Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Guest Rumpas

Querem um dica para aquele tipo de estruturas?

Na parte da carga uniformemente distribuida, a expressao é pl^2/8 (viga simplesmente apoiada), que é mais facil que integrar e calcular maximos e zeros.

Depois era só somar a parte linear da excentricidade (dá 8.1)

Sim, eu tinha uma série de tabelas quando estudei isto, mas aquilo até se faz bem, indo troço a troço, e deduzindo tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu tinha uma série de tabelas quando estudei isto, mas aquilo até se faz bem, indo troço a troço, e deduzindo tudo.

Isso aqui em Civil é tipo a tabuada dos dois :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A parte onde depois tive um pouco mais de dificuldade de recordar foi depois para traçar o Diagrama do Momento Flector, mas depois lá me fui lembrando de como se fazia aquilo.

Oh Dekap, tu ias pelo somatório de momentos troço a troço ou simplesmente integravas os troços do Diagrama de Esforço Transverso?

Tá na imagem -> M(x). Era só seguir essa "equação" e ia fazendo

Como assim? Eu para mim faço sempre assim, pelas funções de singularidade. Não há nada mais fácil :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Exacto, também faço assim, dekap. Vou por troços depois para o traçar.

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto, também faço assim, dekap. Vou por troços depois para o traçar.

:fixe:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei como chegaram a esses valores de reações, a não ser que o desenho da dita peça esteja mal desenhada.

Eu peguei nos valores dele, que deduzo estejam bem. É uma viga com :

-Apoio fixo em x=0.9m

-Apoio móvel em x=3.9m

-Carregamento uniforme (-12kN/m) de x=0.9m a x=3.9m

-Força de -9kN em x=0m

Dei agora uma vista de olhos nas contas e parecem certas. Não percebo a tua dúvida :strelas:

edit: és capaz de ter razão. acho que se enganou a calcular os momentos em A.

edit2: se considerou A no apoio fixo, está mal . o braço do carregamento devia ser 1.5m e não 2.4m e o braço da reacção B devia ser 3m e não 3.9m

Editado por dekap

Compartilhar este post

Link para o post

fdç ainda és mais gato do que eu pensava, Solero :mrgreen:

Na boa, sempre às ordens! :compinchas:

Esse sotaque mata-me :carinhoso: :mrgreen:

Kimi, tou no 2º ano de Engenharia Biomédica. É a 1ª cadeira de Mecânica que tenho, até aqui nunca tinha ouvido falar de flexões em vigas :mrgreen:

Tens a certeza em relação a esse valor? Eu tenho quase a certeza que os valores que pus estão bem.

Edit: Agora que vejo, o momento em B tem q ser calculado à distância de 3m e não 3.9m :facepalm: Pois é essa a distância em relação ao A, certo?

Editado por Solero

Compartilhar este post

Link para o post

Tem de dar Va=29.7 e Vb=15.3

Sim, dá isso. O erro foi este:

edit2: se considerou A no apoio fixo, está mal . o braço do carregamento devia ser 1.5m e não 2.4m e o braço da reacção B devia ser 3m e não 3.9m

Edit: Agora que vejo, o momento em B tem q ser calculado à distância de 3m e não 3.9m :facepalm: Pois é essa a distância em relação ao A, certo?

SIm. Se estas a calcular o momento em relação a A, o braço é do ponto de aplicação da força até ao ponto A

Editado por dekap

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Por acaso quando estive a resolver isso com o Solero, perguntei-lhe se ele tinha a certeza que aqueles valores estavam corretos, e nem os verifiquei :mrgreen:

Eu é que tenho sotaque? :mrgreen: Tu é que tens sotaque pa crl :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Que nabo, fds :mrgreen:

Fiz aquilo na aula e depois nem verifiquei. Sorry :mrgreen:

Para os do Norte, tu tens sotaque :lol: E btw, ninguém diz 'porventura' cá em cima, levas logo com um 'se calhar' :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

também não costumo usar a palavra "porventura", nem me recordo qual terá sido o contexto :lol: Mas por acaso curto o sotaque do norte. E acho piada ao facto do pessoal do Norte dizer que tenho sotaque, já não és o primeiro :lol: Aqui em Lisboa, e eu não sou de cá, amigos e isso, dizem que sou das pessoas que tenho menos sotaque :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu noto logo uma diferença brutal quando falo com pessoal do sul, se calhar não tens aquele sotaque de Lisbôa :mrgreen:

Editado por Solero

Compartilhar este post

Link para o post

Esse sotaque mata-me :carinhoso: :mrgreen:

Kimi, tou no 2º ano de Engenharia Biomédica. É a 1ª cadeira de Mecânica que tenho, até aqui nunca tinha ouvido falar de flexões em vigas :mrgreen:

Tens a certeza em relação a esse valor? Eu tenho quase a certeza que os valores que pus estão bem.

Por nada. Pensei que isso fosse cadeira de 1ºano, que foi o que eu tive.

Compartilhar este post

Link para o post

fds anatomia é top. Curto tanto daquilo. Já Biologia Celular, fds... e amanhã vou ter 4h dessa m*rda :| fisiologia está no meio, nem sei se gosto ou não :lol: as mais específicas do curso, não há como não gostar. :D fez hoje 3 semanas que comecei e estou a adorar.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a melhor maneira de aprender programção? Tenho Algoritmos e estrutura de dados e isto está um bocado negro para estes lados. Trabalho na linguagem C.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a melhor maneira de aprender programção? Tenho Algoritmos e estrutura de dados e isto está um bocado negro para estes lados. Trabalho na linguagem C.

O melhor é mesmo praticando, tenta fazer vários fazer vários exercícios sobre a matéria. Se não tiveres bases de programação vai ser mais complicado

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta perceber a lógica da programação em vez de te preocupares, para já, em decorares códigos, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação ás praxes, tenho aqui uma dúvida, é legal que num "tribunal" eles te possam bater com uma colher ou cortar cabelo?

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação ás praxes, tenho aqui uma dúvida, é legal que num "tribunal" eles te possam bater com uma colher ou cortar cabelo?

óbvio que legal à vista da lei portuguesa não não é

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post

óbvio que legal à vista do código penal português não não é

Bem me parecia, pois parece que por aqui é algo completamente normal acontecer...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...