JonasThern Publicado 27 Maio 2013 Foi o grande defeito da era LFV, a sua gestão desportiva. Muitos erros que podiam facilmente ser corrigidos. Compartilhar este post Link para o post
totch Publicado 27 Maio 2013 (editado) Cardoso livra o Benfica de Jesus Quais os problemas do Benfica de Luís Filipe Vieira e de Jorge Jesus que precisam de ser vistos ao Raio X, depois da quinzena negra de Maio? Em primeiro lugar o triunfalismo e excesso de confiança do 6 de Maio, no jogo do Estádio da Luz frente ao Estoril. Os adeptos podem ir em romaria ao estádio na escalada pelo título, como foram para ver o seu clube ganhar ao Estoril. Mas a obrigação dos dirigentes e da equipa técnica é não facilitarem e encararem a partida como de vida ou de morte porque nada está ganho. Foi essa atitude que faltou e esteve na origem do empate. A 11 de Maio, o Benfica foi às Antas. Face ao jogo nos 94 minutos, tanto o Benfica como o Porto podiam ter ganho. Mas ganhou o Porto. Jorge Jesus não pode é dizer, como disse, que o Benfica foi superior ao FC Porto e merecia ter ganho. Não se pode contabilizar para o grau de superioridade a construção de jogada a jogada mas sem eficácia concretizadora. Este tem sido o problema principal no Benfica: a construção da ilusão de que nos jogos decisivos, a equipa encarnada perde mas é sempre melhor que os adversários. A 15 de Maio, na final da Taça da Liga Europa, Jorge Jesus voltou a ter o mesmo discurso após a derrota frente ao Chelsea: fomos superiores. E convém aqui lembrar um dos momentos mais ilusórios e fantasistas do treinador benfiquista, precisamente numa partida em Inglaterra frente ao Chelsea, a contar para a Liga dos Campeões (em 4 de Abril de 2012), em que o Benfica perdeu por 2-1. Na conferência de imprensa, que deve ter feito rir os ingleses, Jorge Jesus considerou, no seu jeito habitual, que deu um banho de futebol ao Chelsea... Perante isto, é natural que os jogadores assumam plenamente que são causas fortuitas que estão na origem das derrotas. Não precisam mudar nada porque se não ganham num dia, ganham no outro. Também quando se diz que o Benfica perde por causa do Apito Dourado ou da arbitragem, transmite-se o espírito de atribuir o insucesso a causas externas e não internas à equipa dirigente, ao treinador ou aos jogadores, o que tem o efeito de diminuir a sua responsabilidade e rendimento. Depois da derrota de ontem face ao Vitória do Guimarães, Jesus disse que não estava à espera de perder... (não podia dizer outra coisa porque o clube esteve desmotivado e fez uma péssima exibição). O problema não esteve no jogo de ontem mas na abordagem deformada dos jogos decisivos. Por último, há que analisar o caso de indisciplina de Cardoso na final da Taça de ontem. Jesus e Luís Filipe Vieira sempre tiveram uma postura demasiado complacente com as questões de disciplina. Lembremos o caso da cabeçada que Luisão deu a um árbitro alemão em Agosto passado, num jogo particular com o Fortuna de Dusseldorf. Jesus e Luis Filipe Vieira riram sobre o assunto (recorde-se que o árbitro desmaiou ou caiu). O empurrão de Cardoso a Jesus (parece que por ter sido substituído) é consequência desta atitude anómala do clube para com as questões de disciplina. Quem semeia ventos colhe tempestades. Os grandes responsáveis pelo gesto do paraguaio são, efectivamente, Jesus e Vieira, razão pela qual a culpa do jogador tem de ser atenuada. Mas escreve-se direito por linhas tortas . Ou há males que vêm por bem. Com a sua atitude impensada, Cardoso só ajudou a resolver a encruzilhada em que está o clube. Não é possível perder o melhor jogador do Benfica por causa de um Jesus que é um dos maiores responsáveis pelos insucessos do clube. O responsável máximo, claro, é Vieira. E aqui há uma equação difícil para resolver. Se Jesus ficar, perante a teimosia de Vieira, a próxima época tem tudo para ser um descalabro. Se Jesus for para o FC Porto na próxima época, como é provável, o mais certo é ser campeão. Como foi Jesualdo Ferreira (que não teve êxito no Benfica) e como foi Vitor Pereira que ninguém conhecia. Como deve resolver o Benfica este problema? Quando perder a fixação em Pinto da Costa, ao ponto de ter arranjado um arquétipo deste para a presidência do clube há dez anos (com o pequeno pormenor que não tem resultados desportivos) e seguir um caminho autónomo e inovador no que respeita à gestão desportiva, o Benfica tem tudo para vencer e não ficar prisioneiro das maldições, a de Guttman ou a de Jesus ou a de Vieira... É pena que o Benfica tenha de esperar ainda dois anos por eleições. Ou será menos tempo? fonte muito bom Editado 27 Maio 2013 por totch Compartilhar este post Link para o post
verY Publicado 27 Maio 2013 O Artur no golo do Estoril pouco podia fazer, o jogador do Estoril estava em fora de jogo e estorvou a visão ao Artur. No 2º golo do Chelsea nem de escadote lá chegava. O Artur não é o mau Gr que muitos de vocês dizem. Tem um grande defeito que é jogar com os pés, mas isso é um trabalho que leva bastante tempo nos Gr. Nunca nada é mau demais. Nunca nada está perdido. Nunca é preciso mudar. É olhar sempre para a frente e pensar positivo. Farto dessa atitude merdosa. Levantei a cabeça depois de perdermos no Dragão a pensar na Liga Europa. Levei o segundo murro no estômago em Amesterdão e ainda deu para lamber as feridas a pensar que ia ao Jamor e íamos fazer lá um grande jogo e, ao menos, ganhar a Taça. Ao terceiro murro, por mim chega. Estou farto desta gente nojenta que anda no meu clube. E mais ainda dos adeptos para quem está tudo bem e "ai Jesus" (oh, the irony) se se muda alguma coisa, porque há uns anos estivemos pior. Poupem-me. Ele tem todas as condições para continuar, o problema aqui é pura e simplesmente o adepto do Benfica. Pois és. Um grande problema. Tu e os outros 83% como tu. Compartilhar este post Link para o post
Ed Publicado 27 Maio 2013 O Artur no golo do Estoril pouco podia fazer, o jogador do Estoril estava em fora de jogo e estorvou a visão ao Artur. No 2º golo do Chelsea nem de escadote lá chegava. O Artur não é o mau Gr que muitos de vocês dizem. Tem um grande defeito que é jogar com os pés, mas isso é um trabalho que leva bastante tempo nos Gr. Penso que o Artur com 32 anos está ainda a tempo de desenvolver esse jogo de pés. Sim. Era ele. btw, duvido que o JJ tenha condições para continuar. Mas alguém no seu perfeito juízo acha que o JJ tem condições para continuar? Perdeu 3 competições em 15 dias (+/-), 2 delas mal geridas (TP e Liga, dou de barato a LE), perdeu o balneário, perdeu a "fé" que os adeptos depositaram. E essa história do "foi o grande inventor do Matic e fez dele um grande jogar, etc" por amor de Deus que p*ta de mito. Não nos esqueçamos que é um jogar que veio do Benfica pelo Chelsea e que quando lá estava já era referenciado como uma grande promessa futura. Não inventou Matic, não inventou a posição do Matic, nem nada do género. Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 27 Maio 2013 A mim parece-me óbvio. O JJ não tem condições para continuar. Mas eu aposto que ele vai continuar. Compartilhar este post Link para o post
verY Publicado 27 Maio 2013 E há outra questão... Fazer o JJ sair agora, não nos custa dinheiro. Renovar com ele e dispensá-lo após os desaires que vão acontecer no início da próxima época, é um rombo nas contas só pela indemnização. Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 27 Maio 2013 É o filme do Fernando Santos outra vez. Só que no caso do Fernando Santos julgo que tinha mesmo mais um ano de contrato. Compartilhar este post Link para o post
Mister Fabiu Publicado 27 Maio 2013 (editado) Eu sempre apoiei o Jorge Jesus dentro daquilo que é a sua realidade. Um bom treinador, excelente no desenvolvimento dos jogadores, com capacidade de "inventar" que ajudou bastante o Benfica a encontrar soluções onde mais ninguém as via. Depois de um fim de Época que não lembra a ninguém, tudo isso é esquecido, e o que fica na memória são os títulos quase ganhos. Fizemos uma grande época, mas não deixo de ficar frustrado quando via o Benfica, a ganhar por 1-0 e a defender o resultado contra equipas que nada poderiam fazer contra um Benfica a mandar no jogo. Compreendo que fosse necessário descansar os jogadores, mas várias vezes acabávamos por ter de nos cansar mais a tentar recuperar o controlo do jogo, do que se mantivéssemos um ritmo rápido de jogo. Parece que o JJ não sabe que se pode descansar sem ser com o rabo entre as pernas. A aposta que foi feita em jogadores para rodar foi-se perdendo com o passar do tempo, e o mesmo 11 repetiu-se jogo após jogo, após a lesão o André Gomes perdeu o lugar, e vimos Aimar e Carlos Martins sem ritmo de jogo a entrar em campo para fazerem alguma coisa, e a não fazerem nadam enquanto o Miguel Rosa se "estraga" na B com um treinador medíocre. Fico triste também pelo facto de estar na cara que houve medo do Porto, enquanto que o Porto não se intimidou connosco. Acho impensável nós termos medo de um Porto que esteve longe de deslumbrar esta época, com um treinador que nem os adeptos apoiam, está bem que jogávamos em casa deles onde são fortíssimos, mas o Benfica esta época praticava do melhor futebol da Europa, e não devia temer ninguém onde quer que fosse. Dito isto, se o JJ ficar que "novamente", e friso o novamente, aprenda com os erros, e se quiser fazer descansar a equipa, que aposte nos jogadores certos do plantel, em vez de defender o resultado aos 20 min de jogo. Editado 27 Maio 2013 por Mister Fabiu Compartilhar este post Link para o post
The_Killer Publicado 27 Maio 2013 E essa história do "foi o grande inventor do Matic e fez dele um grande jogar, etc" por amor de Deus que p*ta de mito. Não nos esqueçamos que é um jogar que veio do Benfica pelo Chelsea e que quando lá estava já era referenciado como uma grande promessa futura. Não inventou Matic, não inventou a posição do Matic, nem nada do género. Lol está bem. Agora o Jesus não fez nada também Compartilhar este post Link para o post
verY Publicado 27 Maio 2013 É o filme do Fernando Santos outra vez. Só que no caso do Fernando Santos julgo que tinha mesmo mais um ano de contrato. E devia custar menos de 1/4 deste. Compartilhar este post Link para o post
Ed Publicado 27 Maio 2013 É o filme do Fernando Santos outra vez. Só que no caso do Fernando Santos julgo que tinha mesmo mais um ano de contrato. Ou José Peseiro. Acho que é mais José Peseiro. :lol: Lol está bem. Agora o Jesus não fez nada também Eu não disse que o Jesus não fez nada. A questão do Matic em que parece que o rapaz era um tosco e se não fosse o JJ ele não seria nada é que não concordo em nada com isso. Se falares do Enzo, Coentrão, ok, agora do Matic não me parece. Compartilhar este post Link para o post
The_Killer Publicado 27 Maio 2013 Mas de certeza que concordas que teve um papel fundamental no desenvolvimento do Matic, não? Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 27 Maio 2013 E devia custar menos de 1/4 deste. Certo. Apesar de que acho que também é significativamente mais fraco que o Jesus. Ou José Peseiro. Acho que é mais José Peseiro. :lol: A contestação ao Peseiro no fim da época não me parecia assim tão grande. O Jesus, tal como no caso do Fernando Santos tá na cara que vai dar m*rda rapidamente. E manter um treinador nessas condições é pedir problemas. Para quem se preocupa que andemos para trás se o Jesus sair agora pensem no que foi a época em que ficámos sem treinador à primeira jornada. Foi boa, não foi? Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 27 Maio 2013 O Artur no golo do Estoril pouco podia fazer, o jogador do Estoril estava em fora de jogo e estorvou a visão ao Artur. No 2º golo do Chelsea nem de escadote lá chegava. O Artur não é o mau Gr que muitos de vocês dizem. Tem um grande defeito que é jogar com os pés, mas isso é um trabalho que leva bastante tempo nos Gr. Está a passar a fase do Quim. Começa bem, depois mete umas capoeiradas e a malta não liga, e agora está na fase do "não tem hipótese nenhuma!". Falta levantar o braço. E isso dos pés, neste caso está a demorar quase 32 anos. É esperar que lá para os 55 consiga chutar a bola para longe. Compartilhar este post Link para o post
verY Publicado 27 Maio 2013 Foi na Madeira. Foi na Luz contra o Porto. Foi com o Estoril. Foi no Dragão. Foi ontem. Agora contem os frangos do Roberto. Duvido que haja mais e que nos tenham custado mais pontos e competições. Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 27 Maio 2013 O Roberto é capaz de ter superado, simplesmente não foram tão graves, tirando este... http://www.youtube.com/watch?v=JuV3XI3m97c Compartilhar este post Link para o post
Ed Publicado 27 Maio 2013 Mas de certeza que concordas que teve um papel fundamental no desenvolvimento do Matic, não? SIm. Pô-lo a jogar. Certo. Apesar de que acho que também é significativamente mais fraco que o Jesus. A contestação ao Peseiro no fim da época não me parecia assim tão grande. O Jesus, tal como no caso do Fernando Santos tá na cara que vai dar m*rda rapidamente. E manter um treinador nessas condições é pedir problemas. Para quem se preocupa que andemos para trás se o Jesus sair agora pensem no que foi a época em que ficámos sem treinador à primeira jornada. Foi boa, não foi? Não me recordo mas tenho ideia que ele não durou muito tempo à frente do Sporting depois. E ainda tens mais comparativo, o "tomar no c*" do Rochemback... É demasiado parecido ao Peseiro, esta situação toda. Compartilhar este post Link para o post
Bumblefoot Publicado 27 Maio 2013 O Roberto também nós fez perder alguns pontos. Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 27 Maio 2013 O Artur, se tivesse a imprensa que o Roberto teve, em vez de dar os frangos que deu tinha dado o dobro. Mas fácil. Muito se aguentou o Roberto, lembro-me duma fase de 2 ou 3 meses em que ele esteve muito bem. Compartilhar este post Link para o post
Faint Publicado 27 Maio 2013 O Artur, se tivesse a imprensa que o Roberto teve, em vez de dar os frangos que deu tinha dado o dobro. Mas fácil. Muito se aguentou o Roberto, lembro-me duma fase de 2 ou 3 meses em que ele esteve muito bem. não aceito outra opção a não ser o Oblak na baliza. Compartilhar este post Link para o post
sinik Publicado 27 Maio 2013 Cá para mim o Vieira só está à espera que o FCP resolva a situação do Treinador para depois despedir o Jesus. Compartilhar este post Link para o post
The_Killer Publicado 27 Maio 2013 O Roberto ainda teve aqueles jogos no início em que demorou a assentar. Lembro-me perfeitamente de ter ficado parvo com um dos golos do Nacional. E Ed, acho que não faz muito sentido colocar as coisas da maneira como colocaste porque de facto há mérito do Jesus nisso, e não foi só com o Matic. Compartilhar este post Link para o post
totch Publicado 27 Maio 2013 O Roberto também nós fez perder alguns pontos. No minimo 12 pontos Compartilhar este post Link para o post
Ed Publicado 27 Maio 2013 O Roberto ainda teve aqueles jogos no início em que demorou a assentar. Lembro-me perfeitamente de ter ficado parvo com um dos golos do Nacional. E Ed, acho que não faz muito sentido colocar as coisas da maneira como colocaste porque de facto há mérito do Jesus nisso, e não foi só com o Matic. Já disse, Enzo, Coentrão, dou o mérito das adaptações terem resultado em pleno. Um coisa voltando alguém sabe o porquê de um momento para outro o André Gomes ter desaparecido do mapa? Compartilhar este post Link para o post