas a verdade é que já existia alguma contestação e as exibições não ajudavam.

31jogospressao_zpse47a75d0.jpg

A imprensa, em geral, era unânime ao dizer que o Belenenses perdia terreno na luta pela subida.

28jogossituacaobelenenses_zpsed70cd34.jpg

Esta é a situação actual na classificação. Com a série negra dos últimos jogos as coisas ficaram mais difíceis.

28jogosclassificacao_zpsa9ec2d4f.jpg

Abaixo segue a utilização dos meus jogadores até agora.

28jogosplantel_zps0932f986.jpg

Estou a passar por algo que ainda não tinha experimentado na minha carreira: contestação. Ou as coisas melhoram rapidamente ou a direcção e adeptos vão considerar que a aposta em mim foi falhada e poderei sair em breve.

Os jogadores têm sido impecáveis, têm-se esforçado. Eu e o meu staff também temos tentado de tudo para dar a volta a esta situação. Não vou dizer também que a situação é precária, longe disso. Não estamos assim tão mal, embora as exibições não consigam convencer ainda.

A verdade é que apanhei uma equipa quase a meio da época, tive que me adaptar e essa adaptação não foi fácil. Conforme disse antes, foi a primeira vez que me encontrei nesta situação e estou ainda a tentar lidar com isso. Depois, a chegada dos reforços, embora de grande qualidade, foi outra etapa de adaptação. Não é de um dia para o outro que 4 jogadores novos se adaptam a uma forma de jogar, ainda para mais vindo todos sem ritmo de jogo.

Enfim, são alguns os problemas que enfrento neste momento e vitórias precisam-se. Os próximos jogos vão ser decisivos para o meu futuro à frente do Belenenses...

Jorge Figueiredo - Treinador do C.F. Os Belenenses

Editado por jacoslacon

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...