NIkeL Publicado 15 Fevereiro 2013 Ou seja, o sistema/forma de calcular as trajectórias de corpos em órbita com a Terra... é falível? :medinho: Sempre achei que fosse impossível este tipo de coisa acontecer, que eles tinham carradas de supercomputadores a calcularem todas e mais algumas possibilidades de algo nos atingir... Falível? Nem sequer se trabalham com certezas nesta área, trabalha-se com probabilidades. Compartilhar este post Link para o post
Naitch Publicado 15 Fevereiro 2013 Borrava-me todo se fosse tranquilamente na minha vida e visse uma coisa destas a rasgar os céus. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 15 Fevereiro 2013 E hoje passa o asteroide :medinho: estão com medo que leve algum satélite na proa Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 15 Fevereiro 2013 Ouvi dizer que o asteróide vai passar a 35.000km de distância, é verdade? É assustadoramente perto. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 15 Fevereiro 2013 (editado) Quase de certeza (Só não digo obviamente pq não sou cientista) que não. O espaço pode ser constituído maioritariamente pelo vácuo mas há mais forças gravíticas, as quais não sabemos na sua exactidão quanta a força que exercem, que influenciam qualquer um destes cálculos. Depois basta teres em conta a diferença entre a diferença nos resultados de algo à escala 1 e à escala 10^caralhões. E Zacker, se souberes ou fores ver o que são integrais, o que são séries, etc... vês que logo nos cálculos mais básicos que se fazem neste ramo são baseados em formas de cálculo que se baseiam na aproximação infintesimal, mas não à certeza. Editado 15 Fevereiro 2013 por Lip Mickey Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 15 Fevereiro 2013 Para além das ondas sonoras e da força física do impacto também há que contar com o calor libertado por um meteoro. Por acaso, acho que não foi o caso deste, mas em alguns vídeos dá para perceber bem como a luminosidade aumenta de forma exponencial em alguns ms. E isto é só uma amostra. Dá para ver bem neste vídeo que o céu muda por completo na chegada do meteorito. :medinho: Depressivo mas brutal :heart: Compartilhar este post Link para o post
Shabby Publicado 15 Fevereiro 2013 Ouvi dizer que o asteróide vai passar a 35.000km de distância, é verdade? É assustadoramente perto. Esse, aparentemente, está seguro "Small near-Earth asteroid 2012 DA14 will pass very close to Earth today, so close that it will pass inside the ring of geosynchronous weather and communications satellites. There is no chance that it might collide with Earth. " Mas fiquei mesmo surpreso com isto... que sensação de vulnerabilidade! Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 15 Fevereiro 2013 (editado) estão com medo que leve algum satélite na proa Nem perto chega, só se for algum objeto que se desintegre dele. Afinal parece que é mais perto do que dizia agora na hora de almoço nas notícias, segundo o post do Zacker. Editado 15 Fevereiro 2013 por Sir Hugo Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 15 Fevereiro 2013 Ouvi dizer que o asteróide vai passar a 35.000km de distância, é verdade? É assustadoramente perto. eu li 27.000km e sim, é perto. Já há bastantes anos que não passava um tão perto Compartilhar este post Link para o post
ZeroZeroPeras Publicado 15 Fevereiro 2013 Cap*ta de estrondeira oh maninho Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 15 Fevereiro 2013 Lá para Outubro, acho eu, também vai passar um cometa relativamente próximo da Terra. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Naitch Publicado 15 Fevereiro 2013 Ouvi dizer que o asteróide vai passar a 35.000km de distância, é verdade? É assustadoramente perto. Ainda é mais perto do que os satélites terrestres estão :medinho: Mas que coincidência brutal cair um destes numa cidade no dia em que um asteróide passa pertíssimo da Terra. Eu sei que todos os dias podem cair corpos celestes no oceano e em zonas desertas mas um ter sido noticiado ao mesmo tempo que o outro que passa perto de nós é uma boa (não para os Russos) coincidência. Compartilhar este post Link para o post
ZeroZeroPeras Publicado 15 Fevereiro 2013 Esses vídeos estão brutais. Arrepiei-me todo, mas cagava-me todo a sentir isso :medinho: Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 15 Fevereiro 2013 Esse, aparentemente, está seguro "Small near-Earth asteroid 2012 DA14 will pass very close to Earth today, so close that it will pass inside the ring of geosynchronous weather and communications satellites. There is no chance that it might collide with Earth. " Mas fiquei mesmo surpreso com isto... que sensação de vulnerabilidade! O maior problema e o mais imediato em relação a asteróides em rota de colisão com a Terra nem sequer é o que faríamos para nos safarmos, era mesmo o facto de o conseguirmos encontrar ou não antes de podermos fazer alguma coisa em relação a isso. Para teres noção da porção do espaço que conhecemos, a foto Deep Field que contém milhares de galáxias, cobre uma área do céu de 144 segundos de arco, é o mesmo que uma bola de ténis vista a uma distância de 100 metros. (fui buscar os valores à Wiki, sabia que era mínimo mas não sabia valores) Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 15 Fevereiro 2013 [youtubehd]y4dhvm9ivGQ[youtubehd] Depressivo mas brutal :heart: Alta música :heart: As autoridades russas dizem que podem haver mais meteoritos a cair na Rússia durante a noite :medinho: Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 15 Fevereiro 2013 Ainda é mais perto do que os satélites terrestres estão :medinho: Mas que coincidência brutal cair um destes numa cidade no dia em que um asteróide passa pertíssimo da Terra. Eu sei que todos os dias podem cair corpos celestes no oceano e em zonas desertas mas um ter sido noticiado ao mesmo tempo que o outro que passa perto de nós é uma boa (não para os Russos) coincidência. Só os de órbita alta, os da órbita média e baixa ainda estão a uns bons milhares de km de distância. Compartilhar este post Link para o post
Naitch Publicado 15 Fevereiro 2013 Só os de órbita alta, os da órbita média e baixa ainda estão a uns bons milhares de km de distância. É? Confesso que falei naquilo com base na Sic Notícias em que mostraram uma imagem da Terra, dos satélites à volta da Terra e o asteróide no meio. Só se deram ao trabalho de colocarem os satélites de órbita alta, portanto. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 15 Fevereiro 2013 (editado) Isto seria obviamente uma catástrofe tremenda se cai no centro de uma capital qualquer em hora de ponta. Assumo que a ausência de mortos signifique que o 'epicentro' da coisa não era propriamente um local muito movimentado. Editado 15 Fevereiro 2013 por Chandler Compartilhar este post Link para o post
ZeroZeroPeras Publicado 15 Fevereiro 2013 Fiquei com uma dúvida.. O meteorito chegou a colidir com a Terra ou desintegrou-se na atmosfera? É que fiquei com a sensação que se desintegrou, mas sem certezas Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 15 Fevereiro 2013 Fiquei com uma dúvida.. O meteorito chegou a colidir com a Terra ou desintegrou-se na atmosfera? É que fiquei com a sensação que se desintegrou, mas sem certezas Não há certezas ainda, mas o mais certo é não ter havido impacto, o que se sentiu foi a onda sónica. Compartilhar este post Link para o post
Naitch Publicado 15 Fevereiro 2013 http://www.ustream.tv/nasajpl2 Para quem quiser seguir a rota do asteróide que vai passar logo à noite perto da Terra. Compartilhar este post Link para o post
Roma Publicado 15 Fevereiro 2013 Isso foi obra da Coreia do Norte.... :- Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 15 Fevereiro 2013 (editado) a propósito do asteróide que vai rasar a Terra, vi agora no jornal Público um artigo interessante que vou passar para aqui: Nome: 2012DA14. Diâmetro: cerca de 50 metros, o equivalente a uma piscina olímpica. Composição: silicatos, ferro e níquel. Órbita: dá uma volta ao Sol em 368 dias, mas isso muda hoje. Por volta das 19:40h o DA14 vai passar rente ao nosso planeta, ficando apenas a 27.600km da Terra, menos de um décimo da distância que nos separa da Lua. Esta proximidade vai permitir que a força gravítica da Terra altere e diminua o tamanho da órbita do asteróide. Quem quiser pode observá-lo com a ajuda de um pequeno telescópio ou de um binóculo. Em alternativa, o observatório Astronómico de Lisboa anunciou que estará de portas abertas a partir das 21h. Pode mesmo apontar para o céu e dizer: "Nunca se registou um asteróide com este tamanho a passar tão perto de nós". É uma ideia a considerar. Afinal, a última vez que um objecto com um tamanho equivalente, em vez de passar ao lado, colidiu com a Terra, na Sibéria, em 1908, destruiu 80 milhões de árvores numa área de 200km quadrados. Pense-se, durante um momento, numa Lisboa desaparecida. Felizmente não é o caso. Em Portugal o asteróide só vai poder ser visto a partir das 20:05h, quando estiver a nascer, a leste, já a afastar-se da Terra. A melhor referência é a constelação de Leão, que, por essa altura, está também a nascer um pouco mais a norte do local onde nasce o Sol. "O melhor é apontar para um local no céu [com um telescópio ou um binóculo] e esperar que o asteróide passe", diz ao PÚBLICO Nuno Peixinho. A olho nu não é possível detectar o brilho do asteróide e mesmo com binóculos é necessário ter (ou fazer) um tripé. "Quando se segura os binóculos com as mãos, elas tremem e não se consegue ver um objecto em movimento", explica o astrónomo do Centro de Geofísica da Universidade de Coimbra e que está sediado no Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra. O bólide vai nascer e vai colocar-se por cima da brilhante estrela denébola, que "desenha" a cauda da constelação de Leão. Depois, vai movimentar-se em direcção ao centro da Ursa Maior. O Asteróide caminha um grau no céu nocturno por minuto (se esticar o dedo indicador para o céu, a largura do dedo é o equivalente a um grau). Ao mesmo tempo, continua a distanciar-se da Terra e vai ficando cada vez menos brilhante. Por isso, a melhor altura para o ver é durante a primeira hora após o seu nascimento. Há quase um ano, o observatório de La Sagra, na Andaluzia, que pertence ao Observatório Astronómico de Maiorca,, em Espanha, descobriu o 2012DA14. Desde aí que se estuda o seu movimento. Depois de se distanciar da Terra, o asteróide vai continuar a sua órbita, agora de 317 dias, mais próxima do Sol. Só em 2046 é que o bólide voltará a ser digno de atenção pelas mesmas razões, quando a sua órbita coincidir com a da Terra e se aproximar de nós. Mesmo assim, vai ficar para lá da distância da Lua e não representa nenhum perigo. O que não quer dizer que não haja motivo de preocupação até lá. Afinal, a grande maioria dos objectos do tamanho do 2012DA14 que podem circular perto da Terra e representar um potencial perigo são desconhecidos. Já agora, este é um meteoro que "fugiu" da cintura de asteróides Editado 15 Fevereiro 2013 por Dpitz Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 15 Fevereiro 2013 Borrava-me todo se fosse tranquilamente na minha vida e visse uma coisa destas a rasgar os céus. eu ficava fascinado :lol: Compartilhar este post Link para o post
ZeroZeroPeras Publicado 15 Fevereiro 2013 Não há certezas ainda, mas o mais certo é não ter havido impacto, o que se sentiu foi a onda sónica. Sim, nunca pensei que fosse assim :medinho: Compartilhar este post Link para o post