Bumblefoot Publicado 23 Setembro 2013 Era uma boa altura para te infiltrares lá no meio e na hora H os mandares f*der à frente de toda a gente. Que hardcore. Não gosta mas vai na mesma, só para os ofender! Compartilhar este post Link para o post
Pat Riley Publicado 23 Setembro 2013 A mega festa é boa para andar a porrada. Anda tudo estúpido nessa noite. Compartilhar este post Link para o post
Perdigas Publicado 23 Setembro 2013 Eu sou capaz de ir ao arraial do técnico também. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 23 Setembro 2013 Que hardcore. Não gosta mas vai na mesma, só para os ofender! Peço desculpa pela falta de educação que sugeri a um user evidenciar numa actividade tão saudável, benéfica e respeitadora de todos os alunos. Compartilhar este post Link para o post
Guest Rumpas Publicado 23 Setembro 2013 Eu sou capaz de ir ao arraial do técnico também. Sério? Compartilhar este post Link para o post
Perdigas Publicado 23 Setembro 2013 Sério? É possível que sim. Tenho aí uns amigos meus e o meu primo vai desde cá de cima. Compartilhar este post Link para o post
Guest Rumpas Publicado 23 Setembro 2013 Se vieres depois avisa, que o último encontro imediato que tive contigo envolvia eu a vir do duche com a toalha à cintura, e tu tipo sentado em cima das minhas roupa/cenas na futebolada em Lisboa :lol: Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 23 Setembro 2013 Hoje foi o último dia de praxe a que fui. Bela cagada, sem dúvida que andar a bater com os cascos, ficar de 4, encher, olhar para o chão, rebolar na lama, gritar c*rlhadas sem piada e ouvir "doutores" frustrados o dia todo ajudou-me a integrar na universidade. E curioso que a única altura em que consegui falar mesmo com os meus colegas foi já no fim da praxe ao ir tudo para casa. É pena porque até fiz backread de conversas sobre praxes aí pelo fórum e parecem haver praxes bem interessantes mas este pseudo-regime militar não é para mim. Quem de facto gosta daquilo que fique e aproveite, eu é que nem sei como aguentei lá 1 semana. :lol: btw, vocês tinham de saber o código de praxe de cor? Hoje vieram 2 "Cardeais" que são só os maiores otários que já tinham idade (25 anos por aí) para ter juízo pegar connosco e mandar encher por não o sabermos de uma ponta a outra e o crl uma "doutora" minha até disse ao pessoal que amanhã quem responder mal a um quiz sobre o código é declarado anti-praxe lol tudo pela integração. Fica o registo que não se passa em lado nenhum porque os contra-exemplos são sempre do baril Compartilhar este post Link para o post
Apple Publicado 24 Setembro 2013 Era uma boa altura para te infiltrares lá no meio e na hora H os mandares f*der à frente de toda a gente. Juro que era o que me apetecia fazer logo ontem mas vou é embora daquilo sem dizer nada, nem quero dar mais importância a essa gente. "ah e tal, isso não era praxe" Mas é a tradição, não percebes???? tudo pela integração. Fica o registo que não se passa em lado nenhum porque os contra-exemplos são sempre do baril Não percebi a segunda frase. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 24 Setembro 2013 A minha namorada não curtiu nada das praxes dela, pelo que percebi só uma ou outra coisa se safava. Diz que aquilo em 90% do tempo não passava de fazer jogos sem qualquer tipo de piada, serem maltratados pelos Doutores e passarem o dia em pé a cantar sem fazerem praticamente mais nada. Ao que parece a comissão de praxes dela era super antipática e não tinha um pingo de sensibilidade ou simpatia para com os caloiros, não os ajudavam em nada, não os integravam em nada, zerinho. Ainda reclamaram com ela quando um dia foi para lá às 08h da manhã e teve de sair às 20h00 da noite porque se perdesse aquele comboio depois não tinha autocarro para casa em Sintra. Quando ela lhes explicou isso, só lhe responderam mal e começaram a criticar. Haaa, e o Padrinho dela disse-lhe que não gostava dela quando ela o escolheu. Por outro lado, tenho um amigo que curtiu bastante das praxes dele (noutra faculdade). Fartaram-se de fazer actividades super fixes, os doutores deixaram-nos à vontade, promoveram a integração deles, nunca foram mal-tratados. Diz que foi uma experiência a repetir. Haaa, e a Madrinha dele, num dos primeiros dias ofereceu-lhes casa para dormir para eles tentarem ir ao Rally Tascas da faculdade dele porque sabia que eles eram de longe e era complicado. Lá está, varia de faculdade para faculdade e principalmente varia bastante consoante a mentalidade de quem praxa. Eu vou aos primeiros dias da minha, se vir que acho estúpido e sem piada nenhuma, não meto lá mais os pés. Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 24 Setembro 2013 e ele, comeu a madrinha ou nem por isso? Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 24 Setembro 2013 e ele, comeu a madrinha ou nem por isso? Não, acabou por não ir ao Rally Tascas. Foi comer a namorada para casa :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Grillo Publicado 24 Setembro 2013 Se vieres depois avisa, que o último encontro imediato que tive contigo envolvia eu a vir do duche com a toalha à cintura, e tu tipo sentado em cima das minhas roupa/cenas na futebolada em Lisboa :lol: E a próxima futebolada também é no dia do arraial né? Compartilhar este post Link para o post
Perdigas Publicado 24 Setembro 2013 Se vieres depois avisa, que o último encontro imediato que tive contigo envolvia eu a vir do duche com a toalha à cintura, e tu tipo sentado em cima das minhas roupa/cenas na futebolada em Lisboa :lol: :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Bumblefoot Publicado 24 Setembro 2013 Peço desculpa pela falta de educação que sugeri a um user evidenciar numa actividade tão saudável, benéfica e respeitadora de todos os alunos. Se ele não gosta da atividade não volta a por lá os pés, simples. Eu não ia gostar mas também não voltava lá só para os insultar. Que cena ridícula. :lol: Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 24 Setembro 2013 (editado) Se ele não gosta da atividade não volta a por lá os pés, simples. Eu não ia gostar mas também não voltava lá só para os insultar. Que cena ridícula. :lol: Eu fiz o mesmo quando me chamaram besta. Se fosses no meio da rua e te abordassem de uma forma ofensiva não responderias da mesma forma? A questão é que, por ser praxe, aceitas um conjunto de comportamentos que não aceitarias noutra circunstância nenhuma. A isso eu chamo dissonância cognitiva. Não percebi a segunda frase. Fds agora que releio nem eu percebo o que escrevi, já devia estar com sono. :lol: Mas a ideia é que para cada exemplo de boa praxe deve existir outro contra-exemplo -como o mencionado - só que porque a uns agrada não há sensibilidade para perceber que pelo caminho tratam-se outras pessoas muito mal. E eu não tenho dados nacionais, mas pelo menos na minha universidade "toda a gente gosta da praxe" mas ao mesmo tempo toda a gente diz que "não quer ser praxada, agora só praxar". E na minha turma, por exemplo, são os mesmos que 2 ou 3 dias depois do que seria duas semanas de praxe (difere de faculdade para faculdade) - na qualidade de praxantes - já apresentavam um cansaço maior a um macaco a dactilografar um romance. (num àparte, o facto das comissões de praxes terem exatamente os mesmos dados que eu não os impede de irem dizer aos seus "formandos" que 90% das pessoas gosta e participa na praxe). Editado 24 Setembro 2013 por matisptfan Compartilhar este post Link para o post
Bumblefoot Publicado 24 Setembro 2013 Eu fiz o mesmo quando me chamaram besta. Se fosses no meio da rua e te abordassem de uma forma ofensiva não responderias da mesma forma? A questão é que, por ser praxe, aceitas um conjunto de comportamentos que não aceitarias noutra circunstância nenhuma. A isso eu chamo dissonância cognitiva. Fds agora que releio nem eu percebo o que escrevi, já devia estar com sono. :lol: Mas a ideia é que para cada exemplo de boa praxe deve existir outro contra-exemplo -como o mencionado - só que porque a uns agrada não há sensibilidade para perceber que pelo caminho tratam-se outras pessoas muito mal. E eu não tenho dados nacionais, mas pelo menos na minha universidade "toda a gente gosta da praxe" mas ao mesmo tempo toda a gente diz que "não quer ser praxada, agora só praxar". E na minha turma, por exemplo, são os mesmos que 2 ou 3 dias depois do que seria duas semanas de praxe (difere de faculdade para faculdade) - na qualidade de praxantes - já apresentavam um cansaço maior a um macaco a dactilografar um romance. (num àparte, o facto das comissões de praxes terem exatamente os mesmos dados que eu não os impede de irem dizer aos seus "formandos" que 90% das pessoas gosta e participa na praxe). Eu fiz o mesmo quando me chamaram besta. Se fosses no meio da rua e te abordassem de uma forma ofensiva não responderias da mesma forma? A questão é que, por ser praxe, aceitas um conjunto de comportamentos que não aceitarias noutra circunstância nenhuma. A isso eu chamo dissonância cognitiva. A única diferença é que não estás na rua, estas na praxe. Se vais lá já deves estar pelo menos a contar com qualquer coisa assim. Podes ter sorte e ser completamente diferente e ter pessoal fixe, mas não percebo como ficam ofendidos por vos chamarem nomes numa praxe. Não estou a dizer que não me importaria nem que ache bem, mas caramba, estão numa praxe. Não gostam de como é no vosso curso, não vão mais. Há uns tempos chamariam a essas indignações masturbação mental... Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 24 Setembro 2013 Matis, podes-me explicar onde está a dissonância cognitiva na situação que mencionas? Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 24 Setembro 2013 Matis, podes-me explicar onde está a dissonância cognitiva na situação que mencionas? Porque aquele que vai ser praxado sabe melhor do que ser alvo de comportamentos que não o agradariam em nenhuma situação que não na praxe mas ainda assim opta por participar. Também se deve a peer pressure e derivados. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 24 Setembro 2013 Chama-se a isso pressão dos pares e conformismo. Uma definição simples (proveniente da Wikipedia) de dissonância cognitiva: Termo da psicologia social, que se refere ao conflito entre duas ideias, crenças ou opiniões incompatíveis. Como esse conflito geralmente é desconfortável os indivíduos procuram acrescentar "elementos de consonância", mudar uma das crenças, ou as duas, para torna-las mais compatíveis.2 Este efeito foi descrito pela primeira vez numa experiência realizada nos Estados Unidos por Leon Festinger e Carlsmith em 1959. Compartilhar este post Link para o post
Guest Rumpas Publicado 24 Setembro 2013 E a próxima futebolada também é no dia do arraial né? Se se marcar, ya! Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 24 Setembro 2013 Chama-se a isso pressão dos pares e conformismo. Uma definição simples (proveniente da Wikipedia) de dissonância cognitiva: Termo da psicologia social, que se refere ao conflito entre duas ideias, crenças ou opiniões incompatíveis. Como esse conflito geralmente é desconfortável os indivíduos procuram acrescentar "elementos de consonância", mudar uma das crenças, ou as duas, para torna-las mais compatíveis.2 Este efeito foi descrito pela primeira vez numa experiência realizada nos Estados Unidos por Leon Festinger e Carlsmith em 1959. Sinceramente julgo que se adapta (já tinha lido a definição dessa mesma fonte) e foi-me até confirmado por professores meus. Neste caso seria o conflito seria o da participação na praxe vs não tirar daí benefício nenhum, criando-se elementos de consonância - nomeadamente a experiência de outros amigos ou a esperança de que connosco será diferente- terminando por largar a) a ideia de que a praxe não faz sentido para ficar com b) a ideia de que provavelmente se vai incorrer em comportamentos indesejados mas pelo menos se tentou. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 24 Setembro 2013 Não concordo, mas compreendo o raciocínio. Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 24 Setembro 2013 Não concordo, mas compreendo o raciocínio. Eu também poderia ter explicado melhor, acho que ficou confuso. Tu terás um conhecimento mais profundo do assunto - pelo que li por aí - pelo que posteriormente podemos discutir isso por MP. Sou apenas um leigo a apropriar-se (talvez mal) de um conceito. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 24 Setembro 2013 A única diferença é que não estás na rua, estas na praxe. Se vais lá já deves estar pelo menos a contar com qualquer coisa assim. Podes ter sorte e ser completamente diferente e ter pessoal fixe, mas não percebo como ficam ofendidos por vos chamarem nomes numa praxe. Não estou a dizer que não me importaria nem que ache bem, mas caramba, estão numa praxe. Não gostam de como é no vosso curso, não vão mais. Eu não percebo é como se mantém esta tradição de ano para ano sabendo que lá acontecem abusos. Compartilhar este post Link para o post