Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Black Hawk

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Já há alguns meses que acho isto, mas queria esperar até ele ter alguns jogos com o Jardim para confirmar a minha ideia.

Sinceramente, eu acho que o que estragou em parte o Carrillo foi mesmo o grande ênfase que vários treinadores deram ao desenvolvimento da sua capacidade táctica e defensiva, e sobretudo as limitações que lhe colocaram ao nível da decisão. Nem tanto o Jardim, que o desenvolveu bastante a nível defensivo (na Luz vi-o recuperar uma bola na transição ataque-defesa, depois de ter sido ele a perdê-la anteriormente, sem fazer falta e fiquei de boca aberta, acho que nunca o tinha visto fazer isso sem fazer uma falta estúpida e escusada), mas devo dizer que o Professor que cá esteve antes o ensinou mal e porcamente.

O Carrillo que cá chegou só precisava daquilo que o Jardim lhe "ensinou": aprender a posicionar-se minimamente em organização defensiva, aprender a não arriscar tanto fora dos últimos 30/40 metros, e aprender que, quando a equipa perde a bola, tem de recuar rapidamente para fechar o seu flanco e defender. De resto, estava (e quero acreditar que ainda está) lá tudo para fazer dele grande.

Mas antes do Jardim houve alguém que decidiu que o melhor era formatar o peruano para ser apenas mais um extremo que corre muito, se esforça muito e que só conhece 3 acções: ir à linha e cruzar, cruzar de qualquer maneira, ou, se não conseguir nenhuma das 2 primeiras, recuar e atrasar a bola para um companheiro.

Obviamente que deu asneira, porque o peruano não é e nunca será um jogador esforçado. Isso é para aqueles mais limitados, e ele está longe de o ser. O Carrillo é um fantasista que precisa de liberdade dentro de campo. Ao limitar-se fortemente as acções livres dele, matam o que de melhor e de maior qualidade ele tem para nos oferecer. Ele precisava de se adaptar ao futebol europeu, sim, mas não precisava, e não precisa, de ser limitado ao nível da criatividade. Aliás, ele só vai atingir todo o potencial que tem no dia em que lhe derem a liberdade para ele criar jogadas, para ele inventar uma finta ou um toque de génio, para ele se recriar, para ele se voltar a divertir dentro de campo. Actualmente isso não acontece.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não faz grande sentido vender pessoal que tem sido titular/suplente utilizado agora em Janeiro. Este mercado é para despachar Jeffréns e Labyads e tentar emprestar alguns que possam estar a ser desaproveitados como por exemplo o Esgaio, o Betinho, o Salomáo e o João Mário.

Quanto aos extremos:

Capel -> É esforçado mas falta-lhe objectividade.

Carrillo -> Não é esforçado.

WE -> É mediano, mas ao menos é regular e vai fazendo umas assistências.

Salomão -> É para emprestar

Mané -> Esteve bem quando entrou, acho que merece mais minutos.

Iuri -> Marca sempre grandes golos na B, mas acho que temos que ter a noção que a transição para a A tem que ser lenta e progressiva. O caso do Bruma foi excepcional. O normal é irem entrando aos poucos.

Editado por G1njas

Compartilhar este post

Link para o post

O Iuri tem 6 meses como profissional de futebol. Todos queremos vê-lo na equipa A mas a verdade é que a acontecer isso num futuro próximo o seu impacto não vai ser assim tão grande como gostavamos. E na minha opinião até o pode prejudicar, é muito importante não saltar etapas na formação de um jogador.

Por outro lado o Mané com a lesão grave que teve o ano passado acho que quase nem jogou nos B. Ainda assim penso que a preferência do Leonardo neste momento tem a ver com o facto dele ser mais evoluido tacticamente que o Iuri. Sempre ouvi muitos elogios da personalidade e dedicação do Mané. E o jogo em que ele teve com os comentadores (nextgen) deu-me a entender que é uma pessoa muito inteligente e que tem os pés bem assentes no chão.

Compartilhar este post

Link para o post

Já há alguns meses que acho isto, mas queria esperar até ele ter alguns jogos com o Jardim para confirmar a minha ideia.

Sinceramente, eu acho que o que estragou em parte o Carrillo foi mesmo o grande ênfase que vários treinadores deram ao desenvolvimento da sua capacidade táctica e defensiva, e sobretudo as limitações que lhe colocaram ao nível da decisão. Nem tanto o Jardim, que o desenvolveu bastante a nível defensivo (na Luz vi-o recuperar uma bola na transição ataque-defesa, depois de ter sido ele a perdê-la anteriormente, sem fazer falta e fiquei de boca aberta, acho que nunca o tinha visto fazer isso sem fazer uma falta estúpida e escusada), mas devo dizer que o Professor que cá esteve antes o ensinou mal e porcamente.

O Carrillo que cá chegou só precisava daquilo que o Jardim lhe "ensinou": aprender a posicionar-se minimamente em organização defensiva, aprender a não arriscar tanto fora dos últimos 30/40 metros, e aprender que, quando a equipa perde a bola, tem de recuar rapidamente para fechar o seu flanco e defender. De resto, estava (e quero acreditar que ainda está) lá tudo para fazer dele grande.

Mas antes do Jardim houve alguém que decidiu que o melhor era formatar o peruano para ser apenas mais um extremo que corre muito, se esforça muito e que só conhece 3 acções: ir à linha e cruzar, cruzar de qualquer maneira, ou, se não conseguir nenhuma das 2 primeiras, recuar e atrasar a bola para um companheiro.

Obviamente que deu asneira, porque o peruano não é e nunca será um jogador esforçado. Isso é para aqueles mais limitados, e ele está longe de o ser. O Carrillo é um fantasista que precisa de liberdade dentro de campo. Ao limitar-se fortemente as acções livres dele, matam o que de melhor e de maior qualidade ele tem para nos oferecer. Ele precisava de se adaptar ao futebol europeu, sim, mas não precisava, e não precisa, de ser limitado ao nível da criatividade. Aliás, ele só vai atingir todo o potencial que tem no dia em que lhe derem a liberdade para ele criar jogadas, para ele inventar uma finta ou um toque de génio, para ele se recriar, para ele se voltar a divertir dentro de campo. Actualmente isso não acontece.

Por acaso dá-me pena olhar para o Carrillo e ver que ele já não se diverte e já não tem a mesma liberdade com a bola que antigamente tinha.

Aquela jogada contra o Setúbal no seu primeiro ano cá, que delicia.

E o Mané tem um bom carro, bom Audi. Sim senhor. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

:arrow:

Ele com o Jesualdo pouco jogou, e acredito que tenha sido por isso, por não estar totalmente "formatado". E bastou-me ver o jogo com o Vitória Futebol Clube para perceber que o talento está lá. Mas ele parece que se confunde a jogar, e para isso muito contribuiu o que dizes.

E essa que vi em outros posts de o Carrillo ser pouco esforçado e o Capel não dá-me vontade de rir. O Capel é muito esforçado com bola, já sem ela... Horrível, e o Wilson é igual. O Carrillo é de longe o melhor extremo a defender, não se mata em campo mas as críticas que lhe são feitas... Parece que faz o que fazia o Elias quando passeava a braçadeira, por favor.. Falta-lhe é descomplicar-se e fazer o que sabe.

Ah, e tirando o jogo com o Vitória Futebol Clube, em que se galvanizou com a bola ao poste aos 5 minutos(se por acaso sai longe da baliza, provavelmente tinha arriscado bem menos no resto do jogo), os jogos em que arriscou mais foram fora(Académica e este na Luz, especialmente), talvez, digo eu, por não ter o próprio estádio a assobiá-lo se ele tiver a bola mais de 2 segundos, claro que isso acaba por limitá-lo.

Estou curioso para ver como vai jogar em Guimarães.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não faz grande sentido vender pessoal que tem sido titular/suplente utilizado agora em Janeiro. Este mercado é para despachar Jeffréns e Labyads e tentar emprestar alguns que possam estar a ser desaproveitados como por exemplo o Esgaio, o Betinho, o Salomáo e o João Mário.

Quanto aos extremos:

Capel -> É esforçado mas falta-lhe objectividade.

Carrillo -> Não é esforçado.

WE -> É mediano, mas ao menos é regular e vai fazendo umas assistências.

Salomão -> É para emprestar

Mané -> Esteve bem quando entrou, acho que merece mais minutos.

Iuri -> Marca sempre grandes golos na B, mas acho que temos que ter a noção que a transição para a A tem que ser lenta e progressiva. O caso do Bruma foi excepcional. O normal é irem entrando aos poucos.

Eu nem acompanho muito a equipa B, só mesmo os resumos etc e parece-me que o Iuri até fez mais do que o Mane. Acho que ele já merecia uma chamada a equipa A

Compartilhar este post

Link para o post

Falam aí do Carrillo como se fosse tudo um problema metodológico ou de abordagem da equipa/jogador ou jogo. Já eu, acho que é um problema a nível de mentalidade. O Carrillo tem 22/23 anos, mas dentro de campo parece um puto de 16 anos. A nível de decisões está absurdo.

Também me parece um jogador que lida muito mal com a pressão. Basta lembrar que na pré-época andava a partir tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

O que me faz mais confusao no Wilson é mesmo o modo como se esconde da bola. Deve ser dos poucos extremos do mundo que em vez de pedir a bola se esconde na marcaçao do lateral. E ele nao faz isto só nos jogos grandes, no jogo com o Rio Ave só fez isto, nunca deu uma linha de passe, nada. Na tv passa despercebido, mas no estádio é algo de patético.

é voltar às discussões que houve em julho acerca do WE e ver isso escarrapachado.

Compartilhar este post

Link para o post

é voltar às discussões que houve em julho acerca do WE e ver isso escarrapachado.

Acredito que sim mas eu mal segui o Sporting nesta pré-época. E do pouco que vi, o Wilson foi sempre dos mais fracos.

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que sim mas eu mal segui o Sporting nesta pré-época. E do pouco que vi, o Wilson foi sempre dos mais fracos.

estava a dizer que grande parte do que escreveste foi dito por quem acompanhou o WE na Académica, Olhanense ou nas camadas jovens.

Compartilhar este post

Link para o post

Falam aí do Carrillo como se fosse tudo um problema metodológico ou de abordagem da equipa/jogador ou jogo. Já eu, acho que é um problema a nível de mentalidade. O Carrillo tem 22/23 anos, mas dentro de campo parece um puto de 16 anos. A nível de decisões está absurdo.

Também me parece um jogador que lida muito mal com a pressão. Basta lembrar que na pré-época andava a partir tudo.

Está tudo interligado. Ele rende pouco, é assobiado, lida mal com isso e começa a definir cada vez pior, logo...começa a render pouco.

Eu acho que a solução (que não me parece tão simples quanto isso, mas que pode começar por aí) é voltar a fomentar-lhe o gosto para arriscar no último terço do terreno, para ir no 1x1, para voltar a arriscar os slalons que ele tão bem sabe fazer. Voltar a incentivá-lo a mostrar o quão bom é quando tem a bola no pé. É nisso que ele é bom, é por aí que ele pode ser útil à equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

E essa que vi em outros posts de o Carrillo ser pouco esforçado e o Capel não dá-me vontade de rir. O Capel é muito esforçado com bola, já sem ela... Horrível, e o Wilson é igual. O Carrillo é de longe o melhor extremo a defender, não se mata em campo mas as críticas que lhe são feitas...

O Capel pouco ou nada defende, mas decerto não estás a querer dizer que ele não pressiona os defesas adversários, quando não tem bola. Raramente dá bolas por perdidas, o que aliado à sua boa capacidade de recepção/primeiro toque, se traduz num ponto positivo do jogador. E com bola, nem vale a pena falar, porque o homem parece que funciona a pilhas.

Esta sua persistência é bem capaz de ser das principais razões de ele ser fortíssimo a entrar na segunda-parte. Mesmo sendo relativamente limitado (tecnica e mentalmente, não tem propriamente a visão de um Xavi), mexe sempre com o jogo, sempre uma ameaça constante, terrível para defesas com muitos minutos em cima.

E quem sabe se não melhorará com o acompanhamento do Leonardo Jardim. Esteve bem na pré-época, mas depois lesionou-se, o que nunca é positivo para o crescimento de um jogador. Voltou, jogou e já recuperou o lugar no onze, completamente merecido dado o seu rendimento - assistiu e marcou contra o Marítimo e SLB.

O Carrillo tem o potencial que todos sabemos, mas É displicente. Esta época começou a defender de forma bastante razoável, o que indubitavelmente lhe dá pontos, mas lances como aquele com o Marítimo, em que ele deixa de ir a uma bola no ataque e toda a gente no estádio se passou com ele, são exemplos da tão badalada displicência e falta de atitude. Parece que tem problemas em motivar-se.

Mas contra o Benfica, visivelmente mais motivado, viu-se muito mais livre de mostrar o seu futebol, atacando e ajudando na defesa, fortíssimo no 1 para 1 e nas transições rápidas. Este Carrillo é o único que pode render mais que o Capel, a meu ver. Só que este Carrillo raramente aparece, para mal dos nossos pecados...

Com a quebra do Wilson nestes últimos jogos, acho que Capel e Carrillo serão os titulares (isto é, apenas com base no seu rendimento nestes jogos, o rendimento dos treinos, também este decisivo, deverá estar reflectido nas escolhas do LJ). Mané e Wilson no banco, obviamente.

E falando de suplentes, por acaso estou bastante curioso para ver como se saía o Iuri na equipa A. Ser titular é impensável, ainda mais num jogo teoricamente difícil como será o do Guimarães, mas tê-lo no banco para possivelmente entrar pelo AM/Vítor parece interessante.

Poucas mais dúvidas haverão na defesa. Maurício e Dier titulares na certa, dada a expulsão do Rojo (que ainda por cima está em péssima forma).

Nas laterais, sim, há que falar. O Piris tem estado mesmo bem, e simplesmente sinto que o LJ não o vai sentar depois de mais uma boa exibição, desta vez na direita. O que me chateia, porque o Cédric tem vindo a beneficiar imenso da titularidade. Teve muito possivelmente na sua melhor forma há coisa de um mês, e temo que a titularidade do Piris lhe possa afectar a evolução. Até porque o Cédric não merece sentar... O mau jogo no FCP não pode queimá-lo, quando até esteve bem logo depois, contra o Marítimo.

E o Jefferson precisa de minutos, também. O Piris veio estragar isto tudo!

Excepto o Piris (que quase certamente será titular, em detrimento do Cédric), gostava de ver isto:

872591_Sporting_Clube_de_Portugal_-_SAD.jpg

Banco:

- Marcelo

- Rúben Semedo

- Cédric

- Rinaudo

- Vítor

- Wilson

- Slimani

E feitas as contas, não há mesmo espaço actualmente para o Iuri. Ou sairia o Rinaudo, ou o Vítor. No chance. E o Mané pelo Wilson também e parece difícil...

"Edit": Na verdade, fui ver os convocados para o jogo com o Benfica, e o Jardim não levou o Cédric. Nem me lembrava disto. Ou seja, jogou-se apenas com o Dier no banco (ele que pode desenrascar nas laterais), para dar espaço ao Mané, possibilitando levar 2 extremos + Slimani para o ataque, não mexendo no meio-campo.

Arriscado. Não sei se fará o mesmo agora que o Dier é titular.

Edit: Se bem que, caso necessário, o William podia dar uma perninha a central, possibilitando levar apenas o Cédric. E daí não sei, que ele anda um pouco trapalhão defensivamente.

Editado por Zacker

Compartilhar este post

Link para o post

O Anderson, médio-defensivo do Leixões, está garantido para as próximas cinco épocas, garante Abola.

Compartilhar este post

Link para o post

O Anderson, médio-defensivo do Leixões, está garantido para as próximas cinco épocas, garante Abola.

Os adeptos do Leixões do fórum gostam dele, espero que seja realmente bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Os adeptos do Leixões do fórum gostam dele, espero que seja realmente bom.

Tenho ideia que não é desse Anderson que eles gostam, mas sim do Anderson Grafite, o avançado.

Nunca o vi mais gordo.

Compartilhar este post

Link para o post

O João Mário não se dá bem com o Abel e estão sempre a discutir por isso está de castigo.

Ui isso é que é pior. Ele que venha mas é para a equipa principal, fdx já chegou a ultima época na B.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Ui isso é que é pior. Ele que venha mas é para a equipa principal, fdx já chegou a ultima época na B.

Isso é fixolas.

Dá-se mal com o "chefe"

Epah sobe lá para a A como prémio.

Amanha anda tudo à mocada com o Abel, para serem "promovidos".

Desculpa a maneira de falar, mas percebes o que quero dizer.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...