Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
El Shafto

Foge da polícia e morre em despiste

Publicações recomendadas

Do que é que se espera de gente a viver nestas condições?

Esses não são aqueles em que ainda estão a construir os predios e já os gajos os estão a ocupar e depois ficam assim?

Compartilhar este post

Link para o post

No Laranjeiro, há uns anos, também existiam uns prédios, que ainda hoje existem (Bairro Cor-de-Rosa), mas com outras condições, que quando as pessoas foram para lá morar não estavam pintados, as janelas que estavam nas escadas que separavam os pisos não tinham vidros, as portas de entrada eram bastante frágeis, etc.

O Descartes, se conhece a zona, deve precisar melhor que eu há quantos anos isso aconteceu, ou o SAS, mas acho que ele é da minha idade :mrgreen:

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

a autópsia revela que não houve tiros.

imagino as forminguinhas a tentarem decifrar mais alguma conspiração sobre como as balas se desintegraram e não deixaram marca.

"é a comunicação social a manipular as mentes"

yep.

Compartilhar este post

Link para o post

a autópsia revela que não houve tiros.

imagino as forminguinhas a tentarem decifrar mais alguma conspiração sobre como as balas se desintegraram e não deixaram marca.

Obviamente que se a policia mata com dois tiros pelas costas também consegue que as balas no corpo façam puff... parece-me lógico

Compartilhar este post

Link para o post

No Laranjeiro, há uns anos, também existiam uns prédios, que ainda hoje existem (Bairro Cor-de-Rosa), mas com outras condições, que quando as pessoas foram para lá morar não estavam pintados, as janelas que estavam nas escadas que separavam os pisos não tinham vidros, as portas de entrada eram bastante frágeis, etc.

O Descartes, se conhece a zona, deve precisar melhor que eu há quantos anos isso aconteceu, ou o SAS, mas acho que ele é da minha idade :mrgreen:

Por acaso estava era a me lembrar dos prédios do Miratejo (na rua que sobe perto da escola) que estavam semi-construidos e deixados ao abandono e que agora estão habitados.

Não sei como esse processo foi porque sai do Miratejo uns poucos tempos antes de se tornarem habitados.

Editado por SAS_Operative

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso estava era a me lembrar dos prédios do Miratejo (na rua que sobe perto da escola) que estavam semi-construidos e deixados ao abandono e que agora estão habitados.Não sei como esse processo foi porque sai do Miratejo uns poucos tempos antes de se tornarem habitados.

São esses, mas aí já é Laranjeiro ou estou enganado? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

São esses, mas aí já é Laranjeiro ou estou enganado? :mrgreen:

Tens razão 8-[

Mas é melhor nem pensar no Miratejo que só de pensar no que aquilo foi ao inicio e no que se tornou...

Compartilhar este post

Link para o post

Esses não são aqueles em que ainda estão a construir os predios e já os gajos os estão a ocupar e depois ficam assim?

Na Jamaica, se bem conheço a história, os prédios ficaram a meio da construção logo a seguir ao 25 de Abril. O empreiteiro fugiu do país e os prédios ficaram à mercê das pessoas.

Já na Arrentela há uma série de prédios que também ficaram a meio caminho (mas aí o empreiteiro pirou-se com o dinheiro dos sinais que as pessoas já tinham dado pelos apartamentos). Há pouco tempo tinha segurança por lá, agora não sei. Se não tiver, mais uns anos e também estão ocupados.

Compartilhar este post

Link para o post

Esses prédios, mesmo quando as pessoas foram viver para lá, pelo menos de aspeto exterior, não aparentavam grandes condições.

O caso dos "bairros sociais" devia ser estudado com cabeça, tronco e membros, porque podia-se muito bem fazer uma intervenção comunitária (algo pouco trabalho em Portugal e com muito pouco impacto) e tentar integrar mais as pessoas desses bairros na rotina local do sítio onde estão inseridas. Por vezes, aliás, muitas vezes, não há essa preocupação, noutros casos, são as próprias pessoas que já desenvolveram a sua própria "cultura" e se recusam ou não conseguem fazer parte dessas rotinas.

PS: Explica lá essa segunda frase, SAS. Não apanhei.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se já puserem aqui, mas anyway:

Não consigo pôr o video.

Editado por Swarley

Compartilhar este post

Link para o post

PS: Explica lá essa segunda frase, SAS. Não apanhei.

Eu cresci num Miratejo que estava bem formatado para dar qualidade de vida a familias de classe média (baixa-média) com praça, hipermercado, cinema, jardim, centro comercial porreiro e depois tornou-se num sitio de má fama.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso tem uma certa piada o verY e eu termos visões algo semelhantes e somos e vivemos exactamente no mesmo sítio. :mrgreen:

Eu cá só acho lógico e nem era preciso ser um sabichão para perceber a relação.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu cresci num Miratejo que estava bem formatado para dar qualidade de vida a familias de classe média (baixa-média) com praça, hipermercado, cinema, jardim, centro comercial porreiro e depois tornou-se num sitio de má fama.

Sim, é verdade. Mas, agora, está a melhorar (tem vindo a melhorar), apesar de estar a sentir as consequências da crise. O centro comercial já só tem duas/três lojas a funcionar, o cinema fechou, agora está lá a sede de uma igreja evangélica (acho), o jardim foi renovado e está com melhor aspeto, o pinhal também foi arranjado, bem como a praça e a "chegada" do Lidl foi igualmente positiva. Pontualmente, ouvem-se alguns tiros durante a noite, às vezes assusta, mas não é muito frequente. Todavia, já esteve muito pior do que está hoje, houve uma altura que, em miúdo, eu tinha medo de sair de casa, porque a probabilidade de ser assaltado era grande.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

-uOT8UihBJE

Omg não conhecia isto, que épico :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

E que diferença é que isso faz em relação ao que eu disse?

Nenhuma. Tu é que deves ter partido do princípio que eu estava a discordar contigo quando não estava.

Conheço a zona.

Por acaso estava era a me lembrar dos prédios do Miratejo (na rua que sobe perto da escola) que estavam semi-construidos e deixados ao abandono e que agora estão habitados.

Não sei como esse processo foi porque sai do Miratejo uns poucos tempos antes de se tornarem habitados.

E conheço o processo.

Daqui a pouco já volto aqui para fazer um post mais completo sobre o assunto. Agora não posso porque tenho afazeres domésticos a cumprir...:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Conheço a zona.E conheço o processo.Daqui a pouco já volto aqui para fazer um post mais completo sobre o assunto. Agora não posso porque tenho afazeres domésticos a cumprir...:mrgreen:

Ora aí está uma opinião que gostava de ler.

PS: Ai agora é que vais meter o lixo na rua? :mrgreen:

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

ah LOL mas sim fizeram la uma estrada em alcatrao no meio, se fores da parte de baixo pa cima é lixado pq é uma subida ainda inclinada, a descer ng te apanha

isso é porque és gordo, o lopes via-se à rasca.

Compartilhar este post

Link para o post

Ora aí está uma opinião que gostava de ler.

PS: Ai agora é que vais meter o lixo na rua? :mrgreen:

É uma das minhas tarefas...:mrgreen:

Não é uma opinião. São factos.

Esse conjunto de torres começou a ser construído no princípio da década de 80. Em altura como se usava e se julgava ser moderno. Foram concluídas aquelas 3 ou 4 que ficam mais perto da escola, numa praceta no início da Av. Prof. Rui Luis Gomes (de quem sobe). As restantes 5 ou 6 ao longo da avenida, do lado esquerdo (ainda de quem sobe) ficaram a meio mais ou menos por volta da altura em que o FMI nos visitou pela última vez. Foram, naturalmente, ocupadas. Essencialmente por famílias vindas dos PALOP's. Foi a cereja no topo do bolo quanto à fama do Miratejo, que já não era muito positiva devido à existência dos bairros sociais do Laranjeiro (em particular o Bairro do Rato) ocupadas maioritariamente pela comunidade cigana.

Julgo que algures entre os finais da década de 80 e o início da década de 90 as famílias que ali viviam foram retiradas e as entradas das ditas torres foram entaipadas (e penso que sem grande sucesso).

Em 1993 o Governo de Cavaco Silva, por iniciativa do Ministro das Obras Públicas, Joaquim Ferreira do Amaral, lançou o Programa de Erradicação das Barracas para as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. Foi um programa em que se obrigava os municípios a aderir com fundos exclusivamente provenientes de auto-financiamento municipal e crédito bancário a juros controlados (foi o início da desgraça financeira de muitos dos municípios destas regiões).

Este Programa, o PER como ficou conhecido, tinha normas muito rígidas. O primeiro passo consistia no recenseamento de toda a população que residia em barracas, tendo sido estabelecido como prazo para fazer esse trabalho até ao final desse ano de 1993. E depois os municípios teriam de encontrar soluções para realojar os indivíduos recenseados. E aqui as opções eram várias: construção de prédios, aquisição de prédios, aquisição de fogos devolutos ou aquisição de prédios degradados, abandonados ou semi-construídos para reabilitar.

Essas torres no Laranjeiro estavam nesta última situação. A Câmara negociou com o construtor, comprou os edifícios, o construtor assumiu a responsabilidade de construir 2 centros comunitários (que nunca viram a luz do dia) e a Câmara reabilitou os prédios. Este processo ficou concluído algures para o final da década de 90. Depois veio o problema mais delicado. Quem seria ali realojado? A questão é que, ao abrigo do PER, só poderiam ser pessoas recenseadas no âmbito do processo inicial de 1993. E nessa altura quem faltava realojar eram pessoas que viviam na Fonte da Telha, Costa da Caparica (mata de Santo António) e Trafaria (Torrão). Vai daí foram deslocadas para o Miratejo pessoas dessas áreas (julgo que da Costa e da Trafaria, da Fonte da Telha sei que não foram porque esse problema, 20 anos depois do PER e quase 30 anos depois do Macário Correia ter arrasado a zona com bulldozers, ainda não está resolvido).

Não tenho a certeza se as torres foram ocupadas na totalidade por essas famílias deslocalizadas ou se houve alguma mistura com pessoas que já residiam na zona. Mas seja como for recordo-me de, na altura, ter sido criado um problema complicado. Por um lado as pessoas não queriam sair da zona onde tinham as suas barracas e onde tinham a sua vida organizada, por outro lado a chegada repentina de centenas de pessoas de fama duvidosa e com problemas complicados de integração e civismo não foi bem acolhida pela população que aí residia.

Conheço pessoas que aí viviam e algumas ainda vivem que viram as suas casas a desvalorizar imenso (numa altura em que o mercado imobiliário andava em alta). Sei de quem perdeu algum dinheiro só para "fugir" dali mas também conheço quem se aguentou e por lá continua sem grandes problemas. A ideia que tenho é que, atualmente, não há grandes chatices por ali.

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

ao pé do estádio do bonfim tb existiam uns predios que não tinham sido acabados de construir por um motivo qualquer e tb estavam todos ocupados. tinham mau aspecto relativamente à zona envolve. isto nos anos 90. zona da junta de freguesia de santa maria da graça, para quem conhecer.

não sei se as pessoas tinham comprado a casa e o construtor falido e ocuparam assim as casas.

sempre ouvi dizer que as casas da belavista tinham sido ocupadas. a minha mãe sempre me disse que aquilo ao inicio tinha mt bom aspecto e que abandalhou para o que hj se vê.

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia que tenho é que, atualmente, não há grandes chatices por ali.

Não costuma haver, mas quando há, é em grande.

Da minha experiência, recordo-me que quando os prédios começaram a ser habitados que havia um grande medo por parte de toda a população. As pessoas que iam para ali morar tinha muito "má fama" e existia muito receio que os assaltados aumentassem. Miratejo estava a recuperar de uns vertiginosos anos '90, com muita confusão e assaltos à mistura, especialmente na segunda metade da década. Um local que era o "dormitório da Margem-Sul" tinha passado por tempos conturbados e estava a recuperar a paz. Porém, agora as pessoas começavam a habitar o Bairro Cor de Rosa, qualquer coisa que acontecia a culpa seria, na opinião das pessoas, das gentes que habitavam aquele bairro. Os pais começaram a ir muito mais vezes levar/buscar os filhos à escola, etc. Houve situações pontuais onde os habitantes desse bairro, especialmente os adolescentes, fizeram alguns assaltos a crianças dentro e fora da escola, porque também eles ingressaram na Ruy Luís Gomes. Mas, a dada altura, criou-se uma certa harmonia, eles foram-se integrando e as coisas correram bem. Tenho amigos lá, outros que moram nas imediações, passo lá algumas vezes a correr e à noite a pé, nunca me aconteceu nada, pelo menos, até hoje.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

ao pé do estádio do bonfim tb existiam uns predios que não tinham sido acabados de construir por um motivo qualquer e tb estavam todos ocupados. tinham mau aspecto relativamente à zona envolve. isto nos anos 90. zona da junta de freguesia de santa maria da graça, para quem conhecer.

não sei se as pessoas tinham comprado a casa e o construtor falido e ocuparam assim as casas.

sempre ouvi dizer que as casas da belavista tinham sido ocupadas. a minha mãe sempre me disse que aquilo ao inicio tinha mt bom aspecto e que abandalhou para o que hj se vê.

Verdade, aquilo ao inicio era suposto ser uma zona brutal. Só a vista que têm de lá sobre o rio Sado... Há muitas casas que encarecem e muito por causa disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...