Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
jmgv

Banco só atendeu na rua cliente "mal vestido"

Publicações recomendadas

Um cliente do Santander Totta não foi atendido no balcão de Celeirós, Braga, por estar mal vestido. Recebeu 169 euros na rua. Apresentou queixa na GNR. Banco condena episódio e abre inquérito.

Paulo Ribeiro, dono de uma sucata, nem queria acreditar quando o gerente da unidade bancária lhe disse que não podia levantar um cheque no interior da dependência.

"Vinha do trabalho e passaram-me um cheque de 169 euros. Como o banco fica no caminho, decidi ir levantá-lo, mas fui posto na rua por estar mal vestido", lamenta o empresário, de 36 anos e natural de Figueiredo, Braga, reportando-se à manhã de terça-feira.

"O gerente disse-me que pensava que eu era romeno. Isto é racismo", lembra, indignado com a situação, acrescentando ter pedido o livro de reclamações, o qual lhe foi inicialmente recusado. "Disse que só o dava depois de eu tomar banho e vestir outra roupa", acrescenta ainda.

Ato contínuo, decidiu chamar as autoridades. A GNR foi ao local e tentou identificar o gerente do banco mas, segundo Paulo Ribeiro, sem êxito. "Disse que não se identificava e que se as autoridades quisessem identificar alguém que identificassem o banco".

A situação é perceptível no vídeo a que o JN teve acesso e onde se vê o gerente do banco entregar o valor do cheque em numerário a Paulo Ribeiro. "Acabei por ser atendido na rua. Ele foi lá dentro com o cheque e entregou-me, cá fora, o dinheiro", explica o empresário, que nunca tinha sido confrontado com semelhante atitude. "Isto nunca me tinha acontecido. Nem nunca pensei que fosse possível. Andamos a trabalhar e a pagar impostos para sermos tratados desta forma", frisa.

Paulo Ribeiro avançou com uma queixa na GNR e fez uma exposição dos factos ao Banco de Portugal. "É preciso denunciar estes procedimentos. Não quero que aconteça a outro cidadão qualquer, independentemente de raça ou estrato social", alerta.

A GNR de Braga confirma a queixa e o Santander Totta o caso. "De imediato, abriu-se um procedimento interno para apurar os factos que efetivamente ocorreram, processo esse que continua em curso", explica Cristina Dias Neves, da comunicação do Santander Totta.

Video no interior da noticia no site - http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Braga&Concelho=Braga&Option=Interior&content_id=2956755

Editado por jmgv

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo, o boné deveria estar ao contrário e o casaco para fora das calças. E um casaco sem os pormenores em dourado dava mais brilho ao seu visual.

Compartilhar este post

Link para o post

Rua com o gerente do banco, fácil. Agora, se isso vai mesmo acontecer, são outros quinhentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é mesmo aqui ao lado, por acaso não tinha conhecimento. Rua com o gerente, simples. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Ato contínuo, decidiu chamar as autoridades. A GNR foi ao local e tentou identificar o gerente do banco mas, segundo Paulo Ribeiro, sem êxito. "Disse que não se identificava e que se as autoridades quisessem identificar alguém que identificassem o banco".

wtf, mas isto é assim? :lol:

fui ver o vídeo, o homem tava mal vestido sequer? :lol: até pensei que tivesse todo cagado, cheio de fuligem ou assim e com uma tshirt com manchas e a tresandar a suor.

Editado por Lawliet D. River

Compartilhar este post

Link para o post

wtf, mas isto é assim? :lol:/>/>

fui ver o vídeo, o homem tava mal vestido sequer? :lol:/>/> até pensei que tivesse todo cagado, cheio de fuligem ou assim e com uma tshirt com manchas e a tresandar a suor.

Pergunto-me o mesmo. Então o gajo é gerente do banco tem um cliente a apresentar uma queixa à GNR por actos discriminatórios (acho que se pode escrever assim :mrgreen: ) no seu banco e não dá o nome? :lol:/>

Editado por DonSk

Compartilhar este post

Link para o post

wtf, mas isto é assim? :lol:/>

fui ver o vídeo, o homem tava mal vestido sequer? :lol:/> até pensei que tivesse todo cagado, cheio de fuligem ou assim e com uma tshirt com manchas e a tresandar a suor.

Encontrei isto:

IDENTIFICAÇÃO

É obrigatório trazer comigo documento de identificação?

Sim se fores maior de 16 anos, se pretendes ir a um lugar público ou sujeito a vigilância policial. (artigo 2º da Lei n.º5/95 de 21 de Fevereiro)

Que documento de identificação?

- se fores cidadão português: BI ou passaporte

- se fores cidadão nacional de outros países:

BI ou passaporte ou título de residência

- se fores cidadão português ou nacional de um país da União Europeia, podes identificar-te através de outro documento ou, fotocópia autenticada, que contenha o teu nome completo, assinatura e fotografia. (artigo 2º da Lei n.º5/95 de 21 de Fevereiro)

- acompanhamento ao local onde se encontram os teus documentos.

Se nenhum destes meios for possível então o polícia poderá levar-te à esquadra para proceder à tua identificação. Ou seja, a ida para esquadra é a última alternativa, só depois de esgotadas as outras ou se a pessoa recusar identificar-se. (artigos 3º e 4º da Lei n.º5/95 de 21 de Fevereiro)

Lei nº5/95 de 21 Fevereiro - http://apav.pt/apav_v2/images/pdf/doc_ident.pdf

Compartilhar este post

Link para o post

pois, eu também tenho ideia que isso é assim que funciona

Compartilhar este post

Link para o post

pois, eu também tenho ideia que isso é assim que funciona

Com o cidadão comum é, com um engravatado que se calhar até é amigalhaço pode passar ao lado

Compartilhar este post

Link para o post

Mas que m*rda é esta? :lol: O gerente tem que ser metido no olho da rua.

Compartilhar este post

Link para o post

lol deve ser daqueles que nem licenciado é, mas gosta que o tratem por doutor.

Compartilhar este post

Link para o post

Achei piada ao gerente do banco a bater-se pelo sabe-se lá o que, quando não tem a mínima razão :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu por acaso sou suspeito porque, não sendo racista, tenho alguma aversão àqueles romenos que andam por Portugal.

Seja como for, isto é vergonhoso e, ainda pior que o "erro", é a atitude sobranceira do gerente.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto mata o mito que toda a publicidade é boa.

Ainda bem que houve quem fizesse um vídeo.

Compartilhar este post

Link para o post

Da próxima vez que for a um banco vou todo roto para ver o que fazem. Enfim.. Palhaçada.

Compartilhar este post

Link para o post

O gerente também está mal vestido. Aquela gravata amarela fica ali mal :vomito:

Acho esta história no minimo bizarra, uma vez que faço pagamentos diários a individuos que trabalham no memso ramo desse senhor, com aspecto muito mais dúbio, mesmo com video desconfio da história, mas se calhar o gerente é bipolar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu por acaso sou suspeito porque, não sendo racista, tenho alguma aversão àqueles romenos que andam por Portugal.

até porque isso nao tem nada a ver com racismo mas sim com xenofobia

Compartilhar este post

Link para o post

o outro dia fui ao banco de t-shirt e calções, acabado de sair do ginásio e fui atendido da forma mais correcta possivel...esse senhor gerente tem de levar com o chamado pontapé no rabo e tentar arranjar trabalho num clube qualquer com "dress code" ou o camandro lol..

Compartilhar este post

Link para o post

fui ver o vídeo, o homem tava mal vestido sequer? :lol:/>/> até pensei que tivesse todo cagado, cheio de fuligem ou assim e com uma tshirt com manchas e a tresandar a suor.

Isto. E aquele gerente não é certo da cabeça.

Editado por Piet Friet

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...