Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Primário, Básico, Secundário e Exames Nacionais

Publicações recomendadas

Muito obrigado :prayer:

basicamente esses defeitos e virtudes apontados aos peixes é uma metáfora, sendo os peixes os homens, certo?

Nem sei o que andava a fazer quando dei o Sermão :lol:

Sim :compinchas: Mais os defeitos que as virtudes, porque autor numa certa altura diz que os peixes se devem afastar dos homens. Basicamente o Padre António Vieira fez uma obra para criticar os homens e os defeitos que estes apresentam :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estudei isso hoje por isso posso-te dar uma ajuda:

Aquilo em termos de estrutura divide-se em 6 capítulos:

1ª Capitulo - Neste capitulo o autor elogia Santo António e desenvolve a ideia do "Vós sois o sal da terra": O sal é uma metáfora para os pregadores pois assim como o sal impede que os alimentos se estraguem, os pregadores impedem a corrupção. O autor nesta fase afirma que a Terra(homens) está corrupta e coloca a questão de quem será a culpa. Ai diz que ou é dos pregadores (não ensinam a verdadeira doutrina, dizem uma coisa e fazem outra,pregam-se a si e não a Cristo) ou é dos homens ( não querem ouvir, querem antes imitar o que os pregadores fazem e não o que dizem, servem os seus apetites em vez de Cristo). Este capitulo termina com uma espécie de invocação a Maria.

2ª Capitulo - Aqui o autor louva os peixes em geral. Louvores: Obediência, respeito e devoção ao ouvirem a palavra de Cristo.

3ª Capitulo - Louvor aos peixes em Particular:

Tobias - cura a cegueira, liberta a alma do mal.

Rémora - tem muita força.

Torpedo - dá descargas eléctricas quando o tentam apanhar.

4 Olhos - Certamente os dois pares de olhos seriam mais úteis para o homem, pois podia olhar para cima sabendo que existe céu e para baixo sabendo que existe inferno.

4ª Capitulo - Repreensão aos peixes em geral. Repreensões: Ignorância; Cegueira; Comem-se uns aos outros ( os grandes comem os pequenos)

5ª Capitulo - Repreensão aos peixes em particular:

Roncador - autopromovem-se ( grunhem como se fossem porcos ) mas valem pouco.

Pegador - parasita ( se os tubarões morrem eles também morrem ).

Voador - ambicioso, querem se transformar naquilo que não são.

Polvo - dissimulado

6º Capitulo - A ideia é de apreciação dos peixes pois o autor diz: "Ah que quase estou por dizer que me fora melhor ser como vós.

Basicamente, esta obra é uma verdadeira metáfora que o Padre António Vieira usa para criticar os homens. ( por exemplo as ciriticas em particular aos peixes podem ser exemplos de criticas ao homem: parasita, ambição desmedida, dissimulação, autopromoção.

Espero ter ajudado :compinchas:

crl, és enorme :prayer:

Vai já para o meu resumo de português! A ver se quinta já tenho tudo preparado das três disciplinas que faço exame para fazer revisões gerais sozinho, fora os apoios!

Compartilhar este post

Link para o post

Sim :compinchas: Mais os defeitos que as virtudes, porque autor numa certa altura diz que os peixes se devem afastar dos homens. Basicamente o Padre António Vieira fez uma obra para criticar os homens e os defeitos que estes apresentam :compinchas:

Obrigadão, a matéria que tenho de aprofundar mais é a do 11º, pois tive um professor um bocado mau, pelo menos no 12º tive uma exelente professora.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigadão, a matéria que tenho de aprofundar mais é a do 11º, pois tive um professor um bocado mau, pelo menos no 12º tive uma exelente professora.

Maias se quiseres tens resumos à toa por ai. Em relação ao Cesário Verde, é poesia e portanto existe pouca coisa a estudar mas se quiseres ter uma ideia melhor:

http://www.escolavirtual.pt/assets/conteudos/downloads/11por/11por2908pdf01.fh11.pdf

Penso que está claro e diz tudo o que precisas de saber.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um palpite (eu e não só) que vai sair mesmo Cesário Verde este ano, mas deus queira que não.. e estudar para este exame para mim está a ser tão estranho é que nem sei, leio só os resumos das obras e tá feito, mas sinto que falta qualquer coisa...

Já agora alguém sabe algum site com exercicios de gramática fixes?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um palpite (eu e não só) que vai sair mesmo Cesário Verde este ano, mas deus queira que não.. e estudar para este exame para mim está a ser tão estranho é que nem sei, leio só os resumos das obras e tá feito, mas sinto que falta qualquer coisa...

Já agora alguém sabe algum site com exercicios de gramática fixes?

Tens 14 exames nacionais, ou seja 14 grupos de gramática. Se conseguires responder bem aquilo podes ( à partida) estar confiante :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Tens 14 exames nacionais, ou seja 14 grupos de gramática. Se conseguires responder bem aquilo podes ( à partida) estar confiante :compinchas:

Metade deles já fiz e não correu mal, vou fazer o resto.. espero que corra bem até porque os grupos de gramática dos testes da minha prof. foram 50x mais difíceis que esses de exame por isso preparado estou

Btw, interrompi hoje o estudo de História para dar duro em português, mas amanhã volto ao inferno, módulo 6 :estrelas: :cadeirada:

Editado por TreinadorB

Compartilhar este post

Link para o post

Metade deles já fiz e não correu mal, vou fazer o resto.. espero que corra bem até porque os grupos de gramática dos testes da minha prof. foram 50x mais difíceis que esses de exame por isso preparado estou

Btw, interrompi hoje o estudo de História para dar duro em português, mas amanhã volto ao inferno, módulo 6 :estrelas: :cadeirada:

Eu hoje estive quase 3 horas em cima de Filosofia e tive aí uma meia horinha a olhar para Português.

Amanhã também volto intensamente à História.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha stora tbm disse para estudarmos Cesario Verde. Nao me lembro de nada sobre ele :medinho:

fds isto de matematica come a cabeça toda a um gajo, olha para um exercicio que nao sabe fazer começa logo a fazer trinta filmes de nao sabe a materia, nao esta preparado nao sei o que vou fazer, tanto guito gasto....fds so da vontade de chorar e ir viver para o gelo com os penguins. Ao menos la nao ha exames

Compartilhar este post

Link para o post

Eu hoje estive quase 3 horas em cima de Filosofia e tive aí uma meia horinha a olhar para Português.

Amanhã também volto intensamente à História.

Tem mesmo que ser, eu safo-me bastante bem em matéria de 12º mas de 10º e de 11º já não posso dizer o mesmo.. mas só me falta um módulo de 11º, menos mal.

Compartilhar este post

Link para o post

Cesário Verde é tranquilo :)

a coisa mais importate é aquilo d binómio cidade/campo, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, apesar de ele ter nascido na cidade ele "apaixona-se" pelo campo

Compartilhar este post

Link para o post

A minha stora tbm disse para estudarmos Cesario Verde. Nao me lembro de nada sobre ele :medinho:

fds isto de matematica come a cabeça toda a um gajo, olha para um exercicio que nao sabe fazer começa logo a fazer trinta filmes de nao sabe a materia, nao esta preparado nao sei o que vou fazer, tanto guito gasto....fds so da vontade de chorar e ir viver para o gelo com os penguins. Ao menos la nao ha exames

Como eu te compreendo...

Compartilhar este post

Link para o post

História é EZ PZ. Estou à nora é com a máteria de 10º e 11º...

Ainda assim, vou tentar focar-me mais em Português porque é onde tenho mais dificuldades.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive agora um apoio de História (matéria de 12º) e foi beeeem útil !! Vou tentar ir ao maior número de apoios possível, para em casa me concentrar em 10º e 11º .

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, apesar de ele ter nascido na cidade ele "apaixona-se" pelo campo

Exato. Hoje tive a fazer exercicios da Mensagem e é tranquilo. É interpretar o que está lá. Não tem nada de especial q saber.

Compartilhar este post

Link para o post

eu tou mesmo fdd é a História do 10º e 11º, mas como sai em documentos vou rezar para que sejam de fácil interpretação :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Tão isto. E cada vez mais acho que as explicações são uma valente m*rda, os exercícios são muito específicos...

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje tive apoio de História e de Português.

Seja como for, hoje tenho ver se imprimo tudo o que a professora me mandou pro mail, vai ser uma resma só em folhas, pqp!

Espero que esta m*rda passe depressa.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz inscrição numa escola profissional agrícola, lá vou eu ter de lá ficar todas as semanas e só venho a casa ao fim de semana, ora fds.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje tive apoio de História e de Português.

Seja como for, hoje tenho ver se imprimo tudo o que a professora me mandou pro mail, vai ser uma resma só em folhas, pqp!

Espero que esta m*rda passe depressa.

Vais ter 20 a tudo, Einstein.

Compartilhar este post

Link para o post

Lembra-te de não te precipitares nas tuas decisões/respostas.

Compartilhar este post

Link para o post

Tão isto. E cada vez mais acho que as explicações são uma valente m*rda, os exercícios são muito específicos...

Os meus livros sao os do novo espaço e por exemplo, eu ja fiz praticamente todos os exercicios de funcoes do livro do 11º e olho para exercicios de exame e teste intermedio (relacionados com funcoes de 11º claro) e so me abtece arrancar os olhos. Ja mandei vir aquele livro da porto editora de preparacao de exames, pode ser que ajude nalguma coisa

Editado por familia2

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é o essencial de geometria que é preciso saber? Não queria perder muito tempo com isto, era para começar já a fazer exames.

familia compra uns livros que existem do gave, cujos exercícios são os que saíram em anos anteriores nos exames e testes intermédios. Dá para um gajo se familiarizar com os exercícios de exame.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...