Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Primário, Básico, Secundário e Exames Nacionais

Publicações recomendadas

Ja se sabe que obras saem no exame de portugues? Normalmente por esta altura e tambem pelas materias que sairam os anos passados ja se costuma saber mais ou menos quais as obras que saem. Nao me abtece nada estudar FLS e o Sermao

Estou na fé de que sendo ano de eleições que o teste seja mais fácil. ETerminei MACS, não sei com que nota final vou terminar, se 12, 13 ou 14. Tenho um professor daqueles cujo Excell deve ter uns bugs. Ainda assim, é ir a exame, manter a nota e depois já está tudo feito.

Eu tbm, espero bem que sim :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

A mim não me apetece estudar Mensagem, Os Maias e Memorial. O resto já está tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu prof recomendou-nos a estudar FLS e FHL.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem me lembrei disso :mrgreen: Nem sequer fui ao teatro não sei praticamente nada da obra

Compartilhar este post

Link para o post

Nem me lembrei disso :mrgreen: Nem sequer fui ao teatro não sei praticamente nada da obra

fizeste mal :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Os Maias de certeza que não sai pois nem todas as escolas escolhem esse livro, apenas têm de escolher 1 livro de Eça no 11º, não tem der ser Os Maias.

Eu vou marrar bem em Fernando Pessoa porque tenho quase a certeza que vai sair.

Vê o filme dessa obra, eu aprendi mais a ver o filme do que a ler a obra, só tens de prestar atenção às dualidades com o Estado Novo e os significados das coisas, como por exemplo a saia verde da Matilde ou os diferentes tipos de luar que há para a Matilde e para os gajos do poder.

Editado por Robelink

Compartilhar este post

Link para o post

Até sei maior parte da história disso, mas onde posso "comprar" o filme? Pelo Youtube é chato.

Compartilhar este post

Link para o post

Até sei maior parte da história disso, mas onde posso "comprar" o filme? Pelo Youtube é chato.

Não faço ideia onde a minha professora foi comprar mas vi isto e é capaz de ajudar:

"Conselho: metam a velocidade em 1.25 (nas definições do video). Vão conseguir perceber tudo na mesma mas em vez de demorarem 1:30h a ver o filme demoram 50 minutos ;)"

Compartilhar este post

Link para o post

FHL é provavelmente a obra mais fácil de todas. A par do Sermão, talvez.

Compartilhar este post

Link para o post

Achei o Memorial mais fácil que o FHL, o meu problema está no Sermão.

Compartilhar este post

Link para o post

Disseram-me que Pessoa ortónimo sai de certeza. Estudem os temas (dor de pensar, fingimento poético, nostalgia da infância, bláblá) e procurem poemas desses no livro, resolvendo depois as questões de desenvolvimento. Quanto ao outro grupo, não faço a mínima. O ano passado saiu Memorial do Convento e o Sermão na 1ª Fase e Felizmente Há Luar e Frei Luís de Sousa na 2ª. Diria que deve sair o Memorial ou o FHL...

Compartilhar este post

Link para o post

E ainda tenho que por tudo na calculadora :medinho: vou a fnac comprar o livro da porto editora de preparacao exames

Compartilhar este post

Link para o post

Fernando Pessoa eu acho fácil por acaso. Felizmente há Luar e Frei Luis de Sousa vou ver os filmes e depois estudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Podia era sair Maias, que coisa mais facil

Por o que? Eu nem sei mexer na minha :mrgreen:

A Casio é relativamente facil de usar. Pa por formulas e procedimentos para resolver exercicios que eu tenha dificuldade. Chutar para la tudo o que possa ajudar

Compartilhar este post

Link para o post

calculadora era a minha ti n-spire..para formulas e isso era um mimo :mrgreen:

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post

A minha é a ti-82 Stats. Tenho de aprender a mexer nisto :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que Camões lírico vai sair de certeza.

Pode ser que esteja enganado, mas..

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém tem alguma gramática porreira ? 10-11ª ???? MP pls

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém tem alguma gramática porreira ? 10-11ª ???? MP pls

Os meus livros de 10º e 11º ano tem a gramática na parte de trás muito bem explicada. É o Expressões. Não sei se tens o mesmo, ou se o teu tem, ou se ainda tens algum, mas seja como for tenta ver aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Achei o Memorial mais fácil que o FHL, o meu problema está no Sermão.

Eu estudei isso hoje por isso posso-te dar uma ajuda:

Aquilo em termos de estrutura divide-se em 6 capítulos:

1ª Capitulo - Neste capitulo o autor elogia Santo António e desenvolve a ideia do "Vós sois o sal da terra": O sal é uma metáfora para os pregadores pois assim como o sal impede que os alimentos se estraguem, os pregadores impedem a corrupção. O autor nesta fase afirma que a Terra(homens) está corrupta e coloca a questão de quem será a culpa. Ai diz que ou é dos pregadores (não ensinam a verdadeira doutrina, dizem uma coisa e fazem outra,pregam-se a si e não a Cristo) ou é dos homens ( não querem ouvir, querem antes imitar o que os pregadores fazem e não o que dizem, servem os seus apetites em vez de Cristo). Este capitulo termina com uma espécie de invocação a Maria.

2ª Capitulo - Aqui o autor louva os peixes em geral. Louvores: Obediência, respeito e devoção ao ouvirem a palavra de Cristo.

3ª Capitulo - Louvor aos peixes em Particular:

Tobias - cura a cegueira, liberta a alma do mal.

Rémora - tem muita força.

Torpedo - dá descargas eléctricas quando o tentam apanhar.

4 Olhos - Certamente os dois pares de olhos seriam mais úteis para o homem, pois podia olhar para cima sabendo que existe céu e para baixo sabendo que existe inferno.

4ª Capitulo - Repreensão aos peixes em geral. Repreensões: Ignorância; Cegueira; Comem-se uns aos outros ( os grandes comem os pequenos)

5ª Capitulo - Repreensão aos peixes em particular:

Roncador - autopromovem-se ( grunhem como se fossem porcos ) mas valem pouco.

Pegador - parasita ( se os tubarões morrem eles também morrem ).

Voador - ambicioso, querem se transformar naquilo que não são.

Polvo - dissimulado

6º Capitulo - A ideia é de apreciação dos peixes pois o autor diz: "Ah que quase estou por dizer que me fora melhor ser como vós.

Basicamente, esta obra é uma verdadeira metáfora que o Padre António Vieira usa para criticar os homens. ( por exemplo as ciriticas em particular aos peixes podem ser exemplos de criticas ao homem: parasita, ambição desmedida, dissimulação, autopromoção.

Espero ter ajudado :compinchas:

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estudei isso hoje por isso posso-te dar uma ajuda:

Aquilo em termos de estrutura divide-se em 6 capítulos:

1ª Capitulo - Neste capitulo o autor elogia Santo António e desenvolve a ideia do "Vós sois o sal da terra": O sal é uma metáfora para os pregadores pois assim como o sal impede que os alimentos se estraguem, os pregadores impedem a corrupção. O autor nesta fase afirma que a Terra(homens) está corrupta e coloca a questão de quem será a culpa. Ai diz que ou é dos pregadores (não ensinam a verdadeira doutrina, dizem uma coisa e fazem outra,pregam-se a si e não a Cristo) ou é dos homens ( não querem ouvir, querem antes imitar o que os pregadores fazem e não o que dizem, servem os seus apetites em vez de Cristo). Este capitulo termina com uma espécie de invocação a Maria.

2ª Capitulo - Aqui o autor louva os peixes em geral. Louvores: Obediência, respeito e devoção ao ouvirem a palavra de Cristo.

3ª Capitulo - Louvor aos peixes em Particular:

Tobias - cura a cegueira, liberta a alma do mal.

Rémora - tem muita força.

Torpedo - dá descargas eléctricas quando o tentam apanhar.

4 Olhos - Certamente os dois pares de olhos seriam mais úteis para o homem, pois podia olhar para cima sabendo que existe céu e para baixo sabendo que existe inferno.

4ª Capitulo - Repreensão aos peixes em geral. Repreensões: Ignorância; Cegueira; Comem-se uns aos outros ( os grandes comem os pequenos)

5ª Capitulo - Repreensão aos peixes em particular:

Roncador - autopromovem-se ( grunhem como se fossem porcos ) mas valem pouco.

Pegador - parasita ( se os tubarões morrem eles também morrem ).

Voador - ambicioso, querem se transformar naquilo que não são.

Polvo - dissimulado

6º Capitulo - A ideia é de apreciação dos peixes pois o autor diz: "Ah que quase estou por dizer que me fora melhor ser como vós.

Basicamente, esta obra é uma verdadeira metáfora que o Padre António Vieira usa para criticar os homens. ( por exemplo as ciriticas em particular aos peixes podem ser exemplos de criticas ao homem: parasita, ambição desmedida, dissimulação, autopromoção.

Espero ter ajudado :compinchas:

Muito obrigado :prayer:

basicamente esses defeitos e virtudes apontados aos peixes é uma metáfora, sendo os peixes os homens, certo?

Nem sei o que andava a fazer quando dei o Sermão :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado :prayer:

basicamente esses defeitos e virtudes apontados aos peixes é uma metáfora, sendo os peixes os homens, certo?

Nem sei o que andava a fazer quando dei o Sermão :lol:

O Sermão é 11º certo ? Dei isso este ano.

Basicamente, como os homens não queria ouvir o Padre, ele vai pregar aos peixes utlizando os peixes para criticar e elogiar os homens ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...