Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Che

[Benfica] Futebol

Publicações recomendadas

Mas porquê? Teve 3 anos cheios de oportunidades para ganhar títulos e o que ganhou foi um grande das Caldas. Quem te ouvir falar pensa que o Benfica tem uma equipa do meio da tabela. Um treinador vencedor com esta equipa era campeão pelo menos 3 vezes nestes últimos 4 anos. Ponto final.

Isto. mas o que ele está a dizer é que está contente por estar lá, ou seja um dia vamos ganhar. Mais propriamente, de 4 em 4 anos. Mas uma coisa, não falem do Benfiquinha por nao existe Benfiquinha, SOMOS BENFICA SEMPRE, dizer Benfiquinha é falta de respeito

Compartilhar este post

Link para o post

Mas porquê? Teve 3 anos cheios de oportunidades para ganhar títulos e o que ganhou foi um grande das Caldas. Quem te ouvir falar pensa que o Benfica tem uma equipa do meio da tabela. Um treinador vencedor com esta equipa era campeão pelo menos 3 vezes nestes últimos 4 anos. Ponto final.

O Benfica tem uma das melhores equipas do campeonato, desde há 4 anos. O problema é que tens o Porto do outro lado, um projecto já consolidado e um estrutura que permite um treinador razoável ser campeão. Quem te diz que um Benfica consolidado com JJ não está a ter um ponto de partida para uma hegemonia ainda maior que o Porto? Ou achas que a estrutura que lhes permite dominar o futebol nacional se fez em meia dúzia de épocas? É a minha crença que estamos no caminho certo, claro que esta época também me doeu e muito mas acredito num futuro muito mais risonho.

Compartilhar este post

Link para o post

Poderíamos estar perante a época perfeita, ou perto disso, se a época tivesse terminado no dia 05 de Maio. O Benfica esteve envolvido em todas as frentes até ao final da temporada, mas acabou por não ganhar nenhuma. Ou seja, morremos, literalmente na praia. Em três competições possíveis conseguimos a fantástica marca de não ganharmos nenhuma. As responsabilidades vão ter que ser assumidas por tudo e todos, porque a culpa não deve recair só sobre o treinador, jogadores ou direção, todos eles têm culpas no cartório.

Jorge Jesus, no início da época, garantiu ter aprendido com os erros e afirmou que o campeonato seria o principal objetivo desta época. Ou seja, se houvesse mais que uma competição, no mesmo espaço temporal, o campeonato teria a primazia. O Benfica desfalcado - fruto de um mau planeamento - começou a época com algumas adaptações e foi correspondendo durante grande parte da temporada. Existiu, de fato, uma maior rotação do plantel e as coisas pareceram andar sempre nos eixos, mesmo com algumas flutuações em termos exibicionais, mais especificamente entre Janeiro e Março - onde é hábito quebrarmos. Se fossemos a analisar a época até dia 05 de Maio, Jorge Jesus teria sido um treinador fantástico, porém a época acabou ontem, dia 26 de Maio (21 dias depois e depois de três competições perdidas). O Jesus é um treinador muito bom, potenciou o Benfica durante estes anos, contribui de forma bastante acentuada para a venda de alguns jogadores e colocou a equipa a jogar um bom futebol, mas não foi a primeira vez que a equipa claudicou num momento decisivo, deixando os adeptos/sócios/acionistas desolados.

O treinador deve ser alguém que sabe liderar e que deve saber gerir um plantel, não só do prisma físico, mas também mental. Do ponto de vista físico a equipa começou a ir-se "abaixo das canetas" nos últimos jogos, devia ter existido mais cuidado na rotação da equipa, e mentalmente houve um quebra gritante depois das derrotas com Porto e Chelsea. Perto destas duas finais sempre pensei que se devia trabalhar mais o fator psicológico dos jogadores (em termos de motivação) e proporcionar-lhes uma melhoria cognitiva, porque o cérebro desgasta-te bastante com os vários jogos que o Benfica vinha a fazer e mais tarde, ou mais cedo, iríamos pagar a fatura. No jogo com o FCP Jesus quis acautelar o empate cedo demais e muitas vezes quem procura o empate acaba por sair derrotado, o que, efetivamente, aconteceu. Não discordo das alterações feitas, mas sim do timing. Com o Chelsea a equipa sofre um golo devido a uma desatenção de Jardel e também de André Almeida, que fica plantado no chão olhando para Ivanovic. No final do encontro com o Chelsea surgiu, para mim, o primeiro sinal de alarme, o desentendimento entre Jorge Jesus e Enzo Perez. Isto acaba por ser normal quando o treinador cobra tudo e mais alguma coisa aos jogadores, não demonstrando a mínima paciência com os seus erros. Jesus cobra bastante aos jogadores do Benfica, obriga-os a trabalhar nos limites e muitas vezes além deles. Os jogadores trabalham e seguem, muitas vezes, essas ordens, porque acreditam que trabalhando no duro podem ganhar. Então, empenham-se totalmente e dão o máximo de si. Claro que quando se perde tudo e os jogadores sabem que trabalharam duro, mas mesmo assim continuam a ser alvos de críticas e correções duras, a paciência esgota-se e o treinador é o alvo do seu descontentamento. O mesmo aconteceu ontem com Cardozo. Ninguém gosta de trabalhar no máximo e continuar a ser alvo de duras críticas da parte de alguém que não tem muita sensibilidade para gerir pessoas. Jesus pode ser um treinador muito bom, especialmente nos aspetos técnicos e táticos, mas como gestor de homens e líder é pouco eficaz. Duas situações públicas de altercações entre os jogadores e ele atestam isso. Neste momento, o balneário deve estar partido e dificilmente, devido aos insucessos, Jesus voltará a ganhar mão na equipa. Ou se vende os jogadores que já acusam uma certa saturação ou sai o treinador. Outra nota em relação à condução de homens, o cair de joelhos e as lágrimas de ontem, não são boas para um líder, porque demonstram fragilidade ou invés de mostrar a frieza necessária para superar uma sucessão de eventos negativos. Jesus podia estar a sofrer, não duvido, nesses momentos, mas nunca o devia ter exteriorizado, os jogadores sabem interpretar essas coisas e quando o seu líder é o primeiro a cair por terra, eles "absorvem" essa mensagem e também caem.

Eu sei que o Jesus catapultou o Benfica para bons níveis exibicionais, a equipa tem um futebol ofensivo e muitas vezes bonito, a chamada nota artística, mas não podemos continuar a perder títulos assim. A mentalidade do "quase" não pode reinar no clube. É certo que há muitos anos uma época assim seria de sonho, mas depois do que temos vindo a fazer, simplesmente uma temporada desta é insuficiente, talvez estejamos mal habituados. O que conta são os títulos. Poucos se devem lembrar em que ano o Sporting ganhou quase tudo e daqui a muitos anos o mesmo acontecerá connosco, ninguém se lembrará do que aconteceu na época 2012/2013 (além dos benfiquistas e de Jorge Jesus, claro). É que ganhando também se vendem jogadores, também se valoriza o plantel, etc. Não nos esqueçamos disso.

Uma adenda ainda em relação ao assunto do treinador, por mais que o Jesus diga que o clube andou nas fases de decisão em várias competições isso é igual a nada, porque ao perder tanto faz que seja no início ou no fim, interessa estar nos momentos decisivos e ganhá-los, as finais foram feitas para se ganhar e não para se estar lá e perder. Para se chegar a uma fase decisiva, ser muito bom pode ser suficiente, mas para a ultrapassar e vencer é preciso ser excelente e, neste momento, nós estamos aptos para receber um treinador excelente, porque temos uma base construída.

No plantel também há jogadores que ou o seu tempo no Benfica já passou ou não podem ser titulares numa equipa que se pretende ganhadora. Na minha opinião, Luisão e Maxi Pereira já esgotaram o seu tempo no Benfica, o primeiro porque sempre precisou de renovar contratos constantemente para se sentir motivado no clube (e, ainda por cima, é capitão), para não falar da situação da peitada no árbitro, e o segundo porque, apesar de toda a sua entrega e garra, esta época mostrou algumas fragilidades. Posso estar a ser injusto, especialmente com o Maxi Pereira, porque se tivesse um substituto, a sua má fase poderia ser disfarçada, mas como nunca teve alguém para o substituir as suas lacunas ficaram mais evidentes nessa fase - se vier alguém que lute com ele naquela posição, será o ideal . Por outro lado, existe Artur, bem sei que nos deu pontos em vários pontos ao longo destas duas épocas e nos salvou de algumas derrotas, mas um guarda-redes do Benfica não pode só safar nos jogos "normais", nos jogos grandes e nas finais, este jogador treme como varas verdes e chega a comprometer. É preciso alguém sólido naquela posição, depois de Roberto, Artur foi um bom sucessor, todavia o brasileiro também treme e compromete em alturas decisivas. Ainda por cima numa posição tão específica e que é a última linha entre a glória e o desastre. É preciso alguém que compita com ele e que tenha nervos de aço, em todos os jogos e não só nos normais. Há outros casos, mas para mim há situações que precisam de ser resolvidas urgentemente.

Uma nota para toda a equipa, no jogo com o Porto e com o Chelsea, os jogadores, naqueles momentos finais, parece que "desligaram da corrente", estavam, no primeiro jogo, com a cabeça no final da partida e, no segundo, já estavam com a cabeça no prolongamento. Isso em alta competição e em fases decisivas paga-se caro, tal como se viu. A concentração é para ser mantida durante todo o jogo, ainda para mais em fases decisivas e onde se jogam muitas coisas, muitas vezes vitórias inesquecíveis e até carreiras.

A direção não pode ficar alheia a críticas, obviamente. O planeamento da época entre o Presidente (pessoa que assumiu pessoalmente a pasta do futebol depois da exoneração de Rui Costa) e o Treinador foi mal feito, a equipa tem lacunas e todos nós sabemos quais são. Porque não foram acauteladas? Houve dinheiro para investir noutras posições menos carenciadas, porque não se resolveram situações mais prementes com esse capital? Será que passamos a ser uma empresa e nos esquecemos de que são precisas vitórias? Ademais, numa altura em que a equipa precisava de tranquilidade e de união, onde todos os membros da direção deviam estar preocupados em garantir que o balneário se mantinha sereno e a situação se mantinha calma, tudo foi feito ao contrário. Mais uma vez, foi convocada uma daquelas vergonhosas conferências de imprensa, que só servem para embaraçar o clube e colocar sob a atenção dos holofotes o nome do clube (e, por sua vez, a equipa). Vieira também geriu menos bem a situação de Jesus, falou cedo demais quanto à renovação, devia manter o sigilo sobre esse assunto de forma a criar menos "ruído" à volta de tudo isto. Se repararmos ninguém sabe se Vítor Pereira sai ou não, o ruído à volta disso tem sido bem menor do que o ruído à volta da possível renovação de Jesus. Estas coisas são para ser tratadas internamente e não para ser discutidas em terreiro, ainda para mais sob o foco dos media. O silêncio, em momentos decisivos, é de ouro. Há outras questões, fora da órbita do que se passou esta época, que ainda têm de ser explicadas, a saída de Rui Costa de diretor desportivo, o regresso de Carraça e a comentada pega entre Carraça e Jesus. A direção tem que se impôr e os colaboradores têm que trabalhar com quem lhes é imposto, se não quiserem, que saiam.

O Benfica não pode estar refém de ninguém, o clube não acaba com a saída de nenhum Presidente, Treinador ou Jogador. O Benfica nunca acabou quando saíram grandes Presidentes, grandes Treinadores ou grandes Jogadores. Não há que ter medo de um possível bicho papão. Agora, avizinham-se um período de férias e pré-época, parece-me, bastante agitados, onde se vão aventar nomes de treinadores (se não se decidir rapidamente se Jesus fica ou sai), jogadores, etc. Era preciso resolver todas as questões rapidamente, algo atípico no Benfica, para se começar a trabalhar, desde logo, com a equipa na máxima força. A melhor solução para ultrapassar uma época destas é voltar a jogar o mais rápido possível. O mais rápido.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

A estaleca de campeão, cada um vê como quer. O que disse é que o plano do Benfica com JJ tem-se aproximado das decisões e está mais perto de ser campeão do que qualquer treinador que venha agora. A lógica de um plano a médio/longo prazo é a aproximação do sucesso e concretização do mesmo com cada vez mais frequência.

Aceitava isso se o FCP tivesse ganho estes 3 campeonatos categóricamente, mas não, ganharam 1 categóricamente, os outros 2 foi o SLB que os perdeu.

Compartilhar este post

Link para o post

O Benfica tem uma das melhores equipas do campeonato, desde há 4 anos. O problema é que tens o Porto do outro lado, um projecto já consolidado e um estrutura que permite um treinador razoável ser campeão. Quem te diz que um Benfica consolidado com JJ não está a ter um ponto de partida para uma hegemonia ainda maior que o Porto? Ou achas que a estrutura que lhes permite dominar o futebol nacional se fez em meia dúzia de épocas? É a minha crença que estamos no caminho certo, claro que esta época também me doeu e muito mas acredito num futuro muito mais risonho.

Nós temos que nos preocupar é com o Benfica, não é com a estrutura consolidada do Porto, é que isso já parece mais uma desculpa para não ganhar nada do que outra coisa. E sim, acho que o Benfica tem todas as condições para começar a ganhar desde já. Como disse atrás nos últimos 3 anos, não ganhámos pelos menos 2 campeonatos por culpa própria, não foi por culpa da "estrutura consolidada" do FCP, e é isso que me diz que o JJ não é o homem certo para iniciar uma hegemonia ainda maior que a do Porto.

Compartilhar este post

Link para o post

O Benfica mostrou que não sabe ganhar no dia em que se puseram aos saltinhos contra o marítimo. A seguir foi o que se viu. E o Jesus mostrou bem a mentalidade de cagao quando depois de perder 2 títulos por 2-1 aos 92 minutos chega a 3 final consecutiva e pensa que o 1-0 chega.

E dizer que o Benfica esta mais perto de ganhar é o típico benfiquinha do "po ano é que é". 3 anos nisto, 3.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

Escreveste um livro lol vou ler claro!

Compartilhar este post

Link para o post

Vai à m*rda, Vaart. Escreve alguma coisa que se leia em menos tempo. Assim vou ter de falhar o jantar. :|

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também acho que o Benfica tem condições para ganhar desde já. É preciso é a estrutura funcionar bem, para dar um plantel em condições de acordo com os desejos do treinador, seja o JJ ou outro. A razão por querer que o JJ continue é pq gosto da matriz de jogo do Benfica com ele e uma melhoria na defesa iria potenciar essa matriz para grandes voos. Há uns posts atrás falei no lateral esquerdo, lateral direito e uma dupla de centrais que se complemente da melhor forma, e é por aí que temos de começar.

edit: Li tudo e gostei bastante da análise Vaart. Pondo os gostos de lado, é bem verdade que o Benfica não é refem de ninguém, essa é uma boa mentalidade para o futuro. A questão do Luisão, Maxi e Artur também acho essenciais no processo.

Editado por DeadCeLL

Compartilhar este post

Link para o post

O orelhas tem que se mexer rápido. Buscar um treinador nas próximas duas semanas para planear a pré-época como deve de ser

Compartilhar este post

Link para o post

O que o Vaart escreveu pode ser reduzido a 3 ou 4 linhas,

Compartilhar este post

Link para o post

O que o Vaart escreveu pode ser reduzido a 3 ou 4 linhas,

Olha que não ;)

Porque dizer:

- Quero o Jesus fora do Benfica;

- Há jogadores que devem sair;

- A direção é incompetente.

Sem apresentar argumentos e exemplos não é boa prática, pode até ser sinal de bota-abaixismo.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

O orelhas tem que se mexer rápido. Buscar um treinador nas próximas duas semanas para planear a pré-época como deve de ser

O orelhas tem é de ser posto a andar e quanto mais depressa melhor. Por muito pouco que o JJ ganhe, o Vieira ainda ganha menos.

Há alguém que ache que o JJ tem mais culpa do que ele?

Compartilhar este post

Link para o post

O orelhas tem é de ser posto a andar e quanto mais depressa melhor. Por muito pouco que o JJ ganhe, o Vieira ainda ganha menos.

Há alguém que ache que o JJ tem mais culpa do que ele?

Quem lhe deu uma esmagadora maioria

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas todos sabemos que ele vai ficar lá mais 3 anos. Para quê utopias?

Compartilhar este post

Link para o post

O orelhas tem é de ser posto a andar e quanto mais depressa melhor. Por muito pouco que o JJ ganhe, o Vieira ainda ganha menos.Há alguém que ache que o JJ tem mais culpa do que ele?

O Vieira não podia/devia ser Presidente do Benfica, a sorte dele é não ter tido adversários suficientemente consolidados como benfiquistas. Aliás, basta ver que há adversários que posteriormente se passaram para o seu lado.

Só para não falar que é quase impossível que esta direção caia, ainda tem uma margem de apoio bastante grande.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

O Deadcell esta na minha onda de ideias e concordamos em quase tudo, juntamente com o Infinito, acho que somos os únicos a defender a continuidade do treinador.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha que não ;)

Porque dizer:

- Quero o Jesus fora do Benfica;

- Há jogadores que devem sair;

- A direção é incompetente.

Sem apresentar argumentos e exemplos não é boa prática, pode até ser sinal de bota-abaixismo.

Estava a só a responder a quem dizia que escreveste muito. As ideias gerais são mais ou menos essas que deixaste.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, são :)

Só achei por bem sustentá-las, porque isto criticar por criticar ou apontar por apontar não é muito do meu gosto.

Compartilhar este post

Link para o post

O Deadcell esta na minha onda de ideias e concordamos em quase tudo, juntamente com o Infinito, acho que somos os únicos a defender a continuidade do treinador.

Nos últimos tempos juntei-me ao vosso grupinho. :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas todos sabemos que ele vai ficar lá mais 3 anos. Para quê utopias?

Utopia é pensar que há alguém que esteja disposto a vir para o Benfica que ia ser campeão com este plantel. Se ficassemos fora das decisões um mês antes, mas sem ficar a 20 pontos do porto, simplesmente a uns 7 ou 10 o treinador era o maior e estava era tudo a mandar o Vieira com o crl porque vendeu o Javi e Witsel, não contratou laterais nem um redes, já para não dizer um meio campo. Muito tinha feito o JJ com este plantel. Como estivemos perto de dois milagres a culpa é do treinador.

Quando tiver paciência vou buscar quotes com o que se dizia depois da saída do Witsel sobre a qualidade do plantel e comparar com o que se diz agora depois da saida de dois bons suplentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a ver que estamos em minoria, ainda ontem no trio d'ataque o resultado da sondagem foi de 80% para Jesus não continuar. Veremos, seja qual for o futuro espero que seja o melhor para o nosso clube.

Compartilhar este post

Link para o post

Utopia é pensar que há alguém que esteja disposto a vir para o Benfica que ia ser campeão com este plantel. Se ficassemos fora das decisões um mês antes, mas sem ficar a 20 pontos do porto, simplesmente a uns 7 ou 10 o treinador era o maior e estava era tudo a mandar o Vieira com o crl porque vendeu o Javi e Witsel, não contratou laterais nem um redes, já para não dizer um meio campo. Muito tinha feito o JJ com este plantel. Como estivemos perto de dois milagres a culpa é do treinador.

Quando tiver paciência vou buscar quotes com o que se dizia depois da saída do Witsel sobre a qualidade do plantel e comparar com o que se diz agora depois da saida de dois bons suplentes.

Mas isso é tudo verdade e ainda assim ele não tem condições para continuar. Não tem porque o adepto-tipo não somos nós.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...